Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 08:28 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES DEZEMBRO 2005 / JANEIRO 2006 COMPILADOS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL





1 UNESP 2006 IDADE MÉDIA EXPANSÃO MUCULMANA

Os muçulmanos entenderam que deveriam constituir uma frota para o Mediterrâneo. O resultado inicial foi a conquista de Chipre e de Rodes. A Córsega foi ocupada em 809, a Sardenha em 810, Creta em 829, a Sicília em 827. As cidades fundadas pelos gregos na Sicília foram sendo conquistadas. Palermo caiu em 831, Messina em 843, Siracusa em 848, Taormina em 902. (Jacques Risler. A civilização árabe, 1955.) Esta ocupação resultou

a) no clima de intolerância religiosa e de perseguição ao cristianismo no conjunto das regiões ocupadas pelos árabes.

b) na decadência acentuada do patrimônio cultural, científico e filosófico da civilização grega antiga e clássica.

c) na derrocada dos regimes democráticos do Ocidente, inspirados no modelo da antiga

democracia ateniense.

d) na reconquista, pelos muçulmanos, de muitas regiões e cidades invadidas pelo movimento das Cruzadas européias.

e) no aprofundamento da crise da atividade comercial européia, com o conseqüente deslocamento da população para os campos.





2 ISLAMISMO SUNITAS E XIITAS FGV ECONOMIA 2006

A situação gerada pela invasão norte-americana no lraque trouxe à tona os conflitos entre as comunidades xiita e sunita, hoje envolvidas em discussões e em atos de violência recíproca.

A respeito da divisão entre xiitas e sunitas é correto afirmar que

a) se relaciona com os conflitos entre os árabes e não árabes a respeito das obrigações morais dos crentes.

b) surgiu a partir das divergências entre árabes e não árabes islamizados a respeito da validade da prática da usura.

c) surgiu da discussão entre os clérigos muçulmanos a respeito da oportunidade da expansão além da Ásia.

d) se relaciona diretamente com as divergências a respeito do direito de sucessão do governo dos muçulmanos.

e) faz parte das divergências a respeito do tratamento dado às mulheres no seio da comunidade islâmica.





3 MACKENZIE 2006 ISLAMISMO ORIGEM

Em terras do Islão, era difícil separar Estado e religião. A palavra Islão designa o mundo dos crentes, dos que acreditam em um só deus e obedecem a um só chefe, Maomé, e a seus sucessores, os califas. Tem, portanto, significado religioso e político, isto é, designa um Estado Teocrático, em que o chefe religioso e o chefe político são um só. José Jobson de A. Arruda, Toda a História A respeito da religião fundada por Maomé, pode-se, corretamente, afirmar que

a) criou uma unidade político-religiosa, que possibilitou a expansão dos árabes.

b) impediu o expansionismo árabe para além das fronteiras do Oriente Médio.

c) concedeu autonomia aos califados e favoreceu a expansão do politeísmo islâmico.

d) reafirmou os antigos princípios da idolatria existentes na cidade de Meca.

e) negou a legitimidade da guerra como instrumento de difusão da fé islâmica.









4 MACKENZIE 2006 CRUZADAS

(...) Porém, as intenções dessas várias pessoas eram diferentes. Algumas, na realidade, ávidas de novidade, iam para saber coisas sobre novas terras. Outras eram levadas pela pobreza, por estarem em situação difícil na sua casa; esses homens foram para combater não apenas os inimigos da Cruz de Cristo, mas mesmo os amigos do nome cristão, onde quer que vissem a oportunidade de aliviar a sua pobreza. Annales herbipolenses, ano de 1147 A partir do texto acima, assinale a alternativa correta a respeito das Cruzadas.

a) Foram expedições originariamente organizadas pelo

Papa e senhores feudais, que acabaram por se voltar contra os próprios cristãos e o papado, provocando assim a crise do feudalismo.

b) Tiveram como resultado a dominação cristã, ao longo da Baixa Idade Média, de toda a região do Oriente, bem como de todo o seu comércio.

c) Inspiravam-se no propósito religioso-militar de recuperação da Terra Santa do domínio turco; mas, delas, participaram também grupos de indivíduos leigos, geralmente impelidos por situações de miséria urbana e rural.

d) Permitiram às cidades européias, utilizando um pretexto religioso, escoar para o Oriente seus excessos demográficos, e, assim, diminuir os problemas de superpopulação urbana.

e) Levaram à decadência os valores religiosos europeus, em razão do contato com a religião islâmica e com a filosofia árabe.



5 UNICAMP 2006 FEUDALISMO FORMAÇÃO

No contexto das invasões bárbaras do século X, os bispos da província de Reims registraram: “Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens são semelhantes aos peixes do mar

que se devoram uns aos outros.” Naquele tempo, as pessoas tinham a sensação de viver numa odiosa atmosfera de desordens e de violência. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbações.

(Adaptado de Marc Bloch, A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1982, p. 19.)

a) Estabeleça as relações entre as invasões bárbaras e o surgimento do feudalismo.

b) Identifique duas instituições romanas que contribuíram para a formação do feudalismo na Europa medieval. Explique o significado de uma delas.





6 UNESP 2006 SOCIEDADE MEDIEVAL

Leia o texto.

Aquele que jura fidelidade ao seu senhor deve ter sempre presente estas seis palavras: incólume, seguro, honesto, útil, fácil e possível. Incólume, na medida em que não deve causar prejuízos corpóreos ao seu senhor; seguro, para que não traia os seus segredos ou

armas pelas quais ele se possa manter em segurança; honesto, para que não enfraqueça os seus direitos de justiça ou outras matérias que pertençam a sua honra; útil, para que não cause prejuízo às suas possessões; fácil ou possível, visto que não deverá tornar impossível ao seu senhor o que facilmente poderia fazer... (Carta do bispo Fulbert de Chartres ao duque da Aquitânia, Guilherme V, datada de 1020.)

a) A que instituição do Ocidente Medieval o texto faz referência?

b) Discorra sobre o papel exercido pela Igreja na organização sócio-política da Idade Média européia.



7 MACKENZIE 2006 FEUDALISMO

Compreende-se feudalismo como um sistema de organização econômica, política e social, que vigorou na maior parte da Europa, entre os séculos IX e XV, e que se fundou essencialmente na propriedade da terra e nas relações de vassalagem. Das características apresentadas abaixo, assinale aquelas que são próprias desse sistema.

I. Hierarquização da sociedade em ordens ou estados: clero, nobreza e terceiro estado.

II. Grande mobilidade social, proporcionada pelas oportunidades freqüentes de enriquecimento, sobretudo graças ao comércio.

III. Predominância do trabalho escravo sobre o servil, e recorrência ao emprego de mão-de-obra assalariada, nas épocas de crise.

IV. Relações suserano-vassálicas baseadas nos juramentos de fidelidade e obediência.

V. Atividades artesanais organizadas e regulamentadas por grêmios e corporações.

a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I, II e IV.

c) Apenas I, IV e V.

d) Apenas III, IV e V.

e) Apenas II, III e IV.







8 MACKENZIE 2006 FEUDALISMO CARACTERÍSTICAS GERAIS

A Europa medieval caracterizou-se por um tipo de formação social conhecido como feudalismo, sistema que vigorou fundamentalmente entre os séculos IX e XIV.

Assinale a alternativa que apresenta algumas de suas características.

a) Igualdade social e jurídica, e forte centralização política dos reinos.

b) Predomínio das relações escravistas de produção e descentralização política.

c) Intensa atividade comercial urbana e economia de subsistência.

d) Sujeição dos camponeses aos nobres e hierarquização da sociedade em ordens.

e) Ampla monetarização da economia e trabalho servil.



9. FUVEST 2006 IGREJAS MEDIEVAIS

Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais medievais foram construídas por

a) artesãos livres e remunerados.

b) citadinos voluntários trabalhando em mutirão.

c) camponeses que prestavam trabalho gratuito.

d) mão de obra especializada e estrangeira.

e) servos rurais recompensados com a liberdade.



10 UNIFESP 2006 RENASCIMENTO URBANO IDADE MÉDIA

Na Baixa Idade Média, mais precisamente entre os séculos XII e XIII, o centro-norte da Itália formava um viveiro de prósperas cidades que expressavam o vigor da retomada econômica do Ocidente naqueles séculos. Muitas dessas cidades, em termos políticoadministrativos, eram

a) autônomas, organizadas como repúblicas, e internamente divididas em simpatizantes do papa (guelfos) e simpatizantes do imperador (gibelinos).

b) repúblicas, internamente coesas, e aliadas umas às outras na luta contra os poderes universais do papa e do imperador.

c) organizadas internamente como democracias, e externamente como uma federação, para tratar com o papa e o imperador.

d) governadas por condottieri, que garantiam sua independência frente aos inimigos externos, constituídos pelo papa e pelo imperador.

e) soberanas que, para escapar à dominação bizantina e sarracena, financiavam o Império e o Papado.





11 MACKENZIE 2006 CIDADES MEDIEVAIS

As cidades medievais tiveram origem nas aglomerações de mercadores – os burgos, de onde surgiu o termo burguês para designar seu morador. Luiz Koshiba, História: Origens, Estruturas e Processos Assinale a alternativa que apresenta o papel das cidades na transição da Idade Média para a Idade Moderna.

a) Foram as principais válvulas de escape para o excedente populacional que surgiu após a abolição das relações servis de produção no campo.

b) Favoreceram a fusão de elementos da antiga ordem feudal com o novo sistema econômico, impedindo as contradições socioeconômicas durante esse processo.

c) Foram as responsáveis pela promoção da centralização do poder político e pelo fortalecimento econômico da nobreza feudal.

d) Desenvolveram-se independentemente da economia de mercado, produzindo produtos artesanais apenas para o uso de seus habitantes mais abastados, os burgueses.

e) Representaram um indício da incompatibilidade entre o tipo restrito da produção do feudo e a nova realidade econômica que emergia graças ao renascimento comercial.





12. EUROPA MEDIEVAL SÉCULO XI-XII - FGV ADMINISTRAÇÃO 2006

Estudos sobre a história do clima apontam para a existência de um “pequeno ótimo medieval”. Em torno do ano mil, o clima europeu suavizou-se, facilitando a

navegação nas áreas setentrionais da Europa. Ondas de calor estenderam-se também sobre regiões centrais e meridionais até o século XII. Na primeira metade desse século, houve um resfriamento seguido de um novo período de elevação

térmica que se estendeu até o início do século XIII. No Ocidente Medieval, esse período (séculos XI-XIII) caracterizou-se:

a) pela retração das atividades agrícolas e por uma acentuada queda demográfica;

b) pela expansão das atividades mercantis e pelo florescimento urbano;

c) pela ampliação da produção agrícola e pela regressão

das atividades mercantis;

d) pelo início das invasões germânicas e do processo de ruralização da Europa feudal;

e) pela estagnação econômica e pela proliferação de doenças epidêmicas.



13. IGREJA MEDIEVAL - FGV ADMINISTRAÇÃO 2006

A partir do século XI, a chamada Reforma Gregoriana estabeleceu um conjunto de orientações e instrumentos que criaram as condições para o exercício do poder papal sobre a cristandade latina. A esse respeito é correto afirmar:

a) A Trégua de Deus era um elemento de união entre cristãos, muçulmanos e judeus, uma vez que reconhecia a unidade essencial das três grandes

religiões monoteístas.

b) A aceitação da presença de imperadores, monarcas e aristocratas no processo de eleição dos papas permitiu maior aproximação do poder pontifício com os poderes laicos.

c) A defesa do nicolaísmo e da venda de cargos e funções eclesiásticos representou um reforço econômico ao poder pontifício interessado em contrabalançar a ascensão da burguesia mercantil.

d) A ascensão da Igreja foi marcada por tentativas de separação de funções entre os poderes temporal e espiritual, pelo maior controle da burocracia clerical e

pelo reconhecimento de novas ordens religiosas.

e) A Reforma Gregoriana estabeleceu as bases para a chamada Reforma Protestante, em razão da rejeição do sacramento do batismo e do matrimônio e das restrições ao uso de imagens durante os ofícios litúrgicos.





14 FUVEST 2006 2 FASE IDADE MÉDIA CAVALARIA

A personagem Dom Quixote representava um ideal de vida não mais dominante no tempo em que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa obra (1605-1615).

a) Explique esse ideal.

b) Por que tal ideal deixou de ser dominante?







15 FATEC 2006 IDADE MÉDIA PAZ DE DEUS

Sobre a Paz de Deus e a Trégua de Deus, estabelecidas a partir dos séculos X e XI, na Europa Ocidental, é

correto afirmar:

a) Eram tentativas de os poderes eclesiásticos controlarem as ações da nobreza.

b) Representaram uma política de tolerância religiosa com relação aos judeus e bizantinos.

c) Eram movimentos inspirados nas pregações de São Francisco de Assis.

d) Eram formas de reação às ações militares desenvolvidas na Península Ibérica.

e) Eram manifestações heréticas contrárias à política belicista da Igreja de Roma.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui