Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Drogas - Barbitúricos -- 23/11/2007 - 08:24 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BARBITÚRICOS , BENZODIAZEPÍNICOS E ANFETAMINAS



Edson Pereira Bueno Leal , novembro de 2007 ,atualizado em agosto de 2013.











DADOS GERAIS



Segundo Relatório Mundial sobre Drogas 2005 da ONU as anfetaminas possuem 26,2 milhões de usuários no mundo , uma produção de 322 toneladas ano , no Leste e Sudeste Asiático ( 50%), na América do Norte ( 33%) e na Europa ( 15%) . ( F S P , 30.06.2007 , p. A-14) .

O relatório de 2008 aponta 24,7 milhões de usuários , sendo a segunda droga mais consumida no mundo .



ANFETAMINAS



Anfetamina, Dextroanfetamina , metanfetamina , Femmetrazina .

As anfetaminas , estimulantes do sistema nervoso central , utilizadas desde a década de 1930 para o tratamento de narcolepsia ( excesso de sono) , da hiperatividade infantil e obesidade chegaram ao mercado clandestino nos anos 1960 ., com o nome de speed e no Brasil ficaram conhecidas como bolinhas ou rebite .

Segundo o Cebrid – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas , 2 milhões de pessoas consomem anfetaminas no Brasil , a maioria por indicação médica para tratamentos de emagrecimento e distúrbios psicológicos .

Uma versão mais potente das anfetaminas é o ice . que surgiu no final dos anos 1990 e é mais concentrado , na forma de cristais , uma espécie de crack sintético e que pode ser tão devastador como ele . . Fumada , ingerida ou injetada a droga estimula o sistema nervoso central inundando o cérebro de dopamina e serototonina . Provoca excitação , aumento de energia, constante estado de alerta e sensação de prazer por até doze horas . Depois pode causar depressão, convulsões , degeneração das células cerebrais , aumento da pressão sanguínea e parada cardíaca . ( Veja, 4.10.2000, p. 95) .

Os anorexigênicos , redutores de apetite são do mesmo grupo das anfetaminas que podem levar à dependência intensa . Agem como excitantes do sistema nervoso central estimulantes do cérebro e dos centros respiratórios . O uso prolongado pode provocar transtornos somáticos , desordens psíquicas polimorfas , surtos de excitação, alucinação, delírios , paranóia ,.e reações anti-sociais . Produzem uma ação secundária depressiva que podem levar por exemplo estudantes a esquecer tudo na hora de fazer exames ou apagar motoristas em viagens causando acidentes .



METANFETAMINA



Uma nova droga, com efeito parecido com o do ecstasy, está circulando pelas festas em São Paulo: a metanfetamina. É um veneno em forma de comprimido. Um veneno dos mais devastadores. A metanfetamina é derivada da anfetamina, remédio que é usado no tratamento da obesidade e de distúrbios do sono e que é altamente viciante. A repórter Giuliana Girardi conversou com o delegado Clemente Castilhone Filho, do Departamento de Narcóticos de São Paulo. Ele explicou as dificuldades para combater essa droga, que tem efeitos impressionantes e devastadores.

O comprimido com menos de um centímetro já traz uma mensagem de perigo impressa. É uma bomba e o que acontece com quem é usa, é uma explosão. “Euforia extrema, agitação, movimento repetitivos. Parece uma pessoa que está afetada por paranóia. Ela chega a ficar até 30h acordada”, explica o delegado Clemente Castilhone Filho.

A droga conhecida como metanfetamina está seduzindo jovens brasileiros, que chegam a pagar R$ 80 por um comprimido usado geralmente em festas. A polícia de São Paulo já fez sete apreensões de metanfetamina desde março de 2011. Foram retirados de circulação quase dez mil comprimidos.

Em um primeiro momento, os policiais acreditaram que tinham apreendido ecstasy, mas depois das análises em laboratórios descobriram que tinham encontrado uma droga muito pior. A metanfetamina é parecida com o ecstasy, mas os efeitos são mais devastadores.

“Está correndo um grande risco, porque está querendo comprar um veneno e está comprando um veneno 10 vezes pior tanto na neurotoxicidade, tanto na quantidade dos efeitos, na duração dos efeitos, ela é muito pior”, afirma o delegado.

Os Estados Unidos fizeram uma campanha contra o uso da metanfetamina. Foram divulgadas fotos de homens e mulheres antes do consumo e meses depois do vício. “Inicialmente, a gente achou que era um efeito da droga, um efeito químico, fisiológico, mas na verdade é a pessoa que se autoflagela. A gente descobriu pesquisando a literatura de outros países que têm problemas mais antigos com a metanfetamina”, diz o delegado.

“O individuo vai virar um hipertenso, ele pode estar sujeito a acidentes vasculares cerebrais e orgânicos, como, por exemplo, enfarto agudo de miocárdio. Ele pode ter doença do cérebro tipo depressão, síndrome do pânico, a própria psicose, ela pode se tornar crônica em relação ao pulmão ela vai alterar a capacidade pulmonar. Ele pode desenvolver uma doença pulmonar crônica, e assim por diante. Então ela pode ter uma repercussão grave e muitas vezes, até fatal”, afirma a psiquiatra Ana Cecília Marques.

Segundo a polícia, no Brasil a apreensão de metanfetamina não configura tráfico. “Existe uma portaria do Ministério da Saúde que regulamenta as drogas que são proscritas e as que são controladas. A metanfetamina está na listagem de sujeita à notificação de receita. Então, essa substância pode ser comercializada em determinada circunstância para uso médico. Mas o que tem acontecido é que essa droga é potencializada, modificada sinteticamente em laboratório e é feita essa anfetamina que é comercializada para uso ilegal”, conclui o delegado,

De acordo com as investigações, a droga apreendida no país é produzida em laboratório no exterior. Não está sendo fabricada no Brasil. Bom dia Brasil , Internet, 06.06.2011



METANFETAMINAS COLORIDAS PARA CRIANÇAS



Na Tailândia , os traficantes criaram a yaba “ remédio louco”, feita de metanfetamina conhecida como “crystal meth”, e cafeína. As pílulas são produzidas com um belo arco-íris de cores, púrpura, rosa, laranja e verde – e oferecem sabores como chocolate e morango, para tornar o produto atraente também para as crianças. Os tabletes de yaba são pequenos o bastante para caber dentro de um canudinho e em geral são engolidos , ou esmagados e depois aspirados como pó, fumados ou injetados.

Os tabletes individuais são baratos, e as vendas estão sendo feitas até por meio do Facebook.

O produto tem até 95% de concentração de metanfetamina e pode afetar severamente o sistema nervoso central. O uso crônico pode resultar em alucinações, ansiedade e psicose.

A produção ocorre no Triângulo Dourado , uma remota área de serva onde os territórios da Tailândia, Mianmar e Laos confluem . O comércio, estimado em R$ 19 bilhões ao ano, é dominado por milícias étnicas armadas. Em agosto de 2013, a polícia tailandesa apreendeu um milhão de tabletes de yaba em uma picape em Chiang Rai. ( F S P , 31.08.2013, Mundo 2, p. 11).





BARBITÚRICOS



Utilizados rotineiramente como calmantes , seu uso prolongado pode levar ao aparecimento de tolerância , ao aumento da dose e hábito, provocando dependência física e psicológica . Podem produzir fala incoerente, gagueira , perda do equilíbrio , irritabilidade , agressividade e coma .



BENZODIAZEPÍNICOS



Não produzem um vício verdadeiro . Podem provocar a dependência psíquica , ou seja, o indivíduo se habitua a eles e psicologicamente sente falta . Não provocam em regra a “síndrome de abstinência “





EFEITOS NOCIVOS À PESSOA



Um estudo publicado pela revista inglesa The Lancet , estabeleceu um ranking das drogas mais nocivas à saúde física e mental . Os critérios utilizados foram três : o grau de danos ao organismo , a capacidade de produzir dependência e o impacto do vício na vida social do indivíduo . Os barbitúricos ficaram em terceiro lugar , os benzodiazepínicos em quinto lugar e as anfetaminas em sexto lugar e em uma escala de 1 a 3 entre nenhum prejuízo e máximo prejuízo ficou em torno de 2,0 em todos os quesitos . ( Veja , 23.05.2007 , p. 79).

Fazem com que o organismo reaja acima de suas capacidades , exercendo esforços excessivos , o que é prejudicial para a saúde , causando entre outros problemas insônia , falta de apetite , dilatação nas pupilas dos olhos .



CORAÇÃO



As anfetaminas podem fazer mal ao coração e causar infarto precoce , que pode levar à morte pacientes jovens . Outro risco são os microenfartos , quando há obstrução de pequenas artérias ., o que pode produzir a perda de funções cognitivas como a inteligência , a capacidade de abstração , a memória e a organização de idéias .

Jovens na faixa etária entre 20 e 40 anos estão sofrendo mais infartos do miocárdio . Nos principais hospitais de São Paulo , eles representam em 2008 , em média , 12% dos casos . Em 1998 não passavam de 6% . Nos EUA , o índice médio de infartos em jovens é de 4% .

Os jovens morrem menos de infarto , porque o seu coração é mais saudável, mas o infarto deixa uma cicatriz no coração . “O jovem fica sequelado.. Tem redução da função ventricular , diminui a contratividade e o coração bate mais fraco . E essa marca é para toda a vida” . ( F S P , 13.07.2008 , p. C-8) .

Estudo realizado na Universidade do Texas , publicado na revista especializada “Drug and Alcohol Dependence “ avaliou prontuários de 3 milhões de pessoas , com idades entre 18 e 44 anos , hospitalizadas no período de 2.000 a 2003 nos EUA .

O estudo concluiu que o consumo excessivo de anfetaminas , pode aumentar os riscos de adultos jovens sofrerem infartos . Segundo o médico Arthur Westover , autor principal do estudo as anfetaminas têm efeito “perverso” ao coração . “Elas aumentam a pressão sanguínea dos usuários , além de causar inflamações e espasmos arteriais que limitam a quantidade de sangue que chega ao músculo cardíaco “ . No tratamento do enfarto induzido por anfetaminas segundo ele “Não é recomendável o uso de medicação betabloqueadora que pode interagir com as anfetaminas , piorando o problema “ .



MULHERES



Segundo uma pesquisa feita com 80 pacientes do Programa da Mulher Dependente Química (Promud/IPq) , 56% das mulheres dependentes de álcool ou de drogas que estavam em tratamento tinham algum tipo de transtorno alimentar. Dessa percentagem , 41% tinham transtorno de comer compulsivo , 30% tinham bulimia e 8% eram anoréxicas . A pesquisa concluiu que as mulheres com transtornos alimentares tem oito vezes mais chance de ter um transtorno relacionado com álcool e outras drogas . A droga mais procurada por quem sofre de transtornos é o álcool , mas são comuns os casos de uso de anfetaminas , cocaína e crack , que também ajudam a aplacar a fome . As anoréxicas passam a recusar a comida, mas a aceitar o uso dessas substâncias . As compulsivas geralmente tentam substituir a comida por alguma delas , enquanto as bulímicas juntam à compulsão , formas de compensar a ingestão de calorias , como vomitar ou usar laxantes e diuréticos . ( F S P , Equilíbrio , 11.06.2009, p. 4) .







SINAIS DE DEPENDÊNCIA



ANFETAMINAS



Anorexia ou perda de apetite ; emagrecimento acentuado ; grande secura na boca , fato que provoca uma se intensa ; náuseas , vômitos , prisão de ventre ou diarreia ; o ritmo cardíaco sofre intensa variação, por causa da taquicardia que sobrevém ; aparecem tremores , cãibras , dores musculares , tremor do queixo, palidez; a fadiga parece que se extingue , pois a pessoa se torna extremamente ativa ; o sono desaparece , com o consequente prolongamento das horas de vigília ; a pessoa se torna irrequieta , nervosa, tem dificuldades para ficar parada , por pouco tempo que seja ; podem aparecer também a ansiedade, medos descabidos , alucinações visuais e auditivas , ideias delirantes de auto-referência e perseguição . ( Costa , Arthur de Oliveira . As Drogas e o Adolescente . Promoção Humana , ano II n.º 10 , p. 23-24) .





SEDATIVOS OU BARBITÚRICOS



Sinais característicos de intoxicação alcoólica , mas com um detalhe significativo : nenhum cheiro de álcool ou hálito ; a inteligência fica bastante embaralhada : parece que a pessoa se torna meio obtusa ; sem razão aparente , a pessoa começa a cambalear , a tropeçar ; a pessoa fica prostrada pela sonolência e mostra uma aparência desorientada;



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui