Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2007 -- 06/10/2007 - 10:25 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2007





HISTÓRIA ANTIGA



1 A 2 A 3 C 4 A



Resolução 5

Na sociedade romana os patrícios tinham o monopólio da terra e os plebeus , embora lutassem no exército não tinham acesso à terra.

No Brasil atual a situação com relação à terra apresenta uma minoria que possui grandes propriedades e uma grande quantidade de trabalhadores rurais que não tem condições de adquirir uma propriedade rural .



HISTÓRIA MEDIEVAL



1 D 2 B 3 D



HISTÓRIA MODERNA





1 E 2 C 3 D 4 B 5 C 6 D



Resolução 7

A singularidade da estrutura de colonização inglesa na América do Norte reside no fato de que as colônias do norte são consideradas por parte da historiografia como “ colônias de povoamento “ . , ou seja nestas predominou a pequena propriedade e o trabalho livre ao contrário das colônias do sul que apresentam estrutura de povoamento similar às da América Latina .



8 B 9 C 10 E



Resolução 11

O documento claramente faz referência ao movimento luddista que surgiu durante a Revolução Industrial e que se caracterizou pela quebra de máquinas na esperança de que sua eliminação garantisse emprego aos artesãos desempregados pela industrialização .



12 D 13 B



HISTÓRIA SÉCULO XIX



1 C 2 B



HISTÓRIA SÉCULO XX



Resolução 1



A Rússia do início do século XX ainda era uma nação agrícola , onde predominava a exploração do trabalho camponês , a aristocracia tinha grande prestígio e poder político e o regime czarista revelava-se refratário à possibilitar maior participação do povo , apesar da criação da Duma . A desastrosa participação nas guerras contribuiu para agravar ainda mais a situação da população , que catalisada pela ideologia marxista , tornou o país maduro para a Revolução Social .



2 D 3 C 4 E 5 D



Resolução 6

A expulsão dos judeus da Espanha, a partir de 1492 está relacionada com a interrelação entre igreja católica e Estado Nacional , na qual judeus e muçulmanos foram perseguidos pelos reais católicos espanhóis .

Já Auschwitz faz referência ao holocausto judaico praticado pelos nazistas em toda a Europa antes de durante a Segunda Guerra Mundial e que resultou na morte de 6 milhões de judeus a maioria deles em campos de concentração .



7 A 8 A



Resolução 9

O texto apresenta com clareza as razões que levaram ai desgaste da ditadura salazarista , a partir dos movimentos de libertação das colônias portuguesas na África , a impossibilidade do exército português de controlar a situação e o evidente desgaste com o prolongar dos conflitos e que levaram os próprios militares a articularem o fim da ditadura o que ocorreu com sucesso com a chamada “Revolução dos Cravos “.



10 A 11 B 12 D 13 E 14 E 15 B 16 E



Resolução 17

A China é hoje o maior consumidor mundial de cimento demonstrando o trabalho frenético existente no país , buscando a ampliação da infra-estrutura , destacando-se a construção da maior usina de energia elétrica do mundo . Todavia a expansão econômica ocasionou o aumento do consumo de combustíveis fósseis , principalmente o carvão , daí o fato de que a China já é hoje o maior emissor de poluentes do mundo . Em relação à poluição ainda , a abertura acelerada de indústrias ocorreu também sem os necessários cuidados ambientais ocasionando grave degradação do meio ambiente ainda não aferida em sua totalidade. Neste sentido destacam-se os casos que estão surgindo de produtos chineses impedidos de serem comercializados por terem produtos tóxicos como pastas de dentes e brinquedos .



18 A 19 E



Resolução 20

Índia e Paquistão foram países formados a partir da independência da Inglaterra e desde a formação ocorreram graves conflitos entre a população hindu e a muçulmana . A situação mais grave ocorre na região da Cachemira que pertence à Índia e tem população majoritariamente muçulmana , enquanto a Índia tem população majoritariamente hindu . O Paquistão , de população majoritariamente muçulmana apóia a reivindicação de autonomia da região , daí a tensão permanente entre os dois países que possuem inclusive bombas nucleares .



21 C 22 B



ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA





Resolução 1

Índia e China investem em energia nuclear e Alemanha e Espanha em energia eólica.



2 C 3 B 4 E 5 A 6 C 7 C 8 E 9 B 10 D 11 B 12 E 13 C 14 E 15 D 16 B





Resolução 17

Entre os fatores que atraem as pessoas para as regiões desenvolvidas o mais importante sem dúvida é a possibilidade de obter melhor remuneração e qualidade de vida . Entre os fatores que expulsão as pessoas de seu país estão as péssimas condições de vida, a falta de perspectivas de melhora , o desemprego e em alguns casos graves conflitos étnicos e religiosos .



Resolução 18

O envelhecimento da população irá trazer sérios problemas em termos previdenciários , pela redução da população ativa que paga e pela ampliação da população inativa que recebe aposentadoria .



19 B 20 B 21 A 22 C 23 A 24 B 25 E



HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA



1 B

Resolução 2

O mapa e os versos de Guilherme de Almeida permitem avaliar com clareza que a interiorização do processo colonizador do Brasil , ignorando os limites do Tratado de Tordesilhas se deu pela ação dos bandeirantes , da mineração no século XVII e XVIII , da pecuária , que se expandiu para o interior em razão da cana de açúcar no Nordeste e da própria mineração e finalmente das drogas do sertão que levou à um escasso povoamento da região amazônica em razão da exploração extrativa das plantas típicas da região .



3ª 4 E 5 E 6 D



HISTÓRIA DO BRASIL PERÍODO MONÁRQUICO



1 D 2 C 3 C 4 E 5 A 6 D



BRASIL REPÚBLICA VELHA



1 B 2 C 3 E 4 D



BRASIL 1930 – 1964



1 A 2 B 3 C 4 B 5 A





BRASIL 1964 – 2007



1 C



Resolução 2

Collor surpreendeu o mundo político ao vencer uma eleição presidencial a partir de um pequeno partido praticamente desconhecido . Era um jovem político , esbanjando energia e que prometia combater a corrupção e os marajás e desenvolver o Brasil . Lançou o chamado Plano Collor que representou um confisco de investimentos inédito na história econômica do país que teve sucesso apenas momentâneo e causou muitos prejuízos a médio e longo prazo pela desconfiança nas garantias do mercado financeiro que provocou . Seu governo acabou melancolicamente em impeachment , aprovado pelo Congresso em setembro de 1992 a partir de gravíssimas denúncias de corrupção envolvendo elementos de seu governo .



3 B 4 D 5 C 6 D 7 B



Resolução 8

O Brasil tentou no período imperial exercer influência na direção do Prata , sem muito sucesso . Já no governo Lula observa-se uma tentativa de integração entre os países sul americanos , em oposição à formação da Alça pelos EUA , tentativa que não vem sendo bem sucedida face à ação de governos autoritários como Chávez nas Venezuela e à ação americana de fazer acordos econômicos bilaterais com diversos países , limitando a ação brasileira .



9 A



BRASIL ATUALIDADES



1B



Resolução 2

Qualidade de vida e qualidade ambiental são duas realidades inter-relacionadas . Não se pode falar em boa qualidade de vida sem haver uma boa qualidade ambiental . Qualidade de vida se refere ao conjunto de elementos pessoais e sociais que contribuem para o bem estar humano , aí estando incluídas questões de emprego, remuneração, moradia , saúde , educação , lazer , segurança , etc . Qualidade ambiental por sua vez se refere às condições de sustentabilidade do eco-sistema , estando associada a questões de poluição da água, do ar, sonora , existência de áreas verdes, etc.



3 E 4 E 5 A 6 C 7 D 8 D 9 E 10 E 11 B 12 A 13 B



Resolução 14

A paisagem urbana vem sofrendo grandes modificações com o crescimento da violência urbana . É crescente a formação de condomínios fechados , onde as casas são cercadas por altos muros , com vigilância permanente , controle de entrada , etc. A moradia em prédios tornou-se mais atrativa em face da maior segurança que é morar em um local com controle permanente de entrada . Nas residências aumentaram os muros , cercas , sistemas de segurança . A violência também está relacionadas ao alto índice de desemprego , à marginalização de parte da população com menor remuneração característica dos grandes centros urbanos que são áreas de atração migratória .



15 D



Resolução 16

O processo de especulação imobiliária quando se espalha pela área rural causa o aumento do preço da terra , a expulsão de trabalhadores agrícolas destas áreas , aumento dos fluxos de pessoas e veículos causando problemas de poluição dos rios e desmatamento , ou seja, trazendo para a área rural alguns problemas que são típicos da área urbana .



17 A 18 A 19 D 20 B 21 C



Resolução 22

Como a tabela demonstra o ano em que ocorreu maio índice de crescimento do PIB entre 1991 e 1999 foi 1994 ano de implantação do Plano Real e que possibilitou a estabilização da economia brasileira com o controle da inflação . Já o pior índice ocorreu em 1992 época do governo Collor que além da grave crise política que resultou no impeachment de Collor foi responsável por um plano econômico desastroso que entre outras medidas inclui o confisco temporário de investimentos o que causou sérios problemas de desorganização na economia .



23 B 24 E 25 A 26 E 27 D 28 B

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui