Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Hierarquia na Casa de Umbanda -- 31/01/2007 - 21:53 (Etiene Sales de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Hierarquia na Casa de Umbanda.



A hierarquia de uma terreiro de umbanda deve ser respeitada por todos os participantes (médiuns e assistenciados).



O pai ou mãe-de-santo dita as regras e a filosofia da casa, amparado pelos seus Guias e Orixás, onde as mães e pais-pequenos são seus auxiliares diretos, os capitães que cuidam da gira, de sua ordem e dos médiuns.

Os ogãns cuidam do louvor aos Orixás e Guias, no conjunto dos atabaques, no entoar dos cânticos de fé (ao chamá-los, durante os trabalhos e em sua partida) utilizados no terreiro, também auxiliando nos trabalhos, oferendas e obrigações.



Diz uma máxima que: "quem não sabe obedecer, jamais saberá mandar. Mas a obediência dentro de um terreiro de Umbanda não se faz mediante uma "cegueira" ou apenas no cumprir ordens. Se faz no aprendizado, na troca de conhecimentos, no saber passado pelos Sacerdotes e pelos Guias. É a obediência e respeito à sabedoria, permitindo o questionamento inteligente para obter o conhecimento do que é feito, porque é feito, como é feito, quando é feito, por quem é feito, para que é feito.



A Hierarquia também observa o cumprimento das regras do terreiro. Onde os médiuns não fazem o questionamento das mesmas de maneira leviana, pois não são de natureza do saber, mas da natureza da ordem, da disciplina, do respeito aos assistentes, do respeito aos outros médiuns, do respeito aos Guias e Orixás, e do respeito aos próprios Sacerdotes. As regras também ditam a limpeza, o comportamento, o asseio, o comportamento durante as sessões e nas giras, a importância da vestimenta limpa de trabalho, e o decoro da vestimenta profana.



A Hierarquia também deve ser observada pelos assistenciados no respeito e no trato aos Sacerdotes da casa de Umbanda. Assim como, também devem cumprir e respeitar as regras morais e comportamentais impostas pela casa, (no vestir, no falar, no comportamento, nas atitudes, no pensamento), para que haja um bom andamento dos trabalhos, na sua harmônizaçao e em sua tranqüilidade.



Este conjunto de coisas, na observância da importância da hierarquia e da própria ordem advinda dela, fazem a comunhão da união e preserva a integridade dos trabalhos realizados dentro de um terreiro de Umbanda.



Texto de Etiene Sales.

Sacerdote, Administrador e Cientista da Religião

http://www.umbanda.etc.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui