Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SOCORRO SOU MINEIRO! -- 28/07/2006 - 20:19 (Isabela Fani Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOCORRO SOU MINEIRO!



Que mineiro come quieto e que é desconfiado disso todos já sabem, mas mineiro pode ter cara de bobo, mas só a cara.



Como nem tudo são flores em Juiz de Fora – o Prefeito Tarcisio Delgado que o diga -, ou melhor, em Minas Gerais, decidi que essa era a melhor hora de falar pelo povo mineiro: a época eleitoral.



Não vim aqui para agredir nenhum político, mas para colocá-los a par do que anda acontecendo em alguns setores mineiros que são os retratos fiéis do abandono, do esquecimento e do descaso.



Como todos já viram nas propagandas do Governador Aécio Neves: Minas Gerais está indo muito bem, inclusive na educação para o povo, recebendo a criança com 06 anos na escola.



Bem, com R$0,13 diários dados para cada aluno até a 8 a série, até o Ensino Fundamental, porque aluno de 2 o grau (Ensino Médio), segundo as leis não precisam receber merenda.O total é de R$ 26,00 por aluno se dá em 200 dias letivos, para a merenda escolar, pense: se o pãozinho está custando uma média de R$0,20 a unidade, você gastaria em 200 dias um total de R$ 40,00 , ou seja, Minas não parece estar tão bem assim.



O salário dos professores estaduais também é exemplo disso, que não têm aumento há anos, mas isso não é novidade, é um ciclo “hereditário” dado de Governador para Governador, de mandato para mandato... Concursos para tal carreira nem são citados no presente momento e o último realizado entre 2001-2002 não deu os resultados esperados pela a classe que se encontra decepcionada. Mas a grande novidade - para não adjetivar como grande decepção - está no plano de saúde IPSEMG, que foi devidamente reduzido, quase extinto do mapa de Minas Gerais, com contratos médicos e ambulatoriais sem renovação, será isso um adeus à saúde estadual?



Outro retrato triste é o das estradas mineiras, abandonadas e mal cuidadas, a grande maioria delas são só buracos, cheias de mato e sem sinalização. Muitos tampados com terra, porque as comunidades locais não possuem outros meios para fazê-lo, como o da cidade de Bicas, por exemplo, mas irei mais longe, uma viagem que era feita em 3h de carro, como de Juiz de Fora a Muriaé, isso até o ano retrasado, está agora durando cerca de 4h 30min isso ainda andando numa velocidade razoável e correndo o risco de quebrar o carro, não é muito difícil ver onde esses buracos deixaram suas marcas, basta verificar os preços das passagens rodoviárias para esses locais.



Sabe, é nessas horas em que temos de nos lembrar dos grandes, inesquecíveis e políticos de coração, como Juscelino Kubitschek, que não podia ver uma ponte estragada que mandava consertar, do homem que abriu estradas por Minas e no Brasil, que pavimentou as já pavimentadas, que criou a CEMIG, que construiu hidrelétricas (Furnas e Três Marias), que exportou minérios, ...., e que um dia também foi Prefeito de Belo Horizonte e Governador de Minas Gerais e ainda chegou à Presidência do Brasil de 1956 a 1961 - se destacando pela disposição de fazer o país crescer "cinqüenta anos em cinco" e pelo binômio "energia e transporte" - e fazer um paralelo com os Senhores Representantes do Poder Executivo Estadual e Municipal atuais, para que, talvez assim, alguma coisa urgente seja feita para salvar Minas Gerais inteira de muitas calamidades e do total empobrecimento que a está rondando. É óbvio que Jusceli! no gastou muito dinheiro e fez dívidas, mas o importante é que ele fez o que precisava ser feito!



Definitivamente nós, mineiros, não merecemos essa realidade em que estamos vivendo, pagamos, como todos os brasileiros, impostos e juros altos do controle da inflação – herança do plano real – cumprimos nossos deveres, mas queremos nossos direitos!



ESTÁ NA HORA DE MUDAR... ORDEM E PROGRESSO JÁ MINAS, CHEGA DE FICAR PARA TRÁS!



Comentários e sugestões: ifanni@ig.com.br.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui