Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Profecia Cristãs -- 22/11/2001 - 16:28 (Pedro Sanchez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De acordo com a tradição Judaico-Cristã, um profeta é o indivíduo que fala aos outros em nome de Deus. Também são chamados de oráculos, visionários ou videntes. Mas sua função principal não é a previsão de acontecimentos futuros, ou estarem sujeitos a transes proféticos, mas sim, serem porta-vozes de Deus.



Na primeira carta de Paulo aos coríntios, a profecia é citada como um dom do Espírito-Santo, sendo eles: sabedoria, ciência, dom das curas, poder de fazer milagres, profecia, discernimento de espíritos (mediunidade?), dom de falar línguas estranhas e dom de entender línguas estranhas.



De todos eles, a profecia é o que mais tem intrigado estudiosos do assunto, devido a sua condição de ser um dom mensurável, pois muitos dos acontecimentos anunciados por profetas terminam por se tornar fatos reais.



PROFECIAS CANÔNICAS



Os Profetas sempre estiveram presentes na Bíblia. São considerados livros proféticos os de Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.



As profecias que citaremos neste tópico são consideradas canônicas por constarem nos evangelhos reconhecidos pela ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana). Tratam de previsões referentes à primeira vinda de Jesus Cristo à terra. Infelizmente, um simples artigo como esse, não nos reserva espaço para tratarmos do assunto com a profundidade que ele merece. Vamos a algumas delas:



SERIA DESCENDENTE DE ISAQUE



"E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele". (Gn 17.19)



NASCERIA NA TRIBO DE JUDÁ



"O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos". (Gn 49.10)



PREGARIA NA GALILÉIA



"Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz". (Is 9.1-2)



SERIA UM PROFETA



"O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás". (Dt 18.15)



ENTRARIA EM JERUSALÉM DE FORMA TRIUNFAL



"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento". (Zc 9.9)



PERMANECERIA EM SILÊNCIO QUANDO ACUSADO



"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca". ( Is 53.7)



SEU LADO SERIA TRESPASSADO



"Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito". (Zc 12.10)



SEUS OSSOS NÃO SERIAM QUEBRADOS



"Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra". (Sl 34.20)



PROFECIAS APÓCRIFAS



Evangelhos Apócrifos são livros não aceitos oficialmente por instituições cristãs, por motivos ideológicos, religiosos, ou por não terem tido suas autenticidades como documentos históricos, comprovada.



São Muitos os Evangelhos Apócrifos: "Evangelho da Mulher", "Evangelho de Maria Madalena", "Evangelho de Tiago" (suposto irmão de Jesus), "Livro de Henoc" e outros. Também se enquadram nesta categoria, "Os Escritos do Mar Morto", sendo que desses escritos, o que mais tem chamado a atenção dos pesquisadores é um livro que segundo os estudiosos, aproxima-se mais do então inexistente evangelho de Jesus Cristo: Trata-se do "O Evangelho de São Tomé". Nele, podemos ler o que seriam, em alguns casos, citações desconcertantes e ao mesmo tempo lindíssimas do próprio Jesus Cristo:



"Os homens provavelmente pensam que eu vim, para lançar a paz no mundo; eles não sabem que eu vim para Lançar divisões sobre a terra o fogo, a espada e a guerra".



"Eu lhes darei o que os olhos não viram, o que os ouvidos não ouviram, o que as mãos não tocaram e o que não surgiu no coração do homem".



"Tomei minha posição no meio do mundo, tornei-me homem e apareci diante deles. encontrei-os todos bêbados e nenhum estava com sede. Minha alma então afligiu-se pelos filhos dos homens porque seus corações estão cegos e não podem ver que vazios vieram ao mundo e vazios procuram sair dele novamente".



"Se jejuarem, gerarão pecado em si mesmos; se rezarem, serão condenados, se derem esmolas, prejudicarão seus espíritos".



"Procure também pelo tesouro que não desaparece que permanece firme onde nenhuma traça alcança e nenhum verme pode destruir".



"Quando da dualidade fizerem a unidade; quando tornarem o interior como o exterior, o exterior como o interior, e o de cima como o de baixo; quando fizerem do macho e da fêmea um só, de modo que o macho não seja mais macho e a fêmea não seja mais fêmea então entrarão no reino".



"Quando um cego guia outro cego, ambos caem no abismo".



"É impossível para um servo, servir a dois senhores; senão ele honrará um deles e ofenderá o outro".



Como vêem, são pronunciamentos de grande profundidade filosófica e, de certa forma, contrários a alguns fundamentos da Igreja Católica.



A ICAR é a organização religiosa cristã mais antiga e poderosa que existe, embora outras religiões, criadas em diferentes épocas, também se proclamem seguidoras de Cristo (religiões protestantes tradicionais e pentecostais, kardecismo, mormonismo e etc).



Já no primeiro século do Cristianismo, foram criados movimentos que tinham como objetivo estabelecer as bases para aquela nova religião. A esses movimentos, deu-se o nome de concílios. O "Ato dos Apóstolos" é considerado o primeiro concílio ecumênico da história, realizado no ano de 49 em Jerusalém. Depois dele, muitos outros foram feitos, provocando mudanças profundas no chamado "cristianismo primitivo". Talvez a mudança que mais impacto tenha causado, foi a realizada no concílio de Trento em 1563, quando sete livros apócrifos foram inclusos na versão oficial da Bíblia Católica, tornando-se evangelhos canônicos. Foram eles, os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiático, Baruc-I, Macabeus-I e Macabeus-II. Outra decisão tomada no mesmo concílio e que significa foco de revolta no meio protestante é a de que "a tradição é igual à própria palavra de Deus", ou seja, as decisões tomadas nos concílios passaram a valer como verdades incontestáveis.



As profecias consideradas apócrifas que mostraremos a seguir, tratam de dois temas específicos: a sucessão dos papas e o fim do mundo, bem como da Igreja Católica. Vale ainda acrescentar que a maior parte dos textos expostos aqui já tiveram sua autenticidade histórica comprovada. Os escritos de São Malaquias, do Monge de Pádua e da Monja de Dresden, entre outros, já foram reconhecidos por historiadores do próprio Vaticano.





SÃO MALAQUIAS



Malaquias é a forma latinizada de Maelmhaedoch O’Morgair. Era sacerdote e nasceu em Armagh, Irlanda, em 1094.Em 1139, seu país teria recebido a visita de autoridades do Vaticano. Malaquias, então, entra num estranho transe acompanhado de visões proféticas. Nelas, vê a sucessão de todos os papas, desde o sucessor de Inocêncio II (que era o Papa da época) até o último Papa do pontificado, que segundo Malaquias, se chamaria Petrus II (Pedro II). Sua profecia, indo de Inocêncio II até o último Papa, soma uma lista de 112 pontífices.



Baseado nesta lista, João Paulo II seria o antepenúltimo Papa a assumir o cargo. Malaquias também revelou que o último Papa viveria o final dos tempos.



Quando saiu do transe, Malaquias escreveu sobre as visões que teve, entregando o manuscrito ao Papa Inocêncio II. O documento ficou perdido no Vaticano por 450 anos.



Malaquias quase não cita os nomes dos Papas em sua lista, mas utiliza expressões em latim que se identificam com suas vidas e obras. Impressionante é a precisão com que sua profecia vem se realizando. Citaremos os últimos onze papas da lista.



102- "Lumen In Caelo": Papa Leão XIII.

103- "Ignis Ardent" ou "O Fogo Ardente": Papa Pio X

104- "Religio Depopulata": Papa Bento XV

105- "Fides Intrépida": Papa Pio XI

106- "Pastor Angelicus": Papa XII

107- "Pastor Et Nauta" ou "Pastor e Navegador": Papa João XXIII

Comentário: Esse Papa foi pastor na infância e nasceu na cidade de Veneza, onde é preciso movimentar-se por pequenos barcos.



108- "Flos Fórum" ou "Flor das Flores": Papa Paulo VI

Comentário: No brasão da família do Papa, família Montini, havia três flores de lis. No brasão do Papa, uma flor de lis. A flor de lis é considerada a flor das flores.



109- "De Medietate Lunae" ou "A Lua Neutra": Papa João Paulo I.

Comentário: O Papa João Paulo I ficou no pontificado pelo período correspondente ao ciclo de uma lua, ou seja, 34 dias. Por ter sido tão pouco tempo, este pontificado é considerado neutro.



110- "De Laboris Solis" ou "O Trabalho do Sol": Papa João Paulo II

Comentário: Os Eclipses solares acompanharam datas importantes da vida Karol Wojtyla, nascido em 18 de Maio de 1920, durante eclipse solar. Foi eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, durante outro eclipse solar. Em seu 21º aniversário de Papado, ocorre mais um eclipse. O Papa também viajou muito, dando a volta ao globo várias vezes, tal qual a luz do sol. João Paulo II é o primeiro Papa não italiano da história, nascendo na Polônia, ou seja, vindo do leste, onde nasce o sol. Também foi na Polônia que a Teoria Heliocêntrica foi apresentada publicamente pela primeira vez.



111- "De Gloria Olivae" ou "Glória das Oliveiras": Referente ao próximo Papa.

Comentário: Dizem as profecias, que este Papa converterá muitos Judeus, sendo a Oliveira o símbolo de Jerusalém. Este Papa seria um conciliador, evitando uma guerra.



112- "Petrus Secundus" ou "Segundo Pedro": Referente ao último Papa.Comentário: Nas palavras do próprio Malaquias — "Na perseguição final à Santa Igreja Romana, reinará Pedro Romano, que apascentará suas ovelhas, entre muitas tribulações, e depois disto, a cidade entre sete montes (Roma?) será destruída e o juiz terrível julgará o povo".



MONGE DE PÁDUA



Quando as profecias de São Malaquias foram descobertas nos arquivos do Vaticano em 1590, vieram acrescidas de comentários também proféticos, assinados por um homem que se intitulava Monge de Pádua. Esses comentários também vêem se confirmando com grande precisão, sendo relativos à apenas vinte itens da lista de Malaquias. Mostraremos o que o Monge comentou sobre os seis últimos Papas da lista:



1 - "Homem de grande humanidade que fala francês" - Papa João XXIII

2 - "A sombra do AntiCristo começará a obscurecer a Cidade Eterna" - Papa Paulo VI

3 - "O pastor da laguna; seu reinado será tão rápido como a passagem de uma estrela cadente".- Papa João Paulo I.

4 - "Virá de longe e manchará a pedra com seu sangue" - Referente ao Papa João Paulo II.

5 - "Semeador de paz e de esperança em um mundo que vive suas últimas esperanças" - Referente ao próximo Papa

6 - "Ele chegará a Roma de uma terra distante para encontrar tribulação e morte" - Referente ao último Papa.



MONJA DE DRESDEN



Segundo consta, a Monja de Dresden foi uma mulher de nome desconhecido, muito religiosa, que viveu num mosteiro da cidade de Dresden, antiga capital da Saxônia. Essa mulher teria atraído multidões de pessoas ricas, pobres, poderosas e anônimas, que buscavam conselhos e palavras de sabedoria. Era também de conhecimento público que a Monja poderia predizer o futuro. Morreu aos 26 anos de idade, em 1707. Segue o que ela escreveu sobre os últimos Papas da Igreja:"Mas o último carro, será o mais pesado. Será puxado pelos cavalos do apocalipse aos pares e atingirá a montanha, onde estarão a espera-lo os três anjos da guarda do vale de Josafã. A esses anjos serão entregues as chaves de Pedro. Assim será fechada para sempre a casa milenar, sobre a qual triunfará o justo que sobre o calvário derramou seu sangue preciosíssimo"



A Monja também teria feito previsões com relação ao século 20:



"A idade do nosso salvador, fechar-se-á sobre a terra no fim do nosso milênio e depois haverá o milênio do êxtase do Espírito Santo. Três são os últimos anos do pântano: 1914 (Início da primeira guerra) 1942 (Auge da segunda guerra) e 1981 (Ano da tentativa de assassinato ao papa João Paulo II). Três são as chagas que ensangüentarão a terra. E a última ensanguentará as vestes do sumo pontífice. O primeiro Anjo de Josafá aparecerá em Roma após um terremoto pavoroso e será aprisionado. O segundo Anjo de Josafá chegará a Roma para ser trucidado. E o ouro, os poderes e as vestes de César serão dispersados. Haverá carnificina na corte. E a carnificina dos cortesãos, porque irmãos falsos entrarão na terra com foices e ceifarão a verdade. Judas estará entre eles e portará a insígnia de Pedro. Assim me disse a voz."



O MAGO MERLIN



O famoso Druida e conselheiro do Rei Arthur, que teria vivido na Grã-Bretanha no começo do Século 10, também profetizou o surgimento das Cruzadas Cristãs, da Revolução Francesa e da Destruição de Roma:



"Antes que o nascido em Jerusalém (Cristianismo?) tenha 20 anos (vinte séculos?), o oriente se inflamará entre o Eufrates e o Nilo e muita gente morrerá. Não haverá Papa que ouse ficar em Roma. Antes que o Papa morra, nosso senhor fará com que ele sofra a vergonha de não poder se estabelecer em parte alguma. É necessário que os romanos saibam que este será o sinal de sua destruição".



E teria dito ainda:

"Quando a santa mãe do senhor aparecer em vários lugares e quando Pedro tiver dois nomes (João Paulo?), será o momento de se preparar, pois a sexta hora está próxima".









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui