Usina de Letras
Usina de Letras
218 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O CÉREBRO -- 22/09/2007 - 00:40 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



O cérebro é composto por bilhões de neurônios que vão se interconectando em forma de redes a partir das catorze semanas de vida intra-uterina quando começa a formação do sistema nervoso do feto. Essas redes de neurônios vão sendo tecidas obedecendo às informações enviadas pelo ambiente, pela educação e pelas experiências que vivenciamos ao longo das nossas vidas. Tudo isso forma o “espírito”, que comanda todas as nossas ações através de impulsos eletroquímicos, enquanto tivermos energia em nossos corpos para fazer os neurônios funcionarem. Energia que nos é fornecida pelos alimentos que ingerimos, pela água que bebemos, pela luz do sol e até pelo ar que respiramos.



Cada pessoa pensa de uma maneira diferente, não existe duas pessoas no mundo que pense da mesma forma e é muito difícil, depois de amadurecidos, mudarmos nossas opiniões e convicções.



Nos recusarmos até a ler textos que contrariem nossas idéias.



Se alguém acha que o “espírito” ou “alma” é alguma coisa que vem de fora, vive em nosso corpo, comanda tudo que fazemos e, depois que morremos, comparece a um tribunal para prestar contas do que obrigou nosso corpo a fazer, ou ainda continua vivendo fora de nós esperando encarnar em outro corpo para continuar um hipotético processo de aperfeiçoamento, realmente isto é uma coisa que minhas redes neuroniais interpretam como pura fantasia.



Isto não significa que eu esteja certo e todos os outros errados, significa apenas que meus neurônios foram interligados de forma diferente e interpretam as coisas de outra maneira.



Vejamos alguns exemplos que, para mim, são evidências de ligações equivocadas entre os neurônios e para outras pessoas pode ser exatamente o contrário, ou seja, ligações bem sucedidas:







- Poluir desnecessariamente o planeta.



- Gastar mais do que se ganha.



- Beber imoderadamente.



- Fumar.



- Consumir drogas.



- Abstinência sexual voluntária prolongada.



- Assistir TV muitas horas por dia.



- Passar muito tempo jogando vídeo-game.



- Gastar dinheiro com jogos de azar.



- Votar nulo ou em branco.



- Idolatrar artistas, atletas, políticos, etc (ninguém merece).



- Roubar (exceto o furto famélico).



- Matar (exceto em legítima defesa).



- Torcer por futebol (ou qualquer esporte explorado comercialmente).



- Seguir qualquer religião (pagar dízimo nem se fala).



- Acreditar em horóscopo, leitura de mãos, tarot, búzios, etc.



- Comer exageradamente.



- Levar uma vida sedentária.



- Ler “CARAS”, ‘QUEM” e similares.



- Colecionar “PLAYBOY” e similares.



- Acreditar que somos diferentes dos outros animais (vide FRITJOF CAPRA abaixo).



Recife, 20/09/07.







HOMEM, CHIMPANZÉ MELHORADO







“A filosofia ocidental, na grande maioria das suas manifestações, sempre concebeu a capacidade de raciocinar como uma característica exclusivamente humana , o que nos distinguiria de todos os animais. Os estudos de comunicação com chimpanzés, demonstraram de maneiras dramáticas, a falácia dessa crença. Deixam claro que entre a vida cognitiva e emocional dos seres humanos, e a dos animais, só há uma diferença de grau; que a vida é um todo sem solução de continuidade, no qual as diferenças entre as espécies são gradativas e evolucionárias. Assim, a razão não é uma essência que nos separa dos outros animais; antes, coloca-nos no mesmo nível deles”.







MOLÉCULAS







“Cada uma das moléculas do nosso corpo já fez parte de outros corpos – vivos ou não – e fará parte de outros corpos no futuro”.







FRITJOF CAPRA



In “AS CONEXÕES OCULTAS”



 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui