Usina de Letras
Usina de Letras
226 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->CHUTANDO O BALDE -- 08/07/2009 - 16:39 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CHUTANDO O BALDE



Já faz algum tempo que o garoto Péricles Norivaldo Boaventura Lopes, ou Pé no Bolo, como carinhosamente muitos o tratam, anda meio acabrunhado. Ele já não sorri mais como antes, e é possível notar que há pouco brilho naquele seu olhar de criança peralta.



Os garotos de sua idade, em especial, aqueles que antes faziam parte de sua turma de traquinice, aos poucos, vêm notando a sua mudança de comportamento. Perceberam, ao longo dos dias, principalmente na convivência do ambiente comunitário, que algo estranho deve estar acontecendo com ele.



- Não é comum vê-lo dessa maneira, meio cabisbaixo, um pouco alheio aos acontecimentos festivos de sua comunidade - comentou preocupado um dos seus colegas de sala de aula.



Se por um lado o silêncio do garoto Pé no Bolo tem dado mostras de sua quietude não habitual, por outro lado algumas pessoas, sobretudo as mais próximas de sua família, acham que a sua tristeza aparente é devido à atual falta de recursos financeiros do seu pai, após ele ter sido demitido da empresa onde trabalhava.



Outras pessoas supõem que seu estado de sisudez mais recente se deve ao fato de ele dispor de pouco tempo para dedicar-se aos estudos. Nos últimos meses ele tem ajudado sua mãe, com certa frequência, nos trabalhos domésticos, a fim de que sobre um pouco mais de tempo para ela exercer a função de diarista em alguns lares na comunidade onde vive.



Seja lá o que for que esteja incomodando o garoto Pé no Bolo, a verdade é que ele já não aguenta mais os olhares piedosos e as indiretas de algumas pessoas de seu convívio comunitário. A maioria cobra-lhe mais alegria e isso poderá redundar numa reação impulsiva de sua parte, fazendo com que ele permita aflorar e de uma forma muito intensa, aquela sua vontade de aprontar mais uma de suas traquinices.



Pelo pouco que conheço do seu comportamento irrequieto, ele deve estar se preparando para dar um bom “chute no balde”, situação que pode ser interpretada como uma condição insustentável, quando alguém chega a um limite de tolerância em relação a algo e "explode", manifestando toda a frustração, raiva, ira e outros sentimentos que estavam reprimidos.



Não é do feitio do garoto Pé no Bolo aguentar calado, por muito tempo, qualquer tipo de pressão, por mais simples que ela seja. Todavia, analisando friamente a fragilidade da situação financeira que ora aflige os pais dele que, por extensão, doravante tenderá a repercutir de forma negativa nos demais membros de sua família; por este e por outros problemas ainda não externados por ele, já era de se esperar uma mudança desse gênero, no seu modo de ser, deveras extrovertido.



Nos últimos dias, ele foi visto visitando sua igreja em momentos que não era comum vê-lo ali. É possível que nessas horas ele estivesse indo lá pedir socorro a Deus e/ou uma pequena ajuda em forma de orações.



Se alguém o vir por lá, nas próximas horas, não o perturbe, deixe-o quietinho no seu cantinho. Isso, decerto, irá lhe fazer muito bem.



Quem sabe, Deus Pai, que é o eterno responsável pela resolução dos problemas criados por todos os homens de boa vontade atuantes aqui na Terra, ao ouvir as frequentes orações de mais essa criança em apuros, estenda a Sua mão misericordiosa e a faça sorrir como antes.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui