Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Drogas - Solventes Voláteis -- 03/12/2007 - 11:58 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOLVENTES VOLÁTEIS

Edson Pereira Bueno Leal , novembro de 2007 .









Solventes voláteis englobam um conjunto de produtos disponíveis no mercado e de venda livre como Cola de Sapateiro, Clorofórmio , Éter, Benzina . Hidrocarbonetos ( benzeno, hexano, benzina ) ; Derivados halogenados de hidrocarbonetos ( clorofórmio , cloretila – lança perfume , clorofluometano ), Éter , Acetona . Solventes como a gasolina , fluidos de isqueiros , líquidos de limpeza .

São produtos muito utilizados por usuários de baixa renda e por serem produtos industriais sua utilização pode causar graves danos ao organismo .

São usados pois podem causar euforia , excitação e certo estado de embriagues , como vertigens ou tonteiras , o “porre”.

Porém entre os vários efeitos colaterais ao organismo , podem causar perda da consciência , parada respiratória ou cardíaca e morte .Intoxicação hepática e renal . depressão severa da medula óssea , levando a anemias graves e intensas . A descarga de adrenalina que se segue ao uso destas drogas provoca taquicardias , que , a longo prazo , causam doenças cardíacas .

A inalação de aerossóis com fluorcarbonatos pode provocar a morte por parada cardíaca .

O benzeno deprime a medula óssea , podendo levar à leucemia ou a anemias profundas e anomalias nos cromossomos . Pode provocar lesões irreversíveis nos neurônios . Causa alucinações e depressão . O dependente psíquico fica com o sistema motor descontrolado e apresenta tremores . Pode ocorrer parada cardíaca. A benzina pode irritar e paralisar as membranas mucosas do nariz e faringe , levando todo o sistema respiratório a parar de funcionar .

O chumbo tetraetila pode provocar dano permanente no cérebro .

O nohexano , a cola de sapateiro , lamentavelmente muito usado por crianças pode provocar danos permanentes no sistema nervoso .

O lança perfume é uma mistura de éter e clorofórmio . Essas substâncias são absorvidas pelo organismo desde o nariz até os pulmões . Através da corrente sanguínea chegam a outros órgãos . No coração , interagem com substâncias produzidas pelo corpo como a adrenalina , ocorrendo alterações no ritmo cardíaco que podem causar até parada cardíaca . No cérebro interferem no metabolismo e nas membranas das células causando desinibição, desorientação de tempo e espaço , podendo levar até ao coma . No fígado alteram as membranas das células podendo causar lesão . Nos pulmões formam gases que são respirados ao invés do oxigênio .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui