Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O EX-PROTESTANTE GILBERTO FREYRE(Robinson Cavalcanti) -- 21/08/2005 - 11:13 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O EX-PROTESTANTE GILBERTO FREYRE(Robinson Cavalcanti)*





De parabéns o historiador Mário Ribeiro Martins, pela série de crônicas que tem escrito no JORNAL DO COMMERCIO, do Recife, sobre o período evangélico da vida do mestre de Apipucos Gilberto Freyre, não somente no Brasil, mas também nos Estados Unidos. Aqui, quando era aluno do Colégio Americano Batista Gilreath do Recife, de que seu pai, Alfredo Freyre, era Diretor. E lá, como membro da SEVENTH & JAMES BAPTIST CHURCH, em Waco, Texas, além de aluno de vários seminários e universidades protestantes, entre as quais, a Universidade Batista de Baylor. Nesta, defendeu sua tese de Mestrado SOCIAL LIFE IN THE MIDDLE OF THE 19th CENTURY, posteriormente transformada em CASA GRANDE & SENZALA.



Outros estudos sobre o mesmo assunto já haviam sido feitos, mas ficaram restritos aos leitores da comunidade evangélica.



Mário Martins trouxe suas despretensiosas pesquisas ao grande público e aos leitores especializados de páginas literárias, tanto no JORNAL DO COMMERCIO, quanto no DIÁRIO DE PERNAMBUCO.



Cremos que poucos dos leitores já haviam ouvido ou lido algo a respeito. Não somente com autores nacionais, mas igualmente com os de fora, os biógrafos silenciam sobre convicções religiosas, parecendo que aos grandes homens as coisas de Deus pouca importância tinham.



Quantos cientistas, filósofos ou literatos foram homens de comunhão com o Senhor, leitores da Bíblia, freqüentadores de igrejas! Mas em suas biografias- especialmente em língua portuguesa- nem uma linha.



Outros, como o autor de CASA GRANDE & SENZALA tiveram suas ´crises espirituais` ou período de menor crença, que por motivos vários são substituídos, posteriormente pela indiferença, retraimento ou afastamento da comunidade de fé. É o caso do escritor Josué Montello, da Academia Brasileira de Letras, filho de um presbítero de uma Igreja de São Luis do Maranhão.



Este último-embora afastado da fé de seu pai- teve o mérito de colocar os primórdios do Evangelho no Brasil em nossa literatura, criando um personagem típico: o Pastor Tobias, de seu livro DEGRAUS DO PARAISO, cuja leitura recomendamos.



Nossa imprensa pode relatar de um modo serio a mudança da religião protestante para a católica de um Jacques Maritain, na França ou de um Euripedes Cardoso de Menezes, no Brasil.



Reconhecemos o valor daqueles senhores, embora conheçamos os lances de suas “mudanças”. Propositadamente usamos a expressão ´mudança de religião` e não ´conversão` por ser esta outra coisa, uma experiência espiritual genuína, mudança de vida, encontro com Cristo e não mudança de grêmio religioso, de rótulo, etc. As mudanças em direção contrária são silenciadas ou mal interpretadas ou levadas na ´gozação`.



E o que dizer a nossa “gente bem” de um dos maiores nomes de nossa cultura que foi membro em plena comunhão com a Primeira Igreja Batista do Recife, pregando de Bíblia em punho de um púlpito, fazendo visitas de evangelismo pessoal, compartilhando suas experiências com missionários americanos, mesmo vindo de uma família tradicionalmente católica-romana? E que sua viagem aos Estados Unidos, ponto de partida de sua obra e sua fama, foi feita com a ajuda de missionários, dirigindo-se para uma Universidade Batista, onde talvez estudasse para Pastor?



Em artigo publicado em nossa imprensa há poucas semanas intitulado “DEPOIMENTO DE UM EX-MENINO PREGADOR”, Gilberto Freyre faz alusão às pesquisas de Mário Martins e a seu período protestante. Reconhece o valor daquela experiência em sua formação, mas procura dar uma explicação tolstoiana e não bíblica para suas ações daquele tempo. Não sabemos se àquela época, ele daria a mesma explicação.



O autor não se aprofunda na análise dos fatos, deixa muitas interrogações na mente de seus leitores e não parece muito convincente em suas explicações. Termina dizendo que depois dali deu rumo mais anárquico e não convencional à sua vida, cuidando do assunto “à sua maneira” e “desligando-se de moralismos”.



Como explicamos, tais ocorrências quando não se tratava de um “esfriamento” de filho de crente, mas a saída da comunhão dos pecadores remidos de alguém que nela entrara e militara com entusiasmo. É muito temporário fazermos julgamento da vida espiritual de alguém.



Pelo artigo citado, deduz-se que a motivação era humanista e não bíblica, inspirada em um escritor russo e não no espírito. Crise de identidade de um adolescente e não conversão genuína e duradoura. E que o mesmo estava olhando muito mais para as organizações e para os homens do que para o próprio Cristo, a “embriagues” das muitas letras, a “alergia” à moral cristã, o pecado, enfim de todo o homem.



Mas, a Bíblia fala de “filhos pródigos”. Volta aos púlpitos velho pregador!(Robinson Cavalcanti, “O EX-PROTESTANTE GILBERTO FREYRE”, in JORNAL DO COMMERCIO, Recife, 14.01.1973).









*Esta foi a apresentação feita pelo Reverendo Robinson Cavalcanti para o livro GILBERTO FREYRE, O EX-PROTESTANTE, de Mário Ribeiro Martins, publicado em 1973, pela Imprensa Metodista de São Paulo. Na época, Robinson Cavalcanti era Professor Universitário e dirigente da Aliança Bíblica Universitária no Recife. Nos anos seguintes, publicou vários livros. Mais sobre ele, leia o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, letra R, no site www.mariomartins.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui