Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SE DEUS EXISTISSE, O MUNDO SERIA MUITO MELHOR -- 22/11/2005 - 17:35 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“Se Deus não existisse”, dizem os religiosos, o mundo seria muito ruim. Mas nos podemos dizer que, SE DEUS EXISTISSE, o mundo seria muito bom. Ele não é nem tão bom, nem tão ruim, contudo estamos rodeados de perigos e, se descuidarmos, não há quem possa nos defender.



Assim seria a vida do servo de deus:



“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos...” (Salmo 91).



Seria mesmo maravilhoso o mundo se deus existisse! O crente não adoeceria, não sofreria os ataques dos bandidos nem acidentes, não perderia a vida em guerras, não sofreria “nenhum mal”.



Mas a realidade é esta: “tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento” (Eclesiastes, 9: 2)



Até gostaríamos muito que existisse um deus para nos dar essa segurança. Entretanto, a realidade não nos deixa enganar: se não tomarmos cuidado, sofremos as conseqüências do nosso descuido, independentemente de sermos crentes ou descrentes.



Se olharmos a história dos hebreus na Bíblia, vemos que quando eles se tornaram mais monoteístas, isto é, mais fiéis a Yavé, eles foram mais subjugados do que antes e perderam até a monarquia, que, segundo as palavras de Yavé, seria interminável.



Se existisse algum deus, protetor dos bons e castigador dos maus, teríamos “o mundo que pedimos a deus”. Mas os fatos negam a existência de tal ser.



Ver PROMESSAS, FRACASSOS, MAIS PROMESSAS... E MUITA PERSISTÊNCIA







Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



NÃO USE esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui