Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4738)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bob Fields -- 17/10/2001 - 10:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Morreu aos 84 anos Roberto de Oliveira Campos. Polêmico e irônico por natureza, o ex-seminarista, ex-diplomata, ex-embaixador, ex-ministro, ex-senador, ex-deputado nunca foi um ex-combatente. Especialmente quando se tratava de combater a malandragem nacional, em que sempre predominou a cultura da rapinagem pelego-peronista sobre o patrimônio público.



Por isso, Roberto Campos era um autêntico liberal, no sentido exato do que esta palavra significa, defensor sem limites que era do empreendedorismo brasileiro, que tem um índice superior aos próprios EUA e, principalmente, defensor do patrimônio público, sempre vilipendiado por interesses políticos.



Pensador “avant la lettre”, profetizou com muita antecedência a globalização que seria empreendida no mundo. Criticado pela esquerda, que o chamava de “Bob Fields”, acusando-o de compactuar com “Uncle Sam”, Roberto Campos foi sempre de uma lucidez muito superior a de seus antagonistas.



Sua folha curricular é invejável:



- participou com Eugênio Gudin e Octávio Gouveia de Bulhões da delegação brasileira na Conferência de Bretton Woods, que criou o FMI e o BIRD;



- representou o Brasil na ONU, UNRA, GATT, CEPAL e outras entidades;



- participou da equipe que criou o BNDE (atual BNDES), no 2º Governo Vargas, iniciado em 1951;



- participou da elaboração do Plano de Metas, de JK, implantado entre 1955 e 1961, levando o Brasil a um crescimento industrial de 80% (quando o endividamento público acompanhou a mesma trajetória, especialmente com a criação de Brasília);



- no Governo Castello Branco, participou da criação do FGTS, do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), do Banco Central e do Estatuto da Terra.



Foi um belo criador de frases:



- “Empresa privada é aquela que todos controlam; empresa pública é aquela que ninguém controla.”



- “Também não me iludi com o totalitarismo de esquerda, por um raciocínio simples. Deus não é socialista. Criou os homens profundamente desiguais.”



- “Nossa Carta é intervencionista no econômico, utópica no social e híbrida no político” (a respeito da “Constituição-cidadã”, de 1988).



Autor de vários livros, ganhou um prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo livro “Lanterna na Popa”, lançado em 1994. Na época, a guerra fria ainda corria solta em nossa Loucademia. Antônio Callado, Dias Gomes e outros armaram um barraco dentro da ABL, querendo que o prêmio fosse doado a Fernando de Morais (outro canhotinha), pelo livro “Chatô”.



O nosso quase-Pasternak, em 1999, quando foi eleito para a cadeira de número 21 da ABL, que pertencera a Dias Gomes, sofreu novo ataque dos pitbulls da canhota loucadêmica. Desta vez, ouviram-se latidos da ex-esposa de Dias Gomes, que ameaçou retirar os restos mortais do escrevinhador de novelas do mausoléu da ABL, localizado no cemitério de São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro. Até parecia que a cadeira 21 era cativa de marxistas gosmentos.



Descanse em paz, Bob Fields. Mas, não creio que isso possa ocorrer. No céu, São Pedro já deve ter providenciado seu encontro com Email, o mais novo profeta da modernidade, da legião Internet, para que continue sua luta contra a dilapidação do patrimônio público brasileiro.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui