Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1930-1945 QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 -- 06/02/2007 - 10:10 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 HISTÓRIA DO BRASIL PERÍODO VARGAS . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .



1 FUVEST 2007 ESTADO NOVO

No Brasil, a defesa de posições culturais nacionalistas se apresenta de formas variadas. Exemplifique-a em dois momentos do século XX:

a) Na Semana de Arte Moderna de 1922.

b) No Estado Novo.



2 FUVEST 2007 REVOLUÇÃO DE 1930

Em 1930, um golpe colocou Getúlio Vargas no poder. Esse ato foi justificado pelas acusações de que a posteriormente chamada “República Velha” estava “carcomida”.

Nesse sentido, quais as críticas do grupo vitorioso com relação

a) à predominância de São Paulo na federação?

b) às práticas políticas imperantes nas eleições?





3 UNESP 2007 ESTADO NOVO

Monteiro Lobato escreveu em 1938 que “a Censura não admitia nenhuma referência a petróleo nos jornais”. Caracterize o regime político então vigente no país e os métodos utilizados para o controle da informação.



4 UNICAMP 2007 DIP

Durante o Estado Novo (1937-1945), entidades ligadas à imigração italiana, alemã, síria, libanesa, japonesa, entre outros grupos, foram forçadas a “nacionalizar” seu nome e eleger uma diretoria de “brasileiros natos”. Um dos exemplos mais conhecidos de nacionalização do nome são os clubes de futebol como o Palestra Itália, que mudou seu nome, em setembro de 1942, para Sociedade Esportiva Palmeiras. (Adaptado de Roney Cytrynowicz, “Além do Estado e da ideologia: imigração judaica, Estado-Novo e Segunda Guerra Mundial”. Revista Brasileira de História, vol. 22, n. 44, dez. 2002, p. 408-422.)

a) Explique por que o Palestra Itália mudou seu nome.

b) Qual o uso político dos estádios de futebol durante o Estado Novo.

c) Cite duas funções do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo.





5 MACKENZIE 2007 MINISTÉRIO DO TRABALHO

A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, pelo decreto de 26 de novembro de 1930, indicava a intenção de Getúlio Vargas, já no início do Governo Provisório, de

a) combater o trabalho escravo nas zonas rurais, onde a inexistência de uma legislação trabalhista eficaz permitia constantes abusos de fazendeiros, em particular na exploração da mão-de-obra feminina e infantil.

b) manter, sem alterações significativas, a política dos governos anteriores em relação ao operariado, ou seja, a de mera repressão policial e de proibição da organização sindical.

c) criar uma política que regulamentasse tanto as atividades operárias quanto as patronais, e que, por conseguinte, permitisse reunir no Estado meios de controle sobre ambas as classes sociais.

d) implantar um modelo de política trabalhista como o da União Soviética, cuja organização de trabalhadores se fazia inteiramente sob a égide do Estado.

e) reduzir ao mínimo a intervenção do Estado nas relações litigiosas entre empresários e trabalhadores, cabendo ao Ministério apenas oficializar os acordos resultantes da livre negociação.





6 FGV ECONOMIA 2007 ERA VARGAS

Em muitos aspectos, a Era Vargas (1930-1945) implementou mudanças no país em relação à Primeira República (1889-1930), pois

a) promoveu as bases da industrialização, ao empreender uma política econômica intervencionista e protecionista, além de orientar sua política, externa na busca de recursos para implantar empresas nacionais.

b) passou a tratar a questão social como caso de polícia, reprimindo as organizações da classe operária com o fechamento de jornais, associações e sindicatos, embora permitisse sua representação no Congresso.

c) estabeleceu um Estado federativo, conferindo aos estados bastante autonomia ao permitir que contraíssem empréstimos no exterior e estabelecessem impostos, sem necessidade de consulta ao governo federal.

d) desenvolveu uma nova política de valorização do café, por meio da compra e estocagem dos excedentes pelos governos estaduais e por constantes desvalorizações cambiais para favorecer os exportadores.

e) autorizou a pluralidade sindical, porém os sindicatos ficaram atrelados ao Ministério do Trabalho, graças ao imposto de seus associados, e reuniam patrões e empregados, à semelhança do corporativismo fascista.





7 FGV ADMINISTRAÇÃO 2007 POPULISMO

“O populismo brasileiro surge sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados (…). No conjunto, entretanto, trata-se de uma política de massas específica de uma etapa das transformações econômicosociais e políticas no Brasil. Trata-se de um movimento político, antes do que um partido político. Corresponde a uma parte fundamental das manifestações verificadas nos setores industriais e, em menor escala, agrário. Além disto, está em relação dinâmica com a urbanização e os desenvolvimentos no setor terciário da economia brasileira. Mais ainda, o populismo está relacionado tanto ao consumo em massa, como com o aparecimento da cultura de massas. Em poucas palavras, o populismo brasileiro é a forma política assumida pela sociedade de massas no país.”

IANNI, Octávio. O Colapso do Populismo no Brasil. 3. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975, pp. 206-207.

É correto afirmar, a partir da leitura do fragmento acima, que:

a) Getúlio Vargas e os políticos a ele associados implantaram o populismo no Brasil com propostas nacionalistas e um discurso demagógico.

b) O populismo resulta predominantemente de uma prática personalista diante dos movimentos de massa urbanos.

c) O populismo é uma política que corresponde à ascensão dos movimentos de massa e às transformações geradas pela urbanização e o desenvolvimento do setor terciário.

d) Por meio de uma política populista e protecionista, Vargas conseguiu resolver os problemas do setor industrial brasileiro.

e) O populismo é apenas uma linguagem, uma tática discursiva eleitoreira que corresponde ao aparecimento de uma cultura de massa.



8 UNIFESP 2007 CSN

O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório. Com base no texto, pode-se afirmar que

a) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.

b) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.

c) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.

d) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados

Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.

e) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da

abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui