Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA BRASIL 1964-2007 - VESTIBULARES JULHO 2007 -- 05/10/2007 - 11:18 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Questões de Vestibulares Julho de 2007 – História do Brasil 1964-2007

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal



1 PUC SP Brasil conflitos

O Brasil manteve a unidade territorial após a independência política, mas isso não impediu que ocorressem vários conflitos armados internos no Império e na República.

Podemos citar, como exemplo, a

a) política café-com-leite na Primeira República, que permitiu que paulistas e mineiros mantivessem o controle da Presidência desde a proclamação da República até 1930.

b) Guerra dos Farrapos, quando os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pretenderam, em 1845, separar-se do resto do país e unir-se à Argentina.

c) Revolução Constitucionalista de 1932, quando São Paulo se opôs ao governo federal de Getúlio Vargas e defendeu a convocação de uma Assembléia Constituinte.

d) ditadura militar, que durou de 1964 a 1985 e garantiu o predomínio de setores do oficialato do norte-nordeste do país sobre os agrupamentos militares do sulsudeste.

e) Confederação do Equador, de 1824, quando se tentou criar um Estado, nacional autônomo, livre das pressões inglesas e associado aos demais países sulamericanos.



2 UNESP GOVERNO COLLOR

Considerando a charge de Claudius, publicada no jornal O Estado de S.Paulo em agosto de 1992, ( A charge demonstra a trajetória de um atleta de salto em altura que consegue transpor o obstáculo mas caiu em uma poça de lama , mencionando o período de 1989 a 1992 para a trajetória do que o chargista intitulou de Collor Games .

Considerando a charge de Claudius , publicada no jornal O Estado de São Paulo em agosto de 1992 , explique a trajetória do governo do presidente Collor.



3 FATEC GOVERNO COLLOR

Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que

a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população.

b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país.

c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas.

d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória.

e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.





4 MACKENZIE

O que é meridianamente claro é que a ditadura deixa uma herança arrasadora. Desorganização, miséria, cinismo político, corrupção institucional, inflação de três dígitos e recessão, uma dívida interna e externa calamitosa e combinada ao controle imperialista, programado por dentro da nossa economia e da nossa política econômica, uma burguesia desmoralizada pela aventura contra-evolucionária, um Estado minado por doutrinas e práticas autocráticas, um regime de partidos montado para pulverizar as forças sociais ativas na sociedade civil e, especialmente, para fortalecer o sistema como núcleo de militarização do poder político estatal.

Florestan Fernandes – Eleições diretas e democracia

O texto acima, do eminente sociólogo brasileiro, aponta traços de uma “herança arrasadora” legada

a) pelos longos anos do Estado oligárquico, dominado pelos cafeicultores de São Paulo e Minas Gerais, entre 1890 e 1930.

b) pela década e meia do governo conduzido autoritariamente por Getúlio Vargas, após o triunfo do movimento político de 1930.

c) pelos governos populistas de Juscelino Kubitschek e João Goulart, entre 1946 e 1964.

d) pelo regime militar, durante o qual se sucederam cinco presidentes generais, entre 1964 e 1985.

e) pelos desastrosos anos dos governos de Fernando Collor e Itamar Franco, de 1990 a 1995.





5 MACKENZIE Governo FHC

• Desregulamentação do mercado nacional

• Ampla política de privatização das empresas estatais

• Manutenção de altas taxas de juros para atração do capital estrangeiro

• Corte de gastos governamentais destinados a serviços e programas sociais

• Flexibilização da legislação trabalhista

As medidas relacionadas acima se destacaram entre as mais importantes da política econômica posta em prática ao longo dos oitos anos do governo FHC (1995-2002).

Há certo consenso segundo o qual elas permitem caracterizar essa política como sendo

a) nacional-desenvolvimentista. b) comunista. c) neoliberal. d) keynesiana. e) socialista.



6 FGV Brasil 2007

No mês de março deste ano, o presidente norte-americano, George W. Bush, em visita oficial ao Brasil:

a) Assinou acordo que prevê a redução da tarifa norteamericana de importação do biocombustível brasileiro.

b) Rejeitou a assinatura do acordo de cooperação tecnológica que incorporava a reivindicação dos produtores brasileiros de álcool para a renovação da indústria de

biodiesel no Brasil.

c) Rejeitou a assinatura do acordo para que os Estados Unidos passem a comprar o álcool e o biodiesel produzidos no Brasil.

d) Assinou acordo de cooperação tecnológica para a produção do etanol.

e) Assinou acordo que prevê a diminuição do preço mundial do petróleo, em decorrência de elevação da oferta do metanol produzido no Brasil.





7 MACKENZIE industrialização brasileira

Um importante estudo do economista Paul Singer a respeito da industrialização do Brasil entre 1885 e 1980 apresenta-a como um processo que se divide em 4 grandes etapas. Assinale a alternativa em que estão relacionadas corretamente a periodização (1, 2, 3 e 4) e a característica fundamental (I, II, III e IV) de cada uma dessas etapas.

1) 1885-1930 2) 1933-1955 3) 1956-1967 4) 1968-1980

I. Transição da industrialização extensiva à constituição da indústria de base.

II. Industrialização como conseqüência secundária da reorganização capitalista da cafeicultura.

III.Consolidação das transformações estruturais.

IV. Expansão do capital monopolista (multinacional e estatal).

a) 1-IV, 2-III, 3-I, 4-II b) 1-II, 2-I, 3-IV, 4-III c) 1-III, 2- I, 3-II, 4-IV d) 1-I, 2-II, 3-III, 4-IV

e) 1-II, 2-III, 3-I, 4-IV





8 UNESP POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o Brasil continuará insistindo na criação da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa).

“No segundo mandato temos um compromisso com o Brasil, com o povo brasileiro, e com a América do Sul. Precisamos continuar trabalhando para a criação da Comunidade

Sul-Americana de Nações”, disse Lula, durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos. “Estamos convencidos de que a América do Sul vai ter de se integrar cada vez mais.” (Adriana Stock, BBC-Brasil, 26.01.2007.)

A partir de 1850, o Estado nacional brasileiro encontrava-se consolidado. As divergências regionais já não punham em causa a autoridade da monarquia estabelecida

no Centro Sul. O fim do tráfico [de escravos] restabeleceu as relações com a Inglaterra. O olhar imperial mirava a possibilidade de expandir sua influência em direção à região do Prata, abalada desde a independência do Uruguai.

(F. de Campos e R. Garcia, Oficina de História – História integrada.)

Considerando os textos, justifique as diferenças de postura do governo brasileiro quanto às relações do Brasil com a América do Sul.





9 VUNESP BRASIL ECONOMIA 1994 2007

Lula anuncia hoje pacote para acelerar o crescimento

Após quase três meses de discussão, o governo federal anuncia hoje quais medidas serão adotadas para impulsionar o crescimento da economia. O PAC (Programa para Aceleração do Crescimento) abrange temas como investimento em infraestrutura, desoneração e controle fiscal e tem como objetivo turbinar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que teve expansão média de cerca de 2,6% ao ano no primeiro mandato. (Ana Paula Ribeiro, Folha Online, 22.01.2007.)

No que respeita ao crescimento econômico, os resultados obtidos pelo governo brasileiro a partir de 1994 contrastam com os índices alcançados pela Ditadura Militar entre 1967 e 1973, no chamado Milagre Econômico, sobre o qual é correto afirmar que

a) obteve índices de crescimento elevados, porém ampliou

a concentração de renda e a desigualdade social.

b) obteve índices de crescimento modestos e foi responsável pela redução das disparidades regionais.

c) teve forte sentimento nacionalista, rejeitando qualquer ingerência externa nos assuntos econômicos brasileiros.

d) promoveu agressiva abertura da economia brasileira, o que levou à conquista da autonomia tecnológica.

e) tratava-se de um programa protecionista, que estabelecia restrições à entrada de capital estrangeiro no país.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui