Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Adolescência -- 22/11/2006 - 13:48 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ADOLESCÊNCIA



EDSON PEREIRA BUENO LEAL .



TIPICIDADE DA ADOLESCÊNCIA

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que na adolescência o cérebro já estivesse formado . Pesquisas recentes revelam que , ao contrário , nessa fase se inicia um processo de rearranjo dos neurônios tão intenso como aquele que aconteceu nos primeiros anos da infância .

Ainda não se sabe por que , com a chegada da adolescência a metade das conexões eletroquímicas do cérebro é desfeita para ser refeita de modo diferente .

As áreas onde ocorrem as maiores transformações são justamente aquelas ligadas às emoções, ao discernimento e ao autocontrole . Daí o comportamento impulsivo e temperamental nesta faixa de idade . Algumas áreas da estrutura cerebral só vão estar inteiramente maduras depois dos 20 anos , segundo o psiquiatra Fábio Barbirato , da Santa Casa do Rio de Janeiro. ( Veja, Especial Jovens , 28.08.2003, p. 76) .

As fibras nervosas que ligam o lado direito ao esquerdo do cérebro continuam a crescer até os 20 anos de idade. Esta estrutura responde pela inteligência e pela autoconsciência . Os lobos temporais , responsáveis pelas emoções e pelo desenvolvimento da linguagem atingem seu máximo volume por volta dos 16 anos . Os lobos parietais que também integram a informação sensorial de visão , tato, audição e paladar , ainda estão em fase de formação na fase da adolescência. Os lobos frontais crescem entre os 10 e 12 anos . Esta parte do cérebro é responsável pelo controle dos impulso, pelos julgamentos e pelo temperamento e as conexões se completam aos 12 anos .

O cérebro das meninas desenvolve-se cerca de dois anos mais cedo , mas homens e mulheres chegam a um patamar semelhante por volta de 20 anos . Dos 18 aos 25 anos o córtex pré-frontal amadurece , consolidando o que se pode chamar de senso de responsabilidade.

Quanto ao volume 95% é alcançado até os 5 anos e os outros 5% são formados até os 35 anos .

Os cientistas supõem que na puberdade as conexões mais vitais para a vida adulta se reforçam e as que podem prejudicar o comportamento maduro desaparecem . Durante a maturação cerebral , células especializadas produzem a mielina , uma substância gordurosa e isolante que envolve os neurônios como o plástico de um fio elétrico , tornando seu funcionamento mais eficiente e estabelecendo para o resto da vida as novas vias neuronais .

CARACTERÍSTICAS DO ADOLESCENTE DE CLASSE MÉDIA:

FORÇA UNIFICADA ; No mundo inteiro são muito parecidos . Vestem calças Levi’s , tênis NIKE , adoram rock do Red Hot Chili Peppers ou outro similar , bebem Coca-cola e sucos naturais .

GERAÇÃO MAIS CONFORMISTA - querem vencer na vida, preocupam-se bastante com a profissão. Não tem nada contra o mundo competitivo. Não está interessada em mudar o país , é mais realista e preocupa-se mais consigo mesmo.

MELHOR LIGAÇÃO COM A FAMÍLIA - muitos consideram seus pais como ídolos e reclamam do pouco contato com os pais que trabalham; cerca de 45% das mães dos estudantes das escolas particulares de S Paulo trabalham fora e seus filhos aprendem a se virar sozinhos em casa .

Pesquisa realizada pela UNICEF em 2002 coloca a família como a maior responsável pelos seus direitos e bem estar em comparação com outras instituições

Qual o maior responsável pelos seus direitos e bem estar

Família 85% Comunidade 323% Partidos 5%

Escola 40% Governo 20%

Igreja 24% Polícia 16%

A mesma pesquisa concluiu que 70% se sente mais feliz quando está com a família .

Você se sente mais feliz quando

Está com família 70% Tira boas notas 44% Está brincando 35%

Está com amigos 63% Está namorando 39%

Na mesma linha brigas com a família são a principal causa de infelicidade

Você se sente mais triste quando

Briga com família 61% Briga com amigos 50% Não sai amigos 32%

Vê sofrimento 52% Vai mal escola 47% Sofre castigos 24%

Apesar das brigas 84% dos jovens consideram justa a forma como os pais os corrigem e 95% dos jovens consideram a família como a instituição mais importante . ( F S P 5.8.2002 , Folhateen , p. 8) .

MAIOR CARGA DE RESPONSABILIDADES ESCOLARES - obrigações escolares crescentes com aulas particulares, cursos extras de natação, computador , judô, etc.

Pesquisa da UNICEF feita em 2002 mostra que 61% dos jovens dizem que sua escola não é agradável nem segura e que não tem muito espaço para atividades . Embora 70,2 % diga que a escola é importante para a vida e futuro profissional , apenas cerca de 39,7% afirmam que o conteúdo das aulas os ajuda a compreender melhor a sociedade em que vivem .

MAIOR ISOLAMENTO - decorrente das próprias condições de vida urbana. Vida em apartamentos, escolas e lazer nos shopping centers . Mais de metade das mães dos estudantes de escolas particulares trabalham fora em São Paulo e isso obriga seus filhos a se virarem sozinhos dentro da própria casa , porém por intermédio da Internet a comunicação é muito intensa .

MAIOR NÍVEL DE INFORMAÇÃO - Pesquisa realizada pelo Instituto Marplan de São Paulo em 1985 mostrou maior frequência que os adultos em cinemas, rádio, revistas e pouco menos jornais; A utilização do computador, do video-game , a TV por satélite com dezenas de canais exclusivos e recentemente a explosão da INTERNET , coloca à disposição dos jovens recursos tecnológicos avançados e uma imensa massa de informações em escala global.

CONSUMIDORES VORAZES - Quando tem dinheiro são consumidores vorazes. Dão especial atenção à marca, para não ficar por fora dos colegas. Este consumismo gera uma união mais pelos bens que consomem do que por uma cultura comum; geração shopping center pois o shopping é uma cidade sem mendigos, sem becos, sem sujeira, num espaço protegido, sem chuva nem sol.

São muito criteriosos em torrar o dinheiro que tem , pois preferem produtos de marca que são mais caros . Quanto aos adolescentes mais pobres adotam comportamento similar ao da classe média , adequado ao seu padrão orçamentário , ou seja se é muito caro comprar um tênis NIKE , compram um igualzinho , de outra marca e mais barato.

PROBLEMAS COM OBESIDADE

A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou de 1970 para 2000 e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos . A vida sedentária e o excesso de comida industrializada , rica em farináceos e gorduras são os principais responsáveis . As consequências mais imediatas são o aumento das doenças cardiovasculares e o diabetes tipo 2 . ( Veja, Especial Jovens , 28.08.2003, p. 44.

TRABALHO - Alguns buscam o trabalho procurando maior independência da família quando permanente e apenas dinheiro adicional quando transitório. Com relação à profissão a expectativa é conseguir um bom emprego e que seja agradável;

A maioria no período escolar não trabalha , só estuda . Na classe “A” , segundo pesquisas somente 9% trabalham . Na classe “D” 54,5% só estudam e 24% estudam e trabalham .

MAIOR DEPENDÊNCIA DA FAMÍLIA - motivada pela formação escolar mais demorada que muitas vezes se estende até a pós-graduação; a maioria não deseja sair rápidamente da casa dos pais .

Pesquisa feita em 2004 com 3500 pessoas entre 15 e 24 anos pelo Instituto Cidadania , revelou que 60% nem pensa em sair da casa paterna . ( Veja Especial Teens , junho de 2004, p. 13 ) .

CIDADANIA PRECOCE - votação aos 16 anos, uso de cheques, cartões de crédito , porém é muito baixo o índice daqueles que fazem algum tipo de trabalho voluntário , apenas 7% contra 62% dos jovens americanos ;

Porém tem crescido à margem do trabalho político o trabalho voluntário . A participação de jovens em filantropia aumentou de 7 para 34% em 400 entidades brasileiras de 1998 para 2003 . Mais de 8 milhões de jovens realizam algum tipo de trabalho voluntário e outros 14 milhões estão interessados em fazer o mesmo . ( Veja, Especial Jovens , 28.08.2003, p. 32) .



AUTO CONFIANÇA E OTIMISMO - relativamente elevado nível de crença na própria capacidade . Pesquisa da UNICEF na América Latina mostrou que 76% dos adolescentes disseram acreditar que o seu futuro seria melhor que o de seus pais , e 33% declararam que a situação de seus países piorar .

POLÍTICA - desencanto generalizado com a política, 85% não tem nenhuma intenção de participar de partidos políticos ;

Pesquisa da UNICEF feita em 2002 confirma esta postura mostrando que 41,3% dos entrevistados com 16 anos ou mais não participam das eleições porque pensam que ainda não tem idade para votar .

SEXO PRECOCE - experiências sexuais ocorrendo mais precocemente, entretanto o desejo de casamento se estende para mais tarde . Os dados mostram um elevado nível de informação sobre questões sexuais , mas na prática os problemas continuam a ocorrer com cerca de 20% das garotas entre 13 e 19 anos ficando grávidas , enquanto na Holanda este índice é inferior a 1% . Cerca de 23% dos país permitem que os filhos levem seus companheiros para dormir em casa numa atitude extraordinariamente liberal ;

Pesquisa da UNICEF feita no Brasil em 2002 entre 5280 jovens de 12 a 18 anos no Brasil mostra que 32,8% dos entrevistados afirmam já ter transado e destes 51,6% usado camisinha sempre. A gravidez foi relatada por 16,6% dos que já haviam tido relações sexuais .

PREOCUPAÇÃO COM ECOLOGIA - o pacifismo dos anos 60 e 70 cedeu lugar para preocupações com ecologia.

VIOLÊNCIA

Pesquisa realizada pela UNICEF mostrou que para 86% dos entrevistados o Brasil é um país violento . A maior parte dos jovens (38%) identifica como razões da violência as suas manifestações : sequestros , assaltos, assassinatos , estupros , brigas e vandalismo e apenas 12% as causas econômicas e sociais .

Pesquisa feita em 2004 com 3500 pessoas entre 15 e 24 anos pelo Instituto Cidadania , revelou que quase a metade dos jovens perdeu pessoas de sua convivência devido á violência , 20% já sofreram assaltos e 42% manusearam armas de fogo. ( Veja Especial Teens , junho de 2004, p. 13 ) .

DROGAS

Pesquisa realizada pela UNICEF em 2002 mostrou um elevado índice de relacionamento com drogas pois cerca de 14,2% dos que responderam disseram já ter usado algum tipo de droga ilícita , um índice alto considerando a idade entre 12 e 17 anos.

RELIGIÃO

O Iser , Instituto de Estudos da Religião , perguntou a 800 brasileiros com idade entre 15 e 24 anos se acreditam em Deus e 98% responderam que sim . Cerca de 33% dos que seguem alguma religião o fizeram por escolha pessoal e dois em cada dez mudaram de religião ao menos uma vez o que deixa claro que os jovens cada vez mais escolhem a sua própria fé .

Porém para Mário Sérgio Cortella , do Departamento de Teologia da PUC SP a religião está sendo vista em seu aspecto consumista . Os jovens acreditam em Cristo, nos orixás e até em duendes , tudo ao mesmo tempo , além de crenças alternativas como a cura por cristais , invocação de anjos entre outras . Além da multiplicidade simultânea de crenças outro aspecto característico é a tolerância religiosa , daí uma simpatia grande pelo budismo que não exige exclusividade . ( Veja, Especial Jovens , 28.08.2003, p. 28/29) .

MAIOR TAMANHO

O padrão médio de altura de um jovem adulto hoje é de 1,75 m e nas meninas em 1,65 .

O ADOLESCENTE DE PERIFERIA:



Na periferia a vida do jovem é substancialmente diferente do jovem de classe média. A rapaziada não tem dinheiro, nem frequenta boas escolas. O quadro é de carência de infra-estrutura: iluminação pública deficiente, ruas de terra, faltam escolas e hospitais, o transporte é demorado e deficiente, muitas vezes falta água e rede de esgoto. Em determinados bairros é comum ocorrerem mortes, estupros e banditismo.

Os desejos de consumo são comuns e os jovens da classe média baixa resolvem a questão comprando cópias dos produtos de griffe que são mais baratos .

Nas favelas, a fronteira entre o mundo legal e a delinquência é fluida. Há locais em que o Estado se ausentou totalmente e quem faz as regras são os líderes do tráfico de drogas.

O preconceito velado colabora para acentuar o clima de segregação social: “Branco de cabeça raspada é universitário, preto de cabeça raspada é ladrão”, diz Edvaldo Quirino, da banda Reflexo Urbano , de São Paulo. Estes jovens em grupo, quando vão a shopping centers acabam sendo vigiados por seguranças desconfiados.

A maioria desta juventude não se droga, não trabalha para o tráfico, ganha a vida honestamente , não gosta de violência e se angustia com ela, mas sofre com as contradições de vida da periferia e com as limitadas possibilidades de ascensão social em um mundo onde a pressão pelo consumo se faz presente no dia a dia.

Esses jovens tem encontrado na música e na dança um instrumento de identificação e catarse coletiva. Nos finais de semana, os bailes funk e assemelhados reúnem milhares de adolescentes nas grandes cidades, especialmente no Rio de Janeiro.

Estes bailes são oportunidade para a formação de grupos de jovens em gangues, que frequentemente entram em conflito entre si e cujo modelo é a subcultura negra dos guetos americanos que se caracteriza pela extrema agressividade. Os episódios denominados de arrastões no Rio de Janeiro representaram a reprodução concreta deste confronto entre um mundo de carência e as classes média e alta.

GRAVIDEZ PRECOCE:

As estatísticas com relação à gravidez precoce tem apontado para um crescimento significativo do número de adolescentes grávidas. Os números de adolescentes com menos de 15 anos grávidas evoluíram de 2.335 em 1976 para 7059 em 1987 e 11.457 em 1994 . Entre as jovens de 15 a 19 anos também os números indicam crescimento. Em 1994 434.335 adolescentes tiveram filhos, 60% a mais que em 1976.

A sexualidade precoce é induzida pelo meio ambiente, pelos meios de comunicação, por livros e revistas e não vem acompanhada de informações adequadas , pois pais e escolas tem dificuldade de passar orientações aos jovens.

INSTABILIDADE EMOCIONAL É PARTE DA NATUREZA

Segundo estudo feito pelo instituto Nacional de Saúde mental de Betesda nos EUA a explosão de testosterona aumenta temporariamente o tamanho da amígdala , um componente do sistema límbico a zona do cérebro responsável pelos sentimentos de ira e medo. Daí a enorme instabilidade emocional dos adolescentes que só começa a ceder por volta dos 20 anos . Da puberdade até os primeiros anos da fase adulta também ocorre a renovação de quase todas as células dos lobos frontais , responsáveis pelas funções “executivas de autocontrole , julgamento , organização , planejamento e ajuste emocional.

A passagem da adolescência para a idade adulta torna-se nos tempos modernos cada vez mais fluida . Os exigências de mercado de trabalho obrigam muitas vezes o jovem a prolongar sua dependência financeira dos pais para estudos de pós graduação e isto tende a prolongar esta passagem . Segundo Tania Zagury , da Universidade Federal do Rio de Janeiro , o adulto apresenta três características básicas : “ Sabe que o mundo não gira em torno dele e tem consciência de que precisa dar a sua contribuição, seja em casa , seja na sociedade . É afetivamente maduro , capaz de manter um relacionamento amoroso estável “ . ( Superinteressante , outubro de 2001 , p. 57-61 ) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui