Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Drogas - Heroína . -- 21/11/2007 - 08:05 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






HEROÍNA

Edson Pereira Bueno Leal , novembro de 2007 , atualizado em fevereiro de 2.009 .











DADOS GERAIS



As tábuas sumerianas de 4.000 a.C. trazem registro de receitas em que ópio é indicado como remédio . Em 3.000 a.C. na Grécia esculturas de sacerdotisas e deusas eram coroadas com a papoula . Hipócrates receitava o ópio para certos tipos de indisposições físicas . Na Pérsia se consumia o ópio para combate à fadiga e á carência de alimentos em grandes caminhadas . Os opiáceos chegaram à Europa no século XV através das viagens das caravelas portuguesas às Índias . Em 1680 Thomas Syndenhan mistura o ópio com sherry , açafrão, cravo e canela e cria o láudano . A China conhecia o ópio desde o século VIII , mas foi a partir de 1800 que passou a difundir o ópio através do fumo . Em 1805 Frederick Serteurner sintetiza a morfina a partir do ópio . Em 1898 o laboratório alemão Bayer desenvolve outro derivado do ópio, a heroína , no início usada para tratar o vício em morfina.

Segundo Relatório Mundial sobre Drogas 2005 da ONU os opiáceos possuem 15,9 milhões de usuários no mundo , apresenta uma produção de 4.850 toneladas ano , que é concentrada principalmente no Afeganistão ( 93%) . ( F S P , 30.06.2007 , p. A-14) . O restante vem de plantações menores no Sudeste Asiático , no México e na Colômbia .

No Afeganistão , a área plantada de papoulas em 2007 , foi superior em 57% à de 2006 .Ela representa US$ 3,1 bilhões para a economia afegã , ou praticamente metade do PIB .

Usando métodos cruéis , o Taleban praticamente eliminou o comércio da droga em 2001 . Porém, com a invasão americana a produção voltou a crescer e o Talibã remanescente passou a proteger os produtores , controlando a comercialização da droga , sendo o ópio grande fonte de recursos para o movimento .

A produção de ópio no país é incontrolável pois os produtores rurais não tem outra alternativa de sobrevivência . Por sua vez o programa de destruição de plantações acaba contribuindo para fornecer mais mão de obra para o Taleban pois os camponeses , com sua atividade destruída , aderem à guerrilha . O ópio sai do Afeganistão e passa pelo Paquistão e Irã antes de ser distribuído para o resto do mundo .

O relatório da ONU de 2008 aponta 12 milhões de usuários , sendo a quarta droga mais consumida no mundo .

A papoula , “papaver somniferum” da qual se extrai o ópio , matéria prima da heroína , também é produzida no Sudeste Asiático , em Mianmar ( antiga Birmânia) , Tailândia e Laos . A papoula contém morfina, codeína , papaverina , tebaína , meconina e narcotina . .

O perigo principalmente para o Brasil é de que 12% da droga que circula pelo planeta é produzida na Colômbia e o preço despencou , passando de US$ 100 cada grama em 1980 para US$ 4 atualmente .

A situação de certa forma melhorou . Desde a comissão criada em 1909 , em Xangai, para controlar o comércio do ópio , a produção mundial é 70% menor em 2008 , apesar da população mundial ter quadruplicado no período .( Antonio Maria Costa , F S P , 26.06.2008 , p. A-3) .

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime ( UNODOC) , em seu relatório anual , divulgado em 24 de junho de 2009 afirmou que a produção global estimada de ópio caiu 6%, graças à queda na área destinada ao cultivo da papoula no Afeganistão .( F s P , 25.06.2009, p. A-18) .,

TRÁFICO



Segundo a ONU, cerca de 60% do tráfico mundial de heroína passa pelo Irã . O Irã é responsável por 80% do ópio e 90% da morfina confiscados no mundo . Desde 1979, pelo menos 3.600 policiais iranianos foram mortos na província de Khoresan e em outras partes da extensa fronteira do Irã com o Afeganistão .

Os narcotraficantes amestraram camelos para guiar-se sozinhos pelo deserto até o ponto de coleta . Cada animal pode transportar até uma tonelada da droga e vigiar cada camelo que vaga sozinho pelo deserto é trabalho impossível . ( F S P , 22.03.2009, p. A-21) .



CONSUMO NO BRASIL



O Brasil é o pais da América do Sul com o maior consumo de derivados de ópio segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes , da ONU . O consumo dessa substância por brasileiros é 66,6% superior à média da região e 25% à do mundo . Segundo o documento , o uso de drogas oriundas do ópio , em 2007 , foi de 0,5% da população do Brasil, contra 0,3% da média da região .

A maior parte é de medicamentos desviados de origens lícitas , hospitais e clínicas , embora inclua heroína . Médicos , enfermeiros e auxiliares de enfermagem são os usuários mais comuns . ( F S P , 20.02.2009, p. C-3) .



EFEITOS NOCIVOS À PESSOA



Um estudo publicado pela revista inglesa The Lancet , estabeleceu um ranking das drogas mais nocivas à saúde física e mental . Os critérios utilizados foram três : o grau de danos ao organismo , a capacidade de produzir dependência e o impacto do vício na vida social do indivíduo . A heroína ficou em primeiro lugar e em uma escala de 1 a 3 entre nenhum prejuízo e máximo prejuízo ficou em quase três em todos os quesitos . ( Veja , 23.05.2007 , p. 79) A heroína ficou em primeiro lugar pois o vício adquirido com a droga é para toda a vida .

Fabricada a partir do ópio a heroína é a droga mais perigosa por que causa dependência depois de poucas doses ( apenas três podem causar dependência ) , provoca sintomas de abstinência terríveis , e é dificílimo abandoná-la e é a que mais mata por overdose . Vários artistas famosos , de diferentes épocas usaram heroína e se deram mal . Entre eles Billie Davis , Sid Vicious e Kurt Cobain . Layne Staley , ex-cantor do grupo Alice in Chains morreu vítima da droga , assim como o ator John Belushi . John Frusciante , guitarrista do Re Hot Chili Peppers , permaneceu quatro anos vagando como mendigo pelas ruas de Los Angeles , antes de se curar do vício . ( Veja, 3.7.2002, p. 61) .

A tendência do viciado é de aumentar progressivamente a dose , à medida em que o organismo se habitua , começando por cheirar ou fumar a droga e passando posteriormente a injetá-la diretamente nas veias .Os opiáceos não prejudicam o intelecto , mas geram dependência total , inclusive física . Também, a heroína gera poucas doenças decorrentes do uso crônico . No máximo contam-se a constipação intestinal e alguns espasmos das vias biliares .

Experimento conduzido nos EUA comprovou que os narcóticos da família do ópio diminuem a eficiência do sistema imunológico . Os pesquisadores injetaram morfina em cobaias , na região cerebral encarregada de ativar as células T killer . estas destroem células com câncer ou infectadas por vírus . Verificou-se depois que tais células imunológicas tiveram um desempenho 63% inferior ao de células semelhantes de cobaias não drogadas em contato com células cancerosas . os imunologistas supõem que algo parecido aconteça com o estresse , pois o cérebro de uma pessoa estressada produz substâncias calmantes , cuja composição química é aparentada à da morfina.

A heroína é mais difícil de diluir em água do que drogas como a cocaína e costuma entupir as veias e provocar flebite , inflamação nos vasos sanguíneos . Injeções frequentes no mesmo lugar podem inutilizar as veias escolhidas , obrigando o viciado a recorrer a outros lugares do corpo no pescoço , pés , mãos .

Com o uso contínuo da heroína, o organismo deixa de produzir espontaneamente endorfinas e, na ausência da droga, entra em colapso . É a chamada “ síndrome de abstinência” , equivalente ao delirium tremens dos alcoólatras. Acontecem convulsões . O mais suave estímulo físico é interpretado como dor . O estômago e o intestino entram em pane, causando dores abdominais , diarréia e vômito . O coração e a respiração ficam acelerados . O Instituto de Psiquiatria de Londres publicou um estudo que acompanhou 128 viciados em heroína durante 22 anos . Nesse período , 43 deles morreram o que resulta num índice de mortalidade de 34% , muito superior à média da população ( Veja, 17.09.1997 , p. 71) .



IRÃ



Vizinha do Afeganistão , o maior produtor de ópio do mundo , a rígida e puritana República islâmica do Irã vê o número de dependentes de drogas aumentar ano após ano, em progressão geométrica .

É absolutamente normal ver seringas usadas jogadas no chão de parques dos bairros pobres de Isfaham , cidade turística no centro-oeste do Irã , região que mais acolhe refugiados afegãos. .

De acordo com a ONU, o Irã tem 3,5 milhões de dependentes de drogas e a cifra aumenta em estimados 90 mil por ano , uma das taxas mais altas do mundo em um país que tem 70 milhões de habitantes , dos quais a metade tem menos de 24 anos . ( F S P , 22.03.2009, p. A-21) .





SUIÇA



A estação de trens desativada Letten na Suíça , liberada para o consumo de heroína , passou a ser freqüentada por milhares de jovens que buscam o local para se drogar em um espetáculo degradante que mostra a realidade do vício : “chapados pela heroína , os junkies , como são chamados , ficam estendidos num chão coalhado de seringas usadas , chumaços de algodão , sangue e excrementos . Quando os braços e as mãos não suportam mais as agulhas , procuram alguma veia em qualquer parte do corpo - no pescoço, nas pernas , nas axilas e até na língua ...Um odor nauseunte de heroína , misturado ao de urina , espalha-se pelo ar ... vizinhos da estação querem mudar de bairro por causa dos tiroteios entre traficantes e dos junkies que, depois de se drogar , perambulam pelas ruas feitos zumbis . Nos finais de semana a freqüência cresce, quando Letten é visitada também por franceses , italianos e alemães , que viajam à Suíça para se reabastecer ... Cerca de 250 traficantes , na maioria libaneses e albaneses, circulam com desenvoltura entre os drogados . Nunca carregam mais de 12 gramas de heroína para não infringir o limite que separa o usuário ( tolerado pelas autoridades) , do traficante ““

Letten foi uma experiência no sentido de confinar o uso de drogas em uma área especial como meio de controlar o seu consumo e tentar salvar os viciados de riscos maiores . O fracasso foi total . O local passou a ser um centro de atração de viciados de outros países , chegando a reunir nos finais de semana cerca de 5.000 pessoas . A demanda fortíssima estimulou o crescimento do tráfico e além das cenas degradantes de jovens se drogando e andando desorientados , começaram a crescer brigas e tiroteios na área e em bairros vizinhos . As imagens divulgadas pela imprensa começaram a comprometer a imagem da Suíça no exterior . O único ponto positivo foi a redução do avanço da AIDs entre os viciados , graças ao fornecimento gratuito de seringas descartáveis . Em fevereiro de 1995 o local foi fechado pela polícia de Zurique e a experiência chegou ao fim . ( Veja, 22.02.1995 ) .



MEDICAMENTOS

A metadona e a buprenorfina agem sobre os receptores opióides , responsáveis por ligar e desligar os sistema de recompensa e prazer que a heroína ativa . O risco é que a metadona também pode causar dependência .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui