Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1964-2005 VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 16:23 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1964-2005 QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2005 E JANEIRO DE 2006 COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL.







1 FGV ECONOMIA 2006 - REVOLUÇÃO DE 1964

No fundo, chegamos à conclusão de que fizemos a revolução contra nós mesmos. Essa lamentosa frase de Ademar de Barros sintetizava o ânimo de alguns conspiradores civis com os rumos do governo militar. Após duras críticas ao regime, Ademar chegou a exigir a renúncia do presidente Castelo Branco em um manifesto à nação. Em junho de 1966 teve seus direitos políticos cassados por dez anos. (Flávio Campos, Oficina de História: história do Brasil)

Carlos Lacerda, outro importante civil articulador do golpe de 1964, reagiu contra o regime por meio

a) da criação, no Rio de Janeiro, do Comitê pela Anistia, em 1968, com o apoio de militares e civis cassados pelo regime de exceção.

b) da defesa de eleições diretas para a presidência da República e governos estaduais e apoiou, em 1968, contraditoriamente, o AI-5.

c) de um mandado de segurança apresentado, em 1969, ao Supremo Tribunal Federal, reivindicando o afastamento de Costa e Silva.

d) de uma representação ao Congresso Nacional, exigindo a imediata reconsideração acerca do AI-2, que criou a ARENA e o MDB.

e) da organização da Frente Ampla, em 1967, que contou com a participação dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart.





2 UNICAMP 2006 BRASIL PARTIDOS POLÍTICOS 1930-1985

No Brasil, os partidos foram, na República Velha, partidos republicanos regionais. Após 1945, os partidos buscaram, sem grande sucesso, tornar-se nacionais, como ocorreu na década de 1930 com a Ação Integralista Brasileira, o primeiro partido nacional de massa. O processo de nacionalização dos partidos ocorre em pleno regime militar, com a polarização partidária. (Adaptado de Hélgio Trindade, “Brasil em Perspectiva: conservadorismo liberal e democracia bloqueada”, em Carlos Guilherme Mota (org.), Viagem incompleta: a experiência Brasileira (1500-2000): a grande transação. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2000, p. 375.)

a) Segundo o texto, qual a diferença fundamental entre os partidos políticos da República Velha e os do regime militar (1964-1985)?

b) Quais as características políticas da Ação Integralista Brasileira (AIB)?

c) Qual a importância do bipartidarismo (ARENA e MDB) para o regime militar?



3 FATEC 2006 BRASIL AI 5

No dia 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro baixou o Ato Institucional n° 5 (AI - 5). Em fevereiro de 1969, surgiu o decreto-lei n° 477. O governo, com estas duas medidas jurídicas, pretendia

a) anistiar os envolvidos com a guerrilha do Araguaia e iniciar um período de distensão política.

b) consolidar as reformas iniciadas pelo vice-presidente Pedro Aleixo, permitindo, respectivamente, o funcionamento dos partidos políticos e das entidades estudantis.

c) institucionalizar a repressão, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos.

d) isolar os generais que defendiam um endurecimento do regime militar e preparar o país para a "abertura política" realizada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

e) acabar com a guerrilha do Bico do Papagaio (AI-5) e impedir a votação da lei de Anistia proposta pela Arena em agosto de 1968.





4 MACKENZIE 2006 MILAGRE ECONÔMICO MÉDICI

A respeito do “milagre econômico” do governo Médici (1969-1974), são feitas as afirmações seguintes.

I. O “milagre” representou um período de altas taxas de crescimento do PIB (de até 14%), com avanços extraordinários na indústria, na agricultura e no comércio.

II. A política econômica baseou-se, simultaneamente, na concessão de subsídios e incentivos fiscais às indústrias e na imposição do arrocho salarial aos trabalhadores.

III. Os avanços econômicos conduziram o Brasil à situação de oitava economia mundial, condição amplamente utilizada como propaganda pelo regime militar.

Assinale:

a) se apenas I é correta.

b) se apenas II é correta.

c) se apenas III é correta.

d) se apenas I e II são corretas.

e) se I, II e III são corretas.



5 MACKENZIE 2006 CULTURA E REPRESSÃO NO PERÍODO MILITAR

O quadro geral da radicalização política e cultural, provocada pelo progressivo fechamento do sistema, levou a formas de contestação de tal intensidade que acabou por editar o Ato Institucional nº 5, a 13 de dezembro de 1968.

Carlos Guilherme Mota, Ideologia da cultura brasileira

Faz parte do movimento de radicalização cultural a que se refere o texto acima

a) a criação da Rede Globo, em 1965, cujos programas televisivos tinham conteúdo fortemente contestador frente ao governo militar.

b) o movimento da Jovem Guarda, sob a liderança de Roberto Carlos, artista que personificava a rebeldia política contra a ditadura.

c) o programa MOBRAL, de alfabetização popular através da metodologia de conscientização política criada por Paulo Freire.

d) a política oficial do regime militar de incentivo à produção intelectual universitária, baseada na completa liberdade de pensamento e de expressão no meio acadêmico.

e) a produção literária, teatral e musical, crescentemente crítica da realidade brasileira, de artistas como Antonio Callado, Plínio Marcos e Chico Buarque de Holanda.







6 UFSCAR 2006 IGREJA E ESTADO

Considere o texto e as afirmações.

A Catedral [de Brasília] f icou igualmente localizada nessa esplanada, mas numa praça autônoma disposta lateralmente, não só por questão de protocolo, uma vez que a Igreja é separada do Estado, como por uma questão de escala, tendo-se em vista valorizar o

monumento (...). (Lúcio Costa. In: Hugo Segawa. A Catedral de Brasília de Oscar Niemeyer. Nossa História, setembro de 2005.)

I. A separação da Igreja do Estado ocorreu na França durante a Revolução Francesa e, na seqüência, no Brasil, com a Independência política em relação a Portugal.

II. Por tradição, as igrejas e catedrais nas cidades ocidentais têm sido construídas em regiões que se constituem como comunidade civil, religiosa e com um sistema local de governo.

III. As igrejas e catedrais ocidentais tendem a estar localizadas em uma praça, marcando sua presença no espaço urbano por suas dimensões ou sua arquitetura.

IV. Foi a partir do Renascimento que passou a se impor nas cidades a separação das construções em espaços distintos, tendo como referência suas funções.

V. Diferente dos tempos atuais, eram freqüentes, até o século XVIII, a preocupação em criar cemitérios anexos às igrejas, para que os mortos ficassem próximos aos seus santos ou padroeiros. As informações apresentadas no texto encontram fundamentação nos fatos históricos das seguintes afirmações:

a) I, II e III. b) II, III e V. c) I, III e V. d) II, III e IV. e) I, II e V.





7 MACKENZIE 2006 GOVERNO COLLOR

Na eleição direta presidencial de 1989, a primeira realizada depois de 29 anos, elegeu-se o candidato do PRN, Fernando Collor de Mello. Seu mandato , entretanto, foi bastante agitado e encerrado antecipadamente por uma grave crise política em 1992. A respeito desse governo, é INCORRETA a seguinte afirmação.

a) O presidente pôs em prática, logo no início do mandato, o plano econômico Brasil Novo, de forte impacto na economia, e que alcançou rápida e duradoura estabilidade financeira, ao lado de significativos ganhos reais dos salários.

b) O presidente imprimiu um “estilo jovem e arrojado” às suas ações políticas, de forte efeito

propagandístico e próprio de sua concepção demagógica de poder.

c) Sua vitória eleitoral foi, em grande parte, fruto de uma campanha feita em nome do combate à corrupção, o que não impediu que, durante o mandato, surgissem fundadas denúncias de práticas ilícitas do governo.

d) encerrados os trabalhos da CPI (agosto de 1992), concluiu-se pela culpabilidade do presidente e iniciou-se o processo de cassação de seus direitos políticos, que o tornaria inelegível por oito anos.

e) apesar do fracasso dos planos econômicos e da curta duração do mandato, foram tentadas medidas liberalizantes, que visavam diminuir a participação do Estado na condução das atividades econômicas.





8 MACKENZIE 2006 BRASIL POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

Os resultados da discussão e votação da emenda Dante de Oliveira colocam um desafio à imaginação política: o Povo foi derrotado? Ocorreu uma imensa mobilização política, os estratos mais firmes e decididos das massas populares saíram às ruas e tomaram conta da praça pública, um frêmito de esperança percorreu todo o Brasil, para nada? Ora, é preciso que se convenha, em troca de uma “derrota parlamentar” ganhamos um exército pronto para o combate político e, pela primeira vez em vinte anos, a ditadura não só foi virada pelo avesso, [mas também] posta no pelourinho e desafiada por milhões de cidadãos conscientes e dispostos a tudo. Florestan Fernandes, Folha de São Paulo, 03/05/1984

Assinale o fato da história política recente do Brasil a que se refere o trecho dado.

a) Campanha pela eleição direta para presidente da República, com a aproximação do fim do mandato do general Figueiredo.

b) Mobilização popular pela aprovação da Lei de Anistia, “ampla e irrestrita” a todos os presos e exilados políticos da ditadura militar pós-1964.

c) Lançamento, pela Aliança Democrática, da candidatura de Trancredo Neves, que venceria no ano seguinte a eleição no Colégio Eleitoral.

d) Proposta, defendida pelo MDB, de convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, recusada pela ditadura, mas que se reuniria, finalmente, em 1988.

e) Assinatura da Carta de Intenções, pelo presidente Figueiredo, ratificando com o Fundo Monetário Internacional a política de austeridade fiscal e controle da inflação.





9 MACKENZIE 2006 ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

I. Mau uso do dinheiro público, acompanhado de corrupção e superfaturamento de obras públicas.

II. Política econômica que sempre exigiu grandes somas de dinheiro para minimizar as dívidas internas e externas, aliada à falta de fixação de prioridades nacionais.

III. Histórica crise monetária e financeira internacional dos anos 70, que se prolongou pela década de 80.

A conjugação dos fatores acima constituiu obstáculo para que o Brasil

a) transformasse a agropecuária de caráter intensivo em agropecuária extensiva.

b) ampliasse as atividades industriais do setor terciário, em detrimento das atividades econômicas do setor primário.

c) fizesse sua plena inserção na Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica e se tornasse mais competitivo.

d) interrompesse a redistribuição da propriedade agrária, garantida pelo Estatuto da Terra.

e) o Plano Real, com o objetivo de combater a inflação e o aumento do consumo da população.





10 FUVEST 2006 2 FASE BRASIL DITADURA MILITAR X DEMOCRACIA

“A crise política que o Brasil vem enfrentando desde junho deste ano não teria ocorrido nos tempos da ditadura militar. Só a democracia permite o debate público”.

De um observador, em setembro de 2005. Essa frase remete às diferenças nas relações entre Estado e sociedade no período da ditadura militar e na democracia presente.

Discorra sobre algumas dessas diferenças no que se refere

a) ao poder legislativo e aos partidos políticos.

b) à imprensa.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui