Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATUALIDADES. QUESTÕES DE VESTIBULARES - JULHO DE 2007 -- 06/10/2007 - 10:24 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL ATUALIDADES – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2007.



Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal



1 ENEM USO ÁGUA

O artigo 1 da Lei Federal nº 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I. a água é um bem de domínio público;

II. a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

III.em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais;

IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico,

tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1º da Lei das Águas?

a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.

b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano.

c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico.

d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.

e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.





2 UNESP MEIO AMBIENTE

Partindo do pressuposto de que não se pode negligenciar a dimensão espacial da sociedade, muitos geógrafos, ao trabalhar com a questão da qualidade de vida, procuram dar o mesmo nível de importância às relações sociais e aos atributos espaciais. Isto os leva à idéia de que não existe qualidade de vida se não houver qualidade ambiental. Com base no exposto, defina Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental e aponte as inter-relações entre elas.



3 UNESP AQUECIMENTO GLOBAL

Não se passa uma semana sem que surjam evidências dos efeitos desastrosos do aquecimento global no Planeta. Caso não diminuam as emissões de gases tóxicos que aumentam o Efeito Estufa, dizem as previsões, as catástrofes se tornarão cada vez mais freqüentes e devastadoras (Veja, 28.02.2007.)

Assinale a alternativa que indica como o aquecimento global poderá afetar o território brasileiro.

a) A região Amazônica será pouco afetada, pois constitui uma área privilegiada devido à exuberância da vegetação e da elevada biodiversidade.

b) O aumento das temperaturas, em 2 ºC, não prejudicará a produção de soja e café na região Centro-Oeste.

c) As precipitações intensas e o aumento das temperaturas poderão ser responsáveis pela erradicação da produção do algodão nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

d) Com o aquecimento global, a região Sul apresentará verões mais quentes e os invernos serão mais frios.

e) A região Nordeste terá menos chuvas, diminuindo o volume de água dos rios e açudes, acentuando as crises de abastecimento urbano.







4 ENEM MEIO AMBIENTE

Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade: Hoje, o planalto de Poços de Caldas não serve mais. Minério acabou. Só mancha, “nunclemais”. Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para cá “Torta II”1, aquele lixo do vizinho que você não gostaria de ver jogado no quintal da sua casa. Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione 2002, p.4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionado com

a) a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais.

b) a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.

c) a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho.

d) as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras.

e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enfrentar ou depositar lixo tóxico.







5 ENEM SAÚDE

A tabela abaixo representa, nas diversas regiões do Brasil, a porcentagem de mães que, em 2005, amamentavam seus filhos nos primeiros meses de vida.

Período De Aleitamento

Região Até o 4.° mês em % De 9 a 12 meses em %

Norte 85,7 54,8

Nordeste 77,7 36,8

Sudeste 75,1 38,8

Sul 73,2 37.2

Centro Oeste 83,9 17,8

Ministério da Saúde, 2005

Ao ingerir leite materno, a criança adquire anticorpos importantes

que a defendem de doenças típicas da primeira

infância. Nesse sentido, a tabela mostra que, em

2005, porcentualmente, as crianças brasileiras que estavam

mais protegidas dessas doenças eram as da região

a) Norte b) Nordeste c) Sudeste d) Sul e) Centro-Oeste



6 ENEM SAÚDE

Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram consumidores da bebida. Quando analisada a distribuição etária desse consumo, outro choque, a pesquisa evidenciou que 41,2% de estudantes da educação básica da rede pública brasileira já haviam feito uso de álcool.

Dados atuais apontam que a porcentagem de dependentes de álcool subiu para 15%. Estima-se que o país gaste 7,3% do PIB por ano para tratar de problemas relacionados

ao alcoolismo, desde o tratamento de pacientes até a perda da produtividade no trabalho. A indústria do álcool no Brasil, que produz do açúcar ao álcool combustível,

movimenta 3,5% do PIB.

Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, nº 4, dez/2006 e Internet: (com adaptações)

A partir dos dados acima, conclui-se que

a) o país, para tratar pessoas com problemas provocados pelo alcoolismo, gasta o dobro do que movimenta para produzir bebida alcoólica.

b) o aumento do número de brasileiros dependentes de álcool acarreta decréscimo no percentual do PIB gasto no tratamento dessas pessoas.

c) o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo de álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade.

d) as mulheres representam metade da população brasileira dependentes de álcool.

e) o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de álcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indústria do álcool.



7 FGV MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, a maioria das mulheres chefes de família recebe menos de três salários mínimos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, “o crescimento da participação das mulheres como chefes de família já configura uma tendência. De 2002 a 2006, esse percentual cresceu 20,9% e, em agosto de 2006, elas somaram 2,7 milhões.

(http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=308452).

Sobre a entrada das mulheres brasileiras no mercado de trabalho, é correto afirmar:

a) As mulheres de classe média, principais responsáveis pela elevação da taxa de ingresso da mulher no mercado de trabalho, estão insatisfeitas com o papel tradicional da mulher, restrito ao âmbito doméstico.

b) A entrada das mulheres no mercado de trabalho é causada pela alta taxa de desemprego entre a população feminina, crescentemente relegada a trabalhos precários e de baixa remuneração.

c) O grau de escolaridade das mulheres chefes de família tende a ser maior do que o das mulheres ocupadas em geral, o que facilita seu ingresso no mercado de trabalho.

d) A mudança no padrão de atividade feminina, relacionada não apenas a aspectos econômicos mas também demográficos e socioculturais, entre eles a queda da fecundidade, contribui para o ingresso da mulher no mercado.

e) As mulheres chefes de família, atualmente empregadas, enfrentam uma jornada de trabalho menor, pois precisam reservar parte do seu tempo para as atividades domésticas.





8 UFABC EMPREGO AGRÍCOLA

Leia a manchete.

Bóia-fria ganha bem, diz usineiro

Produtores de cana rechaçam comparação com escravidão e dizem que remuneração está acima da média. (Folha de S.Paulo, 03.06.2007)

Sobre a figura do bóia-fria no campo brasileiro, são feitas as seguintes afirmações:

I. A maior parte desses trabalhadores vive na periferia das cidades e, por trabalhar somente nos períodos de colheita, está à margem do trabalho formal.

II. Dos trabalhadores rurais, estes são os menos afetados pela mecanização da agricultura, o que lhes garante emprego durante todo o ano.

III.A busca de maior produtividade e, conseqüentemente, de salário, impõe longas jornadas de trabalho diário a esse trabalhador.

Está correto somente o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.





CANA DE AÇÚCAR E TRABALHO

Álcool, crescimento e pobreza

O lavrador de Ribeirão Preto recebe em média R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanização da colheita o obrigou a ser mais produtivo. O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao chão , encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que não seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontura, desmaio, cãibra, convulsão.

A fim de agüentar dores e cansaço, toma drogas e soluções de glicose, quando não farinha mesmo. Tem aumentado o número de mortes por exaustão nos canaviais.

O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhões. Gera toda a energia elétrica que consome e ainda vende excedentes. A indústria de São Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver máquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de álcool. As pesquisas, privada e pública na área agrícola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolve a bioquímica e a genética no país. Folha de S. Paulo, 11/3/2007 (com adaptações).

Charge – A charge de Angeli tem como título ‘Álcool : o mundo de olho em nossa tecnologia “ e mostra um grupo de bóias frias sentados, cercados por uma plantação de cana com a frase “ Ah, fico meio encabulado em ter de comer com a mão , diante de tanta gente “ . Folha de São Paulo , 25.03.2007 .



9 ENEM

Folha de S. Paulo, 25/3/2007

Confrontando-se as informações do texto com as da charge acima, conclui-se que

a) a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possui tecnologia avançada no setor agrícola.

b) a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-açúcar brasileira, duas realidades distintas e sem relação

entre si.

c) o texto e a charge consideram a agricultura brasileira avançada, do ponto de vista tecnológico.

d) a charge mostra o cotidiano do trabalhador e o texto defende o fim da mecanização da produção da cana-de-açúcar no setor sucroalcooleiro.

e) o texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza.



10 ENEM CANA DE AÇÚCAR

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café

nesta manhã de Ipanema

não foi produzido por mim

nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro

e afável ao paladar

como beijo de moça, água

na pele, flor

que se dissolve na boca. Mas este açúcar

não foi feito por mim.

Este açúcar veio

da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,

[dono da mercearia.

Este açúcar veio

de uma usina de açúcar em Pernambuco

ou no Estado do Rio

e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana

e veio dos canaviais extensos

que não nascem por acaso

no regaço do vale.

(...)

Em usinas escuras,

homens de vida amarga

e dura

produziram esse açúcar

branco e puro

com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira. 1980. p. 227-8.

A antítese que configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e

a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar.

b) o beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve na boca.

c) o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar.

d) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do vale.

e) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.





11 UFABC AGRICULTURA

Segundo técnicos do setor, se todos os carros do mundo rodassem apenas com etanol, o Brasil seria capaz de atender uma parcela considerável da demanda mundial. Para produzir tanto álcool, áreas de cerrado e pastagens se transformariam em plantações de cana-de-açúcar, que passariam a cobrir 40% da área agrícola do país, o equivalente a duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Hoje, a cana-de-açúcar ocupa apenas 5% da área agrícola do país. A área ocupada hoje pela cana-de-açúcar equivale, da área do estado de São Paulo, a

a) 35%. b) 25%. c) 20%. d) 12%. e) 8%.



12 UNESP EXTRATIVISMO

O extrativismo vegetal é um resquício de um ciclo econômico experimentado no Brasil e desenvolvido já há bastante tempo na Amazônia, quer seja em moldes mais modernos ou tradicionais. Nessa prática, estão envolvidos vários atores ao longo da cadeia produtiva.

Indique a alternativa que apresenta os principais atores envolvidos nesse processo.

a) Patrões, coletores, intermediários e atacadistas.

b) Patrões, roceiros, comerciantes e consumidores.

c) Patrões, roceiros, intermediários e atacadistas.

d) Patrões, coletores, intermediários e consumidores.

e) Patrões, garimpeiros, intermediários e atacadistas.



13 ENEM DESMATAMENTO

Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo.

A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais. Internet (com adaptações)

Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que

a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira.

b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética.

c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.

d) a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.

e) o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie.



14 UNESP VIOLÊNCIA URBANA

Nos últimos anos, surgem diversos dramas oriundos da violência urbana. Os habitantes dos maiores centros urbanos mudam o cotidiano, alterando seus hábitos e posturas, em função do medo e da desconfiança. A cidade, como a face material das relações sociais, reproduz este quadro de medo. Como conseqüência, a paisagem urbana também é modificada. Como é possível identificar o aumento da violência pela observação da paisagem urbana?





15 UNESP URBANIZAÇÃO

Um dos processos espaciais que tem ocorrido sistematicamente nas cidades brasileiras refere-se à ampliação considerável da área urbana ocupada e ao crescimento da periferia. O poder público, baseado em políticas territoriais, tem ampliado sistematicamente o perímetro urbano. Escolha a alternativa que define este processo.

a) Os promotores imobiliários investem em infra-estrutura urbana nas áreas periféricas, favorecendo a sua ocupação e, com isso, acabam vendendo uma maior quantidade de terrenos.

b) O processo é denominado de centralidade urbana e só ocorre em cidades onde houve a saturação do centro e das áreas intermediárias, restando à população a ocupação das áreas periféricas.

c) A população prefere morar distante do centro por causa da tranqüilidade, menor violência, ausência de congestionamento e, também, pelo preço dos terrenos, que é muito menor.

d) A periferização é caracterizada pelo crescimento horizontal das cidades em direção às áreas distantes do centro tradicional. Com a intensidade deste processo, grande parte das áreas periféricas, principalmente aquelas ocupadas pelas camadas mais pobres da população, fica deficitária em relação a infra-estrutura e saneamento básico.

e) O processo refere-se à densidade demográfica, ou seja, os centros das cidades já estão super-povoados e, assim, a ocupação da periferia alivia este congestionamento.



16 UNESP URBANIZAÇÃO DO CAMPO

A imagem da paisagem rural rica em verdes (silvestres ou cultivadas), água limpa, ar puro e silêncio acaba se opondo ao artificialismo das cidades. Com esse diferencial positivo, essa paisagem passa a ser valorizada, entra no circuito da troca e torna-se mercadoria. Nessa dinâmica de consumo, terras com essas características são capturadas pelo mercado imobiliário e oferecidas aos citadinos com o forte apelo de melhorar sua qualidade de vida. Com a intensificação do processo de aumento de residências de citadinos no meio rural, essa paisagem sofre profundas transformações.

Aponte as modificações que ocorrem na paisagem rural onde esse processo se intensifica.





17 PUC SP DEMOGRAFIA

“Com o aumento da expectativa de vida no mundo inteiro, tornar-se pai depois dos 40, 50 ou 60 anos deixou de ser raridade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens brasileiros viviam, em média, 60,2 anos em 1980. Em 2005, essa idade aumentou para 68,3 anos”. (ÉPOCA. “Que lindos. São seus netos?”, nº 472, junho de 2007, p. 108)

Se para muitos homens a paternidade é um fenômeno tardio, o mesmo vem acontecendo com a população feminina (no caso a maternidade). Sobre a paternidade e maternidade mais tardias pode-se dizer que

a) a maternidade mais tardia da mulher é um fenômeno de repercussão importante na dinâmica demográfica da população brasileira, baixando, inclusive, as taxas de fecundidade.

b) a expectativa de vida vem aumentando para homens e mulheres igualmente em todas as regiões brasileiras, o que torna nacional e homogênea a queda das taxas de fecundidade.

c) nas cidades, a maior escolarização das mulheres interfere pouco nas taxas de fecundidade em razão dos limites biológicos da reprodução, que tem que se dar na mesma faixa de idade.

d) o que interfere nas taxas de fecundidade é o controle da natalidade, que significa uma primeira maternidade tardia e, em segundo lugar, com menos importância, é o aumento do índice de escolarização das mulheres.

e) o aumento da expectativa de vida dos homens e a possibilidade de ser pai mais tarde é o principal fator de queda da natalidade no Brasil, o que explica o baixo número de casamentos.



18 UFABC MIGRAÇÃO

Na década de 1970, agricultores também foram atraídos por propaganda semelhante à do período cafeeiro. Foram alvos desta propaganda, principalmente,

a) pequenos proprietários da região Sul, atraídos para o Centro-Oeste por empresas colonizadoras que ofereciam como vantagens terras virgens e de baixo preço.

b) usineiros empobrecidos da Zona da Mata nordestina, incentivados a ocupar a Amazônia – a terra sem homens – com a promessa de doação de terras pelo governo federal.

c) agricultores sem-terra da região Sul, os chamados “brasiguaios”, que se dirigiram ao Uruguai em busca de terras doadas pelo governo local para a ocupação da fronteira.

d) empresários paulistas, que queriam aproveitar os incentivos fiscais para quem investia no Projeto Jari, um dos grandes projetos agroindustriais do Pará.

e) posseiros de várias áreas da região Sudeste, atraídos para a Amazônia pela promessa do governo em promover assentamentos em reservas extrativistas.



19 UFABC BIODIESEL

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, substitui total ou parcialmente o óleo diesel produzido a partir do petróleo. O Dr. Rudolf Diesel, inventor do motor a diesel, teria dito em 1911 que o motor diesel poderia ser alimentado com óleos vegetais e ajudaria, consideravelmente, o desenvolvimento da agricultura dos países que o adotassem.

Baseado no texto e nas informações veiculadas pela mídia, analise as afirmações.

I. No processo de retirada do enxofre do óleo diesel, ocorre destruição das mercaptanas, substância lubrificante, e a reposição dessa característica é feita com a adição de biodiesel.

II. biodiesel contém pequena quantidade de hidrocarbonetos aromáticos cancerígenos.

III. O biodiesel traz vantagens econômicas, ambientais e sociais; estas envolvem a geração de empregos em áreas geográficas menos atraentes.

IV. A mamona (Ricinus communis), usada na produção do biodiesel, apresenta alguns resíduos tóxicos como o óleo de rícino e a torta de mamona, que carecem de estudos mais aprofundados para seu reaproveitamento.

Está correto apenas o contido em

a) III. b) I e II. c) II e III. d) I e III. e) III e IV.



20 FGV ENERGIA

A matriz energética brasileira é considerada uma das mais limpas do mundo, como mostra o gráfico abaixo (EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas). A esse respeito, assinale a alternativa correta:

a) O uso predominante de fontes não renováveis pelos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne trinta países, entre eles Turquia, Polônia e México), caracteriza situação de certo atraso econômico e/ou de produção industrial mais antiga.

b) Entre as principais fontes de energia não renováveis estão: petróleo, gás natural, carvão mineral, urânio e derivados.

c) O uso de fontes renováveis, especialmente de biomassa para fins energéticos, é uma característica de países econômica e ambientalmente mais avançados.

d) Entre as principais fontes de energia renováveis estão: energia hidráulica, energia nuclear, biomassa, e biogás.

e) Entre as fontes de energia que tendem a diminuir sua participação nas matrizes energéticas, figuram a energia nuclear e o carvão mineral, por contribuírem para o aquecimento global.



21 UNESP ENERGIA

Nos últimos meses, uma polêmica tem originado discussões em vários setores da população brasileira sobre a proposta do Ministério de Minas e Energia de construir hidrelétricas no rio Madeira, o que geraria uma série de impactos sociais e ambientais negativos. Houve um temor de que se tomassem medidas específicas para esse caso, se a licença ambiental não fosse concedida pelo IBAMA. Indique a alternativa que expressa essas medidas.

a) Transferir os recursos financeiros dessas hidrelétricas para as de outros rios brasileiros.

b) Incentivar a geração de energia eólica na região Norte.

c) Retomar a opção por energia nuclear ou a construção de usinas térmicas, para suprir, em parte, a demanda do país.

d) Incrementar as turbinas geradoras de energia através das marés.

e) Capacitar o setor de energia solar com incentivos à pesquisa em tecnologia.





22 UNESP 2007 ECONOMIA BRASILEIRA 1991 – 1999

Autoridade terá de explicar venda de refinarias ao Supremo

Autoridade terá dez dias para explicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a venda, anunciada em 10 de maio, de duas refinarias da Petrobrás à Bolívia. (Destak, 1°/6/2007)

BC devia impor devolução aos poupadores

O Banco Central deveria impor aos bancos a devolução do dinheiro que os poupadores perderam nas cadernetas de poupança com o Plano Bresser, evitando que milhares tivessem de correr para entrar com ações na Justiça, defendeu ontem o promotor de Justiça e de Defesa do Distrito Federal e Territórios.

(Destak, 1°/6/2007)



PIB BRASILEIRO

ANO US$ BILHÕES CRESCIM ANUAL %

1991 451 1,0

1992 449 -0,5

1993 471 4,9

1994 499 5,9

1995 520 4,2

1996 533 2,7

1997 553 3,6

1998 552 -0,1

1999 558 1,0

(IBGE e Banco Central do Brasil. Adaptado.)



O principal indicador da atividade econômica de um país é o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em seu território em um determinado período. A tabela refere-se aos dados do Brasil, no período de 1991 a 1999.

Indique os anos em que o Brasil apresentou o melhor e o pior índice, em porcentagens, relacionando-os a eventos nacionais e internacionais.?



23 MACKENZIE ECONOMIA INFORMAL

Segundo dados de 2005, coletados pelo Professor José Pastore, membro efetivo da Academia Paulista de Letras, em seu artigo Informalidade: estragos e soluções, cerca de 56% dos trabalhadores brasileiros, ou seja, da população ocupada, se encontram na informalidade.

Considere as afirmações abaixo, a respeito das causas da economia informal no Brasil.

I. A elevada carga tributária que recai sobre as pessoas físicas e para as empresas formais.

II. As mudanças no mercado de trabalho com a crescente informatização e robotização.

III.O fraco desempenho da economia nacional, que não tem gerado empregos em número suficiente.

IV.A terciarização da economia que, de uma maneira geral, elimina uma boa parte dos empregos do setor formal.

Estão corretas

a) apenas I e II. b) apenas I, II e III. c) apenas I, III e IV. d) apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.





24 UFABC ECONOMIA BRASILEIRA

Observe atentamente a relação de sentido dos títulos dessas notícias com os respectivos textos.

Afirma-se:

I. Se a notícia não for lida, o leitor poderá entender o título em sentido diferente daquele pretendido pelo jornal.

II. A redação dada aos títulos dessas notícias pode levar o leitor a interpretar erroneamente os fatos.

III.O título compatível com o conteúdo da primeira notícia é: “Autoridade terá de explicar ao Supremo a venda de refinarias”.

IV.A recuperação do adequado vínculo sintático e de sentido em – BC devia impor devolução aos poupadores – associa-se à regência das palavras impor e devolução, visto que ambas pedem dois complementos.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.



25 UFABC ECONOMIA BRASILEIRA

A população clama por um plano econômico eficaz

Nossa geração começou a tomar contato com a economia usando um dinheiro que queimava na mão e que tinha de ser gasto rapidamente para não perder o valor.

(Paulo Eduardo de Souza Sampaio. In: O Estado de S.Paulo, 30.06.1995)

Nas décadas de 1980 e 1990, o povo brasileiro sentiu diretamente os efeitos da política econômica de diferentes governos, que implantaram, por exemplo, os seguintes planos econômicos: Cruzado, Bresser, Verão, Collor e Real. Identifique a alternativa que apresenta coerência entre objetivos desses planos e a idéia contida no texto.

a) Os governos idealizaram os planos com o objetivo em comum de conter o crescimento inflacionário, que reduzia o poder de compra da moeda nacional.

b) Os três primeiros planos foram elaborados visando reduzir a dívida externa, enquanto os outros dois estimularam a capitação de recursos em países emergentes.

c) Os planos Cruzado e Collor tiveram como metas prioritárias o aumento da circulação da moeda brasileira, com a finalidade de estimular o consumo interno.

d) O Plano Bresser e o Plano Collor foram os que objetivavam a redução dos índices de inflação, uma vez que os demais continham medidas para sua elevação.

e) Os planos econômicos foram implementados com caráter puramente eleitoral, já que as medidas adotadas não alteraram as condições econômicas do país.





26 UFABC TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Leia a manchete e analise o mapa.

Mais de 1 000 pessoas ocupam área junto ao canteiro de obras

do projeto de transposição do rio São Francisco

(www.ambientebrasil.com.br – Acesso em 27.06.2007) (www.moderna.com.br)

Uma das justificativas apresentadas para a transposição das águas do rio São Francisco é

a) garantir abastecimento de água para todos os estados nordestinos: do Maranhão ao estado da Bahia.

b) promover a reformulação da estrutura fundiária regional, reduzindo a área dos latifúndios improdutivos.

c) combater os efeitos do aquecimento global que, em poucas décadas, provocaria o fenômeno da desertificação.

d) solucionar os históricos problemas socioeconômicos que causam o intenso êxodo da região do semi-árido.

e) ocupar extensas áreas sub-aproveitadas do semi-árido incentivando o crescimento da agricultura familiar.





27 UFABC EDUCAÇÃO

Editorial

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações sobre o mundo, noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam contra a dependência química de milhares de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito. Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso: além do fator religião, milhares foram em busca de uma figura paternal admirável, que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem. (LUFT, Lya. A Educação Possível. Veja, 23/5/2007)

É correto afirmar que o texto

a) critica a falta de educação pública básica, prejudicada pela falta de recursos, já que estes são usados para conceder aumentos a políticos.

b) prega a necessidade de pessoas de vida pública servirem de exemplo, como os professores, que, apesar de receberem salários humilhantes, educam.

c) entende educação em sentido lato, defendendo a tese de que as gerações se educam no modelo religioso do papa.

d) discute a necessidade de pessoas públicas avaliarem os efeitos de suas condutas, pois estas acabam por incutir padrões sociais, nem sempre desejáveis.

e) condena a atitude passiva das pessoas que buscam referências de comportamento em artistas, líderes e autoridades.











28 UNESP CULTURA BRASILEIRA

Após a vitória do selecionado brasileiro de futebol contra a equipe checa – que levaria o time nacional as semifinais da competição – publicou-se uma declaração do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre sobre essa conquista: “Creio que uma das condições de vitória dos brasileiros nos encontros europeus prende-se ao fato de termos tido a coragem de mandar à Europa desta vez um team francamente afro-brasileiro. Tomem os arianistas nota disto.” (Um team afro-brasileiro ... , Correio da Manhã, 15.06.1938.)

Levando em conta o contexto histórico, é correto afirmar que a declaração de Gilberto Freyre

a) avalia que a vitória no campo esportivo não devia servir para esconder as mazelas de uma sociedade mestiça.

b) reconhece como positiva a miscigenação do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que critica a busca dos nazistas pela raça pura.

c) reforça a tradição preconceituosa da população brasileira, por realçar o estereótipo do negro como pouco afeito ao trabalho.

d) entende a importância dos brasileiros em buscar a constituição de uma raça perfeita, como faziam os fascistas.

e) defende as idéias dominantes em meados do século XX, que apontavam a superioridade dos brancos sobre os negros.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui