Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O QUINTO MISTÉRIO -- 03/02/2002 - 19:30 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUINTO MISTÉRIO

Sei que o universo tem poucos mistérios.
Se não me engano, não passam de cinco.
Quem criou as estrelas? - Aqui não é preciso ser muito inteligente para saber que foi Deus.
Deus criou as estrelas para que eu pudesse fi-car olhando para elas de noite, quando não tenho ninguém para conversar.
E quase sempre não tenho ninguém para con-versar. Faz mas de quinze dias que comprei um celu-lar e só eu ligo para mim. Também é verdade que sou um homem de negócios, mas não conto a ninguém. De modo que as pessoas pensam que eu sou um fra-cassado e não me ligam.
A não propaganda é a chave do meu sucesso.
Sei que isso é um paradoxo - mas a natureza cumpre comigo seu destino peculiar.
O segundo mistério seria quem criou Deus. - Depois de longa pesquisa descobri que os loucos des-cobriram esse segredo, mas quando vão contar os in-ternam. Para isso existem os hospícios, para internar os criativos.
O terceiro mistério seria o que quer dizer a palavra segredo. Por exemplo, o segredo é algo que alguém esconde e ninguém supostamente não saberia o que seria o segredo. De modo é que o segredo é que não há segredo. Quem pensa ter segredo é que está confuso.
O quarto mistério seria porque eu gosto de ficar olhando para as águas. Parece sempre que vai acon-tecer algo dentro ou fora de mim. Parece que estou sendo filmado pelo universo inteiro. Não posso negar que é uma cena muito poética. Mas fico encabulado de admitir. Às vezes me parece que Deus não tem ou-tra ocupação senão ficar preocupado comigo.
O quinto mistério, porém, me parece mais as-sombroso, mais assustador e revelador que existe uma outra realidade por trás das aparências das coi-sas que sequer suspeitamos da realidade inatingível em que nós, absortos, nos quedamos como reis pros-trados sem outro castelo que não seja a perplexidade absoluta diante da banalidade do inexplicável.
Quem descobrir esse mistério descobrirá a química que move estes e outros mundos.
Sei que a natureza cala-se diante da grandeza do quinto mistério.
Por que as mulheres usam salto alto?
Eis aqui o único mistério que me falta desco-brir.

3/07/00.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui