Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FREVO, 100 ANOS DE ALEGRIA! -- 09/02/2007 - 21:58 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No ano de 1907 no Estado de Pernambuco, Brasil – foi oficializado, pelos jornais da época o nome “FREVO”. Inicialmente a palavra “fervendo”, mais tarde chamada pela população de “frevendo” e a partir de 09 de janeiro de 1907 de “frevo”, criava-se ali o nome oficial para um ritmo até então desconhecido.



Um pouco de balé, um pouco dos passos de capoeira e muito de alegria, os primeiros dançarinos da música até então sem letras, divertiam-se pelas ruas de Recife e Olinda (e outros Municípios) em um ritmo vibrante e frenético.



“Eu frevo”, quando ouço essa música! Diziam os primeiros passistas que se empolgavam ao ouvir os acordes dos sons metálicos das bandas. Os trombones de vara, os saxofones, os pistões e clarinetes faziam a população vibrar com a melodia que ouviam.



Hoje, 100 anos se passaram. O FREVO torna-se patrimônio folclórico, histórico e cultural de nosso país.



O povo pernambucano com seus verdadeiros balés carnavalescos encantam todo aquele povo regional e todos os demais brasileiros e estrangeiros que têm a oportunidade de assistir ou participar dos verdadeiros espetáculos de música, canto e fantasia.



Para dançar o frevo não basta empolgação, pois o ritmo exige um grande preparo físico e principalmente conhecimento de seus passos marcados e exigentes.



Com a mesma característica o frevo hoje é dividido em várias modalidades e cadências permitindo assim que Agremiações desfilem nas Avenidas trazendo alegria e felicidade.



Nós brasileiros ficamos orgulhosos por participar desses 100 anos de comemoração de uma música “verdadeiramente brasileira”, nascida no Estado de Pernambuco, um dos mais bonitos de nosso país.



Parabéns Pernambuco! Parabéns Pernambucanos! PARABÉNS BRASIL E BRASILEIROS!



09/02/2007

Paulo M.Bernardo



Minha homenagem a Antônio da Nóbrega e a tantos Antônios, Josés, Marias, Cristinas e todos os anônimos que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem para o enriquecimento de nossa cultura popular!

*ESSE É O BRASIL QUE DEVEMOS APLAUDIR DE PÉ!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui