Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RAÇAS HUMANAS EXISTEM, OU NÃO EXISTEM RAÇAS HUMANAS? -- 21/07/2006 - 18:05 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Entre as tentativas de combate ao racismo (discriminação de raças humanas), até se alega atualmente, recorrendo-se à ciência, não existir raças no gênero humano. Mas não se aplicaria aos humanos os mesmos critérios aplicados aos outros animais?



Já encontrei algumas matéria que afirmam categoricamente não existirem raças humanas. Outras apenas lançam dúvida. Mas apesar das dificuldade de distinção em muitos casos, não me parece correto afirmar que não existem raças humanas.



“Raça tem somente um significado científico e é biologicamente único. Refere-se a uma única subdivisão das espécies conhecidas, membros de uma herança física, a qual visa distinguir-se de outras populações da mesma espécie. Apesar desta definição ser precisa tanto quanto possível, os cientistas entendem que não existem claras subdivisões na única espécie chamada homem, isto é, o homo sapiens. A maior parte das pessoas pertencem a categorias entre subdivisões do que propriamente àquela da qual pertencem, ou de que um mesmo indivíduo pode ter características que o colocam em diversas categorias simultaneamente".

(www.bahai.org.br/racial/Raca.htm).



O texto acima usa a definição "os cientistas", mas deve ser uma parte dos cientistas. A falta de clareza entre as subdivisões pode ser observada também em animais muito diversificados, como cães por exemplo, e nem por isso se nega que eles tenham raças.



Afirmam que "um mesmo indivíduo pode ter características que o colocam em diversas categorias simultaneamente", e isso é real. Mas entre outros animais também podemos encontrar essa mistura. Assim como um filho de negro africano com japonês ou com loiro nórdico, ou com índio americano vai ficar em um grupo intermediário, um filhote de duas raças caninas ou bovinas dará um descendente mestiço de definição um pouco difícil. Todavia, como isso não é suficiente para eliminar as raças caninas e bovinas, também não justifica afirmar que não existem raças humanas. Em um lugar muito miscigenado como o nosso país, muitas pessoas podem proceder de uma mistura de difícil identificação. Entretanto, a menos que um dia a mistura humana se globalize tanto que não restem mais grupos distintos, acho que ainda existem raças humanas.



“A Luiza Brunet tem 80% de ancestralidade européia, 15,5%, quase 16% de ancestralidade ameríndia. É bastante significativo”, afirma o doutor Sérgio". (Fantástico, 06/08/2006). A cantora Ivete Sangalo: "européia 99,2%, ameríndia 0,4% e africana 0,4%" (Idem). Se há diferenças humanas suficientes para determinar percentagem indígena, européia e africana, o que isso quer dizer? Se dissermos que um boi tem certa percentagem de gir, um tanto de nelore e mais um pouco de caracu, dizemos que ele tem uma mistura de três raças. Por que os diferentes grupos bovinos são raças, e os nossos não o seriam? Só porque isso alimentaria os argumentos dos racistas?



Se raças são resultados de mutações dentro de uma espécie decorrentes do ambiente ou qualquer outro fator, a espécie humana não está isenta dessas divisões naturais. Racismo é uma coisa que seria bom ser eliminado. Mas afirmar que raças não existem é um argumento meio frágil. O certo é tentar estabelecer igualdade jurídica entre as pessoas de todas as raças, mas tentar eliminar as raças não me parece uma boa alternativa.



Ver mais CIÊNCIA...







Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui