Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Coletânea: Retalhos de um outono - Bloco I -- 05/04/2008 - 16:30 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minha segunda coletânea de pensamentos:


“Retalhos de um outono”

BLOCO I








1-“O universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do fluxo da energia universal. Em nossa própria capacidade de dar tudo aquilo que almejamos encontra-se a chave para atrair a abundância do universo – o fluxo da energia universal – para a nossa vida.”

Deepak Chopra, 1998, pág. 13, “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”

2-“Para a tradição judaica, aquele que fala é sempre como um arqueiro. Joga suas flechas e, uma vez que estas estejam no ar, não pode mais arrepender-se. Posteriormente, dá-se conta de que criou emissários ou extensões de si mesmo com procurações poderosíssimas de agir em seu nome. Todas as atitudes e conseqüências causadas por estes agentes serão de nossa responsabilidade. Quem percebe isto conhece a arte de falar pouco. (...) A palavra final de um conflito está no ouvido. Falar bem de maneira a não deixar mal-entendidos, é importante, porém escutar bem é muito mais. Se falo errado, conto sempre com a possibilidade de um ouvido que ouve correto.( ...) Ouça, e não fale. O falar não consagra um testemunho, mas o ouvir sim.”

Nilton Bonder, 1999, pág. 350,“A Cabala da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

3-"A humildade é um exercício diário, é amiga pessoal da paciência, que conquistamos ao usarmos a nossa inteligência, de forma mais profunda, afinal de contas, o orgulhoso não pensa, pois pensa que já sabe tudo, enquanto o humilde, está sempre aprendendo, sempre disposto a ouvir, examinar, refletir, por isso, os sábios falam devagar, ouvem muito e não discutem jamais."

Paulo Roberto Gaefke2003

4-“Descubra a “vida” e ensine-a a quem não sabe entendê-la”,

Mahatma Gandhi

5-“Para que o amor produza todo bem de que é capaz, deve ser livre, generoso, irrestrito e integral."

Arthur Willian Bertrand Russel, filósofo e matemático britânico, prêmio Nobel de Literatura,1950

6-“ Todos os estados mentais virtuosos – a compaixão, a tolerância, o perdão, o interesse pelo outro e assim por diante -, todas essas qualidades mentais são o autêntico darma, ou genuínas qualidades espirituais, porque todas essas qualidades mentais internas não conseguem coexistir com rancores ou estados mentais negativos.”

Dalai Lama e Howard C. Cutley, 2000, pág 349, “A Arte da Felicidade”

7-“A floresta,com seus antagonismos e associações, forma um ecossistema ordenado e belo. A natureza, maternal e ameaçadora, constitui um imenso superorganismo vivo, sistema aberto de inter-retro-relações que lhe confere unidade, totalidade, dinamismo e elegância. Ela não é biocentrada, como se a vida devesse sempre triunfar. Ela dá lugar à morte como forma de transformação. Ela, na verdade, equilibra sempre vida e morte.”
Leonardo Boff, 2002: “O despertar da águia “

8-“Sem trabalho o talento é apenas um fogo de artifício; ofusca por um instante, mas não deixa nada.”
Roger Martin du Gard, escritor francês


9-“Cordialidade significa aquele modo de ser que descobre um coração palpitando em cada coisa, em cada pedra, em cada estrela e em cada pessoa.

Leonardo Boff, "Saber Cuidar", 2002

10-“A tradição não é um compartimento fechado, morto, e sim uma conquista do pensamento universal que ensina e estimula a criatividade.”

Igor Stravinsky,,compositor russo

10-“(...) – Enquanto pudermos trabalhar, há que esmarmos no trabalho um elixir para todos os males. Além do mais, é justo aproveitar o tempo e a oportunidade. Sempre tive a convicção de que Deus tem pressa do serviço bem feito. Se isso constitui uma característica de nossas mesquinhas atividades nas coisas deste mundo, como adiar ou faltar com os deveres sagrados de nossa alma, para com o Todo-Poderoso?(...)”

Francisco Cãndido Xavier, 1941, pág 421, “Paulo e Estevão”

11-“Competência e confiança são um exército invencível.”

George Herbert, poeta e clérigo inglês

12-“(...), o homem que se anima a abrigar em seu coração as primícias do bem, e tão somente do bem, faz com que suas qualidades morais e espirituais se agigantem, assim como o fermento faz levedar toda a massa.”

Federação Espírita do Estado de São Paulo. Aprendizes do Evangelho”, 1999

13-“Os rabinos ensinaram – há quatro tipos de pessoas que ninguém tolera: um pobre que é arrogante; um rico que bajula; um idoso luxurioso e um líder que governa sua comunidade sem causa.”

Talmude Bab., Pess. 113b, citação no livro:
“A Cabala: da Comida, do Dinheiro e da Inveja”, de Nilton Bonder,1999

14-“Somente alguém plenamente feliz e em paz é capaz de gerenciar seus pensamentos e fazer de uma pequena flor um espetáculo aos seus olhos.”

Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

15-“A transigência é sinal certo de se não possuir a verdade. - Quando um homem transige em questões de ideal, de honra, ou de Fé, esse homem é um homem sem ideal, sem honra e sem Fé."

Josemaria Escrivá

16-“Esse frágil vaso que esvasiais dia após dia e que sempre preencheis com vida renovada... Esta pequena flauta de bambu que carregais pelas colinas e vales e de onde tirais melodias eternamente novas. Vossas dádivas caem sobre essas mãos tão pequenas que possuo. As eras passam e continuais derramando, pois ainda há o que ser preenchido.”

Rabindranath Tagore, Gitanjali.

17-“O caminho neste mundo é como o fio de uma navalha. De um lado está o mundo inferior, do outro, o mundo superior, e no meio, o caminho da vida.”

Rabi Mosché Leib, citação de Martin Buber, 1967, pág. 405, “ Histórias do Rabi”

18-(...) Estar de olho, ficar de olho, não perder de olho, trazer de olho, marcam um interesse do sujeito que beira a vigilância."

Alfredo Bosi, “O Olhar”

19- “Certa vez o Maguid falou a seus discípulos: - Eu vos mostrarei a melhor maneira de dizer o ensinamento. A gente não deve mais sentir a si mesmo, nem ser mais que um ouvido, que ouve o que diz em nós o Mundo do Verbo. E tão logo comece a ouvir o próprio discurso, deve-se interrompe-lo.”

Dov Ber de Mesritsch, citação no livro de Martin Bubber, 1967, pág. 150, Histórias do Rabi

20-“A vida é a eterna dança da consciência expressando-se na troca dinâmica de impulsos inteligentes entre o micro e o macrocosmos, entre o corpo humano e o corpo universal, entre a mente humana e a mente cósmica. (...) Quando você sabe dar aquilo que procura, está ativando e coreografando a dança com movimentos primorosos, energéticos e vitais, que constituem a eterna pulsação da vida.”

Deepak Chopra, 1998, p. 32, “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”

21-“Todo novo é flor dentro da árvore.”

Gilberto Mendonça Telles, poeta goiano

22-“Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo, pois um dia podem não dar. Tenha sempre um plano de contingência, prepare alternativas para as situações imprevistas, analise as possibilidades de erro. Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.”

autor não identificado

23-“A vida é belíssima, mas não é tão simples vivê-la. Às vezes, ela se parece um imenso jardim. De repente, a paisagem muda e ela se apresenta árida como um deserto ou íngreme como as montanhas. Independentemente dos penhascos que temos que escalar, cada ser humano possui uma força incrível. E muitos desconhecem que a possuem.”

Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

24-“Um mal desmedido é o que resulta da conduta compassada em que o homem, no trato com os semelhantes, emprega constantemente pesos e medidas.”

Rabi Rafael, citação de Matin Buber, 1967, pág.172, “Histórias do Rabi”

25-“O que significa “viver” se não existe a aprendizagem para “conviver”? Se não aprendermos o autoconhecimento, seremos (...) um envolvido pela presunção de conhecer o mundo sem nos autoconhecermos.”

Celso Antunes, 2003, “Casos, Fábulas. Anedotas ou Inteligências, Capacidades, Competências”

26-“O passo mais importante da vida foi dado na ausência das idéias. Você agiu antes de pensar. Entretanto, hoje você deve pensar antes de agir. Quem reage sem pensar atira sem pontaria.”

Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

27-“ Para conquistarmos algo na vida não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também, viver um grande amor.”

Wolfgang Mozart

28-“Espira-te bem alto, pois as estrelas se escondem em tua alma; sonha profundamente pois cada sonho precede o objetivo.”

Honoré de Balzac

29-“ O que for a profundeza do teu ser, assim será seu desejo.O que for o teu desejo, assim será tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão teus atos. Os que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

30-“As palavras devem ser pesadas e não contadas.”
provérbio em iídiche

31-“Se alguém quisesse exercer a humildade a fim de cumprir um mandamento, não chegaria jamais à verdadeira humildade.”

Maguid de Zlotschov, citação de Martin Buber, 1967, pág. 187,“Histórias do Rabi”

32-“Não ser amado é uma simples desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar.”

Albert Camus, escritor francês

33-“O sentimento que o homem mais dificilmente suporta é a compaixão, sobretudo quando a merece.”

Honoré de Balzac

34- Se o coração estiver amargo, nada adoçará a boca.”

provérbio em iídiche

35-“No começo eu tive medo, fiquei paralisada. Continuava pensando que jamais conseguiria viver (...). E eu me fortaleci e aprendi a sobreviver (...).Você pensou que eu me deitaria e morreria?
Oh! não, não eu. Eu vou sobreviver. Oh! Desde que eu saiba como amar, eu sei que continuarei viva. Eu tenho toda a minha vida para viver, eu tenho todo o meu amor para dar e eu vou sobreviver. Eu vou sobreviver. Foi preciso toda a força que eu tinha para não me despedaçar. Continuei tentando duramente, juntando os pedaços do meu coração partido. E eu passei tantas noites, simplesmente me sentindo arrependida por mim mesma. Eu costumava chorar. Mas agora eu mantenho minha cabeça bem erguida, e você me vê como alguém nova. (...)”

Gloria Gaynor, “I Will survive” “Eu sobreviverei”

36 -“Agir na cólera é o mesmo que içar vela com tempestade.”

Sêneca, filósofo romano

37-“A maturidade é a virtude daquele que aprendeu a ouvir e perceber a “verdade”.

Moacyr Mendes de Morais, 2002

38-“Ao longo da formação da personalidade nos tornamos seres que pensam e que podem mudar a nossa história, privilégio indizível da espécie humana. Somos uma espécie inteligente num universo desconhecido. Só não se encanta com a vida quem está sufocado por preocupações, atolado com suas atividades e não consegue ver além da cortina das suas dificuldades.”

Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

39-“O oposto de uma afirmativa correta é uma falsa. O oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.”

Niels Bohr, físico dinamarquês

40-“Se mantemos um sentimento de compaixão, de generosidade amorosa, algo automaticamente abre nossa porta interior. Através dela, podemos nos comunicar com os outros com uma facilidade muito maior. E essa sensação de calor humano gera uma espécie de abertura. Concluímos que todos os seres humanos são exatamente como nós e, assim, podemos nos relacionar com eles com maior facilidade. Isso nos confere um espírito de amizade.”

Dalai Lama e Howard C. Cutley, 2000, pág.45, “A Arte da Felicidade”

41-“Sê sábio em tua reprovação, senão farás mais mal do que bem.”

Rabi de Bratislava, citação de Nilton Bonder, 1999,”A Cabala:da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

42-“A cada novo dia, a cada momento, temos a nossa disposição, a maravilhosa possibilidade do encontro, que traz em si, infinitas oportunidades. Precisamos apenas estar atentos”

Paulo Coelho

43- “O amor é a única paixão que não admite nem passado nem futuro.”

Honoré de Balzac

44-“Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

Vinícius de Moraes

45-“(...) só lhe resta fazer uma coisa: amar a vida e ter coragem para vivê-la, mesmo que em alguns períodos você esteja cansado e transtornado. Nunca se esqueça que o maior carrasco do homem é o próprio homem. Ninguém pode ferir mais você do que você mesmo. A vida é bela e delicada. Cuide carinhosamente dela.”

Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

46-“Familiariza-se com os Anjos, e contempla-os freqüentemente em espírito; pois sem serem vistos, eles estão presentes ao teu lado.”

São Francisco Sales (1567-1622), citação no livro de Martin Claret, 1996, pag.82, A essência dos Anjos - A Arte de Viver"

47-“A melhor forma de se aproximar da morte sem remorso é agir de maneira responsável, tendo compaixão pelos outros agora.”

Dalai Lama, 2003, “Época”

48-“Precisamos encontrar o oásis em nossos desertos. Os perdedores vêem os raios. Os vencedores vêem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores vêem uma oportunidade para começar tudo de novo.”
Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

49-“(...) Porque não é suficiente proibir o mal e prescrever o bem; é necessário que o princípio do bem e o horror do mal estejam no coração do homem.”

Allan Kardec,“O Evangelho Segundo o Espiritismo”

50-“O casamento é como uma longa viagem em um pequeno barco a remo: se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo; caso contrário os dois afundarão juntos.”
Dr. David Reuben

51-“A matemática possui não apenas verdade, mas suprema beleza – uma beleza fria e austera como a da escultura.”
Bertrand Russel, matemático e filósofo britânico, prêmio Nobel de Literatura, 1950

52-“(...) Sei que o vento poderá me favorecer se eu souber o caminho certo e aonde quero chegar. Aproveito a sua força. Por vezes, vou mais rapidamente, e por vezes, lentamente, conforme os movimentos que fazem a razão e o coração para uma transformação.” (...)

Heleida Nobrega Metello, 2002, “Caminho”

53-“Devemos reconhecer que é muito complexo trabalhar com a frase “ama o teu próximo como a ti mesmo”, ao mesmo tempo que reconhecemos que nós também somos o “próximo”.

Nilton Bonder, 1999, pág. 394, ”A Cabala da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

54-“O amor, antes do que comportamento, é estado e sentimento. Pode-se amar só sentindo, imaginando, pensando.”

Do livro “As Palavras no Tempo,” org. de Domenico De Massi (José Olympio)

55-“Nunca te arrependerás: de teres freado a língua, quando pretendias dizer o que não convinha. De teres pensado antes de falar. De teres perdoado aos que te fizeram mal. De teres suportado com paciência faltas alheias.De teres sido cortês e honesto com tudo e com todos.”

Malba Tahan

56-“Quem deseja a felicidade deveria procurar as causas que a propiciam; e se não desejamos o sofrimento, o que deveríamos fazer é nos certificarmos de que as causas e condições que lhe dariam ensejo não mais se manifestem. É muito importante uma apreciação desse princípio causal.”

Dalai Lama e Howard C. Cutley, 2000, pág.43, “A Arte da Felicidade”

57-“Se és diferente de mim, irmão, em vez de me prejudicares, enriqueces-me.”

Antoine de Sainte-Exupèry , escritor e aviador francês

58-“Seja simples, pois, quando partir, tudo que restará de ti, aos que ficarão, será seu sorriso, seu olhar, seu modo de acariciar, seu perdão, o som da sua voz, a alegria de suas gargalhadas e a sinceridade de suas lágrimas (...) e saiba também que nenhuma estrela irá se apagar quando você se for e, por mais que você não compreenda, esta será a maior homenagem que elas lhe prestarão(...)”

Irmã Morte

59-“Quando vier a primavera, se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira, e as árvores não serão menos verdes que na primavera passada.A realidade não precisa de mim. Sinto uma alegria enorme ao pensar que minha morte não tem importância nenhuma.”

Alberto Caeiro

60-“O olho não inventa o que é do campo do som, mas o ouvido inventa o que é do campo da imagem.”

Robert Bressonn, cineasta francês

61-“O olho cioso é inventivo (...). O olhar conhece sentindo (desejando ou temendo) e sente conhecendo. Está implantado na sensibilidade (...).

Alfredo Bosi, “O Olhar”, Companhia das Letras

62-“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”

Sêneca

63-“Tudo que o mundo precisa são de exemplos e não de opiniões.”
Paulo Coelho


64-“É o percurso, não a chegada, que importa; a viagem, não a aterrisagem.”

Paulo Theroux , escritor americano.

65-“Nenhuma tarefa, bem realizada, é efetivamente privada. É parte do trabalho do mundo.”

Woodrow Wilson , foi presidente dos Estados Unidos

66-“Todos nós nascemos originais e morremos cópias.”

Carl J. Jung

67-“ A oração é um dos caminhos mais eficazes de desenvolvimento espiritual. Por ser tão fácil, terminamos não dando valor a ela. Mas as grandes transformações dos sábios e guerreiros espirituais só se tornaram possíveis porque a oração lhes servia como navio e bússola nos mares da descoberta mística.”

Paulo Coelho, 2002, agenda Tilibra

68-“OLHAR, pode ser também um ato de acolhimento: dar (ao menos) um olhar, conceder um olhar, pôr os olhos sobre alguém, deitar-lhe um olhar – tudo vem a ser prestar atenção, o que é um sinal ou uma esperança de favor (o ver com bons olhos) ou ainda, de benévola aceitação (...).

Alfredo Bosi, “O Olhar”, Companhia das Letras

69-“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. “

Augusto Jorge Cury, 2002 -“Você é insubstituível”

70-“Benefícios mal empregados se convertem em malefícios.”

Marquês de Marica, político carioca

71-“As mãos saúdam, as mãos sinalizam. As mãos envolvem, dão carinho. As mãos estabelecem limites. Escrevem. Abençoam. As mãos agasalham. Curam feridas. Para o mudo a mão é o verbo. Para o idoso é a segurança. Para o irascível a mão erguida é ameaça. Para o pedinte a mão estendida é súplica. Para quem chora, a mão alheia é conforto... Há mãos que tocam, suaves. Há mãos que ferem. Há mãos que abençoam. Há mãos que destroem. Há mãos que edificam, trabalham, realizam...”
adaptação, autor não identificado (www.siteamigocom.hpg.ig.com.br)

72-“Se não tenho lucidez suficiente, tendo a acompanhar cegamente. Se não vejo claramente a mim, obedeço aos meus impulsos de ocasião.”

Do livro “O monge e o Lama”,de Le Gall e Rimpoche (Bertrad Brasil), físico e astrônomo italiano

73-“As paixões ensinaram a razão aos homens.”

William Shakespeare, dramaturgo inglês

74-“ O passado joga pedras no futuro. E todas elas caem no presente.”.

Yehuda Amichai , poeta israelense nascido na Alemanha

75- “Como dois pássaros dourados pousados no mesmo galho, intimamente amigos, o ego e o Eu habitam o mesmo corpo. O primeiro ingere os frutos doces e azedos da árvore da vida; o segundo tudo vê em seu distanciamento.”

Mundaka Upanishad,citação no livro de Deepak Chopra, 1998, pág. 75,“As Sete Leis Espirituais do Sucesso”

76-“A vida é como uma viagem de trem. Cheia de embarques e desembarques, de atropelos, sonhos, fantasias, esperas e também, de pequenos acidentes pelos caminhos. De surpresas agradáveis, com outros embarques, e de tristezas, com os desembarques.”

autor não identificado

77-“A intuição é uma forma de conhecer ou saber sem ter necessidade de usar o raciocínio, a memória, a lógica ou outras faculdades do cérebro humano” (...) “A intuição é uma função primordial do hemisfério cerebral direito e está associada a um elevado grau de inteligência, que nos liga com as fontes essenciais do conhecimento.”

Martin Claret, 1996, pág. 64, A essência dos Anjos – a Arte de Viver.”

78-“O hemisfério cerebral esquerdo é a sede das funções da memória, da lógica e do raciocínio, que são níveis menores da inteligência, e não transcendem o plano material. Entretanto, também são necessários para realizar outras atividades no plano tridimensional em que nos movimentamos enquanto temos corpos físicos.”(...)É muito importante contrabalançar os dois hemisférios para eles funcionarem mais plenamente e para processarmos nossa ação utilizando todas as nossas possibilidades.”

Martin Claret, 1996, pág. 65, A essência dos Anjos – a Arte de Viver.”

79-“Não há nada como o sonho para criar o futuro.”

Leonardo da Vinci

80- Cada um está sobre o coração da terra respassado por um raio de sol: e de repente é noite.
Salvatore Quasimodo

81- “Não precisamos de mais dinheiro, não precisamos de mais sucesso ou fama, não precisamos de corpo perfeito, nem mesmo do parceiro perfeito – agora mesmo, neste momento exato,dispomos da mente, que é todo o equipamento básico de que precisamos para alcançar a plena felicidade.”

Dalai Lama e Howard C. Cutley,2000, pág.42, “ A Arte da Felicidade”

82-“Temos de dizer às crianças que elas têm a escolha de se tornarem entusiastas ou perdedoras. Pois não encontrar o amor é não encontrar a vida.”

Léo Buscaglia, 2001,“Vivendo, Amando e Aprendendo"

83-“Há a terra dos vivos e as terras dos mortos, e a ponte é o amor. A única sobrevivência e o único significado.”

Thorton Wilder

84-“O humilde já consegue viver o “temor a D’us” sem ter que recorrer ao ar de sapiência ou à consciência orgulhosa de ser sábio.”

Nilton Bonder, 1999, pág. 323, “A Cabala da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

85-“ Um homem veio reclamar ao Rabino de Porissov que estava se afogando em dívidas. O rabino respondeu: “De cada centavo que você receber como lucro, separe uma porção para o pagamento de suas dívidas. Quando ficar claro nos céus que você realmente quer pagar suas dívidas, você receberá ajuda dos céus para realizar isto.

Nilton Bonder, 1999, pág.229, ”A Cabala:da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

86-“Os ocidentais querem uma receita mágica para combater a raiva. Isso requer prática constante de controle e compaixão.”

Dalai Lama, junho / 2003, revista “Época”

87-“Devemos ser sábios em nossa repreensão, quando a fazemos e quando não a fazemos.”

Nilton Bonder, 1999, pág. 388, “A Cabala:da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

88-“Que seja dada a palavra aos poetas para falar sobre o horror que nutrimos pelo ridículo ou pelo pânico que temos de perder a face. São eles, poetas, que mais perto chegam de dar precisão ao que sentimos.”

Anna Verônica Mautner. “Que falem os poetas”, Folha Equilíbrio, 19?02/2004

89-“Um relato honesto se desenrola melhor se for feito sem rodeios.”
Shakespeare

90-“É uma característica do ser humano o paradoxo. O que acontece com os grupos, acontece com cada um de nós. Impulsivamente uma parte do nosso eu quebra o estado de realidade, rompe com o equilíbrio, e por não suportar a coisa boa, traz para cada um de nós uma cota de infelicidade, como se esta infelicidade, viesse restaurar a culpa e reparar o dano (de ser feliz). É por isso que os laços se partem, os afetos se desfazem e o sonho acaba.”

autor não identificado (www.mundodasmensagens.hpg.ig.com.br)
91-“Toda ação gera uma força energética que retorna a nós da mesma forma. O que semeamos é o que colhemos. E quando escolhemos ações que levam felicidade e sucesso aos outros, o fruto de nosso carma é a felicidade e o sucesso.”

Deepak Chopra,1998, pág.37,“As Sete Leis Espirituais do Sucesso”

92-“Carma é a eterna afirmação da liberdade humana. Nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos, são fios de uma rede que tecemos ao redor de nós mesmos.”

Swami Vivkananda, citação no livro de Deepak Chopra, 1998, pág.37, “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”

93-“Se os seus projetos não saturarem a sua emoção, você não terá perseverança para executá-los.”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível”

94-“O amor assemelha-se à sede: uma gota de água aumenta-o.”

Nicolas Restif de la Bretonne, escritor francês

95-"As duas coisas mais universalmente desejadas são o poder e a admiração. Pessoas ignorantes só podem obtê-los, de um modo geral, por meios brutais, que supõem a conquista da supremacia física. A cultura proporciona às pessoas formas menos nocivas de poder e meios mais dignos de se fazerem admiradas."

Bertrand Russel, matemático, prêmio Nobel de Literatura, 1950

96--“É melhor quem trabalha, e tem abundância de tudo, do que quem conta vantagens, e sequer tem um pão.”

Eclesiástico 10 :30

97-“Grande é a dignidade das almas humanas, pois cada uma tem um anjo destinado à sua guarda desde o instante de seu nascimento.”

São Jerônimo, citação no livro de Martin Claret, 1996, pág.60, “A essência dos Anjos – a Arte de Viver.”

98-“ As orações são os ramos de uma árvore cuja raiz se chama fé.”

Paulo Coelho, 2002, agenda “Tilibra”

99-“Pequena entre os seres alados é a abelha, mas seu produto tem a primazia da doçura.”

Eclesiástico 11 : 3

100-“Dez anos é o momento mais solar da infância. Nada além da infância bem madura, rica de uma experiência já longa.”

Amélie Nothomb, escritora belga, nascida no Japão

101-“Desejo que você seja um grande empreendedor. E quando empreender, não tenha medo de cometer falhas. E quando cometê-las, não tenha medo de reconhecê-las. E, quando reconhecê-las, não tenha medo de chorar. E, quando chorar, não tenha medo de reavaliar a sua vida. E quando reavaliá-la, não esqueça de dar sempre uma nova chance para si mesmo.”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível”

102-“Para quem sabe esperar, tudo vem a tempo.”

Clément Marot, poeta francês

103-“Inclui-te em qualquer repreensão que fizeres. A reprovação que é retida devasta possibilidades de clemência, brandura e benevolência. A reprovação traz dos céus contentamento e benção.”

Rabi de Bratislava, citação no livro de Nilton Bonder, 1999, “A Cabala da Comida, do Dinheiro e da Inveja”

104-“Todos os dias deparamos com inúmeras decisões e escolhas. E, por mais que tentemos, é freqüente não escolhermos aquilo que sabemos ser “bom para nós”. Em parte, isso está relacionado ao fato de que “a escolha certa” costuma ser a difícil – aquela que envolve algum sacrifício do nosso prazer.”

Dalai Lama e Howard C. Cutler, 2000, pág.38,”A Arte da Felicidade”

105-"Penso que todas as religiões se baseiam, pelo menos em parte, na crença em coisas de cuja existência não há provas, e que se deve substituir a crença nessas coisas pela fidelidade aos fatos reais."
Bertrand Russel, matemático, prêmio Nobel de Literatura, 1950

106-“Honre sua inteligência, aprenda a fazer muito do pouco e a amar aquilo que você tem.”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível”

107-“Se você é uma pessoa idosa, deixe a sabedoria vestir a sua inteligência. Não tenha medo do fim da existência. A vida é apenas uma gota na perspectiva da eternidade. Viva cada minuto como um momento inesquecível. Não deixe o medo ser seu mestre. O medo é um péssimo matemático. Ele sempre aumenta e distorce a realidade.”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível “

108-“(...) Aposente de seu trabalho, mas não aposente sua inteligência.”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível “

109-“Muitas vezes escolhemos nos outros apenas um ato de espetáculo que eles encenam para nós.”

Fernando Moreira Salles, editor e articulista carioca

110-“ Não entristeças quem tem fome não exaspere o pobre em sua indigência. Não aflijas o coração do indigente e não adies a ajuda ao angustiado. Não rejeites a súplica dos aflitos e não desvies do indigente o teu rosto.”

Eclesiástico 4: 2,3,4

111-“Os animais haviam se reunido e começavam a reclamar que os seres humanos viviam tirando coisas deles. – “Eles pegam o meu leite – disse a vaca.” – “E roubam meus ovos – disse a galinha.” – “E a minha carne para fazer toucinho – disse o porco.” – “E me caçam para ficar com meu óleo – disse a baleia.” Por último, veio o caramujo e disse: -“Eu tenho algo que eles certamente tomariam de mim se pudessem. Algo que eles desejam acima de todas as coisas. Eu tenho o tempo.”

Sufismo ( extraído de: Reflexões para 2003 / Moacyr Mendes de Morais)

112-“Não podemos mudar o passado – abandonar dores ou desfrutar prazeres antigos - , mas podemos mudar a maneira com que o antes atua no agora.”

Nilton Bonder, “Sobre Deus e o Sempre”

113-“A verdade é filha do tempo, não da autoridade.”

Francis Bacon

114-“ A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida.”
Eduardo Girão

115-“Talvez o amor seja o processo de eu conduzi-los delicadamente de volta a si.” “Não para quem eu quero que você seja, mas a quem você é.”

Citação de Saint-Exupéry / Léo Buscáglia, 2001, pág.34, “Vivendo, Amando e Aprendendo”

116-“Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena.”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível “

117-“Sem o perdão, o monstro do passado eclodirá em seu presente e controlará seu futuro.” O perdão, vem através da compreensão.”
Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível “

118-“O perdão é a chave para a ação e a liberdade.”

Hannah Arendt, filósofa americana

119-“Julgar-se pior que os outros é um dos mais violentos atos de orgulho, porque é usar a maneira mais destrutiva possível de ser diferente.”

Paulo Coelho, 2002, agenda "Tilibra"

120-“Todos os seres humanos tem o mesmo potencial para atingir a iluminação. É errado pensar que certas pessoas têm capacidade especial.”

Dalai Lama, junho / 2003, revista “Época”

121-“Tu já estás com muita idade. Por que plantas mudas de árvores das quais não verás a folhagem, cuja sombra não poderás descansar e cujos frutos não poderás saborear?”. O velho homem olhou para cima e disse: “Aqueles que vieram antes de nós plantaram, e nós pudemos colher. Agora nós plantamos, para aqueles que virão depois de nós também possam colher.”

extraído do texto :“Sobre a vida eterna”- conto árabe

122-“O coração que anda por dois caminhos não será bem sucedido...”

Eclesiástico 4: 28

123-“Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”

Madre Teresa de Calcutá

124-“O coração do sábio captará as palavras do sábio, e o ouvido atento cobiçará a Sabedoria.”

Eclesiástico 4: 31

125-“Quando você para de esperar, tem todas as coisas.”

Buda

126-“ O acolhimento é a chave do aquecimento. Basta colocar “calor”, principal nutriente do amor, e está feito o laço para o mais perfeito entrelace de qualquer relação.”

Heleida Nobrega Metello, 2003, “O Abraço”

127-“(...) por mais alto que subais na vida, nunca vos esqueça de prestar ajuda aos necessitados. Minorai bondosa e generosamente sua miséria. Sede sempre afável de trato e evitai a arrogância. A pobreza do pobre? – é uma pobreza envergonhada, uma situação duplamente penosa. Amparai-o com solicitude, pois quem minorar suas penas poderá estar seguro da graça de Deus.”

Wolfram von Eschenbach, 1995, pág. 126, “Parsifal”, 2ª edição revista

128-“Há uma força invisível, um Anjo que orienta, que, de algum modo, é como um propulsor que nos impele para a frente.”

Tagore, Rabindranath, poeta e filósofo indiano(1861-1941),citação no livro de Martin Claret, 1996, pág.29, “A essência dos Anjos – a Arte de Viver”

129-“(...) O amor, o desgosto, a dor, a alegria não são nunca quantificáveis. A economia não conhece o humano do humano.”(...) Em outras palavras, o conhecimento pertinente não é fundado numa sofisticação, mas numa atitude que consiste em contextualizar o saber. Trata-se de uma aquisição da Psicologia cognitiva.”

Edgar Morin, 2002. pág. 84, “Os Sete Saberes”

130-“A palavra tem por contexto a frase e a frase tem por contexto o discurso, o texto. É a contextualização que sempre torna possível o conhecimento pertinente. Isto é verdade para todos os níveis da história.”

Edgar Morin, 2002, pág. 84, “Os Sete Saberes”

131-“Pela palavra se reconhece a sabedoria e o bom senso, pela resposta da língua.”

Eclesiástico 4::29

132-“(...) –Chego primeiro – desafiei, levantando num salto. Aquela era uma noite ótima para corridas. O céu estava claro, o ar tão frio e tão limpo, que quase lançava faíscas. A lua ainda não tinha saído, mas tinha estrela para todo lado. Tudo estava silenciosos. A única coisa que se ouvia era o barulho dos nossos pés no cimento e o som seco, rascante, das folhas sendo sopradas pelo vento na rua. Era uma noite legal mesmo. Acho que ainda estava fora de forma, porque os três emparelhamos. Não. Acho que era porque os três estávamos com vontade de ficar juntos.”

Susan E. Hinton, 1967, pág. 186, “Outsiders”

132-“No ciclo da vida tudo se renova porque nada é inútil, e nada permanece igual porque tudo muda, como as marés e as nuvens, a direção e a força dos ventos, as paisagens e suas cores, volumes e texturas, a intensidade do fogo (...)”

sabedoria de mestres do Japão e China

133-“(...) a missão principal das figuras exemplares é ensinar-nos permanentemente a cuidar do Ser em todas as suas dimensões, corporal, mental e espiritual. Só então seremos plenamente humanos. (...) A cultura dominante separou o corpo, mente e espírito. Dilacerou o ser humano em mil fragmentos. Sobre cada fragmento construiu um saber especializado. (...) Tais saberes são de grande proveito (...). Mas todos eles encerram certo reducionismo: onde está o ser humano em sua integralidade?

Leonardo Boff, , 2002, pág. 144, “A águia e a galinha”

134-“Não sejas ousado na tua língua e medroso e indolente em tuas obras.”

Eclesiástico 4 : 34

135-“Cuidar do espírito é estar sempre atento e ouvir as mensagens que vêm de todos os lados. As coisas não são apenas coisas. Elas representam valores que fascinam.”

Leonardo Boff, 2002, pág. 148, “A águia e a galinha”

136-“Alguém fisicamente doente em sua cama de hospital sente-se, muitas vezes, mais aliviado com a visita da netinha querida do que com o remédio receitado. A escuta atenta e afetuosa das fabulações de um esquizóide ajuda mais que muitas sessões de terapia. O encontro com uma pessoa espiritual que realmente vivenciou o Sagrado, mesmo sendo de um caminho religioso diferente, nos ajuda mais na nossa própria busca do que muita piedade e muita meditação.”

Leonardo Boff, 2002, págs. 145, 146, “A águia e a galinha”

137-“ (...) livre-se de suas expectativas (...) na verdade você só precisa é de você. Para perceber isso basta reconhecer esse fato. Você é o você perfeito. E mexer com a perfeição é cortejar a dor. Desenvolva-se na sua perfeição.”

Léo Buecaglia, 2001, pág. 120, “Vivendo Amando e Aprendendo”

138-“Dá Cristo ao mundo, não o mantenha para ti mesma e, ao fazê-lo, usa as tuas mãos.”

Madre Teresa de Calcutá

139-“A capacidade de tocar, com suas implicações mais amplas, é especialmente importante na Índia, onde o conceito de “intocabilidade” é tão real; este é o verdadeiro espírito missionário em ação; é mais importante tocar do que curar.”

Anne Sebba (biógrafa de Madre Tereza de Calcutá)

140-“A mão que toca, cura porque leva carícia, devolve confiança, oferece acolhida e manifesta cuidado. A mão faz nascer a essência humana naqueles que são tocados.”

Leonardo Boff, 2002, pág. 171, “Saber Cuidar”

141-“Não tenhas a mão aberta para receber e fechada para dar”.

Eclesiástico 4: 36

142-“A inteligência da natureza opera pela lei do mínimo esforço... sem ansiedade, com harmonia e amor. E quando utilizamos as forças da harmonia, da alegria, do amor, atraímos sucesso e boa sorte facilmente.”

Deepak Chopra,1998, pág.49,“As Sete Leis Espirituais do Sucesso”

143-“A vida não é omissa e tem a serenidade de quem sabe o que faz.”

Zibia Gasparetto, 1997, “Conversando Contigo!

144-“Quando tudo parece caminhar errado, seja você o primeiro passo certo. Se tudo parece escuro, se nada puder ser visto, acenda a primeira luz. Traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada. Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso, (...). Se a vida inteira for um imenso não, parta você na busca do primeiro sim, (...)”

autor desconhecido (www.siteamigocom.hpg.ig.com.br)

145-“(...) a mente humana sabe com malícia e perspicácia identificar uma mensagem, desde um texto a um sorriso, acompanhada de ternura, confiança e fé, de outra transmitida de forma desapaixonada.”

Celso Antunes, 2002, O que é o projeto 12 dias / 12 minutos?

146-“O fato de que uma crença tem um bom efeito moral em um homem não é uma evidência qualquer em favor de sua verdade."

Bertrand Russel, prêmio Nobel de Literatura, 1950

147-“Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.”

Henry Ford

148-“Quando o amor nasce de sentimentos autênticos – e ele pode ser identificado toda vez que o coração cativo sucumbe a uma paixão verdadeira -, então esse sentimento é capaz de realizar verdadeiros milagres.”

Wolfram von Eschenbach, 1995, pág. 238, “Parsifal”, 2ª edição revista

149-“O medo, carinho, rejeição, correção, apoio vão tecendo a colcha de retalhos de sua memória consciente e inconsciente. Cuidar do que você arquiva é acarinhar a sua vida. Você sabe cuidar de si mesmo?”

Augusto Jorge Cury, 2002, “Você é insubstituível”

150-“Certa vez alguns ladrões entraram num mosteiro dos padres do deserto e disseram aos anciãos: -“Vamos levar tudo o que há em sua cela.” – “Meus filhos – respondeu ele, - levem o que quiserem.” Os ladrões levaram tudo que puderam encontrar na cela e partiram. Mas deixaram para trás um pequeno saco que não tinham visto. O ancião pegou o saco e, indo atrás dos ladrões, gritou: - “Meus filhos, levem isso que vocês esqueceram!” Estupefatos com a paciência do monge, os ladrões trouxeram tudo de volta à cela e fizeram penitência exclamando: -“Este é verdadeiramente um homem de Deus!”

extraído de uma coletânea para reflexões, organizada por Moacyr Mendes de Morais, psicólogo.






organizada por Heleida Nobrega, 2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui