Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POR QUE OS HEBREUS GUARDAM O SÁBADO? -- 07/09/2005 - 19:24 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

MEMORIAL DO DESCANSO DIVINO?



“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo, 20: 8-11).



OU MEMORIAL DO LIVRAMENTO DA SERVIDÃO EGÍPCIA?



“Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus; seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.

Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.” (Deuteronômio, 5: 12-15).



Qual seria a verdade? O mesmo livro do Êxodo, que apresenta o sábado como memorial da criação, trás no relato da peregrinação pelo dos hebreus deserto, a instituição da guarda do sábado durante a retirada(Êxodo, 16: 17:25). Assim, teríamos que excluir a afirmação contida no mandamento do primeiro relato.



RAZÃO DA CONTRADIÇÃO:



Como foram várias pessoas que escreveram a estória patriarcal, e não havia unanimidade entre elas, uma escreveu o mandamento em Êxodo, 20: 8-11, e outra escreveu o mesmo mandamento em Deuteronômio, 5: 12-15.



O que se deduz da análise bíblica é que todas as duas afirmações são lendas, uma vez que, segundo análises históricas e arqueológicas, o êxodo é uma lenda, e o povo de Israel nunca viveu no Egito.



Ver mais CONTRADIÇÕES BÍBLICAS







Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui