Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XIX QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 -- 06/02/2007 - 10:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 HISTÓRIA SÉCULO XIX . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .









1 FUVEST 2007 REVOLUÇÕES 1820-1848

As agitações políticas e sociais que marcaram o período 1820–1848, no Ocidente, guiaram-se por concepções decorrentes tanto da Revolução Francesa de 1789, quanto da Revolução Industrial inglesa (em curso desde a década de 1780).

a) Descreva uma dessas concepções.

b) Relacione-as com um movimento social e/ou político do período (1820–1848).



2 FUVEST 2007 AMÉRICA LATINA

Esse quadro, do pintor mexicano José Maria Velasco, ( que apresenta uma paisagem rural com uma locomotiva a vapor ) pode ser visto como um dos símbolos da modernização da economia da América espanhola no último quartel do século XIX. Sobre tal tema, responda:

a) Que transformações na infra-estrutura de transportes ocorreram na maioria dos países hispanoamericanos?

b) Como esses países inseriram-se economicamente no mercado internacional?







3 PUC 2007 1 DIA INDEPENDÊNCIA AMÉRICA LATINA

As independências políticas na maior parte da América Hispânica e no Brasil aconteceram nas três primeiras décadas do século XIX. Sobre elas, pode-se afirmar que

a) as independências na América Hispânica foram bastante influenciadas pela Revolução do Haiti, daí o caráter popular e anti-escravista que assumiram, enquanto a do Brasil não provocou qualquer mudança social.

b) a independência do Brasil envolveu disputas políticas e combates militares de caráter localista, o chamado caudilhismo, à semelhança do que aconteceu na América Hispânica.

c) as independências na América Hispânica, à semelhança do que aconteceu no Brasil, contaram com apoio militar e financeiro dos Estados Unidos, interessados em ampliar o mercado para seus produtos industriais.

d) a independência do Brasil manteve a unidade política oriunda do período da colonização, daí o temor que provocou nos vizinhos hispano-americanos, receosos

de que o Império brasileiro tivesse intenções expansionistas.

e) as independências na América Hispânica mantiveram no poder a elite criolla, composta por descendentes de brancos nascidos na América, enquanto a do Brasil acarretou o banimento dos portugueses.



4 FGV ECONOMIA 2007 INDEPENDÊNCIA AMÉRICA LATINA

Comparando-se o processo de independência das colônias da América espanhola com o do Brasil, no início do século XIX, é correto afirmar que,

a) em ambos, a ideologia predominante foi o liberalismo, que influenciou a organização dos novos Estados sob governos republicanos com três poderes.

b) no primeiro, os criollos conduziram a emancipação política, mas no segundo, as camadas médias conseguiram controlar o aparelho de Estado.

c) em ambos, o domínio econômico das respectivas metrópoles foi encerrado e desenvolveu-se o caudilhismo, forma de dominação local das elites de origem nativa.

d) no primeiro, ocorreu a fragmentação do território em vários países, já o Brasil manteve-se politicamente unido e governado pelo herdeiro português.

e) em ambos, o contexto das guerras napoleônicas foi determinante, embora o primeiro tenha sido singularizado pela transferência da Corte para a América.



5 FGV ADMINISTRAÇÃO 2007 EUA

Sobre a extensão da cidadania ao ex-escravo, após a Guerra Civil (Guerra de Secessão) nos Estados Unidos, é correto afirmar:

a) Os norte-americanos foram os primeiros a abolir a escravidão nas Américas e fornecer aos ex-escravos leis e práticas que lhes davam acesso ao pleno direito da cidadania em todos os estados da União.

b) Após a vitória do Norte na Guerra Civil, surgiram, nesses estados, sociedades secretas como a Ku-Klux-Klan, que praticavam segregação racial e linchamento de negros, impedindo os ex-escravos de qualquer participação política.

c) A extensão da cidadania foi um processo lento, pois os estados do Norte também foram coniventes com a segregação praticada pelos estados sulistas. Em 1896, a decisão da Corte Suprema, que visava deixar para cada estado a decisão final sobre o voto do negro, ganhou apoio tanto no Norte como no Sul.

d) Após o presidente Lincoln declarar abolida a escravidão, em 1863, vários estados sulistas romperam com a União, formando os Estados Confederados do Sul e dando início à Guerra Civil.

e) A 13ª emenda à Constituição norte-americana transformou o escravo em homem livre e a 15ª, ratificada em 1870, proibiu que se negasse ou diminuísse o direito ao sufrágio em decorrência da raça, cor, ou condição prévia de servidão. Tais medidas demonstram que tanto os estados sulistas como os do Norte aceitaram o fim da segregação racial e a inclusão do ex-escravo na cidadania norte-americana.





6 UNIFESP 2007 FRANÇA ANTIGO REGIME

No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção...

Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de

a) igualdade jurídica. b) direitos de herança. c) liberdade de movimento. d) privilégios coletivos. e) garantias de propriedade.



7 FGV ECONOMIA 2007 MOVIMENTOS SOCIAIS

Até hoje se sonha com uma sociedade perfeita, justa e harmoniosa – utópica. No século XIX, o Romantismo produziu muitas utopias, que influenciaram duas correntes ideológicas diferentes: o socialismo e o nacionalismo. A partir de 1848, tais idéias passaram para o

campo concreto das lutas sociais na Europa. Já nas novas áreas de domínio colonial, o nascente nacionalismo assumiu o caráter de luta contra a exploração e a presença estrangeira. Respectivamente, os movimentos que exemplificam o socialismo, o nacionalismo na Europa e o nacionalismo contra o domínio europeu são

a) a Comuna de Paris, a unificação da Alemanha e a Revolta dos Boxers.

b) o ludismo, a independência da Grécia e a Guerra dos Cipaios.

c) a Internacional Socialista, a Revolução do Porto e a Guerra do Ópio.

d) a Revolução Praieira, a independência da Bélgica e a Guerra dos Bôeres.

e) o Cartismo, a unificação da Itália e a Revolução Meiji.





8 FATEC 2007 SOCIALISMO

A reação operária aos efeitos da Revolução Industrial fez surgirem críticos ao progresso industrial, os quais propunham reformulações sociais e a construção de um mundo mais justo – os teóricos socialistas. Sabe-se que

a) Pierre Joseph Proudhon propunha a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos nem a exploração do homem pelo homem.

b) Robert Owen tornou-se o líder do anarquismo terrorista ao apontar a violência como a única forma de alcançar uma sociedade sem Estado e sem desigualdade.

c) Friederich Engels acreditava ser possível reorganizar a sociedade com a criação dos falanstérios, fazendas coletivistas agroindustriais.

d) Charles Fourier implantou na Escócia uma comunidade de alto padrão e de igualdade absoluta; contudo, suas críticas à propriedade e à religião o forçaram a abandonar a Grã-Bretanha.

e) Karl Marx considerava inevitável a ação política do operariado, a Revolução Socialista, que inauguraria a construção de uma nova sociedade.





9 UNIFESP 2007 SOCIALISMO

A barbárie reaparece, mas desta vez é engendrada no próprio seio da civilização e dela faz parte integrante. (K. Marx,1846.)

Que bestas brutas e ferozes! Como permite Deus que as mães os concebam assim. Ah, eis os verdadeiros inimigos e não os russos e os austríacos! (T.-R. Bugeaud, 1849.)

Embora de perspectivas diferentes, os dois autores estão se referindo ao mesmo drama social, protagonizado pelo

a) camponês. b) imigrante. c) soldado. d) empresário. e) proletário.



10 UNIFESP 2007 IGREJA

Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo, cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade apenas um fundamento frágil e inconsistente. Nessa encíclica, a Igreja defendia uma posição política

a) populista. b) liberal. c) conservadora. d) democrática. e) progressista.





11. FUVEST 2007 1 FASE SÉCULO XIX REVOLTAS

No final do século XIX, a Europa Ocidental torna-se “teatro de atentados contra as pessoas e contra os bens. Sem poupar os países do Norte... esta agitação afeta mais a França, a Bélgica e os Estados do Sul... Na Itália e na Espanha, provoca ou sustenta revoltas camponesas. Numerosos e espetaculares atentados são cometidos contra soberanos e chefes de governo”.

R. Schnerb, O Século XIX, 1969.

O texto trata das ações empreendidas, em geral, por

a) anarquistas.

b) fascistas.

c) comunistas.

d) militaristas.

e) fundamentalistas.



12. FUVEST 2007 1 FASE INDEPENDÊNCIA LATINO AMERICANA

Nas reivindicações dos movimentos políticos que levaram à independência dos países da América Espanhola, encontram-se alguns traços comuns. Entre

eles, a

a) proposta de igualdade social e étnica.

b) proposição de aliança com a França revolucionária.

c) defesa da liberdade de comércio.

d) adoção do voto universal masculino.

e) decisão de separar o Estado da Igreja.



QU
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui