Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITO QUESTÕES VESTIBULARES 2007 -- 06/02/2007 - 10:29 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO 2006 – JANEIRO 2007.







HISTÓRIA ANTIGA





1 D



Resolução 2

No Antigo Egito, a escrita destinava-se a fins administrativos e para uso sacerdotal. Nos dias de hoje o analfabeto total e o analfabeto funcional não conseguem ajustar-se plenamente à sociedade contemporânea pois o domínio da leitura é essencial para o pleno exercício da cidadania .



Resolução 3

a) Na Atenas Clássica, “bárbaro” era a designação atribuída aos não gregos . Estava implícita no termo a idéia de uma superioridade cultural dos gregos .

b) Como o próprio texto assinala , significavam o triunfo da civilização helênica sobre o barbarismo .

c) A apropriação ocorreu no século XIX , período do neo-colonialismo onde as nações européias se julgaram no direito de subtrair as riquezas arqueológicas de países sujeitos à ação imperialista .



4 B 5 B 6 C 7 D 8 C 9 E



Resolução 10

a) As civilizações egípcia e mesopotâmica tinham em comum a existência de monarquias teocráticas , onde o soberano era considerado um deus ou seu representante , possuindo poderes absolutos . Ambas compreendem o Modo de produção asiático onde se caracteriza a existência de servidão coletiva e a propriedade de terras atribuída ao Estado .

b) As civilizações grega e romana tinham em comum a religião , com muitos deuses romanos baseados na mitologia grega , e a existência de escravos utilizados nas atividades produtivas caracterizando o chamado Modo de produção escravista.





HISTÓRIA MEDIEVAL



Resolução 1

a) Críticas aos erros e desvios da Igreja , oposição à intervenção da Igreja no poder secular .

b) As heresias foram combatidas principalmente pela ação do Tribunal da Inquisição , excomungando os heréticos , condenando-os à fogueira e até com a realização de cruzadas antiheréticas como a cruzada dos albigenses .

c) As reformas religiosas rejeitaram a figura do Papa como chefe da Igreja , a exclusividade de interpretação da Bíblia por parte da Igreja , e sua autoridade para interferir em assuntos políticos .



2 C 3 B 4 E



Resolução 5

a) A servidão era uma forma de exploração do trabalho humano na qual o servo era preso á terra , submetido a um senhor para com o qual tinha obrigações de trabalho ou parte da produção . O senhor por sua vez tinha a obrigação de proteger o servo . O servo não podia ser vendido pois estava ligado ao feudo , neste aspecto se distinguia da escravidão .

b) Com o crescimento do comércio e das cidades ocorreram alterações nas relações entre senhor e servo . As obrigações costumeiras passaram a ser substituídas por pagamentos em trabalho ou em espécie . A maior demanda por produtos agrícolas aos poucos foi estimulando o arrendamento de terras senhoriais . A Peste Negra no século XIV resultou em grande mortandade , valorizando o trabalho dos que sobreviveram .



6 C



Resolução 7

a) O trabalho manual na Idade Média Européia era exercido pelos servos . O trabalho manual era visto sob uma perspectiva negativa , visto em uma perspectiva religiosa como um castigo imposto pelo pecado cometido por Adão no paraíso .

b) Como o texto demonstra o trabalho manual era valorizado quando exercido como cumprimento de uma penitência , no caso pelos religiosos . Com o crescimento das cidades , o surgimento das oficinas artesanais e das corporações passou a haver uma maior valorização do trabalho manual.



8 E 9 B 10 C 11 E 12 E



HISTÓRIA MODERNA



1 A 2 C 3 E



Resolução 4

Os europeus dominaram os ameríndios impondo seus padrões culturais de forma violenta , desconsiderando totalmente as peculiaridades locais e resultando em muitos locais na destruição da cultura indígena . Os europeus consideravam sua cultura como “superior” à cultura indígena , daí a imposição ocorrida que resultou em alguns locais na destruição da cultura local e em outros a miscigenação .



5 E



Questão 6 resposta esperada Unicamp

a) Do candidato é exigida tão somente a leitura atenta do texto, devendo mostrar que a pecuária danificava a agricultura, uma vez que as iniciativas dos indígenas para preservar suas plantações eram ineficazes e a pecuária era protegida por leis e costumes espanhóis.

b) A conquista da América, tema clássico dos manuais didáticos, representou uma experiência de grandes sofrimentos para as populações indígenas, tais como servidão, massacre, doenças e perda das suas tradições, além de terem passado pelos processos de cristianização e miscigenação. O candidato precisa mobilizar seu repertório de informações sobre o assunto.

c) Nessa questão de caráter conceitual, o candidato deve definir o que foi a encomienda, um sistema de trabalho compulsório dos indígenas por meio de concessão feita pelo rei a particulares (“encomenderos”), que exigiam dos indígenas a prestação de serviços, geralmente na agricultura, sem qualquer remuneração, e os encomenderos tinham a obrigação, em troca, de catequizá-los.



Resolução 7

a) O autor defende a Revolução Puritana e seus ideais de liberdade para todos e supremacia do Parlamento . Adverte contra a possibilidade de um retrocesso com a restauração dos poderes da monarquia que poria em risco as liberdades resultantes do processo revolucionário .

b) A Revolução Puritana de 1642-60, liderada por Oliver Cromwell, que venceu a luta contra os reis Stuarts que buscavam fechar o Parlamento.



8 E 9 E



Resolução 10

a) Como o texto assinala houve no período descaso para com os monumentos romanos , muitos destruídos e sem a preocupação de restauro .

b) Roma foi a capital do Império Romano que foi o maior e mais importante império formado na Antiguidade e como cidade tornou-se centro político e administrativo e de irradiação da cultura greco-romana .

c) O Renascimento foi uma revolução essencialmente urbana , em contraposição ao período medieval essencialmente rural . Na Itália , muitas cidades era autônomas , cidades Estado , com seus governantes investindo em bens culturais como forma de aumentar seu prestígio e importância como em Veneza , Gênova e Nápolis .



11 A 12 C



Resolução 13

a) Na Idade Média e da Idade Moderna atribuía-se aos monarcas a crença de que tinham poderes de cura , atribuídas a dons divinos .

b) O absolutismo que atribuía o direito divino aos reis deve-se às teorias de Jacques Bossuet , que em seu livro A Política Extraída das Sagradas Escrituras , afirmava ter o rei poder absoluto , por ser escolhido por Deus e somente a Deus é que deveria prestar contas .

c) A política econômica das monarquias européias na Idade Moderna é o mercantilismo , que tinha o objetivo de direcionar a economia para o fortalecimento do Estado através do monopólio , do metalismo , do superávit comercial e do exploração colonial .



14 D 15 B 16 A



Resolução 17

Antes da era do petróleo , no início da Revolução Industrial utilizou-se a energia do vapor , produzido com madeira ou carvão nas máquinas a vapor . As máquinas a vapor empregadas nos navios e locomotivas aumentaram substancialmente a velocidade e a capacidade de transporte , estimulando o crescimento da atividade econômica e dos meios de comunicação









HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX



Resolução 1

a) A Revolução Francesa tinha como principais lemas a igualdade , liberdade e fraternidade . Igualdade jurídica dos cidadãos com a supressão dos privilégios para grupos como o clero e a nobreza , liberdade política com o fim do absolutismo e a instaurações de governos baseados em uma Constituição e fraternidade com a redução das distâncias sociais . Por sua vez a Revolução Industrial estava associada à idéia de liberalismo econômico defendida por Adam Smith , ou seja a regulação pelo mercado e a não intervenção do Estado nas atividades econômica e nas relações de trabalho .

b) Os ideais da Revolução Francesa tiveram grande influência nas chamadas Revoluções Liberais de 1830 e 1848 .Por sua vez o liberalismo econômico associado à Revolução Industrial e as consequências dele resultantes em termos de aviltamento das condições de trabalho resultou em reações como o socialismo utópico e depois científico , com Marx e Engels .



Resolução 2

a) Como o quadro demonstra a principal alteração na infra estrutura de transportes nos países hispano-americanos foi a expansão da malha viária, principalmente a ferroviária.

b) A América Latina inseriu-se no mercado capitalista internacional de modo tardio , como fornecedora de matérias primas e consumidora de produtos industrializados , recebendo posteriormente investimentos dos países centrais , em um processo de substituição de importações .



3 D 4 D 5 B 6 A 7 A 8 E 9 E 10 C 11 A 12 C



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX E XXI



Resolução 1

a) O texto de inspiração marxista prega a destruição do sistema capitalista e sua substituição por um modelo socialista que valorizaria a arte do povo mexicano .

b) Diego Rivera e Siqueiros, são os expoentes do muralismo mexicano — onde sua expressão artística manifesta sua opção político ideológica de caráter popular , anticapitalista e revolucionário .



Resolução 2

A dominação imperialista instituída nos séculos XIX e XX na África e na Ásia foi realizada pelos países capitalistas centrais baseando-se sobretudo no poderio militar . Já a situação histórica descrita por Monteiro Lobato refere-se à ação de uma empresa , no contexto do capitalismo monopolista , que utilizando-se de seu poderio econômico , age por conta própria procurando fazer prevalecer seus interesses em Estados mais fracos .



3 E 4 E 5 C 6 D 7 C 8 C 9 A 10 D 11 E



Resolução 12

A.a)O processo de abertura da economia chinesa teve início na segunda metade da década de 1970 ,com a introdução de práticas capitalistas em regiões delimitadas do país , na área litorânea , denominadas Zonas Econômicas Especiais . Com isso empresas estrangeiras , atraídas pelo baixo custo da mão de obra , instalaram unidades produtivas com a finalidade de produção de bens de consumo para exportação . Porém o poder político continuou concentrado nas mãos do Estado , controlado pelo Partido Comunista .

A.b)A economia chinesa dispõe de imensa disponibilidade de mão de obra qualificada , de baixo custo e bem comportada . O país tem uma imensa classe média em expansão , com grande potencial de expansão do consumo . A infra-estrutura de transportes e energia oferece baixo custo operacional e a legislação ambiental é pouco rigorosa .



13 A 14 D



Resolução 15

a) A migração destes vietnamitas colaboradores dos americanos ocorreu em razão de com a vitória dos norte vietnamitas eles seria julgados como traidores caso permanecessem .

b) A grande justificativa da intervenção era a de conter a expansão comunista no Sudeste Asiático , defendendo o capitalismo e os interesses americanos na região .

c) A região de fronteira dos EUA com o México é intensamente patrulhada , tendo sido aprovada a construção de um muro para dificultar a entrada de imigrantes ilegais .



Resolução 16

a) O fenômeno geográfico mais importante para explicar esta fusão de línguas nos EUA e o imenso fluxo migratório de habitantes de países latino-americanos de língua espanhola , principalmente do México que se estabelecem nos EUA , legal ou clandestinamente em busca de melhores condições de vida .

b) A migração latino-americana de um ponto de vista beneficia a economia americana ao possibilitar a disponibilidade de um grande contingente de mão de obra para trabalhos de pouca qualificação , bem como contribui para a economia dos países de onde a população provém em razão das transferências de parte dos ganhos para os familiares . O fluxo migratório contribui também para a manutenção do índice de crescimento populacional dos EUA , já que a taxa de crescimento da população exclusivamente americana está em declínio . De outro lado grandes contingentes de imigrantes podem gerar em determinados locais reações desfavoráveis tendo em vista a questão dos empregos , bem como gerar enclaves estrangeiros .



Resolução 17

a) A Guerra do Vietnã foi a causadora de um significativo movimento , sobretudo estudantil , pelo fim do conflito , em razão de sua longa duração , pouca perspectiva de vitória , existência do serviço militar obrigatório , aumento no número de soldados mortos e questionamentos sobre as justificativas de participação dos EUA no conflito .

b)o movimento hippie representou uma forte contestação aos valores da sociedade capitalista e entre as idéias defendidas estava a plena liberdade sexual que foi facilitada sobremaneira pelo surgimento da pílula anticoncepcional .



18 B 19 E 20 C 21 B 22 A 23 D



Resolução 24

a) No texto Hobsbawn conclui que as forças armadas e as forças policiais são bastante distintas em seu comportamento político sendo as forças policiais mais leais ao Estado , não importa qual seja o regime e as forças armadas mais críticas com relação ao seu apoio , principalmente a regimes ditatoriais .

b) No caso brasileiro , o golpe militar de 1964 foi um exemplo típico em que as Forças Armadas opuseram-se ao governo de João Goulart , acusando-o de comunizar o país o que resultou no golpe e na substituição do presidente por uma Junta Militar .



Resolução 25

a) O governo militar argentino lançou-se na aventura de tentar conquistar as ilhas Malvinas , ocupadas pelos ingleses , julgando que os ingleses não reagiriam devido à distância . Porém houve forte reação e subsequente derrota dos argentinos .

b) A iniciativa da guerra trouxe grande prestígio para a ditadura militar e gerou uma onda de nacionalismo na Argentina . Por sua vez a incontestável derrota , com os desdobramentos dela decorrentes levaram a um grande desgaste do governo , que associado à crítica de seu caráter ditatorial acabou redundando em sua queda .

c) A ditadura argentina a exemplo de outros governo militares instalados na América Latina na época foi um governo de caráter conservador , notabilizando-se pela forte repressão praticada contra seus opositores que levou à morte de milhares , sem qualquer julgamento .



26 E 27 A 28 B 29 D 30 B



Resolução 31

a) Apesar de desabitada a Antártida tem grande potencial econômico que poderá ser explorado desde que não haja prejuízo para o meio ambiente .Entre as riquezas estão a pesca em geral , existência de riquezas minerais como o petróleo . Trata-se de região onde a realização de pesquisas científicas é fundamental para o melhor conhecimento do clima do planeta e das consequências do efeito estufa .

b) A Antártica é uma região onde não ocorreu ainda exploração econômica , nem é habitada e por estar praticamente intocada , constitui-se em um patrimônio da humanidade , uma grande reserva natural mundial que deve ser preservada em benefício de toda a população do planeta e isto vem sendo felizmente observado pelos acordos internacionais .

c) Território internacional é parte do patrimônio comum de todos os estados nacionais. Nenhum Estado pode reivindicar domínio ou soberania sob o mesmo , devendo ser observadas regras internacionais homologadas por tratados para a ação dos Estados sobre este território .



Resolução 32

a) Estes cinco países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU em razão de que quando da sua constituição eram os grandes países aliados que foram os vencedores da Segunda Guerra Mundial contra Alemanha , Itália e Japão

b) As práticas de protecionismo dos países desenvolvidos são constantemente criticadas pelos países subdesenvolvidos isoladamente ou em blocos como o G-20 . Apesar da atuação da OMC poucos subsídios foram efetivamente reduzidos pela grande resistência de produtores e industriais a aceitar seu cancelamento . Os EUA recentemente reduziram a sobretaxa sobre o aço .

c)O Mercosul tem apresentado mais entraves do que êxitos . Como êxitos houve efetivamente uma maior intensificação das trocas comerciais entre países do bloco , principalmente entre Brasil e Argentina . Além dos quatro países originalmente membros , ingressou no bloco a Venezuela , a Bolívia propôs sua associação e o Chile é membro associado . Como fracassos verifica-se que a integração econômica permanece apenas em suas etapas iniciais , o bloco possui grande disparidade entre países grandes como Brasil e Argentina e países pequenos como Uruguai e Paraguai . O ingresso da Venezuela apresenta problemas pela sua economia limitada ao petróleo e por ter o presidente Hugo Chávez com uma política fortemente antiamericana . Existem discordâncias entre Argentina e Uruguai relacionadas à indústrias de papel no Uruguai e o Chile embora membro associado adota a política de fazer acordos bilateriais com inúmeros países , prática que Uruguai e Paraguai também estão querendo adotar.



33 E 34 E 35 A 36 C 37 B 38 D 39 D .



BRASIL COLÔNIA



1 A



Resolução 2

a) Os bandeirantes realizavam expedições pelo interior da colônia , ignorando as limitações do Tratado de Tordesilhas , contribuindo decisivamente para a conquista e expansão do território brasileiro na direção Sul e Centro Oeste ;

b) Com relação aos índios os bandeirantes realizaram muitas expedições de apresamento , onde tinham o objetivo de capturar índios para escravização , e nestas expedições mataram milhares de índios , além de destruir as missões jesuíticas . Mais tarde , no chamado bandeirismo de contrato voltaram-se contra os quilombos no Nordeste , exterminando também muitas tribos indígenas .



Resolução 3

a) Bandeiras foram expedições realizadas por paulistas , nos séculos XVII e XVIII com a finalidade de explorar o interior do Brasil visando a busca de metais preciosos , o apresamento de indígenas e as realizadas no Nordeste a destruição de quilombos e de tribos indígenas .

b) Para os bandeirantes aprisionar indígenas era uma fonte de renda e para os colonos como o texto assinala interessava por que o preço dos indígenas era inferior ao dos escravos negros .

c) Rituais antropofágicos eram cerimônias onde os indígenas matavam seus inimigos e depois os devoravam .



4 A 5 D 6 D 7 A 8 C



Resolução 9

a) Minas Gerais na época estava sofrendo a opressão fiscalista de Portugal que através da derrama e outras medidas procurava garantir um elevado montante de arrecadação na atividade aurífera . O desejo dos inconfidentes era a criação de um Estado politicamente independente , influenciados pelo Iluminismo e pela independência dos Estados Unidos.

b)Os inconfidentes propuseram a independência de Portugal , havendo divergências se por uma república ou monarquia constitucional , a criação de escolas e universidade , hospitais , fim dos monopólios comerciais e não definiram o fim da escravidão . O lema da bandeira era “Libertas quae sera tamen” (“Liberdade ainda que tarde”).



10 B 11 C 12 D 13 B



BRASIL PERÍODO MONÁRQUICO



1 E 2 D



Questão 3 resposta esperada Unicamp

a) O candidato deve atentar para as informações do texto e identificar dois aspectos negativos da cultura da canade-açúcar, tais como a diminuição da cultura de gêneros alimentícios, ampliação da escravidão, desmatamento, entre outros. A questão, portanto, exige apenas a leitura cuidadosa do candidato.

b) Essa questão faz parte do conteúdo clássico da história política do Império no Brasil (1822-1889). O candidato precisa identificar no Poder Moderador atribuições que fortaleceram a centralização da Monarquia, como o direito de dissolver, convocar ou adiar a Câmara, sancionar decretos, nomear senadores e ministros de Estado, suspender magistrados, perdoar ou abrandar penas impostas e conceder anistia. Pelo Poder Moderador, portanto, o monarca tinha o direito de intervir nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

c) Essa questão também é muito trabalhada nos materiais didáticos e o candidato deve apenas apontar dois fatores que levaram à abolição da escravidão; por exemplo: revoltas e fugas de escravos, campanhas abolicionistas, ações dos escravos na justiça para requerer sua liberdade, pressão da Inglaterra e legislação emancipacionista.



Resolução 4

A.a) A Assembléia Constituinte era formada principalmente por representantes da elite agrária e o projeto constitucional elaborado tinha algumas características liberais , entre elas a limitação do poder do imperador . D Pedro I , por sua vez , de formação absolutista e apoiado por partidários de origem portuguesa não aceitava qualquer limitação ao seu poder como imperador.

A.b) A Confederação do Equador, ocorreu em Pernambuco em 1824. Pretendia separar o Nordeste do resto do Brasil , criando uma República independente, federalista , liberal e antilusitana .

A.c) A Constituição de 1824 criou quatro poderes . Poder Executivo , exercido pelo imperador e o Conselho de Ministros , o Poder Legislativo , com o Senado e a Câmara dos Deputados , o Poder Judiuciário com Juízes e Tribunais e o Poder Moderador que era privativo do imperador . O voto era censitário , de acordo com a renda do eleitor e foi mantido o trabalho escravo .



Resolução 5

a) Como o texto assinala a Revolta Farroupilha teve caráter elitista , associada à grande agricultura e grande pecuária e a Cabanagem foi uma revolta popular , realizada pelas camadas mais pobres da população .

b) As revoltas provinciais buscavam ou a autonomia ou a descentralização do poder político imperial . Sua derrota resultou na consolidação do centralismo , no predomínio do poder imperial e do modelo elitista e escravocrata a ele associado .

c) As elites provinciais revoltaram-se contra o excessivo centralismo imperial e o descaso para com a realidade local . Buscavam maior autonomia , e o atendimento de suas reivindicações .





6 D 7 E



Resolução 8

a) São Paulo em 1827 era uma cidade com características rurais sendo a atividade agrícola a mais significativa com a cultura de cana de açúcar e de gêneros alimentícios . O Rio de Janeiro era uma cidade onde predominava o comércio por ser o porto de entrada de produtos do exterior .

b) São Paulo era capital provincial, mas ainda tinha um ambiente cultural acanhado . O Rio de Janeiro era a capital do Império e por esta razão centro das decisões políticas , cidade de rica atividade cultural por ser sede da corte e principal centro de contato entre o Brasil e o exterior .



9 D 10 A 11 D 12 B 13 C



Resolução 14

a) A ocupação territorial do Brasil no período colonial foi restrita à faixa litorânea , associada principalmente à produção de cana de açúcar . A pecuária levou à ocupação do interior do Rio Grande do Sul e do Nordeste em pequena escala e na Amazônia a atividade extrativista das “drogas do sertão “ .

b) A expansão de ferrovias no Brasil do século XIX esteve associada ao crescimento da atividade cafeeira em São Paulo , à aplicação de capitais anteriormente utilizados no tráfico negreiro e a investimentos estrangeiros , principalmente ingleses .



15 C 16 A





Resolução 17

a) Segundo o texto, a fotografia, no Brasil do século XIX, cumpria duas funções: colaborar na construção da imagem de um Brasil Imperial , um país em evolução e generalizar as formas de auto-representação a todas as camadas sociais, até então restritas à elite que podia encomendar pinturas de auto-retratos .

b) O Império representou uma continuidade da economia e sociedade colonial , permanecendo a estrutura social escravocrata e elitista e a economia baseada na agricultura de exportação e fundada no trabalho escravo .



18 C



REPÚBLICA VELHA



1 A



Resolução 2

O Acre passou a fazer parte do território brasileiro , mediante compra formalizada pelo Tratado de Petrópolis, onde a Bolívia recebeu em troca 2 milhões de libras, uma pequena área em Mato Grosso e a promessa de construção da ferrovia Madeira — Mamoré. A negociação foi intermediada pelo Barão do Rio Branco e decorreu da penetração de seringueiros brasileiros na região , para a produção de borracha .



3 A 4 B



Resolução 5

a)Como o próprio texto assinala a exploração do café não se limita à produção propriamente dita , mas abrange toda uma série de outras atividades daí o termo “complexo cafeeiro” , envolvendo o transporte do produto , a comercialização do mesmo , as atividades de exportação , o sistema financeiro , a atividade industrial associada aos implementos , o incremento do comércio devido á grande utilização de mão de obra , etc .

b) As ferrovias , apesar de terem sido construídas de modo aleatório , sem a perspectiva de integração e desenvolvimento do Estado permitiram a integração de novas áreas à produção cafeeira , principalmente no interior paulista em áreas onde a terra de boa qualidade , “terra roxa” possibilitaram uma grande produção e a ampliação das exportações do Brasil com expansão contínua até a crise de 1929 .

c) A atividade do “complexo cafeeiro” exigia além da produção rural propriamente dita uma grande gama de atividades urbanas . Desta forma o crescimento da produção do café , associado À expansão do transporte ferroviário permitiu o surgimento e o crescimento de inúmeras cidades no interior paulista , muitas delas acabaram se tornando pólos econômicos em suas regiões .



6 A



PERÍODO VARGAS 1930 – 1945



Resolução 1

a) A Semana de Arte Moderna de 1922, caracterizou-se por buscar uma cultura que fosse genuinamente brasileira , desvinculada totalmente da influência de modelos estrangeiros

b) No Estado Novo, o nacionalismo era um componente do modelo populista , transformando-se portanto em um instrumento do promoção do Estado , da figura de Vargas e do regime por ele comandado . O Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP utilizou os meios de comunicação para a propaganda do Estado Novo





Resolução 2

a) São Paulo exercia papel de predomínio na federação em razão do café ser a principal atividade econômica , sendo que a proteção à atividade cafeeira tornou-se prioridade absoluta em um Estado comandado por São Paulo e Minas Gerais , hegemonia assegurada pela chamada Política do “Café com Leite “

b) As eleições eram fraudadas , inexistia o voto secreto , prevalecia o voto de cabresto com a ação dos coronéis e cabos eleitorais e as apurações não eram confiáveis .





Resolução 3

Em 1938, vigorava no Brasil a ditadura de Vargas , o Estado Novo que manteve-se até 1945 e exercia forte censura nos meios de comunicação através do chamado DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda .



Resolução 4

a) A alteração ocorrida em 1942 deve-se ao Brasil ter declarado guerra à Itália e à Alemanha , daí a “nacionalização “ do nome .

b) Também no período do Estado Novo o futebol foi utilizado com finalidades políticas , com a realização de cerimônias de caráter cívico , com a finalidade de promover o regime .

c) O DIP tinha como principais funções a de promover o Estado Novo e a figura de Vargas , e a de exercer a censura nos meios de comunicação .



5 C 6 A 7 C 8 B



BRASIL 1945 – 2006



1 D 2 A 3 A 4 D 5 E 6 D 7 B



Resolução 8

a) A censura foi uma pratica adotada pela ditadura militar instaurada no Brasil em 1964

b) Os temas tratados pela revista eram avançados demais para uma visão conservadora da família , influenciada pela Igreja que era totalmente contra situações como dissolução da família , maternidade fora do casamento , controle da natalidade , etc .







9 C 10 A 11 E 12 D 13 E 14 B 15 B 16 A



Resolução 17

a) No processo de impeachment em 1992 foram seguidos os procedimentos previstos na Constituição como a CPI seguida da decisão pelo impedimento do Presidente . Em 1992, houve o respeito à Constituição e ao ordenamento . Na crise de 1968 durante o regime militar , a solução foi através da adoção de medidas de força , extra-constitucionais , características de uma ditadura militar .

b) A crise de 1968 resultou em um endurecimento do regime militar . A adoção do AI-5 representou a adoção de um instrumento que estava acima da Constituição permitindo aos militares governarem à revelia do Congresso e acima do Poder Judiciário .

c) O impeachment é um procedimento previsto na Constituição que permite ao Poder Legislativo de qualquer esfera , cassar o chefe do Poder Executivo , retirando-o de seu cargo .



Resolução 18

a) O Brasil sofre com as medidas protecionistas de países da Europa e EUA em vários produtos agrícolas como a soja, e o suco de laranja .

b) A cana-de-açúcar permite a produção de açúcar e de álcool hidratado e anidro . O bagaço de cana tem sido usado para geração de energia elétrica . Os principais estados produtores são: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Alagoas.





ATUALIDADES BRASIL



Resolução 1

B.a)As tabelas demonstram , a partir dos dados de as diferentes taxas de crescimento populacional , número de empregos e de estabelecimentos industriais entre 1990 e 2000 que ocorreu uma redução da participação da região metropolitana de São Paulo na economia paulista e crescimento das regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista evidenciando o fenômeno da descentralização industrial pelo qual as empresas tendem a sair da Capital em razão dos problemas decorrentes do excesso de crescimento da capital paulista , valorização imobiliária , problemas de transporte , aumento de impostos , organização operária e outros que justificam a busca do interior que oferece incentivos fiscais , mão de obra qualificada mais barata , menor custo da terra e maior qualidade de vida entre outros aspectos .



B.b)Entende-se como Cidade Global uma cidade ou conjunto de cidades com grande capacidade de influência e polarização, independentemente do tamanho de sua população, exercendo um significativo volume de atividades econômicas, financeiras ou de serviços, ligadas a uma rede mundial de cidades que exercem papel semelhante, relacionando-se entre si. É um conceito mais antigo, criado a partir das teorias das áreas polarizadas e esta idéia passou a ter maior importância a partir do crescimento do processo de globalização que se expandiu nos anos 1990 .

O conceito de Megacidade é mais recente . A Megacidade é uma área urbana com população maior que de 10 milhões de habitantes, independentemente de possuir capacidade de influência e polarização. Grande parte das cidades com estas características , surgiu em áreas do Terceiro Mundo a partir dos anos 1990 .





Resolução 2

a) O processo de desconcentração industrial que prejudica São Paulo tem vários motivos . Um deles é guerra fiscal que estimula a migração de indústrias para outras regiões em busca de benefícios fiscais. Outros fatores decorrem dos custos relacionados com o crescimento excessivo da região metropolitana em termos de custos de transporte , valorização imobiliária . A organização sindical melhor organizada na Capital Paulista também influencia , além da procura de outras regiões em busca de mão de obra disponível e mais barata .

b) Em termos geográficos a principal consequência está relacionada ao deslocamento das unidades industriais para outras regiões , gerando consequências em termos de demanda de transporte , energia , reflexos em outros setores da economia local como comércio e serviços , valorização imobiliária , polo de atração de mão de obra , resultando . Já a capital paulista permanece como polo concentrador na área de comércio e serviços , e como centro de negociações , considerando sua posição privilegiada em termos globais .







Resolução 3

a) A tabela demonstra o processo de descentralização industrial verificado em relação à região metropolitana de São Paulo pelo qual as empresas saem de São Paulo , uma parte dirigindo-se ao interior do Estado em razão dos problemas decorrentes do excesso de urbanização – custo da área urbana , congestionamentos , poluição , além do custo da mão de obra , e buscando custo da terra e mão de obra mais barata , melhores condições de transporte , maior qualidade de vida , além dos incentivos fiscais oferecidos por muitas cidades .

b) São Paulo com a diminuição da área industrial transformou-se em uma área de intensa atividade no setor terciário , de comércio e serviços , concentrando as atividades financeiras , de negócios em relação ao Estado e ao Brasil.





Resolução 4

a) Nas grande metrópoles brasileiras existe uma enorme população que usa o transporte individual em razão da pouca disponibilidade dos transportes de massa , principalmente o metrô . A grande quantidade de veículos em circulação torna inevitáveis os congestionamentos .

b) O grande número de veículos intensifica o problema da poluição do ar , além de contribuir para o efeito estufa .



5 A 6 B 7 E 8 D 9 B 10 C



Resolução 11

a) O biodiesel pode ser produzido a partir de fontes vegetais, como a mamona, o dendê, a palma, a soja .

b) O biodiesel , à exemplo do álcool de cana é uma fonte de energia alternativa e renovável , de menor potencial poluidor e além de utilizar matérias primas nacionais , pode incrementar a atividade agropecuária de determinadas atividades , como por exemplo a mamona com reflexos positivos em termos de gerações de empregos e incremento da renda regional .



Resolução 12

A prospecção e produção de petróleo no Brasil teve resultados pouco expressivos em seu período inicial como o quadro demonstra de 1954 a 1975 uma evolução para a produção de apenas 171,5 mil barris por dia . Com a primeira crise do petróleo em 1973/74 , e o aumento significativo dos preços do petróleo a Petrobrás passou a intensificar as atividades de prospecção na plataforma continental em águas profundas , obtendo êxito nesta atividade o que resultou em sucessivos aumentos da produção ao longo dos anos até ser alcançada a autosuficiência em 2006 com a produção de 1,85 milhão de barris dia . Com isso o Brasil teve condições de continuar sua expansão econômica sem comprometer o balanço de pagamentos em uma época ( 2006 ) em que o petróleo já chegou a US$ 70 o barril.



13 D



Resolução 14

O gás natural tem sido utilizado como importante fonte alternativa de energia por ser mais barato que o petróleo e menos poluente , daí sua utilização crescente na produção industrial , na produção termoelétrica como alternativa em situações de crescimento da demanda ou restrições na produção de energia hidroelétrica em situações de seca prolongada , além do consumo doméstico . O consumo está concentrado na região Sul e particularmente em São Paulo em razão da maior demanda de consumo e disponibilidade de oferta nesta região .



15 B



Resolução 16

As atividades econômicas mais significativas no fim do período colonial e no período monárquico ocorreram na região Sudeste , a mineração e depois a exploração cafeeira que por sua vez viabilizou a industrialização e a urbanização na República Velha . Por sua vez a região Nordeste permaneceu tendo como atividade econômica predominante a exploração de cana de açúcar que contribuiu para a estagnação econômica e a grande desigualdade de renda em função da concentração fundiária e permanência de formas arcaicas de exploração agrícola .





Resolução 17

A comparação de Lobato entre a Bolívia e o Estado de Minas Gerais decorre de semelhanças associadas à atividade mineral como predominante , o estanho e posteriormente o gás e petróleo no caso da Bolívia e mineração de ferro e outros minerais metálicos e posteriormente a atividade siderúrgica no caso de Minas Gerais , bem como o fato de ambos não terem saída para o Oceano .



18 C 19 E 20 E 21 C 22 D 23 A 24 C 25 B 26 D 27 B 28 B 29 D 30 A



Resolução 31

a) É a proporção entre o número de nascimentos por grupo de 1000 pessoas durante um ano, em uma determinada área, região, país ou unidade político-administrativa.

b) A taxa de fecundidade média no Brasil passou a sofrer redução a partir de 1970 pelo fato da população urbana ter superado a população rural em números absolutos e em razão da população urbana apresentar uma taxa de fecundidade inferior à da população rural motivada por uma série de fatores como a inserção da mulher no mercado de trabalho , a maior utilização de métodos anticoncepcionais como a pílula , o casamento ocorrendo mais tarde e a opção das famílias por terem menos filhos .

c) A taxa de mortalidade vem sendo reduzida pela melhoria nas condições de vida das famílias , a melhora na infra estrutura urbana com maior oferta de serviços de água e esgoto , a adoção de campanhas amplas de vacinação da população infantil, programas governamentais de orientação às mães no pré-natal , de combate à desnutrição , de saúde preventiva e mais recentemente de auxílio econômico direto à população de baixa renda como o programa “bolsa-família” .



32 D 33 B 34 A 35 C 36 C 37 D 38 REDAÇÃO



Questão 39 resposta esperada Unicamp

a) A empresa agrícola é uma unidade de produção capitalista, caracterizada pela utilização do trabalho assalariado; com marcante divisão do trabalho; intensa utilização de tecnologia em máquinas (tratores, colheitadeiras, arado) e em insumos químicos (agrotóxicos, fertilizantes, corretores de solo); grande aplicação de capitais; integração à indústria; elevada produtividade; produção em escala; integração de capitais (agrário, industrial, comercial, financeiro); assistência de técnicos agrícolas; comercialização no âmbito dos mercados nacional e internacional; e

monocultura.

b) A agricultura tradicional se define pela grande dependência aos ritmos da natureza, utilização de técnicas arcaicas e de relações de produção tradicionais, pelo baixo grau de capitalização, pelo uso intensivo de trabalho, pela baixa produtividade, pela baixa agressão ambiental, pela utilização de pequena propriedade rural e pela comercialização no âmbito dos mercados local, regional e nacional.

c) A região central dos EUA é caracterizada pela presença de grande planície sedimentar, pela predominância de relevo baixo e plano, pelo clima temperado, pela drenagem da bacia hidrográfica do Mississipi-Missouri, pela vegetação original de pradaria e por solos naturalmente férteis.









Resolução 40

a) O reconhecimento de territórios quilombolas pelo Estado é fundamental para a preservação das culturas e tradições destas comunidades , muitas delas relativamente isoladas e como o texto assinala mantendo muitas tradições trazidas da África , preservando esta riqueza e diversidade cultural de valor inestimável .

b) Quilombolas e caiçaras tem em comum por exemplo a posse comunitária da terra , uma produção de auto-subsistência e serem comunidades relativamente fechadas .

c) Técnicas de produção agrícola , de artefatos de cerâmica e madeira , de instrumentos de trabalho , crenças religiosas , hábitos culturais como danças e cantos entre outros .





ATUALIDAES GERAL



Resolução 1

a) O IDH considera o PIB per capita, corrigido pela paridade do poder de compra, de acordo com a moeda de cada país, além dos seguintes componentes:

educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino; longevidade, na qual são utilizados os números relativos à expectativa de vida ao nascer. Já a renda é mensurada pelo PIB per capita, em dólares (PPC, paridade do poder de compra), que elimina as diferenças de custo de vida existentes entre os países. A mensuração do IDH não considera os níveis de concentração de renda , sendo portanto limitado neste aspecto . Por outro lado o IDH não leva em consideração diversos outros indicadores sociais não sendo por esta razão como o texto indica uma representação da “ felicidade “ das pessoas , nem indica “ o melhor lugar para se viver “ .

b) A região do Sahel, na África engloba países que estão , com relação ao IDH nas piores colocações como o Níger , Serra Leoa , Mali , Chade que refletem os problemas decorrentes dos conflitos étnico-nacionais e tribais , a economia subdesenvolvida , os problemas decorrentes de áreas desérticas que resultam em baixíssimos índices sociais .



2 C 3 B 4 B



Resolução 5

A intervenção do homem no meio ambiente acentuou-se particulamente a partir da Revolução Industrial que resultou no aumento exponencial do uso dos recursos naturais e permitiu com a urbanização e o avanço tecnológico um grande crescimento populacional . Com isso regiões passaram a sofrer alterações cada vez mais acentuadas , até chegar aos dias de hoje onde são evidentes os sinais de grandes alterações climáticas que poderão resultar em consequências catastróficas , ameaçando a própria sobrevivência humana em determinadas regiões .



6 E 7 D 8 C 9 D



Resolução 10

As estatísticas de aumento do consumo indicadas na tabela mostram que o consumo de gás natural deverá aumentar em mais de 50% entre 2002 e 2025. Esta realidade reforça a posição da Rússia que é a maior produtora de gás natural no mundo , bem como dos países árabes também grandes produtores de petróleo reforçando seu poder de negociação nos organismos internacionais e mantendo sua privilegiada situação econômica . Permanece a dependência dos países desenvolvidos das fontes de energia como petróleo e gás natural , reforçando a necessidade de intensificação da atividade comercial entre nações produtoras e consumidoras , no contexto de uma economia globalizada .



Resolução 11

a) Superurbanização é a denominação dada a expansão urbana desordenada, comum aos países do Sul, com as cidades crescendo rapidamente sem controle algum , sem a ampliação da infra-estrutura e sem a geração de empregos , resultando em consequência a exclusão social e a marginalização , além da vida em condições precárias em termos de habitação e serviços urbanos .

b) A forte urbanização em andamento nos países do Sul da Ásia , decorre de sua modernização econômica . Do lado do campo houve a introdução de máquinas e tecnologia que demandaram menos utilização de mão de obra . De outro lado a modernização e industrialização nas cidades , passaram a tornar os centros urbanos polos de atração , acelerando o êxodo rural . O crescimento do setor de serviços também contribuiu para o imenso crescimento de determinadas cidades .

c) O termo “favela” muito utilizado no Brasil caracteriza um tipo de aglomeração urbana comum nas grandes cidades em todo o Terceiro Mundo , designando submoradias , construídas precariamente com madeira ou outros materiais , geralmente carentes de infra-estrutura de serviços , ou dispondo dos mesmos de forma precária , onde não há títulos de propriedade da terra e muitas delas são localizadas em áreas sujeitas a inundações ou deslizamentos ou mesmo em loteamentos clandestinos .



12 A 13 C











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui