Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ANÁLISE IMANENTE NO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO -- 01/11/2001 - 15:23 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A ANÁLISE IMANENTE

NO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO





João Ferreira

1 de novembro de 2001



1. A análise ou crítica imanente é aquela que centraliza no interior do texto literário todo o processo de leitura. Segundo a crítica imanente, é a partir de dentro do texto literário que se deve falar do próprio texto

2. Trata-se de uma posição teórica e crítica defendida tenazmente tanto pelos formalistas russos, quanto pelo "New criticism" e pelo formalismo estruturalista.

3. Quando falam em crítica imanente, estas correntes pretendem fazer a defesa do texto tentando colocar uma barreira contra os abusos da chamada crítica externa. Esta, durante muitos e muitos anos, em nome da leitura textual, reduziu a análise da obra literária à biografia do autor, à psicológia, história, ou então a simples aspectos sociológicos ou antropológicos presentes na obra.

4. A crítica imanente privilegia os dados imanentes ao texto. Este deve ser o ponto prioritário de partida para a anállise crítica.

5. Em sua radicalidade, a crítica imanente se identifica com a crítica formal e como tal prescinde de autor, de tradição literária, de contexto, de período literário, de tendência estética, etc.

6. Dentro da escola formalista russa, o problema dos estudos literários e linguísticos é subscrito por Roman Jakobson e Tynianov. Os citados autores reagem contra a crítica psicologista ingênua, contra o ecletismo acadêmico, contra o formalismo escolástico, defendendo a especificidade da série literária e as leis imanentes próprias do sistema literário.

7. Na momento atual da crítica, a leitura do texto literário é temperada com outras concepções de técnicas de leitura. Entre elas, a estética da recepção, que defende a prioridade da maneira como o leitor vê ou toma contato com a realidade literária. Outras privilegiam o contexto cultural, outras o sócio-linguístico, outras o estilístico, outras o psicanalítico ou até o aspecto ontológico.

8. Dentro da visão atual, a crítica imanente é importante, o texto deve se manter como prioritário, pois só ele é base de qualquer evidência crítica de leitura. Mas o crítico, segundo a crítica genética, deve se abrir também para o autor e para todo o circunstancialismo que explica a natureza do texto literário. Ortega y Gasset dizia: "Yo soy yo y mi circunstancia". Sendo assim, a leitura de um texto não pode deixar de abrir para as circunstâncias do sujeito-autor e do sujeito-leitor.



ALGUMA BIBLIOGRAFIA



BARROS, Diana Luz Pessoa de. “Análise imanente”. In: Teoria do discurso. São Paulo: Atual Editora Limitada, 1988; EIKHENBAUM, B. "A Teoria do método formal". In: TODOROV, Tzevetan. Teoria da Literatura. Textos dos formalistas russos. Vol. I. Lisboa: Edições 70, 1987; TYNIANOV,/JAKOBSON, R. “O Problema dos estudos literários e linguísticos”. In: TODOROV, Tzevetan. Teoria da Literatura. Textos dos formalistas russos.Vol. I.Lisboa: Edições 70, 1987, pp. 143-147.





João Ferreira

1 de novembro de 2001





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 13292 vezesFale com o autor