Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Atualidades Brasil . Questões de Vestibulares Julho 2006 -- 08/08/2006 - 09:11 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATUALIDADES BRASIL QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2006





1. UNESP JULHO DE 2006



Uma parcela da população que trabalha na metrópole de São Paulo tem preferido, nos últimos anos, morar em cidades próximas à região metropolitana, ou mesmo no meio rural, geralmente em condomínios fechados de alto padrão. Com base nessa tendência,

analise as afirmações e aponte qual alternativa reúne as dinâmicas sócio-espaciais que se alteram.

I. Aumenta o fluxo de pessoas e veículos diariamente no sentido interior-metrópole-interior.

II. Novos espaços de lazer e consumo são criados nas cidades e regiões que recebem estes novos moradores.

III. Diminui a migração pendular.

IV. Essa opção de onde morar expande-se para toda população, independente da classe social.

V. A paisagem do campo é alterada pela presença dos condomínios.

VI. O local de residência não altera a qualidade de vida.

VII. Diminui significativamente a poluição na metrópole.

a) I, II e V. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) II, IV e VI. e) III, IV e VII.



2. UNESP JULHO DE 2006



Na maior parte da Amazônia, as queimadas são comuns no processo de transformação das florestas em roças e pastagens. O fogo é o instrumento utilizado pelos fazendeiros para desmatar o terreno e prepará-lo para a atividade agropecuária ou para controlar o desenvolvimento de plantas invasoras. Esse processo traz inúmeros

impactos ambientais. Leia atentamente os impactos listados.

I. Num primeiro momento, as queimadas podem funcionar como fertilizantes do solo, uma vez que as cinzas produzidas são convertidas em nutrientes pelos microrganismos da terra.

II. A queima sucessiva de uma mesma região propicia o aumento dos microrganismos da terra, tornando o solo cada vez mais pobre e inapropriado para a agricultura.

III. Os pastos e as lavouras absorvem mais energia solar do que a vegetação original e podem contribuir para um aumento de chuvas e um aumento na temperatura da região Amazônica.

IV. Embora as plantas retirem o gás carbônico da atmosfera, utilizando-o para seu crescimento, atualmente as queimadas produzem muito mais esse gás do que as plantas podem absorvê-lo.

V. Pesquisas recentes indicam que uma floresta queimada tem probabilidade muito menor de pegar fogo novamente, a segunda queimada é sempre menos intensa e a mortalidade das árvores é menor.

Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas.

a) I e IV. b) I e V. c) II e III. d) III e IV. e) IV e V.



3. UNESP JULHO DE 2006



Com relação à estrutura fundiária e às relações de produção do meio rural brasileiro, é correto afirmar que

a) a Revolução Verde foi aplicada às pequenas propriedades para incentivar a agricultura voltada para o mercado interno.

b) a introdução de parcerias está resolvendo a questão da concretização da reforma agrária.

c) as unidades familiares adaptaram-se à dinâmica do mercado, levando-as a abandonar a produção voltada ao consumo externo.

d) a maioria quase absoluta dos pequenos estabelecimentos controla pouca terra em todas as regiões brasileiras, exceto as regiões Sudeste e Sul.

e) o modelo agrícola de exportação brasileira é baseado na monocultura e apóia-se na concentração da propriedade rural.





4. UNESP JULHO DE 2006



A reestruturação produtiva no Brasil, e mais especificamente no estado de São Paulo, ocorre juntamente com uma nova lógica de localização industrial. Analise as afirmações

seguintes.

I. Nessa dinâmica, ocorre a extensão da região industrial de São Paulo para um raio aproximado de 150 quilômetros e, com essa ampliação da área metropolitana ,

São Paulo passa a ser designada de cidade-

região.

II. Com a forte migração da indústria para o interior paulista, ocorre a desindustrialização da cidade de São Paulo.

III. Aumenta ainda mais o status da metrópole de São Paulo, pois esta passa a comandar os fluxos materiais e imateriais por intermédio de redes informacionais.

IV. Com a migração da indústria, a metrópole de São Paulo passa a concorrer com as novas regiões paulistas mais dinâmicas e perde, conseqüentemente,

seu status.

V. Juntamente com a indústria, migra, também, a gerência das grandes empresas, seguindo o mesmo fluxo da nova dinâmica locacional.

Estão corretas as afirmações

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e V. e) IV e V.



5. UNESP JULHO DE 2006



Em 2005, os exportadores de carne bovina, no Brasil, foram surpreendidos pelo aparecimento de alguns focos da febre aftosa no país. Embora no início de 2006

esse quadro tenha melhorado, o Brasil necessita investir na qualidade do produto para continuar atendendo as exigências do mercado mundial, com relação ao alto

padrão de qualidade de alimentos.

Dados revelam que as exportações de carne bovina já cresceram 17% em relação ao período da crise da doença e vão superar as metas traçadas no começo de

2006. Essa tendência otimista para este setor de exportação brasileira se deve

a) ao fato de grandes exportadores de carne no mundo estarem enfrentando problemas como, por exemplo, a gripe aviária, que está provocando um aumento no

consumo de carne bovina.

b) ao preço da carne bovina brasileira estar muito abaixo dos preços dos maiores concorrentes estrangeiros; no caso do consumo de alimentos, o preço é

um quesito mais importante que a qualidade.

c) à diminuição do número de vegetarianos no mundo e que, conseqüentemente, passaram a consumir mais carne.

d) ao exagero quanto à dimensão da crise, não havendo, portanto, a necessidade de investimento no setor.

e) ao controle da doença nos estados brasileiros em que foram identificados os focos da doença e ao surgimento de muitos casos de febre aftosa nos países concorrentes.





6 PUC SP JULHO 2006



Leia com atenção:

“Um novo, desconhecido e próspero Nordeste, uma nova fronteira agrícola que se consolida ano a ano com a produção de grãos no oeste da Bahia, sul do Maranhão e sudeste do Piauí. É esta a nova aposta da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) para tirar do papel o secular projeto da Transnordestina. Com investimentos de R$ 4,5 bilhões em reforma ou ampliação de 1.860 quilômetros de trilhos, o governo federal planeja

interligar as áreas produtoras de soja, milho e algodão aos Portos de Suape, em Pernambuco, e de Pecém, no Ceará.” (Jornal do Comércio. Nova fronteira agrícola aguarda a Transnordestina. 14/05/2006).

Sobre essa nova realidade nordestina, é correto afirmar que

a) os grãos mais produzidos nessa área são o milho e o algodão, por serem lavouras que se adaptam melhor ao cerrado do que a soja.

b) o progresso agrícola na região mencionada é uma demonstração da adaptação das lavouras modernas às regiões de caatinga e à seca.

c) os investimentos na ferrovia serão bem-vindos, mas não precisarão ser muito grandes em razão da proximidade das áreas de plantio em relação ao litoral.

d) no cerrado nordestino as chuvas são regulares, em especial nas chapadas; os terrenos são planos e facilitam a mecanização das lavouras. Essas são virtudes importantes da área.

e) embora a ferrovia seja um bom investimento por garantir um acesso direto a portos marítimos dos produtos agrícolas, a região já está bem assistida por rodovias federais.





7 PUC SP JULHO 2006



Leia com atenção:

A expectativa de vida da população brasileira aumentou em mais de três anos entre 1991 e 2000, segundo o IBGE. A esperança de vida das mulheres passou de 70,9 anos para 74,1 anos no período. Já para os homens aumentou de 63,1 para 66,7 anos. Em 1991, 7,8% da população era de mulheres com 60 anos ou mais. Esse percentual subiu para 9,3% em 2000. Em 2000, 49% da população era do sexo mascu lino e 51%, feminino.

(Adaptado de Folha Online. Expectativa de vida do brasileiro aumenta em mais de três anos. 22/05/2006)

Observando e procurando interpretar os dados pode-se afirmar que

a) as mulheres têm uma expectativa de vida mais elevada no Brasil, porque apenas uma minoria está incluída no mercado de trabalho.

b) o crescimento expressivo da expectativa de vida dos brasileiros é algo comum a todos os países e o Brasil ainda está entre os piores índices do planeta.

c) a expectativa de vida das mulheres não justifica o percentual de mulheres no total da população. A razão principal é que nascem mais mulheres do que homens.

d) a diferença de expectativa de vida a favor das mulheres deve-se ao fato de haver, no país, mais recursos de saúde para elas do que para os homens.

e) as diferenças de expectativa de vida favoráveis às mulheres estão presentes historicamente na estrutura demográfica brasileira.



8 FGV JULHO 2006

Neste ano haverá eleições no Brasil. Sobre esse tema é correto afirmar:

a) Compete ao Supremo Tribunal Federal definir as regras do processo eleitoral para os cargos eletivos no âmbito federal.

b) Por causa da tese da verticalização, não haverá coincidência na data das eleições federais e municipais, uma vez que o mandato dos prefeitos municipais é de seis anos, e o dos demais é de apenas quatro anos.

c) De acordo com a tese da verticalização, deputados e senadores que tenham sido cassados recentemente não poderão recorrer da decisão do STF.

d) Neste ano serão renovados apenas dois terços dos governadores e senadores da República brasileira, e aqueles que tiveram seus mandatos cassados serão

impedidos de participar do pleito.

e) Nenhuma das alternativas acima está correta.





9 FGV JULHO 2006

“O Ibama descobriu um esquema de tráfico de animais silvestres do interior de São Paulo, cujo destino era o continente europeu. Cobras raras eram enviadas por Sedex de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de São Paulo) para Goiânia, e de lá remetidas para a Holanda, de onde eram distribuídas a outros países. Esse esquema só foi desbaratado quando uma funcionária, numa inspeção de rotina feita no centro de distribuição dos Correios de Goiânia, encontrou 12 cobras espremidas numa caixa (...) Segundo a Polícia Federal, no mercado negro de animais silvestres, cada uma dessas cobras está avaliada em cerca de US$ 1 mil. Delas, são extraídos compostos que farão parte de novas drogas,

que depois chegarão ao nosso mercado, rendendo milhões a grandes grupos empresariais.” www.correios.com.br/servicos/mostra_noticias.cfm?Noticia_codigo=

6722&TipoNot_codigo=1( 09/03/04 ). Com base nesse texto, identifique a alternativa correta:

a) O texto revela um caso de tráfico de animais com finalidade usualmente designada como biopirataria, isto é, a apropriação indevida de antigos conhecimentos ou recursos biológicos.

b) O caso se encaixa na definição de biodiversidade, isto é, conjunto de conhecimentos que são transmitidos de um país a outro, através das redes corporativas.

c) O caso descrito envolve o tema das patentes, isto é, um tipo de direito restrito às grandes corporações e que permite a elas usar, vender, distribuir e comercializar

invenções próprias ou de terceiros.

d) O caso descrito envolve biopirataria. Contudo, sabe-se que tal prática não configura evasão de divisas, exceto se as corporações estiverem inseridas na

economia formal.

e) O caso se encaixa na definição de biodiversidade, isto é, conjunto de conhecimentos sobre a composição genética da fauna de determinada região, transmitido

de um país a outro, pelas redes corporativas.





10 FGV JULHO 2006

Sobre a TV digital, indique abaixo a afirmação correta:

a) O governo brasileiro, depois de longas pesquisas e debates, optou pelo desenvolvimento de um padrão de TV digital nacional, de modo a garantir a programação

desenvolvida no Brasil.

b) Para decidir sobre o modelo de TV digital que será adotado no país, o governo brasileiro realizou vários estudos em torno de três padrões: o americano, o

japonês e o europeu.

c) O governo brasileiro já optou pela adoção do padrão de TV digital americano, em razão do compromisso estabelecido com empresas americanas de instalarem

indústrias de informática no Brasil.

d) O Brasil está desenvolvendo, em parceria com a China e a Índia, um padrão de TV digital que poderá ser uma alternativa aos padrões atualmente dominantes no mundo (americano e europeu).

e) A adoção do padrão de TV digital no Brasil está atrasada, em razão dos enormes custos que implicará, tendo em vista que os brasileiros interessados no serviço terão que trocar seus aparelhos de TV.



11 FGV JULHO 2006

A degradação ambiental que se observa na periferia das regiões metropolitanas brasileiras manifesta-se, principalmente, em função principalmente de:

a) Clima tropical úmido que concorre para acelerar os processos erosivos e os deslizamentos de encostas instáveis.

b) Chuvas convectivas que se concentram em áreas de fundo de vale, muito vulneráveis a enchentes e assoreamentos.

c) Situação predominantemente litorânea da maioria dessas áreas urbanas, onde as condições climáticas são mais úmidas e sujeitas a instabilidades.

d) Crescimento desordenado da mancha urbana com ocupação de espaços inadequados e grave insuficiência de infraestrutura.

e) Constituírem conurbações muito extensas, ocupando áreas com características naturais bastante diversificadas.



12. MACKENZIE JULHO 2006





O fenômeno urbano mais visível, em decorrência das migrações pendulares, é:

a) o aumento da mão-de-obra informal.

b) a formação exclusiva de cidades-satélites.

c) a formação de cidades-dormitório.

d) a diminuição dos cinturões verdes.

e) o aumento do efeito estufa.





13. MACKENZIE JULHO 2006





Assinale a alternativa que melhor caracterize as Indústrias de Bens de Capital ou de Produção.

a) São indústrias que fornecem produtos que prestam serviços durante um tempo relativamente longo (móveis, eletrodomésticos, automóveis etc.).

b) São indústrias cujos produtos são usados apenas uma vez ou por pouco tempo, tendo uma vida “útil” curta (remédios, roupas, alimentos etc.)

c) São as indústrias que produzem bens úteis para a produção de outros bens, principalmente os de consumo (equipamentos, máquinas, materiais de transporte

e instalações de uma indústria).

d) São indústrias que produzem bens manufaturados ou matérias-primas processadas, utilizados para a produção de outros bens (as siderúrgicas transformam o ferro em aço, que é vendido para as montadoras de automóveis).

e) São indústrias fixadas no mesmo espaço agrícola, que beneficiam matérias-primas oriundas da agricultura e vendem o produto final.









14. MACKENZIE JULHO 2006



Vários obstáculos se colocam para que o Brasil conquiste a sua plena inserção na Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica. Entre eles, destacam-se:

I. A pequena canalização de recursos financeiros para a educação e as pesquisas científicas, em virtude da exigência de pagamento de dívidas interna e

externa.

II. O mau uso do dinheiro público, aliado à corrupção administrativa e ao superfaturamento de obras, que tem se intensificado, desde a década de 1950 do

século passado.

III. A reconcentração do poder econômico e financeiro, aumentando o nível de concorrência entre empresas e conduzindo à dissolvição dos monopólios e

oligopólios existentes no país .

É correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III. d) I e III, apenas. e) I, apenas.



15. MACKENZIE JULHO 2006



No Brasil, o Programa Prioritário de Termelétricas, lançado pelo Governo Federal em 1999, tem como objetivo básico:

a) aproveitar o grande potencial de jazidas de combustíveis fósseis da Amazônia, para o consumo local (Zona Franca de Manaus), livrando gradativamente a

região da importação de gás natural da Bolívia.

b) alterar o perfil energético brasileiro, seguindo uma tendência mundial, em que se observa que, nas últimas décadas, é crescente o uso das fontes alternativas

de energia.

c) ampliar a oferta de energia do país, tornando-o menos vulnerável aos fenômenos climáticos que afetam diretamente a produção de energia hidrelétrica.

d) atender à crescente demanda de consumo com fontes alternativas, já que elas exigem pequenos investimentos para instalação, e são consideradas fontes

limpas e seguras.

e) utilizar a energia termelétrica, como fonte complementar, em residências e em áreas rurais que se encontram distantes das redes elétricas centrais.





16 FATEC JULHO 2006 C



A partir dos anos de 1970, o processo de ocupação da região Norte marcou-se por forte intervenção do Estado.

Entre as medidas tomadas para controlar essa ocupação pode-se citar

a) a instalação de projetos mineradores beneficiados pela construção de usina hidrelétrica e ferrovia.

b) a criação de reservas extrativistas, como forma de desenvolver atividades de exploração mineral sem provocar danos à natureza amazônica.

c) a implantação de rede de hidrovias interligada à rede rodo-ferroviária, o que possibilitou a redistribuição da população, antes concentrada na faixa litorânea.

d) a rígida política ambientalista, que dificultou a instalação de projetos agropecuários ou minerais que ameaçassem o meio ambiente.

e) a privatização da exploração de minérios, que teve como objetivo dar início à exportação de matérias-primas minerais e garantir o desenvolvimento sustentado

da região.





17 FATEC JULHO 2006 C



Em 1960, o crescimento vegetativo no Brasil era de 2,5% ao ano. Em 2000, a taxa de crescimento era de 1,3%.

Essa diminuição do crescimento vegetativo brasileiro pode ser explicada por vários fatores, entre os quais cita-se

a) a redução das migrações internas da população, que permanece em seu local de origem, o que retarda a constituição de novas famílias.

b) a implantação de políticas neoliberais por parte do Estado, que resultaram em melhoria generalizada das condições de vida da população.

c) a difusão de comportamentos que reforçam a idéia de que, para as famílias, os filhos são sinônimo de geração de renda e riqueza.

d) a rígida política demográfica do Estado no controle das taxas de natalidade da população de mais baixa renda.

e) a sensível queda na taxa de fecundidade da mulher brasileira, que cada vez mais amplia sua participação no mercado de trabalho.







18 . UF ABC JULHO 2006

MST (Movimento dos Sem-Terra) ocupa fazenda em Pernambuco

Tendo como referências a manchete apresentada, é possível afirmar que

a) a agricultura brasileira ainda é praticada sem grandes investimentos, o que gera grande pobreza no campo.

b) a falta de terras férteis dificulta o assentamento de pequenos agricultores que se tornam ociosos.

c) o desemprego no campo é provocado pela pequena modernização, sobretudo das lavouras de subsistência.

d) a presença das grandes propriedades nas regiões Norte e Nordeste é fato recente, mas que tem provocado sérios problemas.

e) a histórica concentração de terras é um dos principais fatores responsáveis pelos conflitos e mortes no campo.





19. UF ABC JULHO 2006



Brasil é auto-suficiente em petróleo

BRASIL: PRODUÇÃO E CONSUMO DE PETRÓLEO (EM MIL BARRIS/DIA)

O Estado de S.Paulo, 12.02.2006.

Uma das conseqüências do aumento da produção brasileira desse combustível deverá ser a

a) diminuição dos investimentos em fontes alternativas de energia.

b) menor importação do produto, que tem seus preços elevados no mercado mundial.

c) desativação da usina nuclear Angra I, que apresenta problemas na geração de energia.

d) redução da produção de veículos bicombustíveis ou movidos a álcool.

e) implantação de novas fábricas de automóveis no país, graças à grande oferta de combustível.







20. UF ABC JULHO 2006





Racionamento de energia diminui consumo de água

Os analistas atribuem a diminuição do consumo de água em alguns estados brasileiros, no período 1995-2004, à elevação dos preços daquele líquido e entendem que, após a implantação do programa de racionamento de energia elétrica, entre maio de 2001 e fevereiro de 2002, as pessoas adquiriram hábitos que contribuem para economizar água.

A interpretação dos analistas está correta porque, com o racionamento de energia elétrica,

a) os jardineiros estão usando mangueiras manuais.

b) as pessoas se habituaram a tomar banhos de chuveiro mais rápidos.

c) as roupas sujas estão sendo lavadas à máquina em pequenas quantidades.

d) os produtores de hortaliças estão irrigando suas hortas com bombas elétricas.

e) as válvulas de descarga em sanitários medem a vazão de água em registros próprios.





21. UF ABC JULHO 2006





Queimadas diminuem no interior paulista

A produção sustentável da cana-de-açúcar é uma exigência do mercado nacional e dos internacionais. No Estado de São Paulo há uma lei que estabelece a eliminação gradual das queimadas da palha de cana antes da colheita. Agora, a preocupação da indústria canavieira é buscar alternativas a esse método de colheita, otimizando a produção e não encarecendo os custos.

Analise as seguintes afirmativas sobre a queima dos canaviais.

I. As queimadas que envolvem a colheita da cana e o clima frio e seco dos meses de inverno são uma combinação que aumenta o registro de casos de

afecções respiratórias nos hospitais do interior de São Paulo.

II. A queima nos canaviais produz efeitos danosos à proteção do solo porque destrói microrganismos úteis e não reincorpora massa orgânica.

III. A queima nos canaviais afeta a qualidade do ar porque, além da fuligem que se vê, sobem para a atmosfera gases como o monóxido de carbono,

que não se vê, mas que é prejudicial ao ambiente.

Está correto o contido em

a) II, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.





22. UF ABC JULHO 2006



Toneladas de lixo são lançadas diariamente a céu aberto

Um estudo do IBGE mostrou que cada morador da área urbana produz, em média, mais de 200 kg de lixo domiciliar por ano. Se forem somados, ainda, o lixo produzido pelas indústrias, comércio e outras atividades, a média anual é de 500 kg de lixo/pessoa/ano. Esse volume passa a ser um sério problema devido à formação de lixões nas periferias das cidades.

A partir do texto pode-se concluir que

a) as crises econômicas e o desemprego aumentam o número de pessoas vivendo do lixo.

b) somente as áreas metropolitanas não depositam o lixo em aterros sanitários.

c) os lixões criam poluição visual mas não chegam a provocar desequilíbrios ecológicos.

d) o zoneamento urbano é uma das formas de se eliminar os lixões.

e) a opção pelas periferias para depositar o lixo relaciona-se à ausência de população residente nesses locais.





23. UF ABC JULHO 2006



Lugar de lixo é no lixo

Uma saída encontrada nos grandes centros urbanos é a deposição de lixo a céu aberto (lixões). Sobre esse “método de tratamento”, pode-se assinalar corretamente que

a) o lixo depositado a céu aberto permite uma rápida evaporação de líquidos, evitando a contaminação de águas superficiais.

b) existe um certo controle no tipo de resíduo recebido nesses locais, como o originado do serviço de saúde e indústrias.

c) o desperdício de matérias-primas é mínimo, visto ser intensa a atividade dos catadores, que, inclusive, moram no local.

d) há descaracterização dos ambientes naturais, com a liberação de mau cheiro e espalhamento de lixo provocado pelo vento.

e) a liberação de gás metano pode ser controlada, sendo reaproveitado como combustível.







24. UF ABC JULHO 2006



Ocupação irregular do litoral coloca em risco as áreas de manguezais



Os manguezais de vários pontos do litoral brasileiro têm sido continuamente devastados por invasões de casebres e palafitas.

Essas invasões

a) são legais, pois, depois de efetivada a ocupação, são fornecidos documentos de posse aos moradores.

b) representam apenas um estágio do novo habitante da cidade, pois são abandonadas depois de algum tempo.

c) ocorrem em áreas de pequeno valor econômico, pois o mangue é um ecossistema muito pobre em biodiversidade.

d) são incentivadas pelas camadas mais ricas da população urbana, que não reconhecem a importância ecológica do mangue.

e) demonstram a falta de políticas públicas de habitação, face ao rápido processo de urbanização das últimas décadas.





25. UF ABC JULHO 2006



Milhares de torcedores invadiram a Alemanha durante a copa do mundo

Sobre a Alemanha, são feitas as seguintes afirmações:

I. dividida em duas partes logo após a Segunda Grande Guerra mundial, foi reunificada na década de 1990;

II. a capital, Berlim, dividida durante décadas, teve papel destacado no final da Guerra Fria;

III.apresenta uma das menores concentrações industriais da União Européia;

IV.é considerada o país economicamente mais importante do bloco europeu.

Está correto somente o que se afirma em

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV.









26. UF ABC JULHO 2006



Duas centrais sindicais brasileiras anunciam o local de concentração para a comemoração do Dia do Trabalho. Numa fábrica, discutindo sobre o histórico e sobre os anúncios dessas centrais, um dos trabalhadores apresentou

um argumento válido quando afirmou que

a) a CUT defende o emprego e a reeleição de Lula à presidência da República.

b) a Força Sindical luta pelo fim do desemprego e pela implantação do socialismo.

c) a CUT e a Força Sindical estão unidas contra a Consolidação das Leis do Trabalho.

d) as duas centrais sindicais defendem a redução de impostos e o fim do 13.º salário.

e) as centrais propõem a redução dos tributos, visando diminuir a oferta de emprego.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui