Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Humano -- 19/05/2002 - 01:15 (Marcela) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ser humano... O que realmente é ser humano?

Este "ser" refere-se a uma condição, um estado de espírito ou seria uma referência ao nosso corpo material, que nos diferencia de outros animais?

Alguma vez voce já pensou se realmente voce está sendo humano ou se é apenas um ser humano no meio de tantos outros?

Se voce titubeou ao responder qualquer uma destas perguntas, provavelmente estará como a grande e esmagadora maioria das pessoas, perdido em seus sentimentos.

Atualmente, nesta vida de preocupações financeiras, preocupações de ordem sexual, de ordem moral, dentre tantas outras, pouco temos tempo de pensar no que realmente somos e o que representamos nesta vida. Quando voce um dia parar, perder alguns minutos para divagar sobre a sua existência, provavelmente chegará a conclusão de que não fez nada de realmente útil, e se perguntará: O que estou fazendo aqui?

Mas imediatamente virá a sua cabeça: - Que bobagem....claro que faço coisas úteis. Não falta nada à minha família, tenho um bom emprego conseguido com meu sacrifício, apartamento, casa, carro. Amo minha esposa, meus filhos, sou um bom pai e marido.

Será? Será que podemos chamar todas estas coisas de realmente úteis. O que voce fez pelo seu próximo, pelo seu irmão humano?

- Eu dou esmola para os pobres e tenho pena daquelas crianças abandonadas, não faço mais porque não posso resolver os problemas de todo mundo.

A diferença entre o útil e fútil é muito tênue, uma letra apenas. É muito fácil confundir as coisas.

Quando damos uma esmola a um pedinte no sinal, ou a uma criança faminta compramos uma média com pão e manteiga, estamos sendo úteis, ou estamos sendo fúteis?

Estaremos sendo úteis se pensarmos naquela criança como um irmão que não foi atingido pelas benesses da vida materialista terrena, mas não basta pensarmos apenas por uma obrigação moral ou ética. Temos que pensar com amor no coração, sem o que, será apenas uma atitude fútil. Porque dar a esmola se podemos fazer algo, por menor que seja, para retirar aquele irmão das ruas. Nunca diga que não pode fazer nada. Quando queremos, somos capazes de coisas que a princípio, parecem impossíveis. Dar alguma coisa material a alguem, apenas pelo simples ato de querer se livrar logo daquela presença incômoda, reflete conceitos morais e éticos criados pelo homem e para o homem apenas. Ato domesticado. Animais irracionais também podem ser domesticados. Agindo assim, voce é apenas um humano. Com amor e caridade no coração voce está sendo humano. Esta é a grande diferença, e a resposta para a pergunta inicial.

FIM
Manoel Oliveira
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui