Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Le "Quartier Centrão" - Sobre o Centro de São Paulo -- 05/01/2006 - 09:06 (PAULO SERGIO RUSSO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O “ Quartier Centrão”– um registro do século 21



Após o almoço, sempre faço uma caminhada pelas ruas do cento da cidade, percorrendo no trajeto a 7 de Abril, Dom José, Barão de Itapetininga e Xavier de Toledo. A este trecho denominei de “Quartier Centrão”.

Existe algo mágico nessas ruas que não consigo bem definir, mas cada vez que passo por elas consigo descobrir algum detalhe que não havia percebido antes.

Paralelamente a depoimentos emocionados de leitores que viveram neste pequeno “quadrilátero” no auge dos anos sessenta e setenta, com suas lojas sofisticadas (“stores”) suas lojas de artigos musicais, suas famosas leiterias e restaurantes finos, quero deixar aqui um retrato vivo do Centro dos nossos dias, em pleno século vinte e um, para que sirva de estudo comparativo para as gerações futuras, que talvez venham a sentir saudades dos nossos dias....

Assim sendo, de modo didático, registro abaixo a estatística dos principais pontos de atração, bem como os atores que vivem ou freqüentam o “Le Quartier Centrão” no ano de 2005. Numa caminhada rotineira pelo quadrilátero acima descrito, encontrei:

- 18 pontos de venda do jogo do bicho, esclarecendo para os futuros leitores que esta atividade é considerada ilegal nos dias de hoje.

- 39 pontos de venda de café, sendo apenas 3 de café de coador ( exclusivamente)

- 03 bingos

- 05 Hotéis ( de provável alta-rotatividade)

- 47 camelôs, nas mais diferentes atividades econômicas, predominando com larga vantagem numérica, os vendedores de CD/ DVD pirata, reproduzindo em último volume os maiores sucessos do momento, com preferência para o funk, forró e pagode.

- 03 pontos de jogos de “videogame” localizados no meio do calçadão, funcionando com energia elétrica “obtida” em ligações oriundas de edifícios próximos, promovendo disputados campeonatos entre os Office-boys.

- 14 pedintes

- 05 moradores de rua ainda deitados nas entradas de algumas lojas e edifícios, não se incomodando com o barulho ao redor em pleno meio-dia.

- 05 catadores de lixo, acompanhados com os seus veículos de trabalho e de seus cães fiéis e inseparáveis.

- 04 menores cheirando cola

- 02 trombadinhas

- 12 entregadores de panfletos

- 08 “homens- placas”, oferecendo compra de ouro, dólar e confecção de currículos.

- 02 moças querendo fazer pesquisa de opinião pública (mas nunca vejo ninguém parar para responder)

- 19 estabelecimentos de empréstimos pessoais (parece-nos a atividade que mais cresceu nos últimos anos).

- 02 policiais militares (a pé).

- 01 Teatro Municipal

- 01 Shopping Center

Saliento que os números citados podem variar de acordo com o horário da visita.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui