Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A DIFÍCIL MISSÃO DE SER ATEU -- 12/01/2014 - 00:18 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Diferentemente de ser ateu, que envolve uma escolha racional, ser crente e pertencer à essa ou aquela religião não é fruto de uma decisão pessoal, embora haja um quê de pessoal nisso quando o indivíduo passa a ter o direito de fazer suas próprias escolhas. A religião nos é passada por nossos pais e pelo grupo social ao qual pertencemos. Assim, desde que nascemos, fazemos parte de uma seita religiosa, da qual normalmente fazem parte nossos parentes – ou a maioria deles --, os amigos de nossos pais, nossos vizinhos, nossos professores, nossos amiguinhos da escolha e etc. Dessa forma, não temos escolhas. Vamos ser criados nesse meio e todos farão o possível para que aceitemos aqueles preceitos e acreditamos neles. Assim, nos tornamos crentes, porque nossos pais são, nossos amigos são e quase todos que nos rodeiam são. E mesmo que, ao longo do tempo, venhamos a fazer questionamentos – a maioria não o faz --, ainda sim somos pressionados pelo nosso meio a afastá-los, pois estamos errados e até mesmo cometendo um pecado. Mas ser ateu é completamente diferente. É preciso lutar contra aquilo que nossos pais nos ensinou a vida toda; é preciso encarar os amigos e todos aqueles que fazem parte do nosso meio. E ainda temos de dizer para nós mesmo que, apesar de todos viverem num consenso quanto a existência de Deus, são eles quem estão errados. E ao negar a existência divina tanto do homem quanto do próprio mundo, temos de ter argumentos suficientes para lutar contra todos, porque eles vão tentar nos convencer do contrário. Por isso, ser crente não existe muito esforço, mas ser ateu são outros quinhentos. Você precisa de uma inteligência acima da média; terá de dispor de muitos conhecimentos – que não te foram ensinados pelos seus pais e parentes, pelos seus professores e nem passados pelos seus amigos--; terá de ser capaz de retrucar sozinho cada razão que alguém de seu relacionamento vai lhe dar para justificar a crença deles, principalmente porque um crente não admite que alguém simplesmente não possa acreditar em Deus. Eles serão muitos, mas você vai estar sozinho. Eles vão te tachar de louco ou coisa ainda pior. Vão lhe dizer que os ateus não respeitam a vida, não tem moral e coisas afins. Grande mentira! Quase 100% dos criminosos tem uma religião. Mas como bom ateu, você não se deixa levar, permanece firme, pois sabe que o ateísmo tem as suas vantagens, principalmente a de não estar sob o julgo de velhas crenças, de dar o melhor de si aqui, sem esperar por nada após a morte e etc.




LEIA TAMBÉM:
POR TRÁS DA SIMPLICIDADE DO PAPA FRANCISO
OS FARAÓS E A ORIGEM DE DEUS
DOS MILAGRES
A RENÚNCIA DE BENTO XVI
O DEUS ANTROPOMÓRFICO DOS RELIGIOSOS
A IRRACIONALIDADE DA CRENÇA
OS SACRIFÍCIOS EM NOME DA FÉ
OS NIILISTAS ALIENADOS
QUANDO A FÉ É PREJUDICIAL
PELOS TERREMOTOS DA DÚVIDA
A EXPANSÃO DO ATEÍSMO
A TERRA EM EFERVESCÊNCIA
A LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS
MITO DA CAVERNA E CRISTIANISMO
NOSSAS VERDADES
INTERMINÁVEL SATISFAÇÃO
FALTA DE PROFUNDIDADE

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui