Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O silêncio do livro -- 04/02/2002 - 17:09 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Antigamente qualquer pessoa que se dirijia a uma banca de jornais, defrontava-se com uma quantidade enorme de publicações às quais, provalvemente, eu em particular dei muito atenção, desde minha infància, os livros de bolso, as revistas de leituras em quadrinhos; popularmente conhecido como gibis. E, por sua própria caracteristicas e material, era considerada como um elemento supérfluo, mas foi para mim o começo de ter o hábito de lêr. Tanto os gibis, como jornais, revistas, informativos, grandes livros, etc... Por isso digo, assim como o silêncio, o livro `e um amigo incontestavel das horas amenas que cercam a nossa vida. Buscá -lo, desvendá-lo e dissecá-lo são atribuições inebriantes que prazerosamente nos enche e transborda de felicidades. Sempre na prontidão de sua quietude etática, emanam das páginas que compõem o compêndio, sabedoria e opinião, e a cada busca incessante a lição traduz novos ensinamentos aos eternos aprendizes da vida. Mais que uma multidão ruidosa e falante, o amigo silencioso, fala para as profundezas do ser , o qual ouve e absorve complacente a leitura do aprendizado. Se o livro é uma pedra preciosa a ser lapidada, uma biblioteca é um tesouro inexorável nas mãos sábias do artesão que maneja com dedicação essa arqueologia do saber.Saibamos proteger o nosso fiel amigo para que os inimigos da sabedoria não desfechem o golpe fatal, atirando-os na fogueira da inquisição para arderem na eterna chama do esquecimento."A LEITURA É O HÁBITO SADIO DO PRAZER". -JOSE ANGELO CARDOSO.-Poeta, contista, artista plastico.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui