Usina de Letras
Usina de Letras
177 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50657)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->José Anselmo de Araujo (1905-2006) -- 28/07/2006 - 08:18 (Vicente Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1905 – 23 de fevereiro – nasce na localidade de Lagoa Grande, José Anselmo de Araújo (José Diogo), filho de Francisco das Chagas de Araújo e dona Francisca das Chagas de Araújo. Casou-se com a senhora Joana Alice de Araujo. Deste matrimônio nasceram treze filhos, dos quais cinco sobreviveram. Em 1935 passaram a morar em Santa Cruz, onde José Diogo militou na agricultura, na pecuária, no comércio e na política. A 03 de outubro de 1958, realizaram-se as primeiras eleições em Bela Cruz, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores do município. Foram eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente, os srs. Mário Domingues Lousada e José Anselmo de Araújo. Para a Câmara Municipal foram eleitos os vereadores – Benedito Lopes da Silveira, Geraldo Fonteles de Carvalho (Geraldo Bernardino), Geraldo Silveira Rocha (Geraldo Pedro), João Osmar Araújo, João Batista da Rocha (Batista Pereira), Marino Pereira Brandão e Raimundo Magalhães Rocha (Doca Rocha). A 25 de março de 1959, acontece, em clima de autêntica festa comunitária e política, a instalação oficial do município de Bela Cruz, com a posse do prefeito e vice-prefeito, perante a Câmara Municipal, então instalada. Mário Domingues Lousada dirigiu o poder executivo da nova unidade cearense, até o dia 19 de dezembro de 1961, quando faleceu repentinamente, assumindo o cargo José Anselmo de Araújo, que governou até 25 de março de 1963, deixando de sua administração uma gama de realizações honestas, em benefício da comunidade belacruzense, cujo reconhecimento é atestado nesta cidade. A 15 de fevereiro de 1959, ocorre na Igreja Matriz de Bela Cruz, com expressiva presença de fiéis, a ordenação sacerdotal do Padre Benedito Walter de Araújo, filho de José Anselmo e dona Joana Alice. Padre Walter foi professor de História Universal, Inglês, Francês e Grego. Deixou uma larga folha de serviços prestados à Igreja, em alguns Estados da Federação Brasileira, onde exerceu sua missão apostólica. Nasceu a 02 de setembro de 1931 e faleceu a 18 de novembro de 1996. José Anselmo de Araújo – presenciou a história e o desenvolvimento de Bela Cruz, durante um século. Faleceu no dia 29 de junho de 2006, aos 101 anos de idade, deixando a marca de sua atuação nos movimentos aqui registrados, visando o engrandecimento de sua terra natal.





VICENTE FREITAS

www.vicentefreitas.blogspot.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui