Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Injeção de ânimo (VI) -- 28/02/2002 - 22:44 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como já registrado anteriormente, a idéia desta série de monólogos é mostrar que há notícias boas à nossa disposição, muitas vezes não notadas pelos brasileiros, ofuscados pelas informações desagradáveis.
Não se pretende aqui dizer que tudo está indo bem, mas sim que nem tudo está indo mal.
Por outro lado, as novas transmitidas neste trabalho tanto podem ser favoráveis como desfavoráveis ao Governo, seja ele federal, estadual ou municipal.
Assim, a edição da revista Veja de 27.2.2002 contém os seguintes comentários:

1. Houve formidáveis avanços na educação brasileira nos últimos anos e o estágio civilizatório atingido pela sociedade permite prever o surgimento no país de estudantes com talentos múltiplos, donos de uma impressionante carga de informações sobre o mundo, altamente competitivos na escola, mas igualmente ligados em saúde, diversão e namoro.
2. O exame vestibular no Brasil, tão criticado, está funcionando, selecionando os melhores.
3. Segundo o Senador José Serra, o país cresceu, entre 1980 e 2000, a uma taxa de 2,7% ao ano, podendo esse percentual ser superior a 5% ao ano se alcançados pelo menos quatro condições econômicas: afirmação da estabilidade, câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e sistema financeiro sólido.
4. O Senador Serra esclareceu, ainda, que no mesmo período: a) o sarampo reduziu-se a zero; b) a cólera caiu para quase zero (apenas 9 casos no ano passado); c) o tétano neonatal também é residual; d) a malária foi contida; e) a febre amarela urbana continua erradicada; f) a febre amarela silvestre encontra-se sob controle, já tendo sido vacinados 60 milhões de pessoas; g) a tuberculose, apesar dos riscos, está contida; h) a dengue é uma doença peculiar, sem vacina e terapia certeira, prosperando num clima tropical úmido e atingindo bairros e cidades com 100% de água e esgoto; entretanto, com as medidas adotadas a moléstia deverá reduzir-se até o fim do ano.
5. Luiz Felipe de Alencastro acha válida a decisão do Governo de estabelecer cotas mínimas de trabalho para os negros, mulheres e portadores de deficiências físicas, uma vez que tal medida reduziria desigualdades existentes.
6. O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA informou que de 1995 para cá: a) foram assentadas quase 600.000 famílias de trabalhadores rurais numa área de 20 milhões de hectares; b) foram investidos R$ 15 milhões na instalação dessas famílias em infra-estrutura básica, na obtenção de terra e em assistência técnica; c) o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF-Planta Brasil), com recursos da ordem de R$ 4,2 bilhões (safra 2000/2001), oferece subsídio financeiro e técnico para que o trabalhador assentado se transforme em agricultor capaz de gerar renda e não mais depender economicamente do Estado; d) para ampliar o acesso à terra, o MDA também criou o Banco da Terra, que possibilita o financiamento para a compra de terras e a realização de obras de infra-estrutura básica, já tendo sido assentadas 40 mil famílias em mais de meio milhão de hectares obtidos através dessa iniciativa; e) para impedir mecanismos que favoreciam a grilhagem de terras no país, foi criado o Sistema Público de Registro de Terras (SPRT), com o objetivo de facilitar a identificação dos imóveis rurais, conferindo maior transparência aos registros cartoriais e imobiliários e garantindo aos proprietários a legitimidade do domínio de sua propriedade; f) entre 22 países do continente americano, o Brasil passou da 15ª para a 9ª posição no que se refere ao índice de distribuição de terra.
7. José Dirceu, Presidente do PT, está prestes a ser indenizado por ter sido expulso do país pela ditadura militar.
8. O índice de avaliação “ótimo” e “bom” sobre o Governo FHC subiu de 26% para 31% entre o final de janeiro e a semana passada, caindo de 27% para 22% o percentual de “ruim” e “péssimo”, o que revela melhora do humor da população.
9. Romário deve ser convocado para a seleção brasileira de futebol.
10. Na primeira semana de março, a Câmara dos Deputados deverá discutir e votar projetos vitais sobre segurança pública, que vão do aumento das penas para crimes hediondos até a possibilidade de um juiz proferir sentença em noventa dias.
11. Sobra telefone no país, existindo 10 milhões de linhas fixas à espera de assinantes.
12. O encontro internacional do BID, a ser realizado em março próximo em Fortaleza, pode ajudar a melhorar a posição da capital cearense no “ranking” dos principais destinos brasileiros para o turismo de negócios.
13. Caiu 3,5% ao ano, entre 1995 e 1998, o número de mortes por câncer de mama nos Estados Unidos da América, graças ao aumento da realização de mamografias naquele país, o que mostra o desenvolvimento da medicina nesse campo.
14. No Brasil, houve, entre 1992 e 1999: a) crescimento do PIB per capta de 18,8%, sendo 19,2% no Nordeste; b) redução de 21,8% na mortalidade infantil; c) queda do número de famílias vivendo com menos de meio salário mínimo per capta; d) redução do analfabetismo em 22,7%; e) crescimento de 6,8% do número de domicílios com luz elétrica; f) crescimento de 7% no número de domicílios com saneamento básico; g) aumento de 10,5% no número de crianças entre 7 e 14 anos matriculadas nas escolas.
15. Lula mostra que o PT abandonou amarras ideológicas que isolam o partido, tecendo os seguintes comentários: a) o fim da inflação é conquista importante que deve ser mantida; b) é preciso dar incentivo aos setores produtivos para que haja geração de empregos; c) não é preciso, num país do tamanho do Brasil, haver invasão de terra para que se possa fazer reforma agrária; d) o Governo do PT vai honrar os compromissos da dívida pública; e) privatizações de empresas como a EMBRAER renderam bons resultados; f) a prioridade é o crescimento econômico para que seja possível o desenvolvimento social.
16. Aeroporto de Londres testa máquinas de leitura da íris para melhorar segurança.
17. Foi anunciado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso o fim do racionamento de energia elétrica a partir de 1.3.2002.
18. Em virtude de fraudes contra consumidores, foram liquidados pelo Banco Central vários consórcios de veículos.
19. Fabricantes de charutos na Bahia redescobrem os lucros, crescendo o mercado nacional do produto, desde 1977, à média de 20% ao ano.
20. O Governo está vendendo ações da Cia. Vale do Rio Doce, no valor de R$ 4,2 bilhões, podendo o comprador utilizar até 50% de seu FGTS.
21. O Estado do Maranhão, no período de 1992 a 1999, apresentou: a) redução do analfabetismo em 18,2%; b) aumento do número de domicílios com luz elétrica em 33,4%; c) crescimento do número de domicílios com saneamento básico em 41%; d) aumento de 21,7% no número de crianças entre 7 e 14 anos matriculadas nas escolas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui