Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem tem medo da razão? -- 02/02/2008 - 21:53 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Quem tem medo da razão?



FRANCISCO BORBA RIBEIRO NETO




EM JANEIRO, no mundo todo, jornais noticiaram um disparatado ataque à liberdade de expressão. Numa grande universidade pública, um grupo fundamentalista, por meio de protestos que incluíram a invasão da reitoria, impediu o acadêmico mais influente da atualidade de participar da aula magna de início do semestre.



A universidade era La Sapienza, em Roma (Itália), o grupo fundamentalista era de militantes anticatólicos e o acadêmico era Joseph Ratzinger, professor universitário considerado brilhante e que, como Bento 16, se tornou o pensador mais lido e discutido da atualidade.



O abaixo-assinado dos professores tinha 67 assinaturas (entre mais de 4.500 professores) e os estudantes eram uma centena. O papa foi defendido na Itália e no mundo, inclusive por críticos tradicionais da Igreja, o texto (Discurso do Santo Padre Bento XVI para o encontro na Universidade de Roma “La Sapienza”) foi lido e aplaudido na universidade e mais de 200 mil pessoas participaram de um ato de solidariedade ao papa na praça São Pedro. Mas o episódio faz pensar.



O termo fundamentalismo refere-se a uma posição que se recusa ao diálogo e à argumentação racional, chegando à violência para tentar impor-se. Normalmente, é aplicado a grupos religiosos e étnicos que não admitem visões de mundo que consideram destrutivas a eles e seus valores.



O episódio de La Sapienza, contudo, mostra-nos que o fundamentalismo não é exclusividade desses grupos, podendo chegar a quem se considera defensor da liberdade de pensamento e da mentalidade moderna.



Bento 16, de certo modo, já havia denunciado esse perigo em Regensburg (Alemanha), ao dizer que toda religião que não interage com a razão se torna violenta (Confira: Encontro com os representantes do mundo das ciências na Aula Magna da Universidade de Regensburg).



A passagem foi tida como um ataque ao islamismo, mas é um alerta que serve a todas as crenças — inclusive à aparente não-crença, que muitas vezes disfarça uma crença verdadeiramente irracional.



Disponível no site do Vaticano, o discurso não proferido propões que, numa sociedade plural, o papa (e a própria Igreja) “fala como representante de uma comunidade crente, na qual, durante os séculos da sua existência, amadureceu uma determinada sabedoria da vida; fala como representante de uma comunidade que guarda em si um tesouro de conhecimento e de experiência ética, que se revela importante para toda a humanidade: nesse sentido, fala como representante de uma razão ética”.



Um dos responsáveis pelo

protesto contra o papa disse

que ele usa a razão como

um cavalo-de-tróia para

entrar no mundo da ciência

O que está sendo proposto aqui não é uma confissão religiosa, mas uma “razão ética”. Não uma ética de convenções e preconceitos, mas, sim a sabedoria da vida e as experiências concretas de uma comunidade humana. Trata-se, portanto, de uma proposta aberta à indagação racional e à comparação com outras propostas.



Em seu discurso, Bento 16 diria ainda: “O homem quer conhecer; quer a verdade (...). Mas a verdade nunca é apenas teórica. Agostinho (...) notou uma reciprocidade entre ‘scientia’ e ‘tristitia’: o simples saber deixa-nos tristes. E, realmente, quem se limita a ver e apreender tudo aquilo que acontece no mundo acaba por ficar triste”.



A tristeza, a desilusão e a dor diante do sofrimento, do mal, das falências do mundo humano não são sombras que ameaçam continuamente nosso olhar sobre o mundo? Esse é um discurso dogmático e confessional ou um olhar atento à experiência cotidiana de quem olha criticamente a realidade?



O papa continua: “Verdade significa mais do que saber: o conhecimento da verdade tem como finalidade o conhecimento do bem (...). A verdade nos torna bons, e a bondade é verdadeira: tal é o otimismo que vive na fé crista, porque a esta foi concedida a visão do Logos, da Razão criadora que, na encarnação de Deus, se revelou conjuntamente como o Bem, como a própria Bondade”.



Um dos responsáveis pelos protestos contra o papa disse que ele usa a razão como um cavalo-de-tróia para entrar no mundo da ciência.



Bento 16, de fato, nos convida a recuperar o horizonte “sapiencial” da razão, não reduzi-la a um instrumento de poder e dominação, mas torná-la busca pelo amor e pelo bem.



Esse é um estratagema para instaurar o obscurantismo ou um convite, vindo de séculos de lutas e esforços da inteligência humana, lançado ao coração do ser humano?



Dizem os cristãos que o encontro com Cristo dá a coragem para olhar — com esperança — para nós mesmos, nossas contradições, nossos medos e limites, mas, sobretudo, para nosso desejo de amor e plenitude. Esse “realismo” e essa “racionalidade” são a grande contribuição da Igreja numa sociedade pluralista. Afinal, quem tem medo da razão?



FRANCISCO BORBA RIBEIRO NETO, sociólogo e biólogo, é coordenador de Projetos do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).





Fonte: FOLHA DE S. PAULO — Tendências/Debates, Sexta-feira, 01/02/2008, Página A3.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui