Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O VOTO DE PROTESTO(Alexandre Garcia) -- 11/10/2005 - 10:18 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O VOTO DE PROTESTO





Alexandre Garcia é jornalista.

coluna@alo.com.br





“Brasília(Alô)- Nesse domingo, Luana foi batizada em Taguatinga, DF. Saiu da igreja com seu pai, Élcio Pimenta de Souza Jr, e sua mãe, Juliana, ambos com 24 anos, de volta para casa, onde aguardavam os amigos para uma grande festa. O pai dirigia um carro antiquado, mas não velho, com pneus carecas e a mais de 100 por hora, quando perdeu o controle e bateu num poste. Morreram os três. Seria o caso de convocar um referendo para decidir a proibição da venda de carro, uma vez que o veículo pode ser transformar numa arma, que manejada sem cuidado pode matar uma família inteira?



Em Orindiúva, São Paulo, o irmão atacou o outro, em casa, com uma faca. A mãe interferiu e foi ferida também. Deve-se fazer referendo para proibir a venda de facas, já que essas armas estão em todas as casas brasileiras e são usadas com freqüência em brigas domesticas, causando muitas mortes? Ou quem sabe se gastam outros R$ 600 milhões para perguntar ao povo sobre a proibição de cinzeiros de cristal, caso o marido acerte a socialite infiel com um cinzeiro na cabeça, causando-se a morte por lesão cerebral?



Mais grave que o cinzeiro são os bastões de basebol, que povoam os assoalhos dos carros brasileiros e podem partir uma cabeça como se parte uma melancia.



Faço esses raciocínios para entender a razão do referendo, uma vez que ainda não caiu a minha ficha. Gastar R$ 600 milhões para nada, ganhe o “sim” ou ganhe o “não”... Vai servir apenas para desviar a nossa atenção da insegurança pública.



Se ganhar o “sim”, ficaremos tranqüilos porque fizemos a nossa parte e lavamos as mãos, como Pilatos. Se ganhar o “não”, conseguiram o nosso apoio para revogar o principio da legítima defesa e aí “eles” lavam as mãos, mandando-nos ao bispo, para as queixas. Tem gente tão neurotizada na busca de um motivo para o referendo, que já concluiu que é pressão dos Estados Unidos contra nossa indústria bélica, que está exportando muito, embora não tenha, mesmo, mercado interno.



A bandidagem brasileira compra tudo do exterior e quando tem FAL(fuzil automático leve) fabricado aqui, é roubado de quartel. O brasileiro já nem compra muito, porque a lei é rígida. Pois há quem ache que o referendo vai proibir que nossas fábricas de armas vendam para o exterior, embora a lei não proíba que importemos armas e as registremos aqui. É que as regras do comercio exterior rezam que um país só pode exportar aquilo que é permitido vender no seu mercado interno.



Viajo muito, por causa de meus compromissos de jornalista. Às vezes são três viagens por semana. Graças a isso, vou fazendo minha pesquisa de opinião em toda a parte e na hora de debates de minhas palestras. E venho descobrindo que o referendo está tomando outra conotação, que vai muito além do alcance de um tiro de revolver. Já não é exatamente o “sim” contra o “não”. O referendo está virando um plebiscito. O “não” se torna um voto de protesto.



As pessoas me dizem que vão votar “não” contra a insegurança pública, contra as leis que protegem os bandidos, que permitem que um adolescente mate sem poder ser chamado de criminoso. Contra a incompetência dos governos, contra a policia que chegar tarde, contra os engodos da propaganda do “sim”.



O ex-presidente da Câmara, Ibsen Pinheiro, desfaz a estatística de que a maior parte das mortes entre 20 e 30 anos tem por causa o uso de armas. “Queriam o quê? Que fosse por esclerose senil?”



As pessoas reclamam que é fácil o artista ser pelo “sim” e estar protegido por guarda-costas armados. Aí, finalmente, descubro uma utilidade para o referendo: dar um rotundo “não” a tudo isso que está errado, como uma oportunidade de protesto, mostrando que queremos solução, não enrolação”. (JORNAL DO TOCANTINS, Palmas, 11.10.2005)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui