Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A JUSTIÇA DIVINA NO BRASIL CONTRA TIRADENTES -- 21/04/2006 - 11:59 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A forma hedionda com que Tiradentes foi executado mostra um resíduo da justiça divina dos hebreus copiada pelos cristãos.



“Portanto condenam ao réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas Gerais, a que, com baraço e pregação, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da fôrca, e nela morra morte natural para sempre e que, depois de morto, lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, aonde, em o lugar mais público dela, será pregada em um poste alto, até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregados em postes, pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, aonde o réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo-os, e os seus bens aplicam para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão edifique, e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelo bens confiscados, e no mesmo chão se levantará um padrão, pelo qual se conserve em memória a infância dêste abominável réu”

http://www.uol.com.br/linguaportuguesa/tiradentes.htm).



Naquele tempo, não havia separação entre a Igreja e o Estado, e a Igreja Católica era a dona do poder. Em parte, a sentença foi menos severa do que a justiça divina dos hebreus. Mas, em outro ponto, excedeu à justiça de Yavé em sua maneira infamante.



A lei mosaica dizia: “eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo, 20: 5). E era costume pendurar condenados executados em postes, mas eles eram sepultados no mesmo dia: “Se um homem tiver cometido um pecado digno de morte, e for morto, e o tiveres pendurado num madeiro, o seu cadáver não permanecerá toda a noite no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto aquele que é pendurado é maldito de Deus” (Êxodo, 21:22, 23).



A execução de Tiradentes foi mais comedida em relação aos seus descendentes, atingindo somente os netos (Jeová vingava até a quarta geração: os bisnetos). Mas, a barbaridade da execução foi maior com o condenado: ele foi despedaçado e não foi sepultado. Embora com pequena diferença, a justiça dos portugueses mostrou-se claramente uma herança dos mandamentos de Yavé.



PARA FALAR COM JOÃO DE FREITAS









Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui