Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Homeopatia age como placebo, diz estudo -- 28/08/2005 - 13:39 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






SAÚDE



Homeopatia age como placebo, diz estudo

Pesquisadores submeteram pacientes aos 2 tratamentos e não constataram diferenças

Ricardo Westin



Os incrédulos sobre os reais benefícios da homeopatia para a saúde ganharam mais um argumento nesta semana, com a publicação de uma pesquisa que mostra que os remédios homeopáticos têm efeito apenas psicológico.



Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, submeteram pacientes com uma série de problemas de saúde, como asma, alergia e problemas musculares, a 110 tratamentos com homeopatia e com placebo (“remédios” feitos com substâncias que não têm nenhum efeito sobre o organismo). Concluíram que os pacientes que tomaram remédios homeopáticos não tiveram resultados clínicos melhores do que aqueles que tomaram placebo.



“Apesar de algumas pessoas se sentirem melhor após o tratamento homeopático, isso não tem nada a ver com o que esses remédios contêm”, afirmou o professor Matthias Egger, um dos coordenadores do estudo suíço.



A pesquisa foi publicada nesta semana pela revista médica britânica The Lancet. Um editorial também foi dedicado ao assunto. Nele, a revista diz que já passa da hora de os médicos serem “corajosos e honestos” e reconhecerem publicamente “a falta de benefícios” desse tipo de tratamento.



O presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, Helio Bergo, diz que existem no mundo vários estudos que mostram que a homeopatia tem bons efeitos sobre a saúde dos pacientes. “Se não houvesse comprovação, não haveria tantas pessoas seguindo a homeopatia. A prática clínica avalia muito bem o tratamento homeopático”, diz ele.



Para presidente da

associação brasileira,

prática clínica avalia

muito bem o tratamento

A homeopatia é reconhecida como especialidade médica no Brasil desde 1980. No entanto, apenas alguns cursos de medicina têm a homeopatia no currículo. Considerada alternativa, costuma ser relegada a segundo plano devido à falta de pesquisas científicas que comprovem seus efeitos.



O Brasil tem oito farmácias públicas de manipulação homeopática, em cidades como São Paulo (ligadas ao governo estadual), Rio de Janeiro (municipal), Juiz de Fora (municipal) e Niterói (ligada à Universidade Federal Fluminense).



O tema está em pauta desde o ano passado no Ministério da Saúde, que estuda a possibilidade de incluir esse tipo de tratamento em toda a rede pública de saúde do País. A pesquisa divulgada pela revista The Lancet, segundo o ministério, será usada nas discussões a respeito da inclusão do tratamento homeopático no Sistema Único de Saúde (SUS).



Apesar do editorial crítico, a revista médica britânica deixa margem para dúvidas, ao citar um relatório em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia a homeopatia positivamente. Com EFE



Fonte: O ESTADO DE S. PAULO/Vida&, Sábado, 27/08/2005, Página A30.



________________________________________





LEIA TAMBÉM:



Homeopatia não tem comprovação, diz estudo britânico



Homeopatia: Bolinhas polêmicas



Homeopatia em xeque



Homeopatia: ciência ou superstição?



Quem foi o verdadeiro pai do espiritismo: Allan Kardec ou Hahnemann?





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui