Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->< BATE-PAPO... > -- 11/07/2006 - 03:38 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BATE-PAPO...

O que vem a ser isso e o que transforma em nosso pensar: imaginário X único X real X verdadeiro X salutar ???



A seguir, uma seqüência de um "bate-papo coloquial" entre duas grandes amigas, internautas, caracterizadas pelo ASTERÍSTICO ( * ) e pelo TRAVESSÃO ( _ ), dando uma perspectiva de vida singular, afetiva e histórica de uma Época ainda em pleno Século XXI, com preceitos e sentimentos arraigados na infância do Século XX, que permanece até os nossos dias... E saberá os filósofos até quando... É VERDADE TUDO VERDADE.



( * ) Olá

( _ ) Quanto tempo.

( * ) Tudo bem? E o seu coração como vai, hoje? Segui seu conselho. Abri meu coração com ele.

( _ ) E se arrependeu?

( * ) Ainda não tive resposta.

( _ ) E a reação dele?

( * ) Nem sei se ele vai me responder.

( _ ) Você acha?

( * ) Ele disse que aprendeu nos relacionamentos anteriores, a proteger mais o seu coração... Ele tem medo de se decepcionar em relação ao amor.

( _ ) Acho ele um tanto complicado. Mas você fez em esclarecer as coisas.

( * ) Acontece que eu acredito no amor dele por mim. Eu pareço uma adolescente com experiência de uma mulher madura, eu acho que é isso o que ele busca no amor... Um amor singelo, puro... As cartas dele pra mim são l i n d a s... Nós já nos vimos em um show católico... Ele quase se aproximou de mim... Era muito cedo ainda... Mas ele já sabe como eu sou, o que eu penso, o carisma dele me cativou...

( _ ) O que acho que você fez bem em deixar tudo claro. Agora, a reação dele é imprevisível, você deve tá preparada.

( * ) Inclusive eu tinha dito que precisava remoçar de alguma forma para ficar com ele, e ele me disse que não preciso fazer nada... Nisso também ele tem razão eu pareço mesmo ser bem mais nova do que sou.

( _ ) Mas você não faz idéia da reação dele?

( * ) Ele por ter um temperamento adulto desde cedo, parece ser bem sensato e prudente, não se envolveria com uma mulher adulta se não acreditasse realmente que fosse amor... Eu já deixei claro várias vezes que não queria me envolver com ele, só queria a amizade dele...

( _ ) Ele nunca se define?

( * ) E agora, eu digo de coração aberto que quero ficar com ele, quero tentar viver esse amor bonito que cresce mais a cada dia que passa. Ele uma vez me disse que me queria de coração aberto, e era para eu me decidir... Eu fugi........ Inclusive ele nem sabia como ia me tratar, pois eu estava muito confusa... Escrevi-lhe uma carta de renúncia, sim eu estava renunciando ao amor dele, pensando que seria melhor para nós dois... E... foi aí que ele se decepcionou comigo e me pediu para pensar bem, ele não queria se apaixonar por um amor distante...

( _ ) Ele ainda diz o mesmo?

( * ) Eu acredito que agora, ele tem medo de se entregar por inteiro, e era assim que ele pensava que poderia ser o nosso amor... uma entrega total... corpo e alma em um só pensamento... coração aberto para o amor... Nas cartas ele começava me chamando de “Meu grande amor”. Dizia que esse amor estava deixando ele tonto, pois só pensava em mim... Me deu o telefone dele e queria que eu ligasse todos os dias...

( _ ) Mas, agora depois que você se revelou, ele não se define?

( * ) Um dia ele me enviou por e-mail: "Estou lhe escrevendo um e-mail e meu celular toca, quando atendo é você... Nossa !!! Como é bom ouvir a sua voz... Te amoooo !!!... (carta "Amor" publicada na usina das palavras, leia meu amor é linda, você vai me entender um pouco mais... ) “ Ele é fã dos escritores Fabiano Soares, Antoine de Sain´t Exupéry, todos os livros do escritor Leo Buscaglia Ph.D. e, também, os livros de Cruz e Sousa. É amante da música Pop, Rock e Romântica. Seus ídolos na música são: Survivor, Air Supply, Bon Jovi, Elton John, Roupa Nova,Jon Secada, Heart, Peter Cetera e Phil Collins.

( _ ) Desculpa, mas acho um tanto vago. Ele pode ser um Romântico Assumido, mas ele não deixou nenhuma mensagem?

( * ) Ele ainda não me respondeu... Não sei qual será a reação dele agora... Estou preocupada, dele deixar até de ser meu amigo, por eu ter esse rompantes de comportamento, ora eu quero ora eu desisto ora eu insisto em querer de novo... Mas pensando bem, será melhor definirmos esse "encontro" logo de uma vez... Encontro de nossas almas e de nossos corações. Só assim eu volto a ser a Cinderela sem o "encanto" ou volto a sentir-me a própria Cinderela com sapatinho de cristal e tudo que tenho direito nesse relacionamento, que no meu modo de pensar é providencial para nós dois.

( _ ) Você é muito elevada de sentimentos, eu admiro muito sua coragem ... Seja como for, foi melhor. Você esclareceu a situação.

( * ) Estou me preparando para receber a resposta dele... Será que ele tentaria novamente uma relação comigo sem ser de amizade, será que ele deixaria seu coração aberto pra mim como sempre esteve naquela época de nossas trocas de revelações constantes, tamanha era a emoção que sentíamos um com o outro toda vez que nos encontrávamos, aqui na telinha do computador ou pelo telefone.

( _ ) O pior é a incerteza, por isso foi bom, seja qual for a reação dele.

( * ) Sim, você tem razão. Nesse encontro nem imagino como será nossa reação, será TUDO ou NADA. VERDADE OU MENTIRA nossos sentimentos serão testados, olho no olho, sinceridade a toda prova, amizade ou namoro.

( _ ) A incerteza deixa a gente no inferno.

( * ) Ele me ama, se não me amasse jamais participaria de alguns sites da Internet. Sempre o convidei e ele nunca aceitou, tinha aversão a tudo isso... E, no entanto, hoje ele faz parte da rede de meus amigos no Orkut. Também gostaria que ele participasse de alguns Grupos de Amizades do MSN, eu preciso da participação dele comigo nesses Grupos que eu já faço parte desde 2003... Ele não gosta de se expor, entende?

( _ ) Vamos esperar que ele também participe junto com você, se ele te ama, vai participar de agora em diante, ele vai... Pode crer. Ele não vai querer que você participe sozinha e não é justo ele impedir sua participação, não é mesmo?

( * ) Sim. Mas eu tenho as minhas ressalvas, não sei não...

( _ ) Esse homem é muito complicado, isso maltrata.

( * ) Embora eu o ame muito, e não saiba o que ele pensa disso tudo... Releio sempre suas cartas e nelas está muito claro o tempo de espera... O tempo de Deus, dito por ele... Parece que ele está esperando o tempo correr e se nosso amor crescer, perdurar as intempéries da vida e do próprio tempo ele se dedicará por inteiro nessa nossa união, que pode ser passageira, mas será verdadeira enquanto tivermos juntos ou eterna. Essa eternidade já foi dita em relação à nossa amizade.

( _ ) Se você tem paciência de esperar, tudo bem. Mas deve tá preparada para o que vier.

( * ) Por isso eu quis fazer a revelação, para tirá-lo da incerteza.

( _ ) Claro, amiga.

( * ) Foi melhor assim. Seja o que for da decisão dele não me arrependerei.

( _ ) Já disse que fez certo, esclareceu, desabafou, agora deixa com ele.

( * ) Sim... Também não quero forçá-lo a nada, em casos de amor, a liberdade é reinante, sem ela não há condição de um bom entendimento... e muito menos um relacionamento para toda vida.

( _ ) Tá certíssima.

( * ) Tô escrevendo muito... Isso é bom. Mas eu guardo as cartas só para mim... Depois se convier envio pra ele.

( _ ) Eu escrevo quase todo dia para aquela pessoa. Depois rasgo e choro, mas de qualquer modo desoprime.

( * ) Eu sei como é.

( _ ) Domine o emocional, e se prepare.

( * ) Eu li publicado na usina o texto algo parecido com o meu estado emocional de hoje... Desses tempos em que eu o conheci e vibrava muita energia em mim... "Quer ser feliz?

O meu emocional está tranqüilo, a euforia passou ficou a bonança, a convicção e o entendimento da razão com responsabilidade. Também a minha vida tem sido uma correria só estou fazendo musculação e caminhada com minha filha do meio, e nas horas que estou em casa eu leio muito... Estou colocando minhas leituras em dia... Minha mente anda bem ocupada...

( _ ) Porque o que tiver de ser, será e a gente tem de se submeter, embora enxugando as ventas... he he he

( * ) Eu gosto de decisões. Eu sou muito convicta, ou tudo ou nada.

( _ ) Têm decisões que doem, mas tem que ser tomadas.

( * ) Foi o que fiz ou eu acredito e me entrego a esse amor de verdade, ou prefiro continuar sonhando acordada, mas sabendo que não passa de um sonho. E assim vou vivendo, escrevendo, escrevendo e escrevendo... caminhando sem parar.

( _ ) Acho que não conforta nada.

( * ) Meu casamento já acabou mesmo... ( voltamos e terminamos muitas vezes, agora já não dá mais) então, não tenho nada a perder... Amigos tenho um monte... risos... Amor só um, este atual, e ficarei esperando... quem sabe um dia... ele, chega com todo o seu amor que é meu por direito...

( _ ) Esse tal de amor é um cativeiro.

( * ) Sim. É lindo senti-lo, mas nos consome. Ainda vou escrever sobre isso. Vamos? Colocar isso pra fora, desse jeito que estamos passando...

( _ ) Sobre o cativeiro do amor? É um tema inspirador, mas complexo demais.

( * ) Estamos vivendo isso, torna-se fácil pra nós.

( _ ) Viver isso que estamos vivendo não tem nada de fácil.

( * ) Torna-se fácil o entendimento desse processo...

( _ ) A gente busca tanto o amor e quando o acha é um tormento só.

( * ) Eu queria muito ter um caso de amor com esse homem... Só em sonhar viver um amor sublime nos dias de hoje já é um milagre. Eu quero viver esse amor intenso e que seja real.

( _ ) Concordo, não quero mais buscar sofrimento pra mim, basta o que já passei e tô passando. Ora, bolas, Mierda pra o amor.

( * ) Eu soube pela minha mãe que minha madrinha tempos atrás, casou-se, depois de um tempo se separou e conheceu um homem vinte anos mais novo do que ela, viveram se amando... e hoje ele ainda novo, viúvo, está sozinho, não consegue amar mais ninguém olha só que sentimento forte eles viveram juntos, foi amor verdadeiro... poderia ser a minha vida em tela.

( _ ) Eu não sou muito partidária de amor com diferença de idade.

( * ) Eu também não era. Mas o Falso Moralismo não pode imperar por muito tempo... As almas que buscam um amor sublime e se encontram, não podem padecer por erros humanos de preconceitos e situações esdrúxulas de comportamentos trazidos desde os séculos e séculos passados, com proibições, senões e subterfúgios indiscriminados e impostos nos relacionamentos amorosos, a saber: o romance de Romeu e Julieta, e muitos outros casos anônimos que não temos conhecimento.

( _ ) Mas não podemos impedir esse fato. Se existe o Falso Moralismo, qual seria o verdadeiro?

( * ) Eu já não me importo com tudo isso o que dizem os meus antepassados. A minha vida é uma relação de pretérito, presente e futuro. O pretérito já passou, o presente estou vivendo, agora, e o meu futuro está por vir, e virá cheio de novas tendências culturais, morais e religiosas, com o Progresso da humanidade.

( _ ) A humanidade é progressista, claro.

( * ) Tendo isso como meu conceito de vida, hoje, acredito, na mola do Progresso que não se pode estacionar em preconceitos de oponentes. A oportunidade de mudarmos de atitude é a nossa herança cultural, moral e religiosa, com galhardia, responsabilidade e conhecimento de causa. Todos os meus namorados foram mais novos eu só tive três... risos, que trocamos experiências, ensinamentos de religiosidade e cresci um pouco mais a cada dia de meus dias, pois deixaram marcas positivas em minha vida...

( _ ) Você acha que dá certo?

( * ) Não só acho como tenho certeza que pode dar certo. Eu acredito no amor quando as almas se amam... o corpo é um envoltório, o coração fala mais alto.

( _ ) Eu não me acostumaria com um homem mais moço que eu. Mas cada pessoa é uma pessoa.

( * ) Eu conheço bem esses casos. E hoje, conhecendo o homem em questão, já me acostumei com a idéia. Não tenho medo, não sinto preconceitos e nem fugiria de novo.

( _ ) Os homens que conheço, não compensam.

( * ) Eu só quero viver um romance... se vamos continuar juntos só o tempo dirá.

( _ ) Tô muito velha pra pensar em amor eterno... quero viver esse momento... mas se ele for eterno que seja verdadeiro, pois eu posso me entregar de corpo e alma numa relação

e não quero vir a me arrepender depois.

( * ) Penso como você. Que o amor uma vez eterno seja verdadeiro. E não só imaginação minha, ilusão sem nenhum parâmetro da realidade presente.

( _ ) Esse é o problema, a gente nesse mundo não sabe de nada, e por isso damos cada errada......

( * ) Mas é para aprender mesmo se não tentarmos não aprenderemos nunca.

( _ ) Infelizmente, a gente só aprende com os erros. Somos matéria bruta rsrsrs.

( * ) Meu ex-marido deve estar amando, pois ele anda tão feliz... Ele ter se casado comigo foi um erro que agora pode ser corrigido. Como é bom pensar assim, a vida fica mais leve... mais livre. Viva a LIBERDADE !!! Hoje ele é mais meu amigo do que quando fomos casados... Sério, me compreende mais, continua me dando conselhos e eu os sigo. Aprendemos muitas coisas juntas, não houve o certo ou o errado. A relação simplesmente foi tomando outro rumo, a rotina se instalou e o amor acabou. Talvez não tivesse sido amor e sim uma grande paixão... que bom pra ele também, fico feliz com a felicidade dele, já que eu terei a minha de volta.

( _ ) Mas, o Sofrer que vem do Gostar, é ruim demais.

( * ) É o aprendizado. Primeiro a paixão, com ela vem o envolvimento, confundimos os nossos sentimentos, nos comprometemos numa união Sacramental, envolvendo obrigações mútuas e bens materiais, e logo depois do casamento tomamos rumos diferentes do amor... O amor é um sentimento mais sublime nos promete caminharmos livres, sem competições, e sem outros interesses a não ser a união de corpos e almas unidas pelo elo de nossos corações, este sim é um elo forte, seguro para crescermos juntos numa mesma direção... E não apenas a figura simbólica do elo (aliança), mas a própria essência de Deus nos abençoando com a Aliança Divina. O Sacramento é justo e certo, para a moral religiosa e a Família de certo modo se vê protegida. Mas, ainda não é a Família centrada que se quer como a ideal, em comparação aos números cada vez mais crescentes de divórcios e pais/mães separados de seus filhos... O casamento não prende nenhum casal, quando a relação dos dois é difícil, hoje não mais, porém, ainda devemos obrigações religiosas, até quando Deus quiser...

( * ) E estou adorando aprender a viver, a sonhar com um futuro em que a Família (pai, mãe, filhos) seja de fato unida pelos laços do amor verdadeiro.

( _ ) Aprender é bom, mas, às vezes, custa muito caro.

( * ) Ué, tudo tem seu preço. O nascimento tem as dores da iluminação da vida... A morte tem a escuridão aparente que só o espírito poderá ser iluminado, pelos seus atos aqui na Terra, e por aí vai... Uns pagam com moedas de ouro, outros com o sacrifício e outros além, vivem na bonança... Promessa Divina: quando se baseiam com o coração. Estou burilando o meu espírito, para quando o verdadeiro amor chegar me encontrar pronta para a bonança... Já imaginou que maravilha !!! Seria a minha redenção, aqui na Terra como no Céu.

( _ ) Acho a morte uma coisa muito estranha. Uma megera, uma perversa, não tem dó de ninguém.

( * ) Viver é saber amar sem sentir dor... Eu acho que já ouvi isso, em alguma música.

( _ ) Isso é inconcebível. Como não sentir a dor?

( * ) VIVER É SABER AMAR SEM SENTIR DOR. Tem gente que não vive, vegeta...

( _ ) Acho que a vida anda paralela com a dor.

( * ) Viver é saber sentir dor... Viver é tomar decisões... parar de lero, lero... enfrentar as dificuldades da vida, eu estou amando o meu momento... Estou feliz comigo.

( _ ) Tem que enfrentar, a gente tem alguma opção? Não tem.

( * ) Meu coração vai continuar aberto... Quero viver um sublime amor... que seja intenso quando for merecedora... e tenho certeza que viverei na bonança, com muita alegria em meu coração, apesar das dores que podem advir, pelas minhas imprudências cometidas nessa caminhada. Ainda erro muito e meus erros serão reparados, cedo ou tarde, mas a Misericórdia Divina, estará me protegendo, hoje, agora e sempre... Não são palavras ditas da boca pra fora, são ditas do meu coração...

( _ ) Se tem certeza, é bem possível que assim seja, amém.

( * ) O que existe entre eu e... , é uma centelha desse sentimento chamado amor, que poderá vir a aumentar a cada dia... como tem sido até hoje. Eu já escrevi muito sobre isso, e estou vivendo agora o seu sabor... sabor de êxtase só em pensar na pessoa amada. O meu pensamento está sempre nele, em oração pedindo proteção para os dias seus... Assim como tem sido toda a minha vida, com a família, amigos, e os demais seres desconhecidos. Pratico o Reiki, enviando vibrações cósmicas, energia positiva, numa corrente de amor, a cada um ser.

( _ ) Acho que sou um tanto materializada, não entendo esse amor que você fala.

( * ) Sentir que amo é gratificante demais, eu amei o meu “ex-marido” só que o amor não foi bem entendido e isso nos afastou um do outro... como eu já disse, acima, a união baseada em amor/paixão, causa detrimento por ter outros interesses que não o “olhar na mesma direção”, enfraquecendo o relacionamento... Eu tenho o dom de amar... quando penso que tenho esse dom e quero compartilhar com alguém e esse alguém não está na mesma sintonia que eu, não adianta insistir... o dom de amar, é único e intransmissível... Por não terem esse dom e serem um tanto materialistas, causam a desunião de uma relação estabelecida em solo inseguro (amor/paixão)...

( _ ) Mas você está tão segura assim, com esse novo amor?

( * ) Estou me sentindo viva, disposta a enfrentar obstáculos... isso tudo junto... requer responsabilidades... estamos pensando nisso também... nem eu e nem ele temos nada a perder. A nossa segurança virá com o tempo, nada se constrói sem o seu devido tempo... Há tempo para tudo “Plantar e Colher”.

( _ ) Se assim se sente, continue.

( * ) Pelo menos "se sorri ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi" (RC). Quero viver grandes emoções... emoções com tudo... com a beleza do mar, de uma flor, do ar... do luar... das estrelas que de certo, uma delas, é ele me sorrindo...

( _ ) Com a natureza, concordo.

( * ) Eu não sou desse Mundo... ele também disse não ser desse Mundo.. então, estamos na mesma vibração de emoções...

( _ ) Confesso minha ignorância... tô achando rsrsrsrsrs.

( * ) Amiga, pode ir fazer seus afazeres, já teclamos muito e colocamos a conversa em dia, obrigada por ser minha amiga de toda hora, que legal, até nisso eu acreditava nossa amizade ser verdadeira, viu só como Deus é bom.

( _ ) Mesmo. Eu tenho que arrumar sacola. Vou passar o feriado fora, só volto segunda-feira. Feliz Páscoa pra você.

( * ) Feliz Páscoa pra você também. Bom passeio !!!

( _ ) Eu também tenho muito que lhe agradecer. Você tem sido uma amiga extra, e legal.

( * ) Você é muito especial pra mim.

( _ ) Obrigada. Àquela Paz pra você, fico feliz por nos entendermos.

( * ) E para os nossos corações.. cheiinhos de amor.... risos.

( _ ) Um coração com amor é muito bom. Eu também tenho para com as criaturas em geral, só tive sorte com o amor de um homem, meu marido, não devia ter amado mais ninguém.

( * ) Quem procura um dia acha, não é o famoso ditado?

( _ ) Não. Agora eu corro léguas do amor. Tenho peninha de mim mesma.

( * ) O amor é tão lindo !!! Não deixa morrer isso em você não.

Coragem amiga !!!...

( _ ) Lindo é, mas que maltrata, maltrata.

( * ) Vamos levantar nosso astral, vamos em frente... somos poderosas.... estamos podendooooo...

( _ ) O melhor mesmo é rir.

( * ) Rindo muitoooo das peripécias comentadas. Desejo que a Páscoa com Cristo, renove nossas mentes e seja real o amor ora sublimado ...



Comentário de gABI:

Assim termina esse bate-papo de duas amigas, internautas, sobre o amor, se vale a pena encontrá-lo mesmo com todo o problema que ele pode acarretar em nossas vidas e se a entrega de corpo e alma pode ser verdadeira, sem questionamentos...



Um bate-papo coloquial, costumeiro. Nas cidades pequenas do interior, eu aprendi que nem sempre o amor é dor... A dor do amor é causada pelo nosso egoísmo em querermos ele só para nós... "O amor deve ser livre, se voltar é porque eu o conquistei, se não voltar é porque eu nunca o tive"... São palavras de Fernando Pessoa, um pouco diferente, mas com o mesmo significado que nem esse. Com o amor liberto minha alma encontrará a sintonia precisa para sintonizá-lo à energia cósmica oriunda do espírito daquele que é o alvo de meu amor... A essência Divina existe em nós e a sua força tende a crescer quando o nosso sistema emocional equilibrado visualiza o quadro sistemático da preservação do ser feliz e cheio de vida... O fator corrente da natureza em flor é um jardim em plena floração... Vida, após, vida !!!



COM EXATIDÃO, NADA É IMAGINÁRIO... É VERDADE TUDO VERDADE.





Texto em sincronia com gABRIELAgABI, em 14 de abril de 2006.



N.B.: Os nomes foram omitidos, para não haver constrangimento das partes envolvidas nesse colóquio virtual.

Comentarios
>
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui