Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O QUE É MATURIDADE? -- 31/03/2002 - 20:42 (Marcial Armando Salaverry) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE É MATURIDADE? Marcial Salaverry

Atingimos a maturidade quando estamos maduros...(genial essa definição, não?). O difícil é definir quando se está maduro, ou seja quando começamos a agir mais movidos pela ponderação do que pelo impulso.
Meu grande amigo Autor Desconhecido (o escritor mais famoso da Internet), nos brinda com mais uma pérola:
Maturidade é a arte de viver em paz com aquilo que não podemos modificar.
Sem dúvida alguma, as coisas que realmente não podem ser modificadas, devem ser aceitas. Quando jovens, a tendência é "reformar o mundo". O ideal é deixá-lo como ele deveria ser (ao menos na nossa concepção).
Acontece que nem sempre o que achamos que é, é aquilo que deve ser. Sempre existem duas ou mais versões para os fatos, e a minha verdade, nem sempre é a sua. Vai daí que, está aberta a polêmica.
Com a passagem dos anos, a maturidade (fica bem mais bonito do que velhice), nos faz pensar duas vezes antes de tentar modificar algo. Ao invés de dizermos assim fica melhor, nos perguntamos primeiramente se é possível modificar a coisa, depois, perguntamos se realmente vale a pena tentar a modificação.
Vejam bem, essa atitude não é covarde, muito pelo contrário, é muito sensata, pois devemos sempre atirar no alvo certo. E o que nos permite enxergar e acertar nesse alvo é exatamente a experiência adquirida com o tempo.
Meu pai costumava sempre repetir um velho provérbio (já naquela época era velho), que diz: o diabo sabe por diabo, mas mais sabe por velho. Sempre que ouvia isso, eu fazia um muxoxo de pouco caso, pensando: ele fala isso, só porque já tá cansado. Aliás, todos os jovens sempre são refratários às opiniões dos mais velhos, considerando-os ultrapassados. Se seus filhos também forem assim, não se incomodem, pois quando eles chegarem à maturidade vão chegar à mesma conclusão que eu cheguei, qual seja "e não é que ele tinha razão"... E aí... quantas cabeçadas evitáveis... quantas besteiras cometidas.
Mas é nessas besteiras que se forja a experiência para a Maturidade. É esse o caminho. Continuem tentando reformar o mundo. Continuem dando suas cabeçadas. Continuem lutando. Continuem forjando seu futuro. Assim, chegarão à maturidade podendo olhar para trás e dizer bem... pelo menos tentei.
Agora vou tratar de viver e deixar o mundo como ele está. Os outros que estão chegando que façam sua parte...
Podemos ainda chegar a certas conclusões interessantes sobre como podemos definir o que vem a ser exatamente a tão decantada maturidade, que é o maior desejo de todos os jovens... enquanto para nós nos bastaria ter a experiência de hoje... com a vitalidade dos 20 anos...(não seria má idéia...).
Podemos dizer que atingimos a Maturidade, quando conseguimos controlar a raiva, e conseguimos resolver divergências sem violências, sem represálias. Quando conseguimos ter paciência para conseguir algum objetivo, mesmo que tenhamos de abrir mão de algo imediato.
Podemos dizer que atingimos a Maturidade, quando conseguimos enfrentar fatos desagradáveis e as decepções da vida sem nos tornarmos amargos, encarando como coisas naturais às quais todos estamos sujeitos.
Principalmente, quando adquirimos a capacidade de reconhecer nossos erros... convenhamos que não é fácil reconhecer que errou... a tendência natural é procurar sempre encontrar culpados para nossas mancadas.
Maturidade é, principalmente, saber recuar na hora estratégica de, mesmo achando que estamos certos, sabermos ver que não é hora de discussão, fazendo um recuo estratégico, e esperar que as coisas se acalmem.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui