Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Uma cidade procura o assassino -- 16/12/2002 - 04:16 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Movido por uma enorme expectativa, pela enésima vez tornei a assistir o filme "Eine Stadt sucht den Mörder" [Uma cidade procura o assassino], do grande Fritz Lang. O título, em português, é um acontecimento: "M, o vampiro de Düsseldorf".

No cartaz do filme e na capa da fita de vídeo, o olhar de Peter Lorre (foi ator da companhia de Brecht), com a letra "M", de "Mörder" (assassino) escrita a giz no paletó preto.

Na cena final, uma assembléia de mendigos, afetados em seus proventos pelos assassinatos de crianças perpetrados pelo "vampiro" da tradução brasileira, é obrigada a ouvir do acusado um impressionante discurso de autodefesa. O discurso, na verdade, acaba funcionando como uma peça da acusação. Só que contra a assembléia julgadora.

A seqüência inicial inteira é uma aula de estética expressionista, com o uso do preto e branco e do jogo de luz e sombra, cinema puro, levados a uma culminância raramente alcançada no cinema em todos os tempos. Não se dá a ver o assassinato e nem o corpo da criança assassinada, apenas uma bola desce rolando por um pequeno declive um pouco abaixo daquele que intuímos como sendo o local do crime. Em seguida, a câmera flagra um balão de ar preso à fiação de um poste de iluminação. O balão tinha a forma de um boneco. A menina o recebera de presente das mãos do suposto assassino um pouco antes. Deste, na verdade, até ali, só tínhamos visto a sombra, projetada exatamente sobre um dos cartazes de busca, que prometia uma soma relevante em dinheiro para quem o identificasse. Enquanto isso, sozinha e distraída, a menina joga a bola contra a parede onde o cartaz se encontra afixado.

Uma lástima a cópia comercializada pela Editora Altaya, de inúmeros maus serviços prestados com suas outras coleções de música ou literatura. Sobre a legenda anterior, em inglês, da qual ainda se podem ver algumas rebarbas, simplesmente colaram uma nova tarja com a legenda em português. Não é fácil ter prazer em presença de tantos ruídos acumulados sobre uma só fita de vídeo: o som do original (alemão) é indiscernível, e a maçaroca das legendas ocupa, muito desagradavelmente, todo o campo inferior da tela, para não falar das perdas com que já arcamos, de resto, nas laterais. Haja!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui