Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Wim Wenders: paisagens que imploram por uma história -- 07/12/2002 - 04:16 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"O clamor das histórias" é o título deste artigo, publicado originalmente pelo DIE WELT online (Berlim, 05/11/01), sobre "Bilder von der Oberfläche der Erde" [Imagens da superfície da terra], um livro contendo fotografias feitas pelo cineasta ao longo de seus projetos cinematográficos. Responsável pelo lançamento é a editora Schirmer/Mosel, de Munique. O volume (124 páginas) custa 78 marcos.

____________________

trad.: zé pedro antunes

Dificilmente haverá hoje um outro diretor de cinema [imagens em movimento] cujos projetos cinematográficos tenham sofrido tamanha influência da fotografia [imagens estáticas] como o foram os filmes de Wim Wenders.

Uma reportagem fotográfica de Walker Evans sobre a depressão no sul americano tornou-se, assim, o compasso óptico para "No correr do tempo" (Im Lauf der Zeit), o primeiro grande filme do cineasta: "Acontecia de nos determos na rua para rodar uma cena, porque um pedaço de paisagem ou um motivo arquitetônico nos trazia à memória algumas daquelas fotos". É assim que Wenders rememora as filmagens, durante as quais percorreu, por assim dizer, a periferia alemã.

Em "Imagens da Superfície da Terra" estão reunidas fotos panorâmicas de localidades que o diretor veio a conhecer durante a realização de seus projetos cinematográficos.

O deserto do Novo México e um estacionamento em Dallas ("Paris, Texas"). Um cemitério de fuscas e uma cratera aberta por um meteorito na Austrália ("Até o fim do mundo"). O porto e um estande para engraxates em Havana ("Buena Vista Social Club"). A floresta de bambus e o mosteiro Toshodaiji no Nara japonês ("Tokyo-Ga").

As imagens estáticas do cineasta são praticamente vazias de seres humanos, tendo sido, muitas delas, etapas de preparação para filmagens: "Há paisagens que logo imploram por uma história", como ele diz.

Fixado este grito de socorro [as fotos do livro], Wenders pode criar então algum tipo de ajuda, preenchendo as paisagens com personagens e suas existências.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui