Usina de Letras
Usina de Letras
107 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Moeda de Troca na Política - "O Toma Lá Dá Cá" -- 20/10/2007 - 07:02 (Ivo S. G. Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É DANDO (VOTOS/APOIO) QUE SE RECEBE (CARGOS/VERBAS)



É, povo brasileiro, é assim mesmo que a coisa funciona (e sempre funcionou) lá no Congresso Nacional. A famosa política do “toma lá, dá cá“, agora está institucionalizada.



Não que isso nunca tenha existido antes. Muito pelo contrário, sempre foi assim. A diferença é que antes, ainda havia uma certa preocupação em esconder ou dissimular esta prática vergonhosa e condenável, para que a Imprensa nem o povão tomasse conhecimento.



Agora, porém, os políticos perderam a vergonha de vez, e já nem se importam mais que a Imprensa noticie as negociações. Acham tudo natural. Vejam como eles raciocinam: “o Governo precisa de maioria de votos para aprovar suas propostas. Nós temos os votos. Logo, o Governo precisa de nós e vai ter que compensar-nos para obter apoio político. Como eles podem nos compensar? Distribuindo cargos para o partido que apóia, liberando emendas e verbas no orçamento. É isso ou nada“.



Em Direito, isso poderia ser chamado de “coação irresistível”. O Governo precisa legislar (geralmente em causa própria). Mas se quiser que as leis, medidas provisórias, etc., de seu interesse sejam aprovadas, tem de pagar por isso, ou não governa.



Assim, o voto e os cargos viraram moeda de troca política, tudo debaixo dos nossos narizes e o povo e as instituições que deveriam defendê-lo, nem um nem outro, nada fazem.



Como quem cala consente, como punir político brasileiro é quase tão difícil quanto acertar na loteria, isto os encoraja a continuar com a prática e, o pior: sem nenhum pudor e com todo o descaramento que já lhes é peculiar, salvo raríssimas exceções.



O povo, o povo? O que é que o povo tem a ver com isso? Primeiro vêm os interesses pessoais dos políticos. Depois de atendidos estes, aí sim, poderá pensar-se em atender uma ou outra coisinha para fazer média com o povão e fingir que se está trabalhando em favor deles.



Acorda, OAB! Acorda STF! Acordem PSOL, PPS, PV, PSTU e uns poucos partidos políticos que ainda respeitam os princípios éticos e morais! Façam alguma coisa contra isso!



O povo sofrendo, enganado, calado? Até quando, até quando!?…
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui