Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL PERÍODO VARGAS VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 16:21 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL PERÍODO VARGAS 1930 1945 - QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2005 E JANEIRO DE 2006 COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .





1 UNIFESP 2006 GOVERNO VARGAS ECONOMIA

Estamos atravessando um período em que a economia dirigida vem sendo vitoriosamente adotada como a maneira mais prática e mais eficiente de serem atendidos os interesses econômicos, que não podem e não devem ficar sujeitos às vicissitudes e percalços de situações possivelmente graves, afetando de forma indesejável os verdadeiros e superiores interesses do país. (Circular da FIESP, março de 1937.)

O texto mostra o empresariado paulista

a) desacreditando, naquela conjuntura, do automatismo do mercado, a fim de garantir o crescimento da economia e, conseqüentemente, de seus lucros.

b) aferrado, como sempre, aos princípios do mais puro liberalismo, na sua relação com o governo, de um lado, e os trabalhadores, de outro.

c) descompassado, naquela conjuntura, com a política econômica keynesiana, vigente na maioria dos países capitalistas.

d) afinado, como sempre, com a política econômica norte-americana, de acordo com o lema “o que é bom para os EUA é bom para o Brasil”.

e) apoiando, como sempre fizera antes e continuaria a fazer depois, a política econômica nacionalista de Getúlio Vargas.





2 MACKENZIE 2006 INTENTONA COMUNISTA

Os movimentos armados de novembro de 1935 foram fatos históricos tipicamente nacionais, que eclodiram a partir de situações gestadas e desenvolvidas no contexto da sociedade brasileira da época, baseados nas tradições das lutas populares e na significativa participação de setores e lideranças políticas oriundas das camadas médias urbanas, principalmente os militares. Marly de Almeida G. Vianna, Revolucionários de 35

O trecho acima refere-se aos movimentos armados conhecidos como Intentona Comunista. Partindo da afirmação contida no trecho, assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO tenha relação direta com a origem e as causas destas insurreições.

a) A existência de uma tradição insurrecional dos tenentistas e de setores populares, ligados ao PCB e à ANL, e o prestígio de sua figura principal, Luís Carlos Prestes.

b) A revolta, em 1932, contra o governo de Getúlio Vargas, organizada pelos grupos ligados à oligarquia cafeeira paulista, reunidos em torno das idéias constitucionalistas.

c) A organização de um movimento popular e de classe média contra o Integralismo, no plano nacional, e contra o Nazifascismo, no internacional.

d) A oposição de setores do meio operário e de intelectuais a Getúlio Vargas, visto por eles como um ditador, simpatizante dos governos de Hitler e Mussolini.

e) A organização, pela ANL, de uma “frente antifascista” que deveria unir operários, profissionais liberais e Forças Armadas.



3 MACKENZIE 2006 ESTADO NOVO

A respeito do Estado Novo (1937-1945), são feitas as seguintes afirmações.

I. O golpe de Estado, que em novembro de 1937 instaurou a ditadura de Getúlio Vargas, lançou mão, para sua legitimação, do pretexto da iminência da revolução comunista no Brasil pelos agentes de Moscou.

II. Durante o Estado Novo, o governo foi conduzido de maneira fortemente personalista, o que se evidenciava na supressão dos partidos políticos, como a ANL e a AIB.

III. A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada em 1933, foi revogada pela ditadura varguista, que adotou uma política meramente de repressão ao movimento operário.

Assinale:

a) se apenas I é correta.

b) se apenas II é correta.

c) se apenas III é correta.

d) se apenas I e II são corretas.

e) se I, II e III são corretas.





4 MACKENZIE 2006 GOVERNO VARGAS 1937-1945

À tarde, compareci ao Catete, despachando com os ministros da Fazenda e Trabalho, recebi várias outras pessoas e regressei ao Guanabara, trabalhando até as oito horas da noite, quando pronunciei pelo rádio o Manifesto à Nação. Getúlio Vargas, Diário, 10/11/1937 A respeito do regime instaurado por Vargas, é correto afirmar que

a) as oligarquias apoiavam o governo, já que ele garantia a grande propriedade e não estendia as leis trabalhistas ao campo.

b) o SNI e os DOI-CODIs constituíam órgãos de segurança e sustentação do regime.

c) contava com o apoio dos tenentes por causa das nomeações de militares como Juarez Távora, em São Paulo, e Luis Carlos Prestes, em Alagoas, como interventores federais.

d) a vitória da Aliança Liberal nas eleições viabilizou a união das principais forças políticas em torno de um presidente de consenso.

e) a legislação trabalhista garantia autonomia aos sindicatos, permitindo que o Estado ficasse afastado das negociações entre o capital e o trabalho.



5 MACKENZIE 2006 GOVERNO VARGAS

(...) Parecera-me então que a demagogia tenentista, aquele palavrório chocho, nos meteria no atoleiro. Ali estava o resultado: ladroagens, uma onda de burrice a inundar tudo, confusão, mal-entendidos, charlatanismo, energúmenos microcéfalos vestidos de verde a esgoelar-se em discursos imbecis, a semear delações. O levante do 3º Regimento e a revolução de Natal haviam desencadeado uma perseguição feroz. Tudo se

desarticulava, sombrio pessimismo anuviava as almas, tínhamos a impressão de viver numa bárbara colônia alemã. Pior: numa colônia italiana. Este trecho das Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, se refere a um período dos mais conturbados da vida política brasileira. Trata-se

a) da luta das tropas federais de Artur Bernardes contra os militares da Coluna Prestes, em 1927.

b) das agitações de rua e prisões provocadas pela deposição do presidente Washington Luís, em 1930.

c) da repressão movida pelo governo de Getúlio Vargas contra seus adversários políticos, em seguida à Intentona Comunista de 1935.

d) das prisões de militantes do movimento integralista após a tentativa fracassada de golpe contra o Estado Novo, em 1938.

e) da perseguição política aos militares de esquerda e aos intelectuais comunistas após a instauração do regime militar, em abril de 1964.





6 PUC SP 2006 MOVIMENTO OPERÁRIO BRASIL

Em meio às diversas influências e tendências políticas e ideológicas do movimento operário no Brasil, pode-se identificar o

a) comunismo, manifesto na ação revolucionária de todos os sindicatos de trabalhadores e de partidos populares como o PCB, nascido em 1922, e o PT, de 1980.

b) integralismo, atuante na década de 1930, período do pré-Segunda Guerra Mundial, e oficialmente ligado aos governos nazifascistas da Itália e da Alemanha.

c) anarquismo, forte no final do século XIX até a década de 1920 e trazido, em grande parte, por imigrantes europeus, especialmente italianos.

d) populismo, representado pela ação do antigo PTB, dirigido por Getúlio Vargas nos anos 1930, com clara ligação com a ex- URSS, dada sua opção marxistaleninista.

e) militarismo, expresso na renovação da estrutura sindical nos anos 1960, durante os governos militares, e na aproximação diplomática com os Estados Unidos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui