Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SEM AUTONOMIA PARA QUE UNIVERSIDADE? -- 19/09/2006 - 11:45 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SEM AUTONOMIA PARA QUE UNIVERSIDADE?





Délcio Vieira Salomon





Um dos maiores estudiosos da história, planejamento e gestão da Universidade - J. Ben-David - nos garante que a autonomia foi a prerrogativa por excelência alcançada pelas três primeiras universidades, surgidas no século XII: Bolonha, Paris e Oxford. Este princípio de independência, no início em relação ao poder papal e depois ao civil, desde então passou a constituir o primordial direito da instituição, em qualquer país e em qualquer época, a assegurar-lhe a sobrevivência e o cumprimento de sua missão de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. Condição necessária, embora não suficiente, para seu desempenho e qualidade de produção. Justo, porque implica a rejeição de ingerência externa, notadamente a política, na condução da universidade.

A atual Constituição Brasileira consagrou a autonomia pela própria universidade conquistada. De fato a universidade não recebe a autonomia de graça. Ela tem de ser obtida com muita luta. Infelizmente a autonomia da universidade brasileira está apenas no papel. Como o Brasil, nossa universidade é um gigante deitado eternamente em berço esplêndido, à espera do respeito e admiração dos governantes. Por ser a casa da inteligência e da produção do saber e da ciência, confia em que todos o reconheçam.

Mas a depender de seus dirigentes, sobretudo dos reitores, a universidade brasileira continuará atrelada ao poder e com medo de desagradar ministros de educação e presidentes da república. Uma das poucas e honrosas exceções que tivemos foi a do nosso reitor mineiro Men-des Pimentel no enfrentamento à ditadura de Vargas, fazendo lembrar Unamuno diante do ditador espanhol. Não fosse o Movimento Docente - o MD - sobretudo nas décadas de setenta e oitenta, a Universidade brasileira, especificamente a federal, já teria se transformado em mera agência de ensino profissionalizante dirigida pelo Conselho Federal de Educação e pelo MEC.

O MD foi o grande defensor da autonomia da Universidade, porque sempre esteve convencido de que sem ela a universidade perde sua identidade e inevitavelmente cai a qualidade de sua produção intelectual. A prova está aí aos olhos de quem quiser ver. Bastou o MD entrar em crise, esfacelar-se (paradoxalmente por dupla causa: a desorientação da esquerda face à derrocada do socialismo e a forte partidarização política na própria organização, com o objetivo em fazer do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior - o ANDES-SN - braço estendido do PT e da CUT) para assistirmos à perda paulatina da pouca autonomia que ainda tinha a universidade.

Citemos apenas dois fatos recentes. Primeiro, a decisão do MEC de praticamente não reconhecer o sistema de avaliação da formação acadêmica exercido pelas universidades e implantar o elaborado pela tecnocracia ministerial. Segundo, a cassação da autonomia financeira e administrativa feita pelo Ministro Bresser Pereira, através do SIAPE- Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos. Desde outubro centralizou-se toda a administração federal (menos a militar, é claro!) no MARE e mudaram-se todas as rubricas e códigos de receitas e descontos da folha de pagamento de pessoal, com a respectiva alteração de valores monetários. Para o MARE não existe mais professor auxiliar - assistente - adjunto e titular com os quatro níveis de carreira dos três primeiros. Todos foram transformados em simples “professores 3º grau”. Fizeram tábula rasa do regime de 20, de 40 hs e dedicação exclusiva. Os percentuais sobre o salário básico para gratificar a especialização, o mestrado e o doutorado foram eliminados e os valores respectivos incorporados ao salário em única rubrica. Alteraram inteiramente o sistema de desconto do imposto de renda na fonte. Tudo, naturalmente, com prejuízo para o professor e, suspeita-se, a fim de posteriormente anularem-se as vantagens conseguidas a duras penas com as greves dos professores nos anos 80.

E até agora não se ouviu a voz de nenhum reitor em protesto e em defesa da autonomia administrativa e financeira da Universidade. Nem, muito menos, algum gesto ou ação se fez sentir.

Triste universidade sem “status”, sem representa-tividade e sem poder. Para que, então, Universidade, se não tem autonomia?...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui