Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50484)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6164)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O que você faz com a sua "Consciência Ecológica"? -- 15/11/2007 - 04:07 (Ivo S. G. Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho participado de vários grupos de discussão e fóruns que priorizam a questão ambiental e buscam apoio e soluções para este preocupante problema, não só no Brasil, mas no mundo.



Além disso, também possuo dois blogs e um fórum público que debatem o assunto e se relacionam com outras comunidades co-irmãs em seus propósitos.



Felizmente, pude observar que a maioria dos brasileiros têm, sim, “consciência ecológica”. Querem protestar, alertar e ajudar de alguma forma, mas não sabem como e nem sabem se organizar e fazer mobilizações que realmente funcionem.



Quando ainda adolescente, li em algum livro, uma citação que nunca mais me saiu da cabeça. Referia-se ao que um homem deve fazer com os seus conhecimentos e suas idéias. Adaptei-a ao meu modo de pensar e cheguei a esta conclusão:



“O valor de um homem não se mede pelo que ele tem ou sabe, mas sim, pelo que ele faz com o que tem e com o que sabe.”



Creio piamente que isso seja realmente verdadeiro. Nesse caso, se encontram muitas pessoas com os seus sentimentos ecológicos: têm idéias, às vezes até soluções, mas ficam apenas se indignando, impotentes, sem nada fazer. Com isso, apesar de poderem colaborar, passam a ser tão-somente meros espectadores da destruição do planeta.



Somente os governos e os grandes organismos internacionais podem dar solução a esse problema porque a devastação da natureza, em qualquer lugar, e principalmente na Amazônia, decorre da impunidade, da falta de fiscalização e da liberdade para o lucro fácil.



A população, os governantes, o mundo, precisa saber as conseqüências que a devastação do meio ambiente causa sobre nós, agora, e nas gerações futuras. A mobilização popular tem força para pressionar os políticos a fazerem e POREM EM PRÁTICA leis de proteção ambiental que realmente funcionem.



Aqui no Brasil, você poderia começar dando um bom exemplo, procurando o “Amazônia para Sempre“, o “WWF-Brasil“, o “Greenpeace” e algumas outras ONGs e instituições sérias, dedicadas ao assunto.



Que tal tentar?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui