Usina de Letras
Usina de Letras
258 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM NÃO FOI PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. -- 16/03/2006 - 23:03 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM NÃO FOI PARA A

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.





Mario Ribeiro Martins*



(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).





Com a morte do maranhense, escritor Josué Montelo, no dia 15.03.2006, com 88 anos de idade, um grupo de amigos discutia sobre quem não entrou para a Academia Brasileira de Letras. As dúvidas eram tantas que me interessei pelo assunto.



Mas, antes de chegar aos nomes que não fizeram parte da Academia Brasileira de Letras, é preciso recordar a sua história. Havia, no Rio de Janeiro, uma revista chamada REVISTA BRASILEIRA(1835-1935), dirigida por José Veríssimo. Na sala da dita revista se reuniam intelectuais da época para tomar um chá, às 16 horas ou 4 da tarde. Foi quando Lúcio de Mendonça propôs a criação da Academia, cuja primeira reunião preparatória se deu em 15.12.1896.



Contudo, a idéia da criação da Academia já vinha desde 10.06.1847, quando o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro(IHGB) tentou criar como um de seus “departamentos”, o Instituto Literário, nome que foi mudado, logo depois, em 22.06.1847, para Academia das Letras Brasileiras. A idéia não vingou e só 31 anos depois, o assunto voltou ao Instituto Histórico. Em 24.05.1878, Maximiano Marques de Carvalho propôs que se criasse o Instituto Geral Brasileiro, nos moldes do Instituto da França, e dentro dele a Academia das Letras Brasileiras. Esta idéia também morreu.



Portanto, foi no escritório da REVISTA BRASILEIRA, em 15.12.1896, que Machado de Assis foi aclamado PRESIDENTE da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, sendo fundadores: 1) Araripe Júnior. 2)Artur Azevedo. 3)Graça Aranha. 4)Guimarães Passos. 5)Inglês de Sousa. 6)Joaquim Nabuco. 7)José Veríssimo. 8)Lúcio de Mendonça. 9)Medeiros e Albuquerque. 10)Olavo Bilac. 11)Pedro Rabelo. 12)Rodrigo Otávio. 13)Silva Ramos. 14)Teixeira de Melo. 15)Visconde de Taunay. 16)Coelho Neto. 17)Filinto de Almeida. 18)José do Patrocínio. 19)Luis Murat. 20)Valentim Magalhães.



E mais ainda: 21)Afonso Celso. 22)Alberto de Oliveira. 23)Alcindo Guanabara. 24)Carlos de Laet. 25)Garcia Redondo. 26)J.M.Pereira da Silva. 27)Rui Barbosa. 28)Silvio Romero. 29)Urbano Duarte.



Em 28.12.1896, os estatutos foram aprovados. No dia 28.01.1897, foram eleitos os 10(dez) membros que faltavam para completar 40 membros: 1)Aluísio Azevedo. 2)Barão de Loreto. 3)Clóvis Beviláqua. 4)Domício da Gama. 5)Eduardo Prado. 6)Luis Guimarães Júnior. 7)Magalhães de Azeredo. 8)Oliveira Lima. 9)Raimundo Correia. 10)Salvador de Mendonça.



Os PATRONOS das 40 CADEIRAS foram e são: Adelino Fontoura, Álvares de Azevedo, Artur de Oliveira, Basílio da Gama, Bernardo Guimarães, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cláudio Manoel da Costa, Domingos de Magalhães, Evaristo da Veiga, Fagundes Varela, França Júnior, Francisco Otaviano, Franklin Távora, Gonçalves Dias, Gregório de Matos, Hipólito da Costa, João Lisboa, Joaquim Caetano, Joaquim Manoel de Macedo, Joaquim Serra, José Bonifácio(o moço), José de Alencar, Júlio Ribeiro, Junqueira Freire, Laurindo Rabelo, Maciel Monteiro, Manuel de Almeida, Martins de Pena, Pardal Mallet, Pedro Luis, Manoel de Porto Alegre, Raul Pompéia, Sousa Caldas, Tavares Bastos, Teófilo Dias, Tomás Antonio Gonzaga, Tobias Barreto, Francisco de Varnhagen e Visconde do Rio Branco.



Os distintivos da Academia Brasileira de Letras são: o FARDÃO, a DIVISA, o EMBLEMA e o SELO.



Em 1917, com a morte do Livreiro Francisco Alves, a Academia Brasileira de Letras tornou-se herdeira de sua fortuna. Assim, a Academia é a instituição cultural mais rica do Brasil, estando instalada hoje(2006) num monumental prédio da Avenida Presidente Wilson, 203, no Rio de Janeiro, com diversos andares, mantendo-se, financeiramente, com o aluguel de suas muitas salas.



São ou já foram membros da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, em ordem alfabética:



(LETRA A). Abgar Renault, Adelmar Tavares, Adonias Filho, Affonso Arinos de Mello Franco, Afonso Arinos, Afonso Arinos de Melo Franco, Afonso Celso, Afonso d E. Taunay, Afonso Pena Júnior, Afrânio Coutinho, Afrânio Peixoto, Alberto da Costa e Silva, Alberto de Faria, Alberto de Oliveira, Alberto Faria, Alberto Venancio Filho, Alcântara Machado, Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde), Alcides Maia, Alcindo Guanabara, Alfredo Bosi, Alfredo Pujol, Aloísio de Castro, Aluísio Azevedo, Álvaro Lins, Álvaro Moreyra, Amadeu Amaral, Américo Jacobina Lacombe, Ana Maria Machado, Aníbal Freire, Antônio Austregésilo, Antonio Callado, Antonio Carlos Secchin, Antônio Carneiro Leão, Antônio da Silva Melo, Antonio Houaiss, Antonio Olinto, Aquino Correia(Dom), Araripe Júnior, Ariano Suassuna, Arnaldo Niskier, Artur Azevedo, Artur Jaceguai, Artur Orlando, Assis Chateaubriand, Ataulfo de Paiva, Augusto de Lima, Augusto Meyer, Aurélio Buarque de Holanda, Aurélio de Lyra Tavares, Austregésilo de Athayde.



(LETRA B). Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), Barão Homem de Mello, Barbosa Lima Sobrinho, Bernardo Élis.



(LETRA C). Candido Mendes de Almeida, Candido Motta Filho, Carlos Castello Branco, Carlos Chagas Filho, Carlos de Laet, Carlos Heitor Cony, Carlos Nejar, Cassiano Ricardo, Celso Ferreira da Cunha, Celso Furtado, Celso Vieira, Cícero Sandroni, Cláudio de Sousa, Clementino Fraga, Clóvis Beviláqua, Coelho Neto, Constâncio Alves, Cyro dos Anjos.



(LETRA D). Dantas Barreto, Darcy Ribeiro, Deolindo Couto, Dias Gomes, Dinah Silveira de Queiroz, Domício da Gama.



(LETRA E). Eduardo Portella, Eduardo Prado, Eduardo Ramos, Elmano Cardim, Emílio de Meneses, Euclides da Cunha, Evandro Lins e Silva, Evanildo Bechara, Evaristo de Moraes Filho.



(LETRA F). Félix Pacheco, Fernando Bastos de Ávila(Padre), Fernando de Azevedo, Fernando Magalhães, Filinto de Almeida, Francisco de Assis Barbosa, Francisco de Castro, Franklin Dória (Barão de Loreto).



(LETRA G). Garcia Redondo, Genolino Amado, Geraldo França de Lima, Getúlio Vargas, Gilberto Amado, Goulart de Andrade, Graça Aranha, Gregório da Fonseca, Guilherme de Almeida, Guimarães Júnior, Gustavo Barroso.



(LETRA H). Helio Jaguaribe, Hélio Lobo, Heráclito Graça, Herberto Sales, Hermes Lima, Humberto de Campos.



(LETRA I). Inglês de Sousa, Ivan Junqueira, Ivan Lins, Ivo Pitanguy.



(LETRA J). J. M. Pereira da Silva, João Cabral de Melo Neto, João de Scantimburgo, João Guimarães Rosa, João Luís Alves, João Neves da Fontoura, João Ribeiro, João Ubaldo Ribeiro, Joaquim Nabuco, Joracy Camargo, Jorge Amado, José Américo de Almeida, José Cândido de Carvalho, José Carlos de Macedo Soares, José do Patrocínio, José Guilherme Merquior, José Honório Rodrigues, José Lins do Rego, José Murilo de Carvalho, José Sarney, José Veríssimo, Josué Montello.



(LETRA L). Lafayette Rodrigues Pereira, Laudelino Freire, Lauro Müller, Lêdo Ivo, Levi Carneiro, Lucas Moreira Neves(Dom), Lúcio de Mendonça, Luís Carlos, Luís Edmundo, Luís Guimarães Filho, Luís Murat, Luís Viana Filho, Lygia Fagundes Telles.



(LETRA M). Machado de Assis, Magalhães de Azeredo, Manuel Bandeira, Marco Maciel, Marcos Almir Madeira, Marcos Barbosa(Dom), Marcos Vinicios Vilaça, Mário de Alencar, Mário Palmério, Marques Rebelo, Martins Júnior, Maurício de Medeiros, Mauro Mota, Medeiros e Albuquerque, Menotti del Picchia, Miguel Couto, Miguel Osório de Almeida, Miguel Reale, Moacyr Scliar, Múcio Leão, Murilo Melo Filho.



(LETRA N). Nélida Piñon, Nelson Pereira dos Santos.



(LETRA O). Odylo Costa Filho, Olavo Bilac, Olegário Mariano, Oliveira Lima, Oliveira Viana, Orígenes Lessa, Oscar Dias Corrêa, Osório Duque-Estrada, Osvaldo Cruz, Osvaldo Orico, Otávio de Faria, Otávio Mangabeira, Otto Lara Resende.



(LETRA P). Paulo Barreto(João do Rio), Paulo Carneiro, Paulo Coelho, Paulo Setúbal, Pedro Calmon, Pedro Lessa, Pedro Rabelo, Peregrino Júnior, Pereira da Silva(A. J.), Pontes de Miranda.



(LETRA R). R. Magalhães Júnior, Rachel de Queiroz, Raimundo Correia, Ramiz Galvão (Barão de Ramiz Galvão), Raymundo Faoro, Ribeiro Couto, Roberto Campos, Roberto Marinho, Roberto Simonsen, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Rodrigo Octavio, Rodrigo Octavio Filho, Roquette-Pinto, Rui Barbosa.



(LETRA S). Sábato Magaldi, Salvador de Mendonça, Santos Dumont, Sérgio Corrêa da Costa, Sergio Paulo Rouanet, Silva Ramos, Silvério Gomes Pimenta(Dom), Sílvio Romero, Sousa Bandeira.



(LETRA T). Tarcísio Padilha, Teixeira de Melo.



(LETRA U). Urbano Duarte.



(LETRA V). Valentim Magalhães, Vianna Moog, Vicente de Carvalho, Viriato Correia, Visconde de Taunay, Vítor Viana.



(LETRA X). Xavier Marques.



(LETRA Z). Zélia Gattai.





À Cadeira 1, estão vinculados os nomes:

Adelino Fontoura - PATRONO

Luís Murat- FUNDADOR

Afonso d Escragnolle Taunay

Ivan Lins

Bernardo Élis

Evandro Lins e Silva

Ana Maria Machado



À Cadeira 2, estão:

Álvares de Azevedo- PATRONO

Coelho Neto- FUNDADOR

João Neves da Fontoura

Guimarães Rosa

Mário Palmério

Tarcísio Padilha





À Cadeira 3, estão:

Artur de Oliveira-PATRONO

Filinto de Almeida- FUNDADOR

Roberto Simonsen

Aníbal Freire

Herberto Sales

Carlos Heitor Cony



À Cadeira 4, estão:

Basílio da Gama- PATRONO

Aluísio Azevedo- FUNDADOR

Alcides Maya

Viana Moog

Carlos Nejar



À Cadeira 5, estão:

Bernardo Guimarães- PATRONO

Raimundo Correia- FUNDADOR

Osvaldo Cruz

Aloísio de Castro

Cândido Motta Filho

Rachel de Queiroz

José Murilo de Carvalho



À Cadeira 6, estão:

Casimiro de Abreu- PATRONO

Teixeira de Melo- FUNDADOR

Artur Jaceguai

Goulart de Andrade

Barbosa Lima Sobrinho

Raymundo Faoro

Cicero Sandroni



À Cadeira 7, estão:

Castro Alves-PATRONO

Valentim Magalhães-FUNDADOR

Euclides da Cunha

Afrânio Peixoto

Afonso Pena Júnior

Hermes Lima

Pontes de Miranda

Dinah Silveira de Queiroz

Sergio Corrêa da Costa

Nelson Pereira dos Santos



À Cadeira 8, estão:

Cláudio Manuel da Costa- PATRONO

Alberto de Oliveira-FUNDADOR

Oliveira Viana

Austregésilo de Athayde

Antonio Callado

Antonio Olinto



À Cadeira 9, estão:

Gonçalves de Magalhães-PATRONO

Carlos Magalhães de Azeredo-FUNDADOR

Marques Rebelo

Carlos Chagas Filho

Alberto da Costa e Silva



À Cadeira 10, estão:

Evaristo da Veiga-PATRONO

Rui Barbosa-FUNDADOR

Laudelino Freire

Osvaldo Orico

Orígenes Lessa

Lêdo Ivo



À Cadeira 11, estão:

Fagundes Varela-PATRONO

Lúcio de Mendonça-FUNDADOR

Pedro Lessa

Eduardo Ramos

João Luís Alves

Adelmar Tavares

Deolindo Couto

Darcy Ribeiro

Celso Furtado

Helio Jaguaribe



À Cadeira 12, estão vinculados os nomes:

França Júnior-PATRONO

Urbano Duarte-FUNDADOR

Augusto de Lima

Vítor Viana

Macedo Soares

Abgar Renault

Dom Lucas Moreira Neves

Alfredo Bosi



À Cadeira 13, estão:

Francisco Otaviano-PATRONO

Visconde de Taunay-FUNDADOR

Francisco de Castro

Martins Júnior

Sousa Bandeira

Hélio Lobo

Augusto Meyer

Francisco de Assis Barbosa

Sergio Paulo Rouanet





À Cadeira 14, estão vinculados os nomes:

Franklin Távora-PATRONO

Clóvis Beviláqua-FUNDADOR

Antônio Carneiro Leão

Fernando de Azevedo

Miguel Reale



À Cadeira 15, estão:

Gonçalves Dias-PATRONO

Olavo Bilac-FUNDADOR

Amadeu Amaral

Guilherme de Almeida

Odylo Costa, filho

Dom Marcos Barbosa

Fernando Bastos de Ávila





À Cadeira 16, estão vinculados os nomes:

Gregório de Matos-PATRONO

Araripe Júnior

Félix Pacheco

Pedro Calmon

Lygia Fagundes Telles



À Cadeira 17, estão:

Hipólito da Costa-PATRONO

Sílvio Romero-FUNDADOR

Osório Duque-Estrada

Roquette-Pinto

Álvaro Lins

Antonio Houaiss

Affonso Arinos de Mello Franco



À Cadeira 18, estão vinculados os nomes:

João Francisco Lisboa-PATRONO

José Veríssimo-FUNDADOR

Barão Homem de Melo

Alberto Faria

Luís Carlos

Pereira da Silva

Peregrino Júnior

Arnaldo Niskier



À Cadeira 19, estão:

Joaquim Caetano da Silva-PATRONO

Alcindo Guanabara-FUNDADOR

Dom Silvério Gomes Pimenta

Gustavo Barroso

Antônio da Silva Melo

Américo Jacobina Lacombe

Marcos Almir Madeira

Antonio Carlos Secchin



À Cadeira 20, estão vinculados os nomes:

Joaquim Manuel de Macedo-PATRONO

Salvador de Mendonça-FUNDADOR

Emílio de Meneses

Humberto de Campos

Múcio Leão

Aurélio de Lyra Tavares

Murilo Melo Filho



À Cadeira 21, estão:

Joaquim Serra-PATRONO

José do Patrocínio-FUNDADOR

Mário de Alencar

Olegário Mariano

Álvaro Moreyra

Adonias Filho

Dias Gomes

Roberto Campos

Paulo Coelho



À Cadeira 22, estão vinculados os nomes:

José Bonifácio-PATRONO

Medeiros e Albuquerque-FUNDADOR

Miguel Osório de Almeida

Luís Viana Filho

Ivo Pitanguy



À Cadeira 23, estão:

José de Alencar-PATRONO

Machado de Assis-FUNDADOR

Lafayette Rodrigues Pereira

Alfredo Pujol

Otávio Mangabeira

Jorge Amado

Zélia Gattai



À Cadeira 24, estão vinculados os nomes:

Júlio Ribeiro-PATRONO

Garcia Redondo-FUNDADOR

Luís Guimarães Filho

Manuel Bandeira

Cyro dos Anjos

Sábato Magaldi



À Cadeira 25, estão:

Junqueira Freire-PATRONO

Franklin Dória-FUNDADOR

Artur Orlando da Silva

Ataulfo de Paiva

José Lins do Rego

Afonso Arinos de Melo Franco

Alberto Venancio Filho



À Cadeira 26, estão vinculados os nomes:

Laurindo Rabelo-PATRONO

Guimarães Passos-FUNDADOR

Paulo Barreto(João do Rio)

Constâncio Alves

Ribeiro Couto

Gilberto Amado

Mauro Mota

Marcos Vilaça



À Cadeira 27, estão:

Maciel Monteiro-PATRONO

Joaquim Nabuco-FUNDADOR

Dantas Barreto

Gregório da Fonseca

Levi Carneiro

Otávio de Faria

Eduardo Portella



À Cadeira 28, estão vinculados os nomes:

Manuel Antônio de Almeida-PATRONO

Inglês de Sousa-FUNDADOR

Xavier Marques

Menotti del Picchia

Oscar Dias Corrêa

Cadeira vaga



À Cadeira 29, estão:

Martins Pena-PATRONO

Artur Azevedo-FUNDADOR

Vicente de Carvalho

Cláudio de Sousa

Josué Montello

Cadeira vaga



À Cadeira 30, estão vinculados os nomes:

Pardal Mallet-PATRONO

Pedro Rabelo-FUNDADOR

Heráclito Graça

Antônio Austregésilo

Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira

Nélida Piñon



À Cadeira 31, estão:

Pedro Luís-PATRONO

Guimarães Júnior-FUNDADOR

João Ribeiro

Paulo Setúbal

Cassiano Ricardo

José Cândido de Carvalho

Geraldo França de Lima

Moacyr Scliar



À Cadeira 32, estão vinculados os nomes:

Araújo Porto-Alegre-PATRONO

Carlos de Laet-FUNDADOR

Ramiz Galvão

Viriato Correia

Joracy Camargo

Genolino Amado

Ariano Suassuna



À Cadeira 33, estão:

Raul Pompéia-PATRONO

Domício da Gama-FUNDADOR

Fernando Magalhães

Luís Edmundo

Afrânio Coutinho

Evanildo Cavalcante Bechara



À Cadeira 34, estão vinculados os nomes:

Sousa Caldas-PATRONO

Pereira da Silva-FUNDADOR

Barão do Rio Branco

Lauro Müller

Dom Aquino Correia

Raimundo Magalhães Júnior

Carlos Castello Branco

João Ubaldo Ribeiro



À Cadeira 35, estão:

Tavares Bastos-PATRONO

Rodrigo Octavio-FUNDADOR

Rodrigo Octavio Filho

José Honório Rodrigues

Celso Cunha

Candido Mendes



À Cadeira 36, estão vinculados os nomes:

Teófilo Dias-PATRONO

Afonso Celso-FUNDADOR

Clementino Fraga

Paulo Carneiro

José Guilherme Merquior

João de Scantimburgo



À Cadeira 37, estão:

Tomás Antônio Gonzaga-PATRONO

Silva Ramos-FUNDADOR

Alcântara Machado

Getúlio Vargas

Assis Chateaubriand

João Cabral de Melo Neto

Ivan Junqueira



À Cadeira 38, estão vinculados os nomes:

Tobias Barreto-PATRONO

Graça Aranha-FUNDADOR

Santos Dumont

Celso Vieira

Maurício de Medeiros

José Américo de Almeida

José Sarney



À Cadeira 39, estão:

Francisco Adolfo de Varnhagen-PATRONO

Oliveira Lima-FUNDADOR

Alberto de Faria

Rocha Pombo

Rodolfo Garcia

Elmano Cardim

Otto Lara Resende

Roberto Marinho

Marco Maciel



À Cadeira 40, estão vinculados os nomes:

Visconde do Rio Branco-PATRONO

Eduardo Prado-FUNDADOR

Afonso Arinos

Miguel Couto

Alceu Amoroso Lima(Tristão de Ataíde)

Evaristo de Moraes Filho





Como se pode deduzir, a Academia Brasileira de Letras, ao longo de sua existência(mais de 100 anos), deve ter estórias interessantíssimas, porque há muitos nomes a ela vinculados que são também interessantes, chegando ao ponto de alguns deles não terem os seus nomes biografados nas enciclopédias literárias e são muito pouco conhecidos. O que anima, no entanto, é o fato de que todos eles estão biografados no site da Academia.





Mas, QUEM NÃO ENTROU PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS? Entre os nomes mais conhecidos, destacam-se: Augusto dos Anjos, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Lima Barreto, Mário Quintana, Osvald de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, José J. Veiga, Paulo Mendes Campos, Antonio Cândido, Osman Lins, Aníbal Machado, Murilo Mendes, Ferreira Goulart, Rubem Fonseca, Gilberto Mendonça Teles, etc.







*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui