Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Ao poeta Nelson Haroldo C. Anjos -- 18/02/2001 - 14:51 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Oi, Nelson,

Estive por aí como um cometa e nem tive tempo de tentar um contato pessoal com você. Também com tanto parente para ver, visitar, conversar e comer da comidinha que sempre me faz adquirir alguns quilinhos a mais... E o dia 2 de fevereiro com a festa de Iemanjá no Rio Vermelho? E Itaparica com tantas mangas tiradas do pé? E o sarapatel da Tia Inês, em Amaralina? E os primos lindos, os sobrinhos, irmãos e tios? E os tantos araçás e beijús, água de coco, banana da terra e os muitos cheiros da minha infância e adolescência? Nem falo dos tabuleiros das bahianas... a boca enche de água só de pensar no dendê, vatapá, carurú, acarajé, abará, cocada, punhetinha... E o doce de tamarindo? Eu que sempre pensei que o tamarindo era uma fruta nossa, brasileira, e só agora que aprendi que o tamarindeiro é uma árvore originária da África. Até o seu nome é emprestado do árabe - tamr al-Hindi - e quer dizer: tâmara da Índia e que nós bahianos sempre comemos o d e a chamamos de tamarineiro. As horas se foram com os papos dolentes de ponta de esquina em que sempre se aprende uma nova filosofia de vida, sempre com o cheiro do mar. O céu, a zuada do vento batendo nas folhas dos coqueiros, as estrelas quase ao alcance das mãos, as cores, os coloridos e os sons... O calor! Ah, o calor... Os gemidos dos sapos e jias no meio da noite e o acordar na madrugada com o canto do galo do vizinho? E o famoso sorvete da Ribeira? Hum... mangaba, acerola, abacate, ameixa, cajá, limão, abacaxí... Ah, essa Bahia cada vez mais misteriosa, mais cheia de gostos e mais bela! Deixe-me por aqui, rapaz, falando dela. Matei a fome. Tirei a barriga da miséria. Curti todos os sabores das saudades. Reabasteci as baterias e já estou no frio, amigo, seguindo o meu destino, poetando à minha maneira sem querer pensar no tempo. Deixe que ele passe. Enquanto isso vou entranhando a minha marca neste mundo.

Obrigado pelas constantes palavras de carinho. Receba um grande abraço.

Fernando Tanajura


======================

Mensagem referente ao texto HARLEM-ALAGADOS - Poesias.
Olá Fernando,
Espero que tenhas retornado com força total, depois das merecidas férias na Bahia, alias já se percebe isso nas suas novas escritas, parabéns pela sua HALEM-ALAGADOS
abraços,
Nelson




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui