Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS QUESTÕES VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 16:32 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITO QUESTÕES VESTIBULARES DEZEMBRO 2005 E JANEIRO 2006 .







HISTÓRIA ANTIGA



1 A 2 E



Resolução 3

a) è a Cidade Estado. Caracterizava-se por sua autonomia , soberania e em parte delas participação dos cidadãos no processo político

b) O relevo montanhoso restringiu a prática da agricultura , por sua vez o litoral entrecortado favoreceu o comércio marítimo .



Resolução 4

a) O texto refere-se ao período homérico no qual os gregos não tinham unidade política e as cidades - Estado ainda não tinham se constituído .

b) Embora não tenha havido unidade política , nem depois , os gregos desenvolveram traços culturais comuns que podem caracterizar uma civilização , como a organização familiar , identidade religiosa , língua , atividade econômica , etc .



5 E



Resolução 6

a) Embora não constituíssem um Estado unificado , os gregos possuíam uma unidade cultural representada pela origem comum , pela mesma língua , pela religião comum e hábitos de vida relativamente semelhantes .

b) A “pólis” (cidade-Estado) constituía a unidade política típica do Mundo Grego, caracterizando-se por sua autonomia e independência , além da participação direta no poder político por parte de suas habitantes , os cidadãos .



7 B 8 E 9 C 10 C 11 D 12 D 13 D 14 E





HISTÓRIA MEDIEVAL





1 E 2 D 3 A 4 C



Resolução 5

a) As chamadas invasões bárbaras ocorridas nos séculos IX e X , referentes aos normandos ou vikings descritos no texto e também de muçulmanos e magiares aumentaram a insegurança, levaram ao esvaziamento das cidades e fortaleceram o poder do senhor local , o senhor feudal .

b) O colonato e a formação de vilas (“villae”). Colonato: fixação do camponês à terra, em caráter hereditário. Vila: unidade de produção rural, voltada para a auto-suficiência.



Resolução 6

a) O texto refere-se às relações de suserania e vassalagem , especificamente aos deveres que o vassalo deve ter com relação ao seu suserano

b) A Igreja Católica foi a única instituição supra nacional existente na Idade Média , exercendo papel predominante sobre a cultura européia da época , justificando a estrutura estamental da sociedade e interferindo na estrutura política senhorial .



7 C 8 D 9 A 10 A 11 E 12 B 13 D



Resolução 14

a) Trata-se do “ideal de cavalaria” predominante no mundo feudal, dominado pela nobreza senhorial. A cavalaria destacava-se pelo respeito a determinadas normas de conduta baseadas na valorização da honra, da lealdade, da coragem e da proteção aos

mais fracos.

b) A cavalaria tornou-se obsoleta com o avanço da tecnologia . Os ideais aristocráticos foram suplantados pela expansão econômica da sociedade com a exploração colonial e a consolidação do capitalismo e dos valores burgueses .



15 A





HISTÓRIA MODERNA



1 D 2 E



Resolução 3

a) No caso de Portugal, a Revolução de Avis (1383-85), levou ao poder uma nova dinastia , a de Avis , onde os reis estarão mais identificados com a atividade comercial , portanto com maior legitimidade em relação á sociedade . Na América Portuguesa , a distância de Portugal , a dificuldade de comunicações e a extensão territorial facilitavam a autonomia local dos administradores .

b) Entre as inúmeras revoltas pode-se citar a Revolta de Felipe dos Santos ocorrida no início da mineração representando o inconformismo dos mineiros com a instalação das Casas de Fundição .



4 A 5 D 6 C 7 B 8 A



Resolução 9

a) A justificativa religiosa que serviu de pano de fundo para a exploração colonial . A expansão da fé cristã a partir da catequese, permitiria a integração dos pagãos ( índios) no reino de Deus e salvaria suas almas.

b) A exploração econômica da colônia, insere-se no contexto do Pacto Colonial pelo qual as novas áreas são integradas à economia européia , com a exploração visando o enriquecimento da metrópole , através de práticas mercantilistas .



10 E 11 E 12 E 13 B



Resolução 14

a) Espanha e França representavam o absolutismo e o catolicismo; a Holanda representava o republicanismo burguês e o calvinismo.

b) Espanha e França , absolutistas possuíam uma sociedade aristocrática estratificada, predominando a agricultura e a exploração mercantil colonial e a Holanda já era uma sociedade de classes com atividade predominantemente mercantil , com grande presença da burguesia



15 E 16 A 17 A



Resolução 18

a) Absolutismo .

b) Diderot defende o direito de oposição à vontade absoluta do príncipe e o direito de deliberação , de liberdade de escolha .



19 D 20 D 21 B



Resolução 22

a) A Revolução Industrial foi o ponto culminante de uma série de transformações que começaram na Europa Medieval a partir do século XI com o crescimento econômico a partir das cruzadas . Ocorreu forte expansão do comércio e surgimento de novas cidades . Este processo acentuou-se com a expansão ultramarina que permitiu com a descoberta de novas rotas comerciais e novos continentes a incorporação de novas áreas ao circuito comercial europeu e crescimento exponencial das quantidades de mercadorias comercializadas . Ao mesmo tempo os séculos XV e XVI forma objetivo de uma série de transformações de ordem política - fortalecimento do Absolutismo , cultural Renascimento , religioso - Reforma protestante , que alteraram profundamente a sociedade européia . Portanto a Revolução Industrial surge neste contexto de transformações e permitirá que elas sejam aceleradas em face do grande aumento de produção e de produtividade possibilitado pela indústria .

b) A Inglaterra passou por um processo de cercamento de terras , denominado "enclosure" , que representou a privatização das terras agrícolas do país e este processo na medida em que disponibilizou imensas áreas agrícolas para produção , alterou as relações de produção no campo , extinguindo os laços de servidão e permitiu que houvesse a possibilidade de surgimento de áreas produtoras como fontes de matérias primas para a industria , matérias primas agrícolas , ou pastoreio por exemplo de ovinos para a produção de lã . Por sua vez o cercamento dos campos , a atividade pecuária , aliado ao uso de máquinas , resultou na liberação de grandes contingentes de mão de obra agrícola que se tornou ociosa , ou incapaz de manter a propriedade da terra . Esta mão de obra direcionada para as cidades em parte será absorvida pelas novas indústrias , barateando o custo do trabalho .



Resolução 23

a) Pela Bíblia, como um castigo divino; pela burguesia, como uma virtude e um dever; pela aristrocracia, como uma atividade desprezível.

b) A noção de trabalho modificou-se a partir da Reforma Protestante quando os calvinistas negaram a idéia de trabalho como castigo divino e passaram a defender o sucesso no trabalho como um sinal de predestinação . Esta nova mentalidade foi incorporada pela burguesia que passou a difundir a idéia de trabalho como dever , ressaltando a importância da disciplina, e na Revolução Industrial a prática revelou a exploração extrema dos trabalhadores por parte dos capitalistas .



24 C 25 E



HISTÓRIA SÉCULO XIX



Resolução 1

a) Porque a Revolução Francesa posicionava-se contra o Antigo Regime (absolutista) vigente na maioria dos países europeus.

b) Como os navios na época eram construídos totalmente com madeira , as batalhas navais levaram à destruição de muitos navios e sua reposição demandava intenso desmatamento ;

c) A questão ambiental é colocada no protocolo como algo que afeta a todos os países e governos e a própria sobrevivência da raça humana .



2 A 3 C 4 C 5 C 6 E 7 B 8 D 9 C



Resolução 10

a) No período imediatamente anterior à Guerra de Secessão o norte dos EUA era constituído predominantemente pelas chamadas colônias de povoamento , caracterizadas pela pequena propriedade , predomínio do trabalho livre , economia de mercado interno e defesa do protecionismo alfandegário . Já o sul dos EUA era constituído predominantemente pelas chamadas colônias de exploração , com economia agro-exportadora , baseada no trabalho escravo e favorável ao livre-cambismo .

b) Embora os Estados sulistas ficassem temporariamente sob ocupação pelas tropas do Norte, o governo dos Estados Unidos adotou uma política de reconstrução , buscando integrar as duas economias e recuperar a economia sulista , devastada pela guerra . Mesmo assim , como o texto demonstra , persistem até hoje diferenças econômicas resultantes desta realidade inicial.



Resposta esperada Unicamp 11

a) Espera-se do candidato a habilidade de interpretação da imagem , tornando-o capaz de compreender a metáfora " encolhimento do mapa mundo" . O candidato deve explicar que, em razão do aumento da velocidade dos meios de transporte , as várias partes do mundo puderam ser atingidas em períodos de tempo menores , como se as distâncias físicas tivessem sido encurtadas .

b) A questão trata basicamente da ampliação do conhecimento geográfico e cartográfico devido á maior capacidade de os barcos percorrerem longas distâncias . Novamente o candidato deve relacionar texto e imagem , localizando uma razão para essa mudança na percepção do espaço . Assim , regiões antes desconhecidas - o " Novo Mundo " e partes da África , por exemplo - e novas rotas comerciais passaram a fazer parte dos registros cartográficos que adquiriram maior precisão . As navegações foram fundamentais também para a confirmação da esfericidade da terra e a destruição de mitos como os da zona tórrida e inabitável .

c) Entre as inovações o candidato pode recorrer à sua bagagem de informações históricas , citando por exemplo o automóvel e o avião .



Resposta Esperada Unicamp 12

a) A questão requer que o candidato reconheça duas balizas cronológicas importantes na história política do Ocidente e saiba diferenciá-las ao tratar das mudanças históricas aí ocorridas . O ano de 1789 marca o início da Revolução Francesa em meio a uma conjuntura revolucionária internacional . Em 1848 , ocorreram revoluções liberais , como na França em que o rei foi destituído e a Segunda República instaurada . Ambos os movimentos foram marcados entre outros aspectos , por intensos motins populares .

b) O candidato precisa relacionar essa periodização histórica ( 178-1848) e o processo da Revolução Industrial, tendo por fio condutor o papel das ferrovias na produção industrial . Tal processo ampliou os mercados consumidores e facilitou o transporte de matérias primas e bens manufaturados . Assim , no que se refere à produção , as fábricas produziam trens , trilhos e maquinário . Do ponto de vista do comércio , as fábricas escoavam suas mercadorias pelas ferrovias .

c) O candidato deve articular o tema da ferrovia com o avanço da ocupação do território dos Estados Unidos em sua expansão para o Oeste . As ferrovias permitiram o transporte de imigrantes para as regiões em expansão . O candidato também pode afirmar que muitas cidades nasceram em torno das ferrovias , proporcionando a urbanização e a integração do território estadunidense .



Resolução 13

a) A fracassada idéia do pan-africanismo representava a tentativa de encontrar valores comuns para a África , superando os particularismos locais e as diferenças culturais .

b) O colonialismo do século XVI na África foi realizado predominantemente por Portugal , limitou-se a regiões litorâneas e concentrou-se mais no tráfico de escravos . Já no século XIX houve o envolvimento de diversos países europeus , principalmente da França e da Inglaterra , o interesse por matérias primas e mercados consumidores cativos e a ação difundiu-se por todo o continente africano , litoral e interior .



Resolução 14

a)A Revolução Industrial iniciada no século XVIII evolui no século seguinte para uma disputa selvagem pela busca de fontes de matérias primas e de mercados consumidores cativos . Essa competição entre as potências européias levou ao neocolonialismo, com a disputa desenfreada pelo domínio de regiões na África e Ásia , realizada seguinte princípios imperialistas .

b) Este período na Europa, no final do século XIX foi um período de deslumbramento com a sociedade industrial e os benefícios por ela proporcionados como o consumo de massa , a melhora significativa nas condições de vida , o esplendor cultural, daí a denominação "Bela Época " , para o período .



15 D 16 B



HISTÓRIA SÉCULO XX



1 B 2 C 3 C



Resolução 4

a) O processo de independência nos países africanos não levou a uma melhora significativa em relação ao período colonial , isto porque as metrópoles nunca se preocuparam em propiciar condições para o desenvolvimento sustentado das colônias e no caso africano o processo de independência foi prejudicado por problemas referentes a diferenças étnicas , guerras civis .

b) Angola e Ruanda; ex-Congo Belga (atual República Democrática do Congo), Serra Leoa e Sudão.



5 C



Resolução 6

a) O interesse pelo documentário de Peter DAvis justifica-se pela política externa adotado pelos EUA com o presidente George W Bush , principalmente devido à Guerra do Iraque , iniciada de forma unilateral pelos EUA , e que resulta no presente momento em uma situação de impasse muito semelhante à ocorrida na Guerra do Vietnã .

b) A Guerra do Vietnã desenrolou-se no contexto da Guerra Fria , marcando o confronto indireto entre EUA e URSS pela dominação mundial , no caso os EUA apoiando o Vietnã do Sul favorável à ideologia capitalista e a URSS apoiando o Vietnã do Norte favorável à ideologia comunista .



7 A



Resolução 8

a) O Welfare State (“Estado do Bem-Estar Social”) representou uma resposta de parte das forças políticas européias face à situação pós Segunda Guerra . Como uma das causas principais do surgimento da Segunda Grande Guerra na Europa foram os graves problemas sociais gerados a partir do final da Primeira Guerra Mundial , surgiram novas correntes partidárias defendendo a ação governamental objetivando proporcionar melhores condições de vida para a população em termos de educação , saúde , previdência . Esta política , denominada de social democracia , iniciou-se com o Partido Trabalhista na Inglaterra e depois consolidou-se pela Europa Ocidental .

b) A "Guerra Fria " também foi um desdobramento da Segunda Guerra Mundial , pois o final do conflito evidenciou o surgimento de duas superpotências ideológicamente opostas e antagônicas . Os EUA , representando o sistema capitalista e a URSS representando o sistema comunista . Estas duas superpotências passaram a se opor de modo indireto , buscando ampliar sua área de atuação e participando indiretamente ou diretamente em grande parte dos conflitos armados ocorridos desde então, até 1990 .



9 A 10 B 11 D 12 D 13 B 14 B 15 A 16 E



Resolução 17

a) A Inglaterra com a Revolução de 1689 consolidou a monarquia parlamentar e liberal , com predomínio da burguesia no parlamento e limitação do poder do rei .

b) Na Europa Ocidental os Estados procuraram difundir o Estado do Bem Estar Social, o Welfare State que implicava em práticas intervencionistas . Já na Europa Oriental a implantação de regimes comunistas por pressão da URSS resultou na instalação de regimes ditatoriais e na socialização da propriedade .



18 D 19 C



Resolução 20

a) Eva Perón conseguiu desenvolver uma forte imagem junto à população argentina e naturalmente a escolha de seus vestidos enquadrava-se no esforço de manter esta imagem virtual .

b) Movimento populista ocorrido na Argentina na segunda metade do século XX, tendo como figura principal o ditador Juan Perón.

c) Evita era dotada de um forte carisma pessoal e com seu trabalho assistencialista tornou-se figura política de destaque .



Resolução 21

C.a) Política do “Big Stick” ou “Política do Porrete”. A política resultou em intervenções militares dos Estados Unidos para assegurar seus interesses na América Central e, no limite, manter a hegemonia norteamericana na região.

C.b) Substituição do “Big Stick” pela “Política da Boa Vizinhança” que, embora preservando a hegemonia norte-americana sobre a América Latina, assumiu uma feição aparentemente mais cordial.

C.c) A Aliança para o Progresso foi criada pelo presidente Kennedy para dar assistência às populações carentes da América Latina, visando evitar o surgimento de focos revolucionários que pudessem seguir o exemplo da Revolução Cubana de caráter socialista .



22 E 23 B 24 B 25 E 26 C



Resolução 27

a) empresas Maquiladoras são empresas constituídas apenas com a finalidade de produção para exportação , sem objetivo de desenvolvimento de tecnologia . De modo geral executam apenas parte do processo produtivo , o que demanda maior utilização de mão de obra .

b) A entrada do México no Nafta estimulou a instalação de centenas de indústrias voltadas para a exportação para os EUA , beneficiando-se dos cursos de produção mais baixos no México .



28 A 29 B 30 B 31 B 32 C 33 B 34 B



Resolução 35

B.a) Com o fim da Guerra Fria e a fragmentação da URSS os EUA tornaram-se a única superpotência mundial . Todavia esta realidade não significou o final dos conflitos político ideológicos. O nacionalismo continuou a ser motivo de conflito em várias partes do mundo . Mas, o ataque ao World Trade Center em 2001 além de outros ataques terroristas representou a consolidação de uma nova força anti-americana , o fundamentalismo islâmico que a partir de grupos terroristas independentes passou a executar ataques indiscriminados por todo o mundo e com uma ideologia de destruição da cultura ocidental .

B.b) O maior motivo relacionado aos conflitos sem dúvida é o econômico uma vez que os principais problemas estão associados ao islamismo que se concentra em regiões grandes produtoras de petróleo , matéria prima indispensável para a economia capitalista , cujos preços estão cada vez mais altos e que torna-se cada vez mais disputada . Por trás de outros conflitos também estão os interesses econômicos locais e de grandes países como a Rússia , China , Japão e países europeus interessados em preservar suas áreas de influência .



36 E



Resolução 37

C.a) O Japão saiu completamente destruído da Segunda Guerra Mundial . Todavia em função de sua localização estratégica e pela decisão de se manter aliado dos EUA , obteve grande apoio americano para sua reconstrução e face à grande capacidade de trabalho de sua população , aliado ao elevadíssimo nível intelectual conseguiu recuperar-se em poucos anos, transformando-se na segunda potência econômica mundial .

C.b) O Japão , por ter sido derrotado na Segunda Guerra Mundial teve seu setor militar submetido a restrições e com o passar dos anos , por decisão interna , não promoveu o desenvolvimento acentuada de suas Forças Armadas . Com o alinhamento constante com a política externa americana , o Japão acabou ocupando posição geopolítica no contexto mundial inferior a de outros países economicamente de nível semelhante .



38 D 39 B 40 B 41 B 42 D





BRASIL COLÔNIA



1 A 2 C 3 E 4 D 5 E 6 C



Resolução 7

a) Sim pois demonstra uma visão preconceituosa do indígena no Brasil a partir de uma concepção de uma suposta cultura superior , vigente na Europa da época;

b) As consequências foram desastrosas para os indígenas , com a escravização , extermínio de tribos inteiras , usurpação do espaço ocupado e destruição da cultura principalmente pela atuação da Igreja Católica .



8 C 9 B 10 E 11 C 12 D 13 A 14 B



Resolução 15

a) As igrejas são manifestação da riqueza do período da mineração onde houve o deslocamento do eixo econômico do Nordeste para o Sudeste , interiorização da atividade econômica , maior diversificação e crescimento do mercado interno .

mercado interno colonial e deslocamento do eixo

econômico brasileiro do Nordeste para o Centro-Sul.

b) Trata-se do chamado “Barroco Mineiro”, caracterizado pela simplicidade externa das construções, enquanto os interiores destacavam-se pela riqueza de detalhes e suntuosidade , inclusive com o uso de imagens folheadas a ouro . O barroco foi mais intenso na arte sacra , refletindo a forte presença da Igreja na época.



BRASIL REINO UNIDO E PERÍODO IMPERIAL



Resolução 1

A.a) As leis mencionadas inicialmente representam regras de aplicação do monopólio português , restringindo o comércio da colônia . A Carta Régia de 1808 representa exatamente o contrário , ou seja a abertura dos portos às nações , na época praticamente apenas para a Inglaterra .

A.b) Portugal recusou-se a manter o Bloqueio Continental imposto por Napoleão pois era aliado e tinha interesses com a Inglaterra . Com a invasão das tropas francesas , a família real foi obrigada a mudar-se ás pressas para o Brasil , daí a Carta Régia para possibilitar o comércio internacional pelo porto do Rio de Janeiro .

A.c) O decreto de 1808 não se referia a um país especificamente , mas em função da situação de dependência total de Portugal em relação á Inglaterra justificam-se os Tratados de 1810 que favoreciam claramente os produtos britânicos , consolidando a influência inglesa no Brasil



2 C 3 D 4 C



Resolução 5

a) O Fico representa a ruptura de D. Pedro com as Cortes de Lisboa , que queriam o seu retorno para Portugal e marca o início do processo de independência do Brasil

b) A Revolução do Porto foi uma revolução liberal que resultou na queda do absolutismo em Portugal , mas que com relação á colônia brasileira nada tinha de liberal pois as propostas que surgiram pretendiam a recolonização do Brasil .



6 D 7 A 8 C 9 B 10 A 11 E 12 C 13 D 14 D



Resolução 15

a) A partir de 1870 cresce o apoio dos intelectuais ao movimento republicano e sua rejeição ao trabalho escravo .

b) Um grande número de negros participou dos combates em batalhões de voluntários , o que deixava claro ser inviável a continuação da escravidão

c) Principalmente através de publicação de artigos abolicionistas e participação em associações abolicionistas .



Resolução 16

B.a) Com a extinção do tráfico negreiro ocorrida em 1850 e a expansão da cafeicultura inicialmente buscou-se o deslocamento de mão de obra escrava do Nordeste . Como esta alternativa era limitada , e face à grande disponbibilidade de mão de obra na Europa , associada ao interesse de setores de estimular o ingresso de trabalhadores brancos no país , passou a crescer a imigração estrangeira da Europa para o Brasil para o trabalho agrícola ;

B.b)A experiência foi realizada pelo Senador Vergueiro em sua Fazenda Ibicaba em Limeira , através do sistema de parceria , pelo qual os imigrantes dividiriam sua produção com o fazendeiro . Houve diversos problemas de adaptação e o sistema fracassou totalmente .

B.c) A partir de 1886 com a iminente proclamação da abolição da escravatura e a expansão da cafeicultura a crescente necessidade de mão de obra levou à retomada da entrada de estrangeiros , principalmente italianos e depois japoneses . Estes imigrantes acabaram depois em grande parte migrando para as áreas urbanas participando da nascente industrialização e miscigenados passaram a fazer parte integrante da população brasileira .



Resolução 17

a) “Imigrantes gratuitos” eram aqueles que vinham para o Brasil por conta própria , sem subvenção por parte do governo para as despesas de viagem .

b) "Fazer a América " significava alcançar sucesso no Novo Mundo ;

c) Da Itália



18 B



Resolução 19

a) A imigração no Brasil, no século XIX, surgiu como alternativa ao fim do tráfico de escravos e teve motivações por parte de alguns no sentido de alcançar o “branqueamento” da população.

b) A tese do "branqueamento " encontrava respaldo na época ( século XIX ) em teorias racistas de Gobineau, Chamberlain e Spencer, e nas teses do imperialismo europeu , ambas baseadas na suposta superioridade da raça branca e da cultura européia .



Resolução 20

a) O primeiro autor analisa a questão sob o ponto de vista dos interesses políticos de Brasil e Argentina que seriam contrariados com a ascensão do Paraguai . Já Aquino analisa a questão privilegiando o aspecto econômico , ressaltando os interesses imperialistas da Inglaterra .

b) Quanto aos sujeitos históricos o primeiro texto coloca o ditador Solano Lopes como o responsável pelo conflito , pelos seus interesses expansionistas que entraram em conflito com a área de influência de Brasil e Argentina . Já o texto de Aquino coloca em destaque a Inglaterra que colocou-se contra o Paraguai para manter intacta sua predominância econômica e imperialista na região .



BRASIL REPÚBLICA VELHA



1 B 2 C 3 C 4 D



Resolução 5

a) Foi no século XIX com a consolidação da Revolução Industrial e a super-exploração do trabalhador ocorrida que teve início o movimento operário com reivindicações como a descrita no cartaz.

b) Por razões de baixa remuneração média pode-se afirmar que os trabalhadores brasileiros hoje ainda não alcançaram totalmente a meta espelhada no cartaz.



6 B



Resolução 7

a) A atividade econômica no sul da Bahia foi a cultura cacaueira.

b) O Nordeste brasileiro caracterizou-se pela atividade econômica baseada na exploração da cana de açúcar que além de utilizar o trabalho escravo manteve na marginalidade a população livre . Esta situação , associada às rudes condições do clima na região do semi-árido explicam as correntes migratórias que levaram à saída de parte desta população em busca de melhores condições de vida.



8 B



GOVERNO VARGAS 1930 - 1945



1 A 2 B 3 A 4 A 5 C 6 C



BRASIL 1945-1964



1 D 2 A



Resolução 3

a) Getúlio Vargas, após ter vencido as eleições presidenciais .

b) Vargas é um dos políticos mais marcantes da história republicana brasileira , tendo sido guindado ao poder em 1930 por uma revolução , depois tornou-se ditador em 1937 foi destituído em 1945 , mas graças ao seu imenso prestígio foi novamente eleito em 1951 , suicidando-se no cargo em 1954 . Foi um grande representante do populismo e no seus períodos presidenciais destacam-se as leis trabalhistas , particularmente a CLT em 1943 , o nacionalismo e a política de industrialização , ainda que restrita .



4 E 5 C 6 C 7 E



BRASIL 1964 - 2005



1 E



Resolução 2

a) Na República Velha, os partidos tinham âmbito estadual. No regime militar, a adoção do bipartidarismo com a ARENA e o MDB obrigou os partidos a adquirirem um caráter nacional que acabou se consolidando .

b) Totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo, dentro de uma orientação fascista (extrema direita).

c) Os militares , embora tivessem instalado um regime ditatorial , mantiveram um mínimo de participação política com a possibilidade de funcionamento de um partido de oposição , o MDB e o Congresso funcionando , apesar do extremo controle por intermédio da censura , cassações e Ato Institucionais .



3 C 4 E 5 E 6 B 7 A 8 A 9 C



Resolução 10

a) No período da ditadura militar o Poder Legislativo teve suas funções limitadas pela Constituição de 1967 e tornou-se praticamente inoperante com a edição do Ato Institucional n. 5 em 1968 . O sistema partidário previsto pela Constituição de 1967 previa apenas dois partidos , dando origem à Arena e ao MDB . Mesmo assim a oposição continuou ativa embora cerceada . No período atual , estamos em democracia plena e não há maiores restrições à ação do Poder Legislativo e à ação dos partidos políticos . Verifica-se forte interferência do Poder Executivo no Poder Legislativo , mas as instituições estão funcionando livremente .

b) Na ditadura militar, a imprensa teve cerceado o seu trabalho pela existência da censura que impedia a divulgação de matérias contrárias ao governo . Nos dias atuais a imprensa exerce papel de destaque na divulgação de denúncias de corrupção , permitindo o maior controle da sociedade da atuação do governo e dos políticos .



ATUALIDADES GERAL



1 D



Resolução 2

a) O critério básico que define uma megacidade é a população . São megacidades todas aqueles que possuem população superior a 10 milhões de habitantes . A cidade global por sua vez tem como critério definidor o seu grau de influência em seu entorno , ou seja pela capacidade de atração em termos de oferta de serviços e atividades e portanto não precisa necessariamente ter uma grande população .

b) De modo geral todas cidades globais estão localizadas em países desenvolvidos em áreas centrais do capitalismo . A única exceção é Cingapura. Esta localização justifica-se pela maior concentração de capital nestes locais o que justifica a oferta de serviços mais diversificados e sofisticados .Por sua vez as megacidades estão localizadas em países subdesenvolvidos, em áreas periféricas do capitalismo , justificando-se a sua população por serem focos de atração de imigração interna .



3 B 4 D 5 B 6 D



Resolução 7

a) O tsunami é um fenômeno caracterizado por gigantesca onda marinha provocada por abalos sísmicos no assoalho oceânico, ou maremoto. Esta onda quando chega próximo ao litoral , arrebenta formando ondas de elevada altura e velocidade , destruindo tudo o que se encontra em seu caminho . O Katrina é um fenômeno climático caracterizado como furacão, resultante de uma formação ciclonal em área subtropical do Atlântico Norte, onde alcança maior força, provocando tempestade e inundação em áreas de terras baixas do litoral e ilhas, mas com intensidade reduzida no interior do continente.

b) O tsunami em questão causou maior impacto na ilha de Sumatra, na Indonésia, , mas atingiu também outras ilhas do Pacífico e até a costa africana , já em menor intensidade . A maioria das regiões atingidas caracteriza-se por serem áreas de turismo internacional e onde residem populações de baixo nível de renda . O Katrina causou maior impacto na região do Golfo do México , principalmente onde está a cidade de Nova Orleans nos EUA , que se caracteriza por um litoral rebaixado que facilitou a inundação da cidade . A cidade no sul dos EUA caracteriza-se por uma forte presença da comunidade negra e de imigrantes latinos , portanto de menor nível sócio econômico que a média da população americana , e portanto os efeitos foram mais intensos por esta razão , porém muito menores que os provocados pelo tsunami .



Resolução 8

a) A grande maioria no hemisfério norte (Setentrional, Boreal). Exceções: São Paulo e Jacarta, no hemisfério sul, estão entre as cidades mais poluídas do mundo e as referidas cidades aparecem na tabela 1.

b) A maioria das cidades poluídas estão em países subdesenvolvidos, enquanto as cidades mais limpas estão todas em países ricos.



Resposta esperada Unicamp 9

a) Ocorre uma relação direta entre o aumento de CO2 e o aumento da temperatura . O aumento da produção de CO2 , leva ao aumento da temperatura em virtude da maior retenção da radiação infravermelha refletida na superfície da Terra ;

b) A intensificação do efeito estufa será prejudicial para a Terra porque o aumento provocará alterações climáticas que levará a vários efeitos , como o degelo nas calotas polares com consequências na elevação do nível dos oceanos e na alteração da temperatura das águas . Dessa forma , as espécies presentes nos oceanos e as populações litorâneas ficarão ameaçadas .

c) Entre outras atividades humanas relacionadas com a intensificação do efeito estufa poderiam escolher uma entre as relacionadas a seguir :

- desmatamento ( porque diminui a retirada de CO2 da atmosfera pelas plantas) ;

- Queimadas ) diminui a retirada de CO2 e aumenta a eliminação pela queima) ;

- Aumento dos rebanhos ( pela maior eliminação de metano resultante da fermentação dos alimentos ) ;

- Eliminação das algas nos oceanos pela poluição ( responsáveis pela utilização do CO2 atmosférico e produção de O2) ;

- Atividade industrial ( utilização de combustíveis fósseis levando à produção de CO2) .



10 A 11 A 12 D



Resposta Esperada Unicamp 13

a)O contexto da Guerra Fria , quando houve a polarização do poder planetário entre os EUA , capitalista e a ex-URSS , socialista , que comandavam direta ou indiretamente diversos Estados abrigados sob suas áreas de influência em uma disputa pela hegemonia mundial ;

b) A constituição física do espaço euro-asiático - com grandes desertos , elevadas cadeias montanhosas , grandes distâncias a serem percorridas e ausência de saída oceânica para alguns países - dificulta uma maior integração , bem como a própria rede de transportes atual, rarefeita , e diferenças culturais que podem ser um entrave a práticas mercantis .

c) A implantação de uma rede de transporte mais efetiva permitiria o acesso das economias desses países ao forte mercado consumidor europeu e permitiria um melhor aproveitamento das potencialidades do mercado asiático a ser explorado . Permitiria também um melhor acesso a diversas fontes de matérias primas importantes nos processos produtivos .



14 E



Resolução 15

a) Informática: utilização de computadores nas mais diversas atividades. Biotecnologia: aplicação de novas técnicas à medicina, à zootecnia e a outras áreas relacionadas com a biologia. Nanotecnologia: desenvolvimento de processos de miniaturização de equipamentos.

b) A pesquisa na área da biotecnologia implica em questões de natureza ética e religiosa , com relação a manipulação de embriões , inseminação artificial , estudos genéticos , etc.



BRASIL ATUALIDADES



1 E 2 A 3 D 4 A



Resolução 5

a) No caso da lavoura canavieira a precarização do trabalho apontada resulta no aumento do desemprego , na queda da renda das famílias de trabalhadores rurais , na migração desta população para outras áreas e no aumento das desigualdades sociais .

b) A agricultura brasileira vem passando por um intenso processo de modernização com o aumento da mecanização , maior utilização de adubos , de tecnologia na seleção de sementes , das técnicas de plantio e como resultado final ocorreu um elevado aumento da produção e da produtividade , daí a denominação de "Revolução Verde " , para esre processo .



6 A 7 A 8 B





Resolução 9

a) Capital natural conforme o texto claramente demonstra é a disponibidade de ar puro , água não poluída e grande diversidade de vida nos ecosistemas . Esta região ainda intocada representa uma reserva de valor incalculável para a manutenção da qualidade de vida no planeta .

b) Conforme acordado no Protocolo de Kyoto, mercado de ar refere-se à possibilidade de um país obter cotas de crédito de carbono mediante a aplicação de recursos na recuperação de determinados ecossistemas. No caso da Amazônia, o Brasil tem condições de negociar suas cotas de emissão de CO2 com os países que invistam nesse tipo de recuperação. Quanto ao mercado da vida, o destaque está para o uso dos recursos relacionados às espécies vivas endêmicas da região, inclusive aqueles pertinentes à biotecnologia. Já o mercado da água está associado ao uso desse recurso para uso doméstico, industrial, agrícola e hidroelétrico.



10 B



Resolução 11

a) A formação do carvão mineral está associada à deposição de sedimentos ricos em matéria orgânica de origem vegetal. O processo de sua formação ocorreu principalmente na Era Paleozóica, sobretudo em áreas continentais deprimidas, onde as condições de climas mais frios favorecem a deposição e a sua transformação, diferentemente de áreas mais quentes e úmidas, onde o processo de decomposição foi mais acelerado. As jazidas

mencionadas situam-se em áreas de terrenos sedimentares da Depressão Periférica do Brasil meridional.

b) O carvão mineral é um combustível fóssil. A sua utilização como fonte de energia, ou ainda para obtenção de aço, libera grande quantidade de poluentes. A liberação de CO2 na sua queima aumenta os riscos de aquecimento global e é motivo de discussões e acordos internacionais, a exemplo do Protocolo de Kyoto. Além disso, a emissão de enxofre pelo uso do carvão mineral provoca chuvas ácidas. Também há o problema do material particulado, evidenciado pela fuligem que causa problemas respiratórios, entre outros.



12 D 13 A



Resolução 14

a) A Constituição de 1824 foi outorgada pelo Imperador ; Esta constituição foi emendada em 1834 pelo Ato Adicional . Ato de Força mais importante foi o AI-5 em 1968 , durante o regime militar .

b) Constituinte: é uma assembléia eleita para elaborar uma constituição.



15 D 16 D 17 B 18 D 19 E 20 C 21 D 22 B 23 C 24 B 25 B 26 C 27 E 28 A 29 D



Resolução 30

a) As populações mais pobres que migram das áreas rurais para as áreas urbanas , ou que residem em imóveis alugados nas áreas urbanas não tem poder aquisitivo para a aquisição de um terreno regularizado . Os loteamentos clandestinos na medida em que não contam com a instalação de equipamentos urbanos e de infra-estrutura são mais baratos . por sua vez o poder público municipal não exerce sua atividade de fiscalização , facilitando a ação dos especuladores . Não existe também por parte do governo um conjunto de políticas públicas que resulte na oferta de lotes regulares em quantidade suficiente para a população de menor poder aquisitivo .

b) Os loteamentos clandestinos ignoram quaisquer critérios técnicos de ocupação avançando sobre áreas de mananciais , áreas de mata , áreas com declividade acentuada , etc. Com relação aos mananciais a proximidade dos reservatórios facilita o assoreamento e a poluição com o lançamento de esgotos clandestinos .







Resolução 31

a) Hoje além da pesca , a exploração do Oceano Atlântico vem se tornando cada vez maior devido ao desenvolvimento da tecnologia de exploração de petróleo e gás natural em águas profundas por parte da Petrobrás .

b) A exploração de petróleo aumento os problemas associados à poluição do ambiente marinho em função de acidentes e do transporte do petróleo . A pesca predatória exercida por navios dotados de alta tecnologia pode comprometer os estoques de determinadas espécies . O despejo de efluentes industriais e domésticos sem tratamento resulta na degradação dos ecossistemas marinhos próximos às áreas urbanas .

c) Área contígua à costa litorânea de um país, podendo atingir 12 milhas náuticas de extensão, onde o país tem direito de explorar exclusivamente os recursos oceânicos da plataforma continental .



32 D 33 A 34 D 35 E





Resolução 36

a) Os grupos de migrantes tem conseguido manter a sua identidade cultural através de diversas estratégias . Fundação de clubes culturais , comemoração de datas significativas , concursos , escolas de dança regional , comércio de comida típica , abertura de restaurantes com comida regional , etc .

b) A emigração ocorre em função da sensação de falta de perspectivas de boa remuneração no Brasil em contrapartida às possibilidades de bons ganhos no exterior principalmente com relação aos descendentes de japoneses que migram para o Japão , dos brasileiros que conseguem cidadania européia devido a sua ascendência , e de brasileiros que migram legal ou clandestinamente para os EUA .



37 A 38 A 39 D 40 B 41 B 42 D





Resposta Esperada Unicamp 43

a) Dentre os diversos fatores podem ser considerados a diferença existente entre as bitolas instaladas , impossibilitando interconexões ; a baixa densidade do sistema ferroviário brasileiro ; a existência de uma malha idealizada para privilegiar a exportação , cuja produção estava concentrada , na maior parte da história do país , primordialmente mais próxima da costa atlântica; o baixo investimento no setor que foi se tornando obsoleto.

b) A retomada da construção de ferrovias pode ser compreendida pelo avanço da fronteira agrícola para o Centro Oeste e Amazônia , região considerada como um " celeiro", com produção de commodities ( grãos, carnes) , principalmente para exportação . Uma outra razão é o fato do transporte ferroviário ser reconhecidamente mais barato do que o rodoviário , o que ajudaria a melhorar o preço dos produtos brasileiros nos mercados internacionais . Também deve ser considerado que , tem havido um reforço do interesse do setor privado na instalação de novos ramais . Além do que , constitui-se como uma alternativa na redução do consumo de petróleo .

c) Esse adensamento deve-se primordialmente a uma herança do período cafeeiro , com diversos ramais interligando zonas produtoras do interior do estado com os portos para escoamento .



44 A 45 A 46 D



Resolução 47

a) O Rio São Francisco nasce no Sudeste e deságua no Nordeste , percorrendo grande número de Estados com boas condições de navegabilidade . Portanto na época em que não existiam rodovias , boa parte do transporte entre estas duas áreas do Brasil era feito pelo rio , daí ser denominado " rio da unidade nacional " .

b) A favor da transposição está a possibilidade de fornecimento perene de água para regiões do interior do Nordeste , no Sertão , permitindo a irrigação , o fornecimento de água para cidades , a perenização de rios . Contra pode ser citado o alto custo do projeto , as incertezas quanto ás consequências quanto ao desvio da água em termos de redução da pesca , assoreamento , produção de energia elétrica , etc .

c) Apesar da precipitação pluviomética não ser tão baixa quanto poderia parecer , ela ocorre de forma irregular e concentrada em alguns meses do ano . As altas temperaturas favorecem o aumento da evaporação , porém grande parte da população não dispõe de conhecimentos e tecnologia para possibilitar o estoque da água , durante os períodos de maior precipitação .







Resolução 48

a) é o projeto de Transposição do Rio São Francisco , que pretende desciar parte da água do rio para a região setentrional semi-árida, permitindo o abastecimento rural ou urbano dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

b) Não há razões que inviabilizem a execução do projeto , mas críticas quanto à sua viabilidade . As principais dizem respeito aos prejuízos decorrentes do desvio de água que pode comprometer o abastecimento das cidades a juzante , comprometer a navegação e a produção de energia elétrica , causar danos ambientais como o assoreamento do rio .







Resolução 49

a) O projeto de transposição do rio São Francisco pretende levar água do rio para a porção do semi-árido nordestino, que possui dificuldades para obter água durante o período de secas em razão da reduzida presença de espelhos ou lençóis d’água, subterrâneos ou superficiais. Portanto permitiria a manutenção de fornecimento de água perene para uma área do interior do Nordeste nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, permitindo também o abastecimento de áreas urbanas . Para os críticos todavia , o desvio de água poderia prejudicar o rio em seu curso atual levando a uma catástrofe ecológica .

b) O rio São Francisco tem grande aproveitamento para a irrigação , destacando-se a produção de frutas para exportação nas proximidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), e destaca-se também o aproveitamento hidráulico, com inúmeras barragens ao longo do seu vale, que fornece energia para o Nordeste e Centro-Sul.





Resolução 50

A.a ) A economia brasileira iniciou um ciclo de crescimento continuado que teve início com a cafeicultura e que resultou em um processo acelerado de urbanização que teve início no início do século XX e foi se acentuando ao longo do tempo e que resultou na alteração de um país cuja população no início do século XX era predominantemente agrícola para os anos 1960 quando a maior parte da população já era urbana . São Paulo foi a metrópole que melhor expressou este crescimento urbano e que concentrou os focos de migração rural urbana .

A.b) O Rio de Janeiro no início do século XX era a capital federal e o principal porto do país . Por esta razão representava na época a mais importante cidade brasileira .

A.c.) A crescente atividade industrial concentrou-se em São Paulo a partir da decadência do café em 1930 . São Paulo com a industrialização tornou-se também o maior polo comercial e financeiro do país , daí passar a ser a cidade mais importante do país a partir de 1950 ;

A.d) Nos últimos dez anos observou-se um processo de saída de empresas de São Paulo em busca de menores custos de mão de obra e de incentivos fiscais . Porém São Paulo continua sendo a principal metrópole do país , com maior desenvolvimento do setor financeiro e de prestação de serviços , além de representar uma metrópole global pela sua importância no cenário nacional e internacional .





51 E

























































.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui