Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATUALIDADES VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 16:29 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




BRASIL ATUALIDADES QUESTÕES DE VESTIBULAR NOVEMBRO DE 2005 E JANEIRO DE 2006 , COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL





1. FUVEST 2006 AGRICULTURA CANA DE AÇÚCAR

No Brasil, o setor agroindustrial prevê aumento significativo da produção de cana-de-açúcar para os

próximos anos. Isso pode ser atribuído

a) à maior flexibilidade da nova regulamentação ambiental, que implicará uma importante diminuição de custos.

b) ao atual acréscimo de subsídios governamentais para a produção de álcool, chegando a valores semelhantes aos do Pró-álcool na década de setenta.

c) à diminuição gradativa de áreas de produção da soja transgênica, aparecendo a cana como alternativa econômica e ambientalmente viável.

d) à recente ampliação da demanda externa por todos os subprodutos da cana devido à desvalorização do real nos últimos dois anos.

e) ao aumento do interesse internacional por fontes renováveis de energia, em função do Protocolo de Kyoto.





2 ENEM 2005 AGRICULTURA

Área plantada no Brasil em milhões de hectares

1990- 36,8 1996 36,3 2002 - 37,8

Produção no Brasil em milhões de toneladas

1990 - 56,0 1996 - 73,6 2002 - 97,5

Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,

(A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.

(B) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.

(C) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais.

(D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.

(E) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.









3 FATEC 2006 AGRONEGÓCIO

Considere os textos a seguir:

I. Os canaviais paulistas devem crescer dos atuais 3,3 milhões de ha para 4,3 ha em 4 ou 5 anos. As perspectivas para o agronegócio sucroalcooleiro passam por uma boa fase, especialmente por causa do preço do petróleo e já se prevêem possibilidades de novas expansões capazes de dar ao Brasil posição geopolítica relevante no mundo.

II. Cerca de 40 mil migrantes, a maior parte deles nordestinos, representam a mão-de-obra utilizada nos canaviais da região de Ribeirão Preto. A produtividade média por homem tem crescido rapidamente, mas a remuneração pelo trabalho

continua evoluindo em ritmo lento.

A leitura dos textos e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que

a) o crescimento tecnológico do setor agrícola ainda está restrito aos estados do Sudeste e do Sul do país, justamente onde a mão-de-obra é mais numerosa.

b) o agronegócio ligado à produção de açúcar e álcool é,atualmente, o único em expansão no país justamente por concentrar-se na região que mais recebe migrantes.

c) uma das principais características do agronegócio no Brasil é sua grande capacidade de gerar novos empregos, sobretudo para mão-de-obra migrante.

d) a modernização do campo aumentou a competitividade do país em nível internacional, mas ainda não foi suficiente para aprimorar as relações de

trabalho no setor agrícola.

e) a ampliação das atividades agrícolas modernizadas tem sido responsável pela criação de novas oportunidades de emprego para as populações rurais mais carentes.



4 BRASIL PRODUÇÃO DE ÁLCOOL FGV ADMINISTRAÇÃO 2006

A produção de eletricidade por energia hidráulica e de combustível por biomassa fazem da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. O cultivo de

cana-de-açúcar para a produção de álcool constitui o maior programa de biomassa existente. Além disso, a tendência de incremento da produção de biodiesel, a partir de óleos vegetais, desperta a atenção de outros países, pois se atribui certo grau de renovabilidade aos recursos energéticos fósseis, ao se misturar álcool à gasolina e biodiesel ao diesel. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) A produção de álcool a partir da cana-de-açúcar, em escala comercial, é pouco viável em países europeus e no Japão, pois demanda grandes extensões de

áreas cultiváveis e temperatura com elevadas médias térmicas anuais.

b) A forma como a cana-de-açúcar é produzida no Brasil, ocupando áreas rurais anteriormente improdutivas, atenua as desigualdades regionais e os contrastes sociais.

c) O cultivo da cana, além de contribuir para o setor energético, diminui o impacto ambiental, já que o plantio ininterrupto mantém a proteção e a fertilidade

natural dos solos.

d) Dada a extensão do território brasileiro e as diversas espécies oleaginosas (babaçu, dendê, soja, milho, copaíba, entre muitas outras), a produção de

biodiesel poderá, num futuro próximo, substituir completamente o diesel comum.

e) Biodiesel, álcool de cana ou o próprio bagaço de cana são fontes de energia tão poluentes quanto os combustíveis fósseis, já que toda combustão libera CO2 na atmosfera.





5 UNICAMP 2006 AGRICULTURA E MÃO DE OBRA

Estima-se que, somente na região de Ribeirão Preto, existam mais de quinhentas colheitadeiras de cana, sendo que cada uma tem capacidade de colher setecentas toneladas por dia, o que corresponde à substituição de cem homens. Desse modo, o equivalente a cinqüenta mil trabalhadores seria o saldo total das demissões provocadas por essas máquinas. Segundo cálculos existentes, para cada cem demissões, são abertas doze vagas para funções especializadas, dentre as quais, aquelas referentes aos condutores dessas máquinas. Essas máquinas operam durante as 24 horas do dia, subvertendo completamente os limites impostos pela natureza ao trabalho na agricultura.

(Adaptado de Maria Aparecida Moraes Silva. “Se eu pudesse, eu quebraria todas as máquinas”, em Ricardo Antunes e Maria Aparecida Moraes Silva (orgs.), O avesso do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004, p.31.)

a) As demissões de que trata a autora apontam o aumento da precarização do trabalho na agricultura moderna brasileira, particularmente na cultura da cana-de-açúcar. Quais as principais conseqüências da precarização do trabalho na agricultura canavieira?

b) A modernização da agricultura no Brasil foi identificada com a “Revolução Verde”. Quais os principais elementos definidores da chamada “Revolução Verde”?





6 UFSCAR 2006 AGRICULTURA

São descritos dois processos de degradação ambiental

que ocorrem no Brasil:

I. Nesta área o processo de “desertificação” decorre da intensificação das atividades tradicionais de pastoreio, acima dos níveis de suporte do ecossistema; da realização de práticas agrícolas sem conhecimento técnico e do corte de vegetação nativa para servir como lenha. A área atingida pelo processo de desertificação é superior a 600.000 km2.

II. Nesta área o processo é de “arenização”, causado pela ação das águas e do vento sobre depósitos arenosos pouco consolidados em ambiente de clima úmido. O constante pisoteio do gado, o uso do fogo para eliminar as sobras secas da pastagem após o inverno e o uso de máquinas pesadas na atividade agrícola criam sulcos que aceleram o processo de formação dos areais. A degradação atinge 10 municípios e corresponde a uma área de 3,67 km2.

Os domínios vegetais que envolvem as áreas I e II são, respectivamente:

a) Caatinga e Campos.

b) Caatinga e Cerrado.

c) Cerrado e Mata Atlântica.

d) Pantanal e Mata de Araucária.

e) Cerrado e Mata de Araucária.



7. ENEM 2005 AMAZÔNIA



Observe as seguintes estratégias para a ocupação da Amazônia Brasileira.

I - Desenvolvimento de infra-estrutura do projeto Calha Norte;

II - Exploração mineral por meio do Projeto Ferro Carajás;

III - Criação da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia;

IV - Extração do látex durante o chamado Surto da Borracha.

A ordenação desses elementos, desde o mais antigo ao mais recente, é a seguinte:

(A) IV, III, II, I.

(B) I, II, III, IV.

(C) IV, II, I, III.

(D) III, IV, II, I.

(E) III, IV, I, II.







8 MACKENZIE 2006 AMAZÔNIA

Esse projeto foi implantado na década de 1980, incluindo a instalação de inúmeras bases militares nas fronteiras setentrionais e ocidentais do Brasil. Entre seus principais objetivos está o de assegurar a soberania e a integridade nacional; fiscalizar as regiões, combatendo as atividades ilegais vinculadas ao contrabando e ao narcotráfico; controlar invasões e dar

assistência às tribos indígenas e evitar conflitos entre grupos nativos, posseiros e garimpeiros. Trata-se

a) do Projeto SIVAM. b) do Projeto Calha Norte.

c) do Plano Colômbia. d) da Rodada do Uruguai.

e) do Projeto Carajás.











9 UNICAMP 2006 AMAZÔNIA

Em fins do século XX, tornam-se mais acentuadas as feições da globalização. Nesse contexto, alterou-se o significado da Amazônia, com uma valorização ecológica de dupla face: a da sobrevivência humana e a do capital natural, sobretudo a megadiversidade e a

água. Hoje novas mercadorias fictícias estão sendo criadas, como é o caso do ar, da vida e da água. (Adaptado de Bertha Becker. Amazônia: Geopolítica na virada do

III Milênio.Rio de Janeiro: Garamond, 2005, 33 e 39.)

a) O que se pode entender por capital natural, segundo o texto?

b) Explique sucintamente o que se entende por mercado de ar, mercado da vida e mercado de água.





10 UNIFESP 2006 AMAZÔNIA

Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em conseqüências sociais também relevantes, como

a) a contaminação dos rios, que dizimou a população quilombola.

b) a exploração mineral, que gera conflitos com povos indígenas.

c) a extração de petróleo, que expulsa trabalhadores do campo.

d) o extrativismo vegetal, que dispensa a agricultura familiar.

e) o desmatamento, que provoca a retirada de garimpeiros.







11 UNICAMP 2006 CARVÃO MINERAL

“As maiores jazidas de carvão mineral do país situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paraná e São Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhões de toneladas de carvão in situ. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paraná 0,32% e São Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvão nacional, distribuído sob a forma de 17 camadas de carvão. A mais importante delas é a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, em média, composta por dois bancos de carvão”. (http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html)

a) Como o carvão mineral se forma? Indique em que tipo de rocha é encontrado; justifique.

b) Indique os principais problemas ambientais causados pela queima de carvão mineral.



12 PUC SP 2006 BRASIL COMÉRCIO EXTERIOR

“O setor de frutas é um mercado em expansão no Brasil. O país é o terceiro maior produtor mundial, atrás da China e da Índia. Os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicam receitas de US$ 592 milhões para o ano passado no item mais amplo do setor”.

(Folha de S.Paulo, Brasil só perde para China e Índia na produção mundial de frutas, 08 de fevereiro de 2005)

Sobre a fruticultura no Brasil pode-se dizer que

a) seu crescimento e sua expansão no mercado internacional devem-se à incorporação de novas terras agrícolas da região dos cerrados, no centrooeste brasileiro.

b) ela recentemente vinha conhecendo um grande crescimento no nordeste brasileiro, mas essa expansão está sendo prejudicada pela ausência regular de água nas lavouras.

c) mesmo como terceiro produtor mundial, a posição do país no mercado externo é frágil, por se venderem apenas frutas in natura, sem processamento, o que barateia os preços.

c) o pólo mais dinâmico da fruticultura brasileira usa terras agrícolas (inclusive construindo-se, em seu meio, agroindústrias) de uma área outrora usada para o cultivo do café.

e) a condição tropical do país representa uma vantagem no mercado externo, pois permite produzir frutas que a China e a Índia não podem produzir, por estarem em zonas de clima temperado.



13 MACKENZIE 2006 COMMODITIES CONCEITO

Folha de São Paulo

Na última década, as exportações brasileiras de commodities para a China mantiveram-se crescentes em relação aos outros produtos exportados, como demonstra o gráfico.

São considerado como commodities:

a) soja, minério de ferro e celulose.

b) veículos, máquinas agrícolas e embarcações.

c) combustíveis, eletrodomésticos e fibras sintéticas.

d) insumos agrícolas, materiais elétricos e computadores.

e) equipamentos de telecomunicações, materiais eletrônicos e aços finos.





14 UNESP 2006 BRASIL CONSTITUIÇÃO E SISTEMA POLÍTICO

O que há no Brasil de liberal e democrático vem de suas constituintes e o que há no Brasil de estamental e elitista vem das outorgas, das emendas e dos atos de força.

(Raymundo Faoro. Assembléia Constituinte, a legitimidade recuperada, 1981.)

a) Dê um exemplo de outorga, de emenda ou de ato de força, referidos pelo autor.

b) Qual o significado do termo constituinte?



15 PUC SP 2006 CRÉDITOS DE CARBONO

“Depois de cinco anos sem realizar pregões, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro [...] vai voltar a respirar o ar dos negócios. No próximo dia 15, a instituição dará início ao seu mercado de créditos de carbono, tornando-se a primeira do planeta a comercializar este tipo de título [...] A instituição vai listar projetos que já foram validados por órgãos de certificação [...] que são uma promessa de boa geração de créditos por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) [...]” (Daniele Carvalho. “Rio inicia pregão de carbono”. In: Jornal do Brasil. 24 ago. 2005, p. A20)

Esses créditos vão contribuir para o “resgate de carbono” da atmosfera. Assinale a alternativa que se refere ao tratado internacional que deu origem aos MDLs e aponta os fundamentos que os justificam.

a) Protocolo de Montreal, no qual os países membros se comprometeram com a redução gradual do uso do gás clorofluorcarbono.

b) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, em que foi emitido relatório afirmando que a ação do homem poderia estar causando o efeito estufa.

c) ECO 92, no Rio de Janeiro, na qual os países se comprometeram a reduzir voluntariamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.

d) Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

e) Convenção da Basiléia, na qual foram discutidos a comercialização e o depósito de substâncias tóxicas que podem poluir a atmosfera.



16 UFSCAR 2006 BRASIL DEMOGRAFIA

Sobre a dinâmica demográfica brasileira, assinale a afirmação correta.

a) O ritmo de crescimento da população brasileira está em declínio, comprovando que estamos no início do processo de transição demográfica.

b) O crescimento demográfico é positivo, porém o crescimento vegetativo é negativo e a expectativa de vida está em alta.

c) O aumento da violência e do número de abortos explicam as altas taxas de mortalidade, entre os jovens de 14 a 21 anos, nas dez maiores metrópoles do país.

d) O saldo migratório no Brasil é negativo e os países que mais têm recebido emigrantes brasileiros são os Estados Unidos, o Paraguai e o Japão.

e) As taxas brasileiras de fecundidade e de mortalidade infantil são as menores dentre os países da América do Sul.





17 UNIFESP 2006 DEMOGRAFIA

Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado

a) pela maior presença de mulheres no mercado de trabalho, que gera violência doméstica contra mulheres, resultando em mais homens no Brasil.

b) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil.

c) pelo crescente desemprego estrutural e de separações, o que leva ao aumento de suicídio de mulheres e ao predomínio masculino entre a população brasileira.

d) pela escolaridade mais elevada e pelos melhores salários pagos às mulheres, o que leva homens aos negócios ilícitos e à sua morte, levando à maior presença feminina.

e) pelo extermínio de homens líderes sindicais e pelo confinamento de mulheres como escravas brancas, que geram um saldo populacional positivo de mulheres no país.







18 MACKENZIE 2006 DESEMPREGO NO BRASIL

Das alternativas abaixo, apenas uma NÃO está relacionada à atual taxa de desemprego no Brasil.

a) Na última década, o Brasil sofreu forte concorrência externa devido ao processo de abertura comercial da economia, com redução das tarifas alfandegárias e acordos comerciais.

b) A taxa de desemprego divide-se em setores e é maior entre a população de baixa renda, os que possuem menor escolaridade e as mulheres.

c) O crescimento médio do nível de emprego foi inferior ao crescimento anual da população brasileira nas últimas décadas.

d) O processo de privatização no país ampliou as ofertas de postos de trabalho, por instaurar um sistema racional de produção.

e) O setor de serviços tem apresentado um relativo aumento do nível de emprego, havendo redução de postos de trabalho nos setores da agropecuária e da indústria.



19 ENEM 2005 DESMATAMENTO MATA ATLÂNTICA

Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente

(em mil km2) pode-se inferir que



Área de vegetação natural em mil km 2

1962-63 - 72,6 1971-73 - 43,9

1990-92 33,3 2000-01 34,6





(A) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973.

(B) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 60, mas reduziu nas décadas posteriores.

(C) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 60.

(D) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%.

(E) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.







20 BRASIL DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - FGV ADMINISTRAÇÃO 2006

Distribuição de renda é um dos mais graves problemas do planeta. Segundo a ONU, “O Brasil é o oitavo país em desigualdade social, na frente apenas da latinoamericana Guatemala, e dos africanos Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia, segundo o coeficiente de Gini,

parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda”

Folha Online, 07/09/2005.

Sobre este tema, escolha abaixo a alternativa correta.

a) A distribuição de renda no Brasil está deixando de ser um tema relevante, pois, nos últimos dez anos, as políticas públicas têm conseguido reverter o déficit

social, com iniciativas como Bolsa-Escola e Programa Saúde da Família.

b) Graças às políticas sociais compensatórias, o Brasil vem apresentando considerável melhoria nos índices sociais e redistribuição de rendas. Este quadro é fruto de modificações recentes na política fiscal.

c) 46,9% da renda nacional está concentrada no segmento correspondente aos 10% mais ricos de toda a população brasileira. Paralelamente, os 10% mais

pobres ficam com apenas 0,7% da renda nacional. Portanto ainda temos graves problemas de distribuição de renda no país.

d) 10,5% da população brasileira encontra-se abaixo da linha de pobreza. Há dez anos, porém, este índice correspondia a 22,7%. Isso significa que o país tem

reduzido significativamente a distância entre pobres e ricos.

e) Uma vez que 11,1% dos brasileiros encontram-se no segmento mais pobre da população e 12,7 % encontram-se no mais rico, tem-se a emergência de uma vigorosa classe média e, portanto, redução na desigualdade social.



21. ENEM 2005 ECOLOGIA .

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

(A) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

(B) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.

(C) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.

(D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

(E) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.







22 PUC SP 2006 ENERGIA ELÉTRICA BRASIL

Mais de 90% do sistema elétrico brasileiro está integrado por linhas de transmissão a longa distância. Logo, tornou-se possível contornar as “secas regionais”, na medida em que o sistema pode ser manobrado para diminuir a utilização das usinas do vale do rio São Francisco e compensar com as usinas das bacias dos rios Paraná e Uruguai, por exemplo.

Considerando a infra-estrutura brasileira para energia elétrica, é correto afirmar que

a) o sistema elétrico brasileiro tem como geração dominante a hidreletricidade, mas trata-se de uma forma que vem sofrendo concorrência dos fortes investimentos, principalmente em usinas térmicas de base nuclear.

b) a despeito da evolução na geração e na circulação da energia elétrica, cerca da metade do território brasileiro não se beneficia do sistema elétrico integrado e só pode contar com a produção local de energia.

c) a integração do sistema elétrico no país articula bem apenas as regiões produtoras de energia, pois a integração e distribuição para as áreas consumidoras são bem precárias, o que está na origem do recente “apagão”.

d) as usinas do vale do São Francisco não bastam nem para a metade do abastecimento do Nordeste, em razão de sua baixa capacidade de geração, já que as usinas ali instaladas são usinas de médio porte.

e) para que o sistema elétrico brasileiro venha a se tornar mais eficiente, a dependência em relação à hidreletricidade deve diminuir, visto que há apenas um reduzido potencial hidráulico a ser explorado no território.



23 BRASIL ENERGIA - GÁS NATURAL FGV ECONOMIA 2006

Atualmente, um dos objetivos da Petrobrás é aumentar, até 2010, a participação do gás natural dos atuais 7,5% para 12%. Sobre esse combustível, é correto afirmar que

a) a descoberta de reservas no Recôncavo Baiano deve tornar o país auto-suficiente e beneficiar os setores automotivo e residencial, principais consumidores de gás.

b) novos acordos com a Venezuela e com o Equador devem ampliar a oferta de gás natural e propiciar a instalação de novas usinas termelétricas.

c) a instabilidade política do nosso maior fornecedor preocupa principalmente o setor industrial que

consome cerca de metade do gás oferecido.

d) a Bolívia, nossa principal fornecedora de gás natural, tem subsidiado a construção de novos gasodutos com o objetivo de aumentar o consumo brasileiro do combustível.

e) as usinas térmicas brasileiras, abastecidas com o gás boliviano, trabalham com capacidade máxima e consomem pouco mais da metade do combustível importado.





24 ESTATUTO TRABALHADOR RURAL 1960 MACKENZIE 2006

O Estatuto do Trabalhador Rural – ETR, criado no início da década de 1960, garantiria a esses trabalhadores uma série de benefícios trabalhistas, a exemplo da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, criada para os trabalhadores urbanos.

Observam-se, na realidade, as seguintes transformações no meio rural brasileiro:

I. Institucionalização do trabalho temporário.

II. Distanciamento nas relações sociais de trabalho entre patrão e empregado.

III. Crescimento do número de trabalhadores rurais com carteira profissional assinada, que, em algumas regiões do país, superou o número de trabalhadores volantes.

É correto apenas o que se afirma em

a) I. b) I e II. c) II. d) III. e) I e III.



25 BRASIL IDH FGV ECONOMIA 2006

No início do mês de setembro de 2005, foi divulgado novo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Brasil permaneceu na posição de país com Desenvolvimento Humano Médio, ocupando a 63ª posição entre 177 países. Sobre o IDH

(Índice de Desenvolvimento Humano) brasileiro, pode-se afirmar que

a) considerando os progressos obtidos na educação e na esperança de vida, o País será um dos únicos do mundo a cumprir as Metas do Milênio e reduzir em 50% a pobreza no País.

b) é um índice que deve ser analisado com reservas, pois ao se avaliarem as condições de vida da

população negra ou nordestina, o IDH obtido é muito inferior ao registrado pelo PNUD.

c) tem crescido sistematicamente desde a década de 1990, quando o País se encontrava posicionado entre as nações de desenvolvimento humano baixo.

d) com o crescimento observado neste milênio, o País tem se aproximado da Argentina e do México, os dois países com mais alto IDH da América Latina.

e) reflete a ação das políticas públicas do Estado que, gradativamente, se afasta do neoliberalismo para reingressar no Estado do Bem-Estar Social.







26. FUVEST 2006 INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Durante a industrialização brasileira ocorreram diversas etapas. Inicialmente, verificou-se a presença de indústrias _____I______, devido ao capital acumulado _____II_______. Depois, assistiu-se à chamada

________III__________. Na década de 1990, houve uma mudança caracterizada pela _____IV_______.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase. I II III IV

a) em São Paulo pelos cafeicultores privatização da economia concentração industrial

b) no Nordeste pelo governo Vargas substituição de importações concentração industrial

c) em São Paulo pelos cafeicultores substituição de importações desconcentração industrial

d) no Nordeste pelos produtores de açúcar abertura econômica desconcentração industrial

e) em São Paulo pelo governo Vargas privatização da economia desconcentração industrial





27 INDÚSTRIA BRASILEIRA 1995-2005 MACKENZIE 2006

O crescimento médio de 8,3% da indústria brasileira, desde o Plano Cruzado, reflete-se na expansão em quatro categorias industriais, demonstradas a seguir:

• bens de consumo duráveis - 21,8 % • bens de capital - 19,7 %

• bens intermediários - 7,4 % • bens de consumo semi e não duráveis - 4,0 %

IBGE- Folha de São Paulo, 11/02/2005

Portanto, uma correta exemplificação aleatória de produtos dos setores especificados na tabela seria, respectivamente,

a) acrílicos – papel moeda – pneus – compact disc

b) televisores – motores – alimentos – móveis

c) vestuários – autopeças – utensílios domésticos – fibras sintéticas

d) automóveis – eletrodomésticos – bicicletas – remédios

e) computadores – lubrificantes – cabos de aço – calçados





28 UNIFESP 2006 LITORAL PAULISTA

O litoral paulista é dividido em três partes. Assinale a alternativa que associa corretamente a característica predominante em cada uma delas.

Litoral Sul LS Baixada Santista BS Litoral Norte LN

a LS conservação ambiental BS urbanização elevada LN segunda residência

b LS turismo de massa BS turismo ecológico LN turismo cultural

c LS pesca industrial BS pesca familiar LN pesca esportiva

d LS maricultura BS atividade portuária LN carcinicultura

e LS preservação mangues BS preservação restigas LN preservação lagunas







29 UFSCAR 2006 BRASIL LIXO

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Sobre esta questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.



30 UNICAMP 2006 LOTEAMENTOS CLANDESTINOS

Leia o texto a seguir e responda.

A invasão de terras é quase mais regra do que exceção nas grandes cidades. Se somarmos os moradores de favelas aos moradores de loteamentos ilegais, temos quase metade da população dos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estudo realizado sobre o mercado residencial na cidade de São Paulo mostrou que, nos últimos 15 anos, a oferta de lotes ilegais suplantou a soma de todas as formas de unidades habitacionais oferecidas pelo mercado privado legal. (Adaptado de Ermínia Maricato, Brasil. cidades; alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes. 2001. p. 155.)

a) Por que ocorre expansão urbana baseada em loteamentos ilegais nas cidades brasileiras?

b) Quais os impactos dos loteamentos irregulares sobre as áreas de mananciais?







31 UNICAMP 2006 MAR TERRITORIAL

Três grandes eldorados podem ser reconhecidos contemporaneamente: os fundos oceânicos ainda não regulamentados; a Antártida, partilhada entre as potências; e a Amazônia, única a pertencer, em sua maior parte, a um só Estado nacional.

(Adaptado de Bertha Becker, Amazônia: Geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p.35.)

a) Quais os principais recursos associados ao oceano Atlântico?

b) Quais os principais problemas apresentados pela exploração desse oceano?

c) De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (de 1982, em vigor internacionalmente a partir de 1994), o que é Mar Territorial?



32. FUVEST 2006 MEIO AMBIENTE BRASIL

Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab´Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de maneira sustentável, a exploração das Flonas (Florestas Nacionais). Pode-se afirmar que a preocupação do geógrafo justifica-se, pois,

I) a preservação de ecossistemas pressupõe a conservação integral de vastas superfícies.

II) pode haver uma super-exploração das Flonas em áreas mais próximas às estradas, inviabilizando a

idéia de exploração sustentável.

III) as Flonas, sob exploração seletiva, poderão levar o mesmo tempo de regeneração que as áreas de

exploração integral.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.



33 FATEC 2006 MEIO AMBIENTE POLUIÇÃO

Considere o que se afirma sobre problemas no meio

ambiente.

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.

II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.

III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde a reciclagem é elevada.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I. b) II. c) I e II. d) III. e) II e III.





34 MACKENZIE 2006 BRASIL MEIO AMBIENTE

O Brasil é o país mais rico em biodiversidade no mundo: abriga entre 10% e 20% de todas as espécies conhecidas. Porém, aqui ficam dois dos 25 hotspots do planeta mais ameaçados de extinção total, em virtude da pressão das indústrias e das grandes cidades, no primeiro caso, e da expansão do agrobussiness, no segundo.

Esses hotspotssão, respectivamente,

a) Mata Atlântica e Caatinga.

b) Caatinga e Floresta Amazônica.

c) Complexo do Pantanal e Mata dos Pinhais.

d) Mata Atlântica e Cerrado.

e) Cerrado e Floresta Amazônica.



35. ENEM 2005 – MERCADO DE TRABALHO

Leia os textos abaixo:

I - A situação de um trabalhador

Paulo Henrique de Jesus está há quatro meses desempregado. Com o Ensino Médio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga que preenchia há oito anos de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$800,00. Desde então, e com 50 currículos já distribuídos, só encontra oferta para ganhar R$300,00, um salário mínimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garçom numa casa de festas para fazer frente às despesas.

(O Globo, 20/07/2005.)

II - Uma interpretação sobre o acesso ao mercado de trabalho

Atualmente, a baixa qualificação da mão-de-obra é um dos responsáveis pelo desemprego no Brasil.

A relação que se estabelece entre a situação (I) e a interpretação (II) e a razão para essa relação aparece em:

(A) II explica I - Nos níveis de escolaridade mais baixos há dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

(B) I reforça II - Os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formação em nível superior.

(C) I desmente II - O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo.

(D) II justifica I - O desemprego estrutural leva a exclusão de trabalhadores com escolaridade de nível médio incompleto.

(E) II complementa I - O longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.





36. UNICAMP 2006 MIGRAÇÃO NO BRASIL

A força da identidade entre muitos grupos migrantes é um dos principais fatores da coesão mantida pelo grupo, mesmo longe de seu território de origem. Isto faz com que muitos, ao contrário do discurso corrente da desterritorialização, acabem se envolvendo em processos claros de reterritorialização, ou seja, de recomposição de seus territórios em outras bases,

territórios esses recriados por meio do amálgama proporcionado pela força das redes mantidas no interior da dinâmica migratória.

(Adaptado de Rogério Haesbaert. “Migração e desterritorialização”, em Helion Povoa Neto e Ademir Pacelli Ferreira (orgs.), Cruzando fronteiras disciplinares: um panorama dos estudos migratórios. Rio de Janeiro: Revan, 2005. p. 40)

a) Os gaúchos no Nordeste e Centro-Oeste e os nordestinos na capital paulista têm encontrado estratégias de manutenção de sua identidade cultural-regional. Dê três exemplos de estratégias de manutenção da identidade desses grupos.

b) Por que a emigração de brasileiros tem aumentado significativamente nas últimas décadas?





37 UNIFESP 2006 MIGRAÇÃO BRASILEIRA

O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Os principais destinos de brasileiros geraram denominações como “brazucas”, “dekasseguis” e “brasiguaios”, que são associados, respectivamente, a brasileiros que foram para:

a) Estados Unidos, Japão e Paraguai.

b) União Européia, China e Bolívia.

c) Reino Unido, Coréia do Sul e Paraguai.

d) Estados Unidos, Coréia do Sul e Bolívia.

e) Reino Unido, Japão e Equador.



38 FATEC 2006 MORTALIDADE INFANTIL

A taxa de mortalidade infantil vem caindo progressivamente desde a década de 1950 , de 140 por mil no início daquela década para menos de 30 por 1.000 em 2002 .

I.A taxa de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores da qualidade de vida da população.

II. A sensível diminuição da mortalidade infantil está relacionada a vários fatores, entre os quais o processo de urbanização e o aumento das condições médico- hospitalares.

III. Desde a década de 1970 que a taxa de mortalidade infantil tornou-se relativamente homogênea, havendo pouca variação entre as regiões brasileiras.

IV. A partir do ano 2000, a taxa de mortalidade infantil tenderá a se estabilizar, pois já atingiu o patamar considerado ideal para um país em desenvolvimento.

A afirmação inicial e os conhecimentos sobre a população brasileira permitem concluir que está correto apenas o que se afirma em

a) I e II. b) I e III. c) I e IV.

d) II e III. e) III e IV.





39

BRASIL POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA

Em 2004 a UnB instituiu um programa de política de ação afirmativa em seu vestibular. Posteriormente, também a UERJ inaugurou um programa semelhante e colocou este tema em evidência no debate nacional. Indique o item abaixo que

melhor caracteriza uma política de ação afirmativa.

a) Política afirmativa consiste apenas na adoção de quotas de acesso a universidades, com o objetivo de eliminar a pobreza em determinadas regiões das

áreas metropolitanas.

b) Uma política de ação afirmativa consiste em um tipo de seleção apoiada em critérios não discriminatórios e especialmente baseada no mérito acadêmico ou

no desempenho escolar.

c) Política de ação afirmativa resume-se na adoção de cotas para o ingresso em universidades ou outras instituições de ensino, com o objetivo de garantir o amplo acesso de jovens negros às escolas públicas ou privadas.

d) Política de ação afirmativa consiste na adoção de critérios de seleção para o ingresso a instituições de ensino e postos de trabalho, com a finalidade de promover maior diversidade entre os alunos, especialmente com respeito a gênero, raça, origem social, orientação sexual e deficiência física.

e) Política de ação afirmativa resume-se à adoção do sistema de quotas. Tal sistema refere-se à definição de 30% das vagas universitárias para minorias e

grupos étnicos.





40 MACKENZIE 2006 REGIÕES BRASILEIRAS

Um dos biomas mais importantes do país possui 60% de sua área substituída por pastagens, 6% ocupada por grandes culturas de grãos e 14% transformadas em cidades. Tal devastação ocorre independentemente da acidez do solo e da relativa falta de fertilidade, da ação do fogo e da lixiviação.

O bioma citado no texto é

a) a Floresta Amazônica. b) o Cerrado. c) a Mata Atlântica. d) o Pantanal. e) a Caatinga.



41

BRASIL TERCEIRO SETOR FGV ADMINISTRAÇÃO 2006

No Brasil, as atividades desenvolvidas pelo Terceiro Setor, já no final da década de 90, correspondiam a aproximadamente 1,2% do PIB. Dentre as alternativas

abaixo, identifique a que está correta.

a) Dadas as sucessivas crises econômicas, o Terceiro Setor corresponde atualmente à maior fonte de empregos no Brasil e no restante da América Latina,

englobando comércio de produtos e produção direta.

b) O Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, político ou cultural das populações

com as quais trabalham, e encontra-se em fase de expansão.

c) O Terceiro Setor é formado por entidades filantrópicas e projetos de responsabilidade social nas empresas. O Primeiro Setor compreende o Estado e

o Segundo Setor, as organizações representantes da Sociedade Civil.

d) No Brasil, o Terceiro Setor agrega acima de 250 mil ONGs. Entre elas destacam-se empresas nacionais e internacionais de grande porte, cujos projetos de responsabilidade social correspondem a 1,0% do PIB.

e) Na Europa, o Terceiro Setor movimenta 6% do PIB No Brasil, porém, este valor corresponde a apenas 1,2%. Tais dados demonstram um decréscimo do número de doadores e apontam uma tendência à retração do setor.



42 ENEM 2005 SAÚDE

Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenças tropicais, as chamadas doenças negligenciadas. No mesmo período, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenças cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de instituições científicas, governamentais e privadas de vários países para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional.

Sobre as doenças negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas:

I- As doenças negligenciadas, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são geralmente associadas à subnutrição e à falta de saneamento básico.

II- As pesquisas sobre as doenças negligenciadas não interessam à indústria farmacêutica porque atingem países em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas.

III- O programa de combate às doenças negligenciadas endêmicas não interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da população.

Está correto apenas o que se afirma em:

(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.



43 TRANSPORTES - FERROVIAS BRASIL UNICAMP 2006

“As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de São Paulo.” (Théry Hervé e Neli Aparecida de Mello, Atlas

do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2005, p. 204 e 205.)

a) Por que a malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional?

b) Há propostas recentes de retomada da construção de ferrovias .Que razões explicariam essa retomada?

c) Cite uma razão para o adensamento da rede ferroviária no Estado de São Paulo.



44. ENEM 2005 – TRANSPORTES

Leia as características geográficas dos países X e Y.

País XPaís X País Y

País X

- desenvolvido

- pequena dimensão territorial

- clima rigoroso com congelamento de alguns rios e

portos

- intensa urbanização

- auto-suficiência de petróleo



País Y

- subdesenvolvido

- grande dimensão territorial

- ausência de problemas climáticos, rios

caudalosos e extenso litoral

- concentração populacional e econômica na faixa

litorânea

- exportador de produtos primários de baixo valor

agregado

A partir da análise dessas características é adequado priorizar as diferentes modalidades de transporte de carga, na seguinte ordem:

(A) país X – rodoviário, ferroviário e aquaviário.

(B) país Y – rodoviário, ferroviário e aquaviário.

(C) país X – aquaviário, ferroviário e rodoviário.

(D) país Y – rodoviário, aquaviário e ferroviário.

(E) país X – ferroviário, aquaviário e rodoviário.



45 TRANSPORTES NO BRASIL FGV ECONOMIA 2006

Nestes últimos anos, a movimentação da produção de milhões de toneladas de soja tem requerido cada vez mais velocidade com qualidade e baixos custos, pois o frete é um componente importante no preço final de produtos agrícolas. Pode-se mesmo afirmar que a distribuição seletiva de grandes sistemas de transporte tem provocado profundas transformações no uso do

território brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta um título adequado ao texto.

a) A organização do espaço geográfico é fator importante para o aumento da competitividade do setor agroindustrial.

b) A cadeia produtiva da soja caracteriza-se pela aliança entre grandes empresas nacionais detentoras de modernas tecnologias.

c) O crescimento do agronegócio tem provocado fortes impactos geoecológicos no espaço nacional.

d) A necessidade de aumentar a produtividade agrícola tem elevado o nível tecnológico dos complexos agroindustriais.

e) A conquista dos novos mercados latino-americanos para produtos como a soja tem sido acompanhada pelo crescimento de meios técnico-científicos.





46 ENEM 2005 – TRANSPOSIÇÃO SÃO FRANCISCO

Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar

sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.

(Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005)

Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que

(A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.

(B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes.

(C) o projeto deve limitar-se às infra-estruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.

(D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.

(E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semi-árido.







47 UNICAMP 2006 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Leia o trecho a seguir e responda:

A transposição do rio São Francisco é discutida desde o tempo do Império. Um dos registros mais antigos da idéia remonta a 1847, quando o intendente do Crato (CE), deputado Marcos Antonio de Macedo, propôs o mesmo que se debate hoje: lançar as águas do Velho Chico no rio Jaguaribe. Na obra Contrastes e Confrontos, Euclides da Cunha ressuscitou a idéia do intendente cearense e a incluiu entre as grandes intervenções civilizadoras de que carecia a região, como açudes, barragens, arborização, estradas de

ferro e poços artesianos. (Adaptado de Marcelo Leite, Folha de S. Paulo,09/10/2005.)

a) Por que o rio São Francisco é chamado de “o rio da unidade nacional”?

b) Aponte e explique um argumento contra e um a favor da transposição do rio São Francisco.

c) A precipitação pluviométrica anual média no semiárido nordestino é de cerca de 700 milímetros/ano, superior a algumas regiões agrícolas da Europa. Quais são os principais problemas de ordem natural que expõem grande parte do território, em especial o chamado Polígono das Secas, a uma situação de vulnerabilidade?







48 UNESP 2006 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Área do Nordeste brasileiro atualmente é objeto de um grande e polêmico projeto que, desde o período imperial, visa a solucionar o problema da falta de água na região.

a) Qual é o projeto e qual o seu objetivo?

b) Cite duas principais razões que inviabilizam sua execução.





49 UFSCAR 2006 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

No que se refere ao uso e conservação dos recursos hídricos, o projeto de transposição do rio São Francisco tem gerado amplos debates. Sobre essa questão, responda.

a) Em linhas gerais, o que pretende o projeto?

b) Cite duas formas, atualmente utilizadas, de uso econômico das águas do rio São Francisco.





50. URBANIZAÇÃO FGV DIREITO 2006

No ano de 1900, a cidade mais populosa do Brasil era o Rio de Janeiro, que tinha 274.972 habitantes. Em 2000, a mais populosa era São Paulo, que atingiu 10.406.200 habitantes.

A.a) O que ocorreu no Brasil, durante o século XX, que explica sua intensa urbanização, expressa na diferença de tamanho demográfico entre a maior cidade do país no ano de 1900 e a maior no ano de 2000? (1)

A.b) Que papéis e funções a cidade do Rio de Janeiro desempenhava em 1900 para ocupar o nível mais importante da hierarquia urbana brasileira? (2)

A.c) Por que São Paulo passou a ser a cidade mais importante do país, na segunda metade do século XX? (3)

A.d) Nos últimos dez anos, houve uma redefinição territorial da produção industrial no país, fato que alterou os papéis desempenhados por São Paulo. Que redefinição é essa e quais os papéis dessa cidade no cenário nacional e internacional atual? (4)





51 MACKENZIE 2006 BRASIL URBANIZAÇÃO

A respeito da atual urbanização brasileira, é correto afirmar que

a) o campo, atualmente, ainda não possui alto índice de mecanização, o que mantém parte significativa da população na área rural.

b) a região Sul é a mais urbanizada do país, com um índice de mais de 90%.

c) a região Sudeste possui, atualmente, uma taxa de urbanização equivalente ao dobro da média de urbanização das outras regiões.

d) a taxa de urbanização da região norte é, de longe, a menor do país em relação às outras regiões.

e) a região Centro-Oeste possui a segunda maior taxa de urbanização do Brasil.



































































.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui