Usina de Letras
Usina de Letras
224 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Filosofias do Martinho – Crônica 12 -- 11/11/2006 - 15:06 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Filosofias do Martinho – Crônica 12



Daremos continuidade aos nomes esdrúxulos dos candidatos a vereadores do nosso município para podermos fazer alusão às frases das músicas do Papa do Samba, Martinho da Vila.

Um dos apelidos inusitados foi o de Lelé. Chegamos até conhecê-lo num boteco em que ele pagou algumas rodadas de cerveja para o nosso time de futebol. Quando quase todos estavam no papo, meio altos, ele foi embora sem nos prometer nada e sem deixar a “saideira” paga. Acho que além de lelé da cuca ele é burro e como diria o bom eleitor, “Gente burra me irrita”.

Um dos postulantes a edil foi o Irmão Néri. Tenho certeza de que meu irmão ele não o é. Deve pertencer a uma dessas religiões em que os membros são chamados de irmão. Para se candidatar a vereador, deve ser um pastor porque um membro comum não teria anuência dessa seita. Tenho um certo receio de pessoas que falam demais n’Ele, porque existe “Gente com medo de Jesus e adorando Satanás”.

Depois de Lelé e Neri vamos com o nome de Nino para ficarmos nas palavras dissílabas. Será de onde vem a alcunha Nino? Será de Guilhermino, Adelino ou Antônio? Como não sei de onde vem pelo menos desconfio que tenha sido jogador de futebol, porque no Brasil o que mais tem é jogador com nome de duas sílabas. Só para citarmos alguns, lá vão: Cafu, Didi, Lico, Pelé, Toto, Vavá e Zico. Se por acaso eu acertei na sua profissão ou no seu esporte preferido, eu sou capaz de votar nele, pois “Futebol é a maior diversão”.

Depois de alguns apelidos comuns vamos usar um nome próprio, ou melhor, dois, Selma Adão. É até difícil explicar como o Adão não está ligado a Eva. Aqui Adão está amarrado em Selma. Se ela ainda o carrega no seu nome isso significa que esse Adão é um homem feliz. Se fosse somente Selma, ela provavelmente o teria abandonado e lá vai um conselho a esse Adão: “Homem que é homem não chora quando a mulher vai embora”.

Por último vamos fazer a campanha em prol de Zé da Padaria. Se eu fosse seu marqueteiro usaria o horário que ele começa a trabalhar quando a maioria está dormindo. Como diz o ditado, quem madruga Deus ajuda, ele seria um vencedor. Ele começa a trabalhar quando o sambista está chegando em casa. Esse horário é quando: “Já vem raiando o dia e a lua vadia ainda passeia no céu”.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 1424 vezesFale com o autor